Defesa de Bolsonaro nega caráter eleitoral e pede que TSE rejeite ação sobre discurso de ódio

A defesa de Jair Bolsonaro pediu, hoje, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquive a ação apresentada por partidos de oposição que acusam o presidente de incitar a violência ao proferir discursos de ódio.

Segundo os advogados, os discursos de Bolsonaro citados pelos partidos não têm vinculação eleitoral – não pedem votos para o presidente ou questionam votos em outros candidatos – e, por isso, estão fora do escopo do TSE.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos
Teresa em serra

O ato do pré-candidato a presidente da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em Serra Talhada, no Sertão, está sendo marcado por indiretas aos adversários. Ao lado da prefeita do município, Márcia Conrado (PT), a pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), afirmou que “em terra de Maria Bonita, coronel não se cria”. As informações são do Blog da Folha

“Não teria Lampião sem Maria Bonita. Em terra de Maria Bonita, coronel não se cria”, afirmou Teresa Leitão. No município, o grupo da gestora municipal acabou dividido nas eleições deste ano. De um lado, o ex-prefeito Luciano Duque decidiu apoiar a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo do Estado, enquanto do outro, Márcia seguiu com a Frente Popular.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado estadual Antonio Coelho (União Brasil) visitou, nesta quarta (20), o município de Água Preta, na Mata Sul pernambucana. Acompanhado do pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (União Brasil), e da vice, Alessandra Vieira, o parlamentar conversou com a população e participou de um encontro político organizado pelo ex-vice-prefeito Tonhão e pelo vereador Nel da Laje com outras lideranças da cidade e região. Na reunião, o deputado criticou o desprezo da atual gestão estadual com o município e toda a Mata Sul, assim como defendeu a necessidade de uma virada de chave no estado. Antonio Coelho também aproveitou a reunião para prestar contas das ações que a sua força política vem realizando para contribuir com o desenvolvimento da cidade e da vizinhança.

“O povo de Pernambuco está saturado desse pacote de promessas feitas e não cumpridas pela gestão do PSB”, enfatizou o parlamentar. Em seguida, ele pontuou que a realidade da Mata Sul é ainda mais adversa e que poucas regiões do estado foram tão maltratadas pelo PSB quanto ela. “Aqui foram prometidas mais três barragens para contenção e prevenção de enchentes, mas, até agora, não saíram do papel. A assinatura da ordem de serviço da rodovia estadual, que iria ligar a Usina Santa Terezinha a Xexéu, foi prometida diversas vezes e, até hoje, isso não foi feito”, criticou.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O PDT aprovou em convenção nacional, hoje, por aclamação e sem votos contrários, a escolha de Ciro Gomes (CE) como candidato à Presidência da República. A oficialização da candidatura foi realizada na sede nacional da sigla, em Brasília, no primeiro dia do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro vai disputar o Palácio do Planalto pela quarta vez. Embora não tenha chegado ao segundo turno nas últimas três tentativas (1998, 2002 e 2018), registrou o melhor desempenho no último pleito, com pouco mais de 13,3 milhões de votos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Acontece, neste momento, o ato político em apoio a pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) à presidência da República, em Serra Talhada, no Sertão do Estado. Clique no link disponível e confira o evento ao vivo.

Palmares - Natal Encantado 2025

Pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) declarou que vai repetir em Pernambuco o que fez em Petrolina: dar um banho de asfalto nas estradas. O ex-prefeito garantiu que irá recuperar as principais rodovias da Zona da Mata Sul para retomar o desenvolvimento econômico. O compromisso foi firmado durante agenda em Escada, um dos municípios visitados pelo ex-prefeito de Petrolina, hoje, além de Água Preta e Quipapá.

Acompanhado da pré-candidata a vice-governadora pela chapa do União Brasil, Alessandra Vieira, do deputado estadual Antônio Coelho (UB), e de lideranças locais das três cidades, Miguel Coelho lembrou inúmeras promessas feitas e não cumpridas pela gestão do PSB nos últimos oito anos. Ele detalhou também ações de sua administração na cidade sertaneja, aprovada por 90% da população, que viu mais de 1200 ruas serem pavimentadas, 2 viadutos construídos e várias avenidas duplicadas em 5 anos de governo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A visita do ex-presidente Lula (PT) a Pernambuco, hoje, foi alvo de uma série de observações feitas pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Anderson Ferreira (PL), que destacou, por exemplo, a omissão de informações básicas com relação à chegada, às agendas e ao horário dos eventos. Ao se referir com ironia ao ex-presidente, Anderson pontuou que Lula chega a Pernambuco para prestar contas sobre os baixos valores do Bolsa Família e o abandono de obras como a Transposição do Rio São Francisco.

“Lula ajudou a afundar Pernambuco e tenho reafirmado isso mediante fatos incontestáveis. Hoje, a realidade em nosso estado é outra e se chama Jair Bolsonaro (PL), o presidente responsável pela criação do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 e que esteve na linha de frente para ajudar a população brasileira durante a pandemia”, afirmou o liberal, ao acrescentar que “coube a Bolsonaro tirar a transposição do estado de abandono, concluir a obra e levar água para o semiárido nordestino”.

Nota oficial

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, por meio de sua assessoria, informa que não vai comentar os fatos que aconteceram hoje em Garanhuns. Os fatos e o apelo popular por seu nome durante o evento da Frente Popular, na cidade, falam por si. A pré-candidata, entretanto, “lamenta que o PSB submeta o presidente Lula a tamanho constrangimento em Pernambuco”.

Marilia Arraes – deputada federal e pré-candidata ao Governo do Estado pelo Solidariedade.

A ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes participou, hoje, de sua última sessão plenária como membro e presidente da Corte. Ana Arraes vai se aposentar compulsoriamente porque completa 75 anos no dia 28 deste mês. A previsão é que o ato de aposentadoria seja publicado no início da próxima semana.

O ministro Bruno Dantas, atual vice-presidente e corregedor-geral, assumirá a presidência do TCU. Já a vaga de Ana Arraes como ministra será preenchida por um indicado da Câmara dos Deputados. Até o momento, pleiteiam o posto os deputados federais Fábio Ramalho (MDB-MG), Hélio Lopes (PL-RJ), Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) e Soraya Santos (PL-RJ).