Com o tema “Transformação ao Alcance de Todos”, o Grupo EQM, presidido por Eduardo de Queiroz Monteiro, realiza amanhã (2), a 13ª edição do Fórum Nordeste. O evento, que será prestigiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), acontece no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, das 8h às 17h, e traz à tona os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energia limpa.
O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, que comanda o evento, destaca o papel relevante do Fórum no debate nacional sobre as energias renováveis.
Leia mais“É uma iniciativa importante da Folha e do nosso segmento das energias renováveis. Traz essa discussão fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília. Trouxemos esse debate para o Norte, Centro-Oeste e Nordeste, uma discussão extremamente qualificada, pessoas do eixo nacional discutirão temas urgentes como o estresse hídrico, emergências climáticas, essa situação que aflige o Rio Grande do Sul”, enumera, dentre outros assuntos constantes na pauta energética nacional e mundial.
Para Eduardo Monteiro, o grande desafio empresarial é encontrar soluções para se sobreviver a esse cenário, que está ligado à preservação do meio ambiente.
“O evento pauta o cenário energético nacional, tem uma representação regional expressiva e nos orgulhamos de estarmos puxando essa discussão dos centros mais desenvolvidos”, acrescenta.
Autoridades
Estão previstas as presenças de grandes autoridades empresariais e políticas do cenário nacional como o vice-presidente Geraldo Alckmin; a governadora Raquel Lyra; o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; o ministro da Pesca, André de Paula; o presidente da Câmara, Arthur Lira; e o prefeito João Campos.
Também são esperados representantes de entidades do Brasil inteiro, como é o caso da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), além de presidentes de sindicatos do setor.
Exclusivo para convidados, o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da Folha de Pernambuco. O encontro conta com palestras, almoço de negócios, além da entrega do Prêmio Fórum Nordeste. Na ocasião, também será lançada a revista Folha Energia nas versões impressa e digital.
Painéis
Os convidados vão conferir diversas palestras com temas como: “A Reforma Tributária e sua Importância para o Meio Ambiente de Negócios do Brasil”, com o secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy; “Estratégia de Descarbonização e Desenvolvimento Local”, com o vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis, João Irineu Medeiros; e “Eletrização da Economia e Mercado Livre: Descarbonização com Redução de Custos da Cadeia Produtiva”, com o gerente de departamento de Soluções Verdes Industriais da Neoenergia, Phyllipe Pinheiro Morais.
Também serão abordados os temas “O Potencial do Brasil na Transição Energética”, com o presidente e CEO da Datagro Consultoria, Plínio Nastari; “O Gás Natural como Agente na Transição Energética”, com o diretor técnico comercial da Copergás, Roberto Zanella; e “Avanços no Brasil Rumo a uma Economia de Baixo Carbono”, com o assessor especial do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux.
O Fórum Nordeste 2024 é patrocinado pelo Grupo Neoenergia, Banco do Nordeste (BNB), Copergás, Caixa Econômica, Sudene, FMC, Grunner, Cahu Beltrão e apoiado pelo Governo de Pernambuco, Fertine e NovaBio. O apoio técnico é do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE).
Da Folha de Pernambuco
Leia menos