Especialistas dizem que eleição presidencial só deve ser definida no 2º turno

A eleição para a Presidência da República só deve ser definida mesmo no segundo turno, conforme avaliam especialistas ouvidos pelo Correio Braziliense. Dados da pesquisa Datafolha, divulgados na última quinta-feira, reforçam essa tendência. O levantamento apontou estabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder com 47% das intenções de votos, e um leve crescimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 32%.

Para Glauco Peres da Silva, economista e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, a tendência é de que Lula atingiu o teto, que é bastante alto e torna difícil um avanço maior do ex-presidente. Já Bolsonaro tem algum espaço de crescimento — conforme o especialista —, em especial após o pacote de bondades na área econômica, com a redução dos combustíveis e o Auxílio Brasil turbinado, de R$ 600.

Os QGs de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) adotaram estratégias diferentes para o horário eleitoral. A campanha do petista busca usar o espaço para se aproximar dos evangélicos, enquanto a de Jair Bolsonaro aposta em relembrar o passado de Lula.

A ideia dos aliados de Lula é evitar uma “guerra santa” e discutir “condição de vida”, segundo apurou a analista da CNN Thais Arbex.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Desde que teve início o período oficial de campanha, que o deputado estadual Antonio Coelho, que busca sua primeira reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, vem cumprindo uma agenda intensa por todos os cantos de Petrolina. Majoritário no município na eleição de 2018, o candidato do União Brasil tem trabalhado para ampliar a votação na sua terra natal.

Nas conversas com os mais variados segmentos, o deputado também tem ouvido da população os próximos desafios a serem enfrentados. A dificuldade de empreender no estado é uma delas, bem como os problemas de abastecimento d’água e de saneamento básico devido ao péssimo serviço prestado pela Compesa em Petrolina e todo o Pernambuco.

“A caminhada está só começando e vamos seguir levando a nossa mensagem a todos os cantos da nossa cidade, renovando o diálogo com cada cidadão, falando do trabalho realizado e do que ainda vamos realizar por Petrolina e por Pernambuco”, sublinhou o deputado.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Nomes importantes do PT que protagonizaram escândalos de corrupção trabalham para voltar à cena na esteira da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. Os ex-governadores Agnelo Queiroz (Distrito Federal) e Fernando Pimentel (Minas Gerais) vão concorrer à Câmara dos Deputados, enquanto o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli já atua como um dos colaboradores para a área de energia da campanha do petista.

Assim como Lula, os aliados enfrentaram investigações que se arrastaram por anos e, agora, são vistos pelo partido como peças estratégicas para um eventual futuro governo. O próprio ex-presidente conclamou antigos aliados, como Pimentel e Agnelo, a disputarem cadeiras no Congresso. A ideia é contar com políticos experientes para formar uma base capaz de garantir a governabilidade. Gabrielli, por sua vez, já entrou em ação, contribuindo com a elaboração de propostas. As informações são do O Globo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Um pedido do ex-presidente Lula para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a deletar do Twitter postagens em que o petista e seu partido são associados a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi negado, hoje.

A decisão é da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri. A medida segue o mesmo entendimento do Ministério Público Eleitoral. As informações são da Agência Brasil.

Palmares - Natal Encantado 2025

O PSB comemora seu maior tempo de propaganda eleitoral para a chapa majoritária, fruto das alianças com os demais partidos. No entanto, a sigla não terá a mesma sorte para as chapas para deputado estadual e federal. Isso porque, como acabaram as coligações proporcionais, o cálculo foi distribuído por partido ou federação. Assim, os socialistas terão apenas a oitava maior presença na propaganda eleitoral para os candidatos à Câmara Federal e a sétima para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Na chapa de deputado estadual, o PSB terá 43 segundos na propaganda de rádio e televisão. O União Brasil lidera com 1 minuto e 43 segundos. Outras siglas da Frente Popular terão mais tempo que os socialistas, como a federação PT/PCdoB/PV, com 1 minuto e 29 segundos; o PP, com 50 segundos. Outras chapas com mais tempo são a da federação PSDB/Cidadania (49 segundos), PSD (46 segundos) e PL (44 segundos).

O cenário se repete para a Câmara Federal. Os socialistas terão 47 segundos na programação. O União Brasil novamente terá o maior tempo, com 1 minuto e 53 segundos, enquanto a federação do PT terá 1 minuto e 38 segundos. Na sequência, vêm PP (55 segundos), PSDB/Cidadania (54 segundos) e PSD (51 segundos). O MDB, aliado dos socialistas e que não montou chapa estadual, terá 50 segundos para os candidatos a deputado federal. O PL ainda terá 48 segundos, um a mais que o PSB.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Liderando uma coligação formada por oito partidos – PSB, PT, PDT, MDB, PCdoB, PV, Republicanos e PP – o candidato da Frente Popular de Pernambuco, Danilo Cabral, vai ter o maior tempo de guia eleitoral na televisão e rádio nesta eleição e quase a metade do total de inserções na mídia. A campanha de Danilo terá 4 minutos e 22 segundos, que vai ao ar a partir da próxima sexta-feira (26), em todas as emissoras de rádio e TV do estado. Das 975 inserções, o socialista terá à disposição 428 filmes para serem exibidos nos veículos de comunicação. As informações foram divulgadas, hoje, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em Pesqueira, o Cacique Marquinhos, prefeito eleito em 2020 e impedido de tomar posse por decisão da Justiça Eleitoral, escolheu para ser seu candidato na eleição suplementar que acontecerá junto com o segundo turno (por determinação do TRE-PE), em 30 de outubro, o prefeito interino Bal de Mimoso (Republicanos).

O que se questiona na cidade, contudo, é como o Cacique com história de luta e de ideias progressistas vai apresentar como candidato a população um nome que além de ser bolsonarista, quase não se elegeu vereador em 2020. Bal de Mimoso ficou no rabo da gata e foi o último do partido a ser eleito em 2020. Seu partido, o Republicanos, elegeu cinco vereadores há dois anos, a maior bancada na Câmara de Vereadores de Pesqueira.

O núcleo duro do Centrão estima que poderá eleger até metade da Câmara na próxima legislatura. PL, Progressistas e Republicanos lançaram 1.521 candidatos, quantidade três vezes maior do que o contingente que disputou a eleição quatro anos atrás pelas legendas. Hoje, esses partidos detêm 179 das 513 cadeiras da Casa.

O Centrão, que comanda a Câmara, com Arthur Lira (Progressistas-AL), e tem o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), como candidato, conta com recursos do orçamento secreto, que garantem obras de grande apelo eleitoral, para o seu plano de controlar o próximo Congresso. Os políticos do grupo se apresentam como de direita, defendem a família, a pauta de costumes e o liberalismo na economia. De acordo com pesquisas, o eleitorado tem se identificado mais com partidos de direita. As informações são do Estadão.

A candidata ao Governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, iniciou este sábado de campanha no município de Salgueiro, no Sertão Central do Estado. Acompanhada de André de Paula, candidato ao Senado, e do candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira, visitou a feira de Salgueiro.

“Começamos o dia de maneira muito especial, afinal, tenho uma relação muito próxima com a cidade. Sentir o carinho da população daqui é muito importante para nós”, afirma Marília.

Na parte da tarde, já em Terra Nova, a candidata reuniu centenas de veículos para sair em comitiva pelas ruas da cidade. “Estar aqui hoje me deixou muito feliz. A recepção que tive de vocês foi incrível”, afirmou Marília, em seu pronunciamento.

Apoio – Na passagem pelo Sertão, Marília recebeu o apoio do vice-prefeito de Orocó, Binho de Seu Tonho.