Debate TV Globo: Candidatos fizeram perguntas à Marília e Anderson, ausentes no debate

Com uma inovação, o debate dos candidatos ao governo de Pernambuco na Globo Nordeste reservou um espaço no primeiro bloco para que os concorrentes pudessem perguntar aos nomes ausentes, no caso, Marília Arraes (Solidariedade) e Anderson Ferreira (PL). Não foi dada explicação oficial para a falta de ambos ao evento.

Primeiro a perguntar, o candidato João Arnaldo (PSOL) questionou Anderson sobre o que seria a “pior gestão de Pernambuco” feita por ele à frente da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife (ele governou a cidade entre 2017 a 2022).

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A TV Globo realiza, neste momento, um debate entre os candidatos ao Governo de Pernambuco. Foram convidados os candidatos Marília Arraes (Solidariedade), Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil), Anderson Ferreira (PL), João Arnaldo (PSOL) e Pastor Wellington (PTB).

Os postulantes Anderson Ferreira (PL) e Marília Arraes (Solidariedade) não compareceram. O debate é mediado pelo jornalista Márcio Bonfim e transmitido ao vivo pela TV Globo, pelo Globoplay e pelo portal G1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O desembargador corregedor eleitoral Humberto Vasconcelos aceitou a abertura de Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra a Frente Popular, a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco. A proposta foi feita pelos candidatos ao governo do Estado, Miguel Coelho (UB), Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL), com seus respectivos candidatos ao Senado, pelo uso da máquina pública. A informação sobre o esquema de uso da máquina do Governo em prol da candidatura de Danilo Cabral (PSB) foi divulgada em primeira mão por este Blog.

Também será admitido, ainda, o chamamento ao processo da candidata ao senado Teresa Leitão e do controlador geral do Estado, Marconi Muzzio, para compor a ação na qualidade de investigados. A ação tramita em segredo de justiça porque teve pedidos cautelares, dentre eles o de busca e apreensão de computadores do governo, tendo sido negado, por ter entendido o relator já haver elementos suficientes nos autos quanto a confecção da chamada “Cartilha do Dia D”, que foi direcionada aos cargos comissionados, bem como entendeu que poderá em momento futuro comprovar a utilização de veículos oficiais na campanha do PSB.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, hoje, por maioria, a decisão do ministro Benedito Gonçalves que impediu o uso dos Palácios da Alvorada e do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro para lives eleitorais de divulgação de candidaturas. O placar em plenário foi de 4 votos a 3 pela proibição.

Gonçalves, que é corregedor-geral eleitoral, analisou pedido do PDT que apontou desvio de finalidade no uso de bens públicos a favor de candidaturas individuais. O PDT tem o ex-governador Ciro Gomes como candidato à Presidência da República.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A OAB Pernambuco funcionará em regime de plantão no próximo domingo, 2 de outubro, dia das eleições onde os cidadãos e cidadãs escolherão presidente, governadores, deputados estaduais e federais, e senadores. O prédio da OAB-PE funcionará das 8h às 18h. A programação faz parte do projeto Observatório das Eleições.

Advogados e advogadas que tiverem as suas prerrogativas violadas poderão acionar a Ordem imediatamente para serem atendidos. O atendimento poderá ser acionado de forma presencial ou, ainda, através dos telefones (81) 3424-1012, (81) 9.9693-0221 ou (81) 9.9987-0401.

Palmares - Natal Encantado 2025

Pesquisa do Ipec divulgada há pouco, pela TV Globo, revela os índices de intenção de voto para o cargo de senador por Pernambuco. A candidata do PT, Teresa Leitão, segue na liderança da disputa, com 32% das intenções de voto, o que equivale a um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento do instituto, divulgado em 21 de setembro.

Empatados numericamente na segunda colocação, estão Gilson Machado (PL), André de Paula (PSD) e Guilherme Coelho (PSDB), com 10%. Os três candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais. Carlos Andrade Lima (União Brasil) se manteve com 3%. Esteves Jacinto (PRTB) obteve os mesmos 2%. Eugênia Lima (PSOL) e Dayse Medeiros (PSTU) se mantiveram com 1%, cada uma.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O instituto Ipec (antigo Ibope) divulgou nova rodada de pesquisa para candidato a governador de Pernambuco, hoje. Marília Arraes lidera com 34%. Em segundo lugar, uma disputa acirrada com Raquel Lyra (15%), Miguel Coelho (13%) e Danilo Cabral (13%) empatados tecnicamente. Mais atrás vem Anderson Ferreira (11%).

O levantamento consolidou o crescimento do candidato do União Brasil, que subiu cinco pontos num intervalo de três semanas. Miguel tinha 8% na pesquisa do Ipec divulgada em 6 de setembro, agora totaliza 13%, chegando ao segundo lugar e ultrapassando Anderson Ferreira numericamente.

Pesquisa do Ipec divulgada há pouco, encomendada pela Globo, aponta vitória da candidata ao governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, em todos os cenários de simulação de segundo turno em que ela é citada, contra Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil), Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL). As informações são do portal G1.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro, em 57 municípios pernambucanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02828/2022.

Pesquisa Ipec divulgada há pouco, encomendada pela Globo, mostra que Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa, com 34% das intenções de voto para o governo de Pernambuco em 2022, um ponto percentual a mais do que no levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 21 de setembro.

Em seguida, vem Raquel Lyra (PSDB), com 15%; Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB), empatados numericamente com 13%; e Anderson Ferreira (PL), com 11%. No comparativo com a pesquisa divulgada em 21 de setembro, Raquel aumentou quatro pontos percentuais, Danilo e Miguel subiram 2%, e Anderson se manteve com o mesmo percentual anterior.

Após um dia de extensa agenda nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, com uma motociata que reuniu milhares de pessoas na região do Sertão do São Francisco, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), convocou Anderson Ferreira (PL) e Gilson Machado (PL), candidatos ao Governo do Estado e Senado, respectivamente, para seguirem ao seu lado de volta à Capital Federal. Na pauta estarão as estratégias para os dias finais das eleições em Pernambuco e no Nordeste.

Pouco antes de embarcar para Brasília, Bolsonaro disse estar otimista e certo de que vai ter um grande resultado em Pernambuco na busca pela reeleição. “Esses dias serão importantes, então vamos puxar votos, vamos pedir votos à família e àqueles que têm valores éticos e morais, às pessoas de bem, para votar em Bolsonaro 22, Anderson 22 e Gilson 222”, afirmou o presidente. “Nunca fui tão bem recebido em lugar nenhum do mundo como fui em Pernambuco”.