FMO janeiro 2020

14/03


2007

Bastidores da política e do poder

 

 O algoz dos aposentados na Previdência?

 

Pernambuco voltou a ter chance de emplacar mais um ministério no Governo Lula. O Campo Majoritário do PT já indicou até dois nomes – o dos deputados Maurício Rands e Pedro Eugênio. O primeiro está cotado para a pasta da Previdência, enquanto o segundo assumiria o Desenvolvimento Agrário.

 

Por todas as maldades que Rands fez aos aposentados quando relator da reforma da Previdência, a lembrança do seu nome para igual pasta parece soar como uma provocação, uma afronta à imensa maioria dos trabalhadores que já vestiram o pijama e só querem, hoje, sombra e água fresca.

 

Rands deu uma forte contribuição para o Governo abocanhar do pobre trabalhador brasileiro direitos trabalhistas conquistados ao longo da vida. Se o PT realmente está cogitando o nome do deputado, seu propósito é apunhalar os aposentados, não tenha a menor dúvida disso. Se há uma categoria que tem horror, hoje, a esse parlamentar, são os que dependem da sua aposentadoria e, por tabela, o movimento sindical, que se sente traído por ele.

 

Quanto ao deputado Pedro Eugênio, o Governo faz uma excelente opção se vier mesmo a convidá-lo para o Desenvolvimento Agrário. Técnico qualificado, respeitado e competente, Eugênio tem tudo para fazer um excelente trabalho. Já mostrou competência quando secretário em Pernambuco e há pouco na sua passagem por uma diretoria do Banco do Nordeste.

 

Marta Fritada Suplicy – A não ser que Lula volte atrás, a ex-prefeita de São Paulo não sentará na cadeira de ministra. O presidente não é bobo! Sabe que, no momento em que a ex-prefeita de São Paulo passar a ocupar um cargo de destaque na Esplanada, no dia seguinte seu governo acaba, porque a mídia passará a cuidar da sua sucessão, em 2010, colocando a própria Marta como presidenciável.

 

Quem assume – Se Pedro Eugênio ou Maurício Rands vier a ser ministro, como se especula, a vaga na Câmara dos Deputados em Brasília será preenchida pelo primeiro suplente Fernando Nascimento (PT), que hoje, também na condição de suplente, está no exercício do mandato de vereador do Recife.

 

 

E Severino? O ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, que também ficou na primeira suplência de federal, mas de uma outra coligação, só assume o mandato se algum deputado do PSB vier a ser ministro ou secretário de Estado. Pelo visto, as chances de Severino regressar ao Congresso são mínimas.

 

Fatura quitada – O secretário de Cidades, Humberto Costa (PT), define, hoje, com o prefeito do Cabo, Lula Cabral, o local onde o Estado construirá em breve uma nova estação de passageiros, que possa se interligada ao Sistema de Terminal Integrado. No primeiro turno da eleição para governador, Lula apoiou a candidatura de Humberto, que agora está quitando a fatura.

 

Boa sacada – A deputada tucana Terezinha Nunes apresentou, ontem, uma emenda ao projeto do Governo, já em tramitação na AL, que trata do fim do nepotismo. Pela sua proposta, o parente que for requisitado fica proibido de acumular gratificação. Será obrigado a optar pelo salário de origem. “Isso é uma saída para não endividar o tesouro”, alega a parlamentar.

 

 

Vapt-Vupt

 

* Na conversa que teve, anteontem, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Jarbas Vasconcelos sentiu que são grandes as chances do senador Sérgio Guerra vir a presidir o PSDB.

 

* O governador Eduardo Campos autorizou o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, a instalar quatro balanças de pesagem de cargas de caminhões ao longo da BR-232.

 

* Sobre o comentário desta coluna, ontem, tratando da situação deplorável do TIP, Sebastião Oliveira esclarece que sua idéia não é privatizar o terminal, mas fazer uma concessão pública. Dá no mesmo, não?

 

* O Sertão nunca viu tanta chuva. As barragens, açudes e barreiros estão transbordando. Se continuar assim, a safra deste ano vai deixar muita gente feliz.

 

* O PFL não tem mais dúvidas de que perdeu o deputado Romário Dias para o PR, mas não fará nenhum esforço para mantê-lo na legenda.

 

*  A frase do dia: ''Eu ministro? Aposte em Pedro Eugênio que pode ser um tiro mais certeiro''. (Deputado Maurício Rands, em entrevista, ontem, no meu programa, na Rádio Melodia FM 106.9.)

 

 

 

 

 

 

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

João Maia Silva

A dengue já é epidemia em São Paulo e no Mato Grosso. Aqui, em Pernambuco, já deveria ter sido iniciada uma campanha efetiva de prevenção. Nesse sentido, o governo Eduardo Campos está esperando o pior. Quando a epidemia chegar, a culpa será da população. A picada dói...

Paulo Roberto Leite Muniz

1- O assunto TIP. Vão deixar esfriar e depois entregar à iniciativa-privada(rapinagem); 2- As balenças são bem-vindas; 3- O dep.Pedro Eugênio tem valor, tem caráter e competência;4- precisamos saber da audiência (puxão-de-orelha) do presidente da famigerada CELPE.

Adriana F Silva

Reativação das balanças na BR232 é uma ação louvável. A BR nos custou a CELPE e pode acabar-se logo, com uso indevido. Todo mundo sabe que todos autocargas trafegam com 50% do peso acima do peso, só a PRF não vê. Outra coisa que a PRF nunca viu foi que o número de caminhoneiros drogados em ação.

José Rodrigues da Silva

O prefeitinho Joaõ Paulo, junto ao aproveitador-turístico Samuel Oliveira, desenvolvem o "iluminado-e-criativo" projeto "Toupeira". Como ambos são fuçadores de dinheiro público na direção do próprio bolso, gastam em festas e usam universitários naquilo que não tem objetividade!

Vanessa Melo

Se Pedro E. for indicado , parece que vamos ter alguem de caráter sentado nas cadeiras do ministério...faça valer...


Prefeitura de Jaboatão

14/03


2007

PDT pode ficar com o Ministério da Previdência

 A pedido de Lula, o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) telefonou nesta terça-feira (13) para o presidente do PDT, Carlos Lupi (foto). Sondou-o para ocupar o posto de ministro da Previdência. Obteve resposta positiva. Com isso, desatou-se um dos nós que ainda emperram a conclusão da reforma ministerial. Nos últimos dias, Lula vinha insinuando que poderia não nomear Lupi, em retaliação ao apoio dado pelo PDT à CPI do Apagão.

No diálogo telefônico que manteve com Lupi, Tarso Genro realçou que a posição do PDT deixara Lula decepcionado. Mencionou especificamente o nome de Miro Teixeira (RJ), líder do PDT na Câmara. Signatário do requerimento da CPI, Miro discursou contra a aprovação do recurso do PT que sobrestou a instalação da comissão.

 

O blog apurou que, a pedido de Lupi, Miro discou para Tarso Genro. Quebrado o gelo, Tarso informou que ficará mesmo com o PDT a pasta da Previdência. De acordo com relato que fez a deputados de sua bancada, Carlos Lupi disse ao ministro que a presença no ministério não é um ponto de honra para o PDT. Com ou sem ministério, disse ele ao ministro, o PDT manteria o apoio ao governo. E Tarso Genro: “O presidente Lula faz questão.”

 

(Do blog de Josias de Souza)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

14/03


2007

Prefeito tenta barrar indenização milionária da filha

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Procuradoria Geral do município, tentará suspender o pagamento de uma indenização trabalhista no valor de R$ 800 mil (mais R$ 160 mil de honorários para o advogado) a Solange Manoela Lopes Carneiro, filha do prefeito Nilton Carneiro (PSB). A prefeitura também ingressará com uma ação recisória para anular o processo judicial que gerou o pagamento desta indenização junto ao Ministério Público do Trabalho. Em nota oficial, a prefeitura informou que a decisão de tentar a suspensão do pagamento da reparação financeira foi do próprio pai de Solange, o prefeito Nilton Carneiro. De acordo com o procurador geral do município, Aldemar Santos, a prefeitura constatou irregularidades ao analisar o processo.

Para receber o montante, Solange Carneiro entrou com uma ação de por danos morais, estéticos e materiais contra a Fundação Yapoatan, órgão do governo municipal. Segundo o texto do processo, ela teria sofrido um acidente em dezembro de 1998 e ferido a mão direita. À época, a filha do prefeito exercia o cargo de coordenadora de Articulações Institucionais da Fundação, que era presidida pela atual deputada Elina Carneiro (PSB), no primeiro mandato do prefeito Nilton Carneiro à frente do município.
(Do Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Carmem Tenório

Temos que parabenizar a juíza Ana Claudia de Lima.


Prefeitura de Serra Talhada

14/03


2007

Presidente do PSB: ''''O governo Jarbas é passado''''

''O governo Jarbas já transcorreu. É passado. O governador está trabalhando para realizar obras importantes. Ele quer começar a construir ainda este ano um dos três hospitais de urgência na Região Metropolitana, definir o cronograma de atividades do estaleiro de Suape e promever melhorias nas áreas de educação, saúde e segurança pública'', afirmou o presidente do PSB, Milton Coelho, após a reunião do secretariado com o governador Eduardo Campos. Ele fora indagado se o governador daria o troco ao atual senador Jarbas Vasconcelos, fazendo e divulgando uma devassa no governo anterior. Após cem dias do então governo Jarbas, o vice-governador Mendonça Filho chegou a dizer que o governo Arraes ''''sugou as energias do povo pernambucano e as dissipou em diversos tipos de procedimentos condenáveis''''. 

Questionado sobre a possibilidade de o atual governo também dissecar a gestão passada na avaliação dos 100 dias de seu governo, como fez Jarbas Vasconelos, no início de sua gestão, em 1999, Milton disse que a única definição até agora é a participação do secretário da Fazenda, Djalmo Leão, em uma audiência pública na Assembléia Legislativa. ''Ele irá apresentar a execução orçamentária e financeira para 2007. Se por acaso um deputado fizer algum questionamento, então haverá o debate''. Ainda em  relação à reunião da última segunda-feira, despistou: ''Foi para falar de coisas gerais''.

(Com informações do Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Carmem Tenório

Não seria melhor resolver primeiro a situação dos hospitais que estão sem condições de funcionar. Não é só aqui, tem também no interior

Glauber Honorio Filho

com ou sem o dinheiro da sacolinha?



14/03


2007

Equipe de Eduardo se reúne e diz que não fala do passado

 Durou quase quatro horas a reunião que o governador Eduardo Campos (PSB) promoveu na noite da última segunda-feira com os integrantes do núcleo político do governo. O encontro de segunda-feira foi o primeiro de Eduardo com o seu grupo político desde que assumiu o comando do estado. Estavam presentes o vice-governador João Lyra Neto (PDT), os secretários de Educação, Danilo Cabral, do Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, de Imprensa, Evaldo Costa, da Casa Civil, Ricardo Leitão, da Juventude, Pedro Mendes, e, ainda, o chefe de gabinete, Marcos Loreto, o presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Ranilson Ramos e o presidente estadual do PSB, Milton Coelho.

Faltando apenas 27 dias para completar 100 dias à frente do Executivo estadual, Eduardo estaria pensando em estratégias, segundo um assessor palaciano, de como se posicionar perante a opinião pública. No dia 14 de abril de 1999, por exemplo, quando o ex-governador e atual senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) chegou aos 100 dias de governo, optou por apresentar um dossiê contra a administração do seu antecessor Miguel Arraes. Ontem, o presidente do PSB, Milton Coelho, disse que a preocupação de Eduardo é colocar a máquina para funcionar na direção do que o povo deseja.

(Diario de Pernambuco)
 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

14/03


2007

Câmara: presidente diz que ponto vai ser cortado

 Protagonista de um desabafo que acabou se tornando uma medida inédita de moralidade na Câmara Municipal do Recife, Josenildo Sinésio (PT), não apenas garantiu que manterá o corte no salário dos vereadores faltosos como voltou a criticar o adiamento da votação da Lei Orgânica. O presidente do legislativo disse ontem que a medida vai entrar em vigor na próxima segunda.

Na prática, cada parlamentar terá descontada a quantia aproximada de R$ 237,00 em cada ausência não justificada, valor correspondente a 1/30 do salário de R$ 7,135,00 dos vereadores do Recife.

Josenildo também mostrou-se contrário ao adiamento da sessão de ontem, resultado de mais uma discordância dos vereadores a respeito da metodologia da votação da nova Lei Orgânica. ''Como presidente da Casa, não vou assumir sozinho a decisão de adiar a Lei Orgânica para a próxima semana. Os vereadores querem mais tempo e isso faz parte da democracia, mas eu sou contra (o adiamento). É muito tempo que a gente tá levando para resolver isso''.

(Do Diario de Pernambuco) 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

José Carlos-Serra Talhada

Formador de Opinião, sou funcionário do hospital nunca me escondi por traz de nomes ficticios com medo de punições futuras por parte de aliados ou adversários como vc faz, que prega a união do prefeito com o grupo do dep. para tirar proveitos dos dois lados.


Banco de Alimentos

14/03


2007

Ameaça de corte surtiu efeito. Sobrou vereador na Câmara

 Um dia após o anúncio do corte no salário dos vereadores faltosos do Recife, o plenário da casa por pouco não lotou na tarde de ontem, quando 30 dos 36 vereadores do município responderam à chamada regimental. Bem diferente da sessão da segunda-feira, quando a votação da Lei Orgânica foi suspensa por falta de quórum, já que apenas 21 vereadores manifestaram o voto, enquanto outro grupo ficou em outros locais da Casa. Todos os seis ausentes de ontem justificaram as faltas.

No entanto, o aumento da freqüência não foi suficiente para acelerar a análise da lei, como queria o presidente da Câmara Municipal do Recife, Josenildo Sinésio (PT), que determinou a punição financeira dos colegas ausentes. Pela terceira vez seguida, os vereadores não entraram em acordo a respeito da metodologia de votação da matéria.

(Do portal Pernambuco.com)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

14/03


2007

Tarso Genro assume Ministério da Justiça na sexta-feira

 O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) assume na próxima sexta-feira o Ministério da Justiça em substituição ao ministro Marcio Thomaz Bastos. A informação foi confirmada esta noite pela própria assessoria de Tarso. A cerimônia de transmissão do cargo está marcada para às 11 horas de sexta-feira, na primeira mudança efetiva no primeiro escalão do governo na esperada reforma ministerial.

O Palácio do Planalto ainda não confirmou oficialmente o nome do substituto de Tarso, mas a pasta deverá ser assumida pelo ministro Walfrido dos Mares Guia (Turismo). A saída de Walfrido abre caminho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acomodar a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy no Ministério do Turismo. (Informações da Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

13/03


2007

Jefferson diz que mensalão está de volta com o PR

 Roberto Jefferson, presidente do PTB, disse que sente no ar a volta do mensalão, esquema descoberto na legislatura passada para a compra de votos e de parlamentares.

Caminhando tranqüilamente em frente ao plenário da Câmara, onde foi cassado por envolvimento com o mensalão, citou como indícios da volta do esquema o inchaço do PR, cuja bancada na Câmara recebeu 13 deputados nas últimas semanas, e a prisão do assessor do deputado Aracely de Paulo (PR-MG) com R$79 mil em dinheiro vivo.

- Onde há fumaça há fogo. Esse filme eu já vi. Os fatos estão se repetindo. Ruim, né, tudo de volta... A minha torcida é para que o presidente Lula tome imediatamente uma atitude.

- Tá todo mundo na picada do mensalão.

Quem seria o Marcos Valério, o operador do suposto mensalão desta vez?

- O Marcos Valério eu não sei, mas o boy é o mesmo... ha, ha, ha, ha –, disse.

Boy é como Jefferson chama o presidente do PR, Valdemar Costa Neto (SP), que renunciou ao mandato na legislatura passada, acusado de articular o mensalão.

(Do blog do Noblat)

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Janise Carvalho

E agora José.....?



13/03


2007

Filha de Nilton Carneiro ganha indenização de R$ 800 mil

 A filha do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Solange Manoela Lopes Carneiro, ganhou uma ação para receber R$ 800 mil do município, como indenização por acidente. A filha de Nilton Carneiro feriu uma das mãos durante a quebra de uma porta de vidro na festa de confraternização dos funcionários da Fundação Yapoatan, onde trabalhou, em 1998.

Segundo ação movida por danos morais, estéticos e materiais, Solange Carneiro teria sofrido seqüelas gravíssimas devido ao acidente, ocorrido em dezembro de 1998. No último dia 29 de janeiro, a Fundação e a filha do prefeito entraram num acordo, na 3ª Vara da Justiça do Trabalho, para o pagamento da indenização.

Solange Carneiro tinha um cargo comissionado e era coordenadora de articulações Institucionais do órgão, quando Nilton Carneiro exercia o primeiro mandato de prefeito do município. De acordo com a advogada de Solange, Maria Tenório de Moura, até hoje foram realizadas três cirurgias reparadoras e ainda assim os movimentos da mão não foram recuperados. A filha do prefeito teria conseguido aposentar-se por invalidez em agosto de 2002.
 
O primeiro dos oito pagamentos da indenização está previsto para o dia 20 de março, no valor de R$ 110 mil. Mas o próprio Nilton Carneiro acionou a Procuradoria do Trabalho para entrar com uma ação suspendo o pagamento por conta de possíveis irregularidades. (Informações do portal pe360graus)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Vanessa Melo

Meninos dá para acreditar?...é cada coisa que aocntece em Jaboatão!

adelson w. souza

quero ler a opiniao de milton primeiro,sobre essa indenizaçao.estou aguardando.