Datafolha: 49% deixaram de falar sobre política para evitar discussões

Metade do eleitorado brasileiro (49%) diz ter deixado de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses para evitar discussões, diante do acirramento eleitoral, mostra pesquisa Datafolha realizada na semana passada.

A pesquisa indica que o índice é maior entre os eleitores de Lula (54%), candidato do PT, frente aos 40% dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). As informações são da Folha de S. Paulo.

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Superior Tribunal Federal), informou a interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) nos últimos dias que poderá romper com o governo se o nome do desembargador Ney Bello, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) for confirmado em uma das duas vagas disponíveis para ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Os favoritos para nomeação de Bolsonaro são os desembargadores Messod Azulay Neto, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e Ney Bello. No entanto, nas últimas horas cresceram as chances do desembargador Paulo Sérgio Domingues já que Nunes Marques teria feito uma espécie de veto ao nome de Ney Bello. Ele, porém, possui apoio do ministro Gilmar Mendes, do STF, para a indicação, além de contar com sinal positivo de vários interlocutores do presidente. Entre eles, o advogado Frederick Wassef, que representa a família Bolsonaro em diferentes casos. As informações são da colunista do UOL, Juliana Dal Piva.

Toritama - Tem ritmo na saúde

No início dos trabalhos legislativos do segundo semestre, amanhã, a pauta do Congresso tem 13 vetos que ainda precisam ser analisados pelos parlamentares. As votações do primeiro semestre limparam boa parte das pendências, mas quatro vetos já trancam a pauta de votações do Congresso e precisarão ser votados antes de outros itens, como projetos de lei. Entre eles, estão os vetos que tratam do Marco Legal das Ferrovias, da punição para fake news e da gratuidade do despacho de bagagem.

Os dois vetos mais antigos na pauta, de 2021, não foram votados no primeiro semestre por falta de acordo entre os senadores. Os líderes concordaram em adiar a votação, que ficou para o segundo semestre. Um deles é o Veto 67/2021, aplicado à Lei 14.273, de 2021, que trata do Marco Legal das Ferrovias — oriunda do PLS 261/2018. As informações são Agência Senado.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, sob a relatoria do ministro Walton Alencar Rodrigues, prazo de 120 dias para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pactue com a empresa concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) um novo cronograma para a realização das obras da Ferrovia Nova Transnordestina.

O novo acordo da ANTT com a TLSA deverá prever em seu cronograma a eventual retomada de aportes públicos (de fundos federais, por exemplo), com a definição de prazos e de eventuais sanções, no caso de descumprimento dos termos pactuados.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Pesqueira pode abastecer de tomate todo o Brasil

Reportagem da revista O Cruzeiro, datada de 21 de novembro de 1959, mostra o retrato do progresso industrial no Agreste pernambucano através da fábrica Peixe, em Pesqueira. Na época, além de abastecer de tomate todo o Brasil, a indústria pernambucana exportava também para o exterior. Na imagem, o senhor à direita, de óculos e gravata, é o agrônomo Moacir de Brito, neto dos fundadores da Peixe e Diretor-Presidente da fábrica na época. Foi o responsável por guiar a equipe de reportagem do periódico no campo onde a indústria cultivava a sua matéria-prima e pelo interior da fábrica. O recorte foi enviado do arquivo pessoal do leitor pesqueirense e sociólogo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ivonaldo Leite. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp 81.98222.4888.

Palmares - Natal Encantado 2025

Considerado o porta voz de Bolsonaro em Pernambuco, o deputado Alberto Feitosa puxou a multidão que lotou o salão do Clube Português, sede da Convenção da Direita em Pernambuco, hoje.

A Convenção da chapa Simbora Mudar Pernambuco, encabeçada pelo candidato ao Senado, Gilson Machado, e pelo candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, lotou o clube.

Bandeiras do Brasil e de Pernambuco preencheram o salão. Foram mais de duas horas de Convenção. O candidato a deputado Alberto Feitosa mostrou a força desses quatro mandatos exercidos e de sua história política. Ao descer do palco foi carregado nos braços pelo povo que participava da Convenção.

“Esse é o maior reconhecimento ao nosso trabalho, agradeço a todos por essa receptividade. O que Bolsonaro fez pelo Brasil, Anderson fará por Pernambuco e Gilson estará no Senado ajudando a governar o Brasil por mais quatro anos! Foi casa cheia de livre e espontânea vontade de quem veio, sem sons de aplausos, foi a voz do povo!”, disse o deputado candidato à reeleição.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente filipino Fidel Ramos, que liderou o país em um período excepcional de crescimento e paz, morreu, hoje, aos 94 anos, informou sua família. Militar de carreira, ele foi presidente entre 1992 e 1998. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

A delegação da União Europeia nas Filipinas expressou suas condolências, descrevendo o falecido como um “estadista dedicado” e um “pilar da democracia”. As informações são da Folha de Pernambuco.

O deputado federal e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, anunciou, hoje, que desistiu de concorrer à Presidência da República. A oficialização da chapa estava marcada para a próxima sexta-feira, mas ele aproveitou a convenção do partido no Recife, sua cidade natal, para anunciar a desistência.

“Resolvi voltar e continuar na Câmara Federal com ajuda de vocês para que a gente possa continuar presidindo o partido com a força que tem nosso partido, nossos parlamentares e todos os que compõem o União Brasil”, discursou, confirmando a candidatura à reeleição. As informações são do G1/PE.

Durante a convenção que selou a aliança entre o MDB, o PL e o PP, hoje, juntando na mesma chapa Ibaneis Rocha, Celina Leão e Flávia Arruda, houve um tumulto no palanque provocado por José Roberto Arruda.

Logo no início do evento, ao perceber que o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Gilvan Máximo estava no palco, Arruda se aproximou do aliado de Ibaneis para provocá-lo. As informações são da coluna Grande Angular, do Metrópoles.

Convenção Marilia

Em discurso na convenção que deu o start da sua campanha ao Governo do Estado pelo Solidariedade, encerrado, há pouco, no Classic Hall, no Recife, Marília Arraes afirmou que não tem intenção de disputar o apoio do ex-presidente Lula (PT) em Pernambuco. Disse que sua missão é unir o povo para reconduzir o líder petista à Presidência da República.

Para isso, convocou o público, que lotou o espaço numa convenção histórica, emocionante, organizada nos moldes das americanas.

“A gente vai sair daqui com um combinado: vamos juntos fazer a mudança que o povo precisa. É junto que a gente supera a tirania. É junto e com amor que vamos conseguir tirar o Brasil e o nosso Estado dessa situação. Vamos sair dessa convenção sem sapato alto, mas com os pés no chão, pois temos o time para resolver os problemas do Estado”, afirmou.