Pacheco contesta Bolsonaro e reafirma confiança nas urnas

Rodrigo Pacheco

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, hoje, que a segurança das urnas eletrônicas e a lisura das eleições no Brasil “não podem mais ser colocadas em dúvida”.

O parlamentar divulgou nota à imprensa após o presidente Jair Bolsonaro promover um encontro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, para repetir suspeitas sem provas e já esclarecidas sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Filiado ao PL de Anderson Ferreira, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, declarou voto em Danilo Cabral para governador, hoje. O socialista reuniu-se com o gestor e com os pré-candidatos que ele apoia na cidade: Lula da Fonte (federal) e Jeferson Timóteo (estadual).

Keko elogiou o trabalho de Danilo em prol dos pernambucanos. “Eu, que acredito na política como forma de transformar a vida das pessoas, estou com Danilo. Quando ele passou pela Secretaria de Educação, ele fez um trabalho importante, que mudou a vida dos pernambucanos”, destacou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra, visitou, na tarde de hoje, a Fiepe (Federação da Indústria do Estado de Pernambuco). Ela foi recebida pelo presidente da instituição, Ricardo Essinger, e representantes do setor produtivo. O encontro teve como finalidade dialogar com o segmento para a construção do seu Plano de Governo – com ações voltadas para o combate ao desemprego, melhor ambiente de negócios para o empreendedorismo, qualificação profissional e fortalecimento da parceria com o Sistema S, por meio da Fiepe.

Raquel iniciou a conversa falando sobre o desemprego e a fome que assolam o estado. Ela lembrou que Pernambuco teve a maior taxa de desemprego do Brasil, com quase 20% de população sem ocupação, a maior porcentagem já atingida desde o início da Pnad Contínua, em 2012. “Isso significa que mais de 830 mil pernambucanos estão desempregados, procurando trabalho. Em 2021, das 27 Unidades da Federação, 21 conseguiram retomar o nível de emprego, e Pernambuco foi um dos poucos que não conseguiram”, afirmou Raquel.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ex-prefeito de São Caetano Esmeraldo Santos decidiu apoiar a pré-candidatura de Miguel Coelho ao Governo de Pernambuco. A aliança foi consolidada em reunião no Recife. A chegada de Esmeraldo assegura palanque ao pré-candidato do União Brasil em um importante município do Agreste Central.

Além de prefeito de São Caetano, Esmeraldo Santos já exerceu mandato de deputado estadual. O experiente político do Agreste considera que Miguel reúne predicados capazes de tirar Pernambuco da atual fase de retrocesso em indicadores de emprego, pobreza e segurança. “Ele é uma nova força que provou em Petrolina ser uma liderança capaz de fazer muito em pouco tempo. Miguel vai ser um grande governador, assim como foi um grande prefeito. Confio que ele fará nosso Agreste ter dias melhores e estou muito animado para fazer sua campanha”, disse o ex-prefeito de São Caetano.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Nos anos 70, como líder sindical, Lula participa de uma assembleia de trabalhadores em greve no ABC Paulista. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

Palmares - Natal Encantado 2025

Pernambuco tem, atualmente, quase metade da população total do estado (44%) vivendo em situação de pobreza e a cidade do Recife é apontada como a metrópole brasileira onde o pobre é mais vulnerável. As informações são do Observatório das Metrópoles, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, e do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social. Os dados foram levantados pelo pré-candidato ao Governo do Estado pelo PL, Anderson Ferreira, em visita a municípios do Sertão do São Francisco, no último fim de semana.

Ao falar sobre o tema, após um encontro com lideranças políticas na cidade de Dormentes, Anderson afirmou ser “urgente e necessário” o desenvolvimento de políticas públicas que trabalhem em conjunto, para que o estado possa sair do isolamento ao qual foi remetido por “erros de uma gestão nunca soube trabalhar em sintonia com o povo”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente e pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará em Pernambuco, esta semana, acompanhado do ex-governador de São Paulo e pré-candidato a vice-presidente na sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), para encontros com movimentos populares e atos públicos. Lula passará por Serra Talhada, Garanhuns e Recife.

Na quarta-feira (20), o ex-presidente participa de ato público em Garanhuns, no fim da manhã. Ele deve fazer uma visita à réplica da casa onde viveu, no município de Caetés, que foi emancipada há poucos anos e antes fazia parte de Garanhuns. No mesmo dia, em Serra Talhada, Lula participa de um ato público no fim da tarde.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) preparou um arsenal de respostas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apresentar a embaixadores hoje, em Brasília. O portal Poder360 apurou que ele pretende rebater manchetes de jornais e declarações dos magistrados no Palácio da Alvorada.

A ideia é mesclar elementos técnicos –levantados pela área de cibersegurança das Forças Armadas – e narrativas políticas. Bolsonaro, por exemplo, transmitirá trechos das motociatas e de suas lives semanais. Na apresentação, o presidente também defenderá a adoção do voto impresso – proposta rejeitada na Câmara dos Deputados em agosto de 2021.

O procurador Rodrigo Chemim, do Ministério Público do Paraná, afirmou ao blog que o assassinato do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, “teve evidente motivação política”. É a primeira manifestação pública de um membro do MP do Paraná sobre o assunto desde que a delegada responsável pelo inquérito, Camila Cecconelli, interpretou o crime como sendo motivado por questões pessoais e não políticas.

Professor de direito, Chemin explicou que, apesar de entender que a motivação seja política, o caso não pode ser considerado um crime político. “A Constituição Federal não define o que sejam crimes políticos. A doutrina e jurisprudência interpretavam que os crimes políticos eram aqueles da velha Lei de Segurança Nacional. A LSN foi revogada pela Lei de Crimes contra o Estado Democrático de Direito. O homicídio de Foz não se encaixa nos tipos da nova lei”, escreveu em sua rede social.

A Secretaria de Assistência Social de Arcoverde promoveu, na última quinta-feira, a entrega de kits que foram possíveis serem confeccionados com as arrecadações da Campanha do Agasalho 2022. A iniciativa, que contou com parceria da Associação Comercial de Arcoverde – ACA, agregou donativos como casacos, mantas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A campanha possibilitou a composição de mais de 150 kits, os quais foram repassados às famílias da Vila São Francisco, que também integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, assim como 50 kits que foram encaminhados às comunidades rurais do Sítio Jurema e Caraíbas, além da cidade de Itaíba.