FMO janeiro 2020

07/12


2010

Turbulência

Eliana Cantanhêde

 Aconteceu o que o Comando da Aeronáutica mais temia: FHC alegou falta de dinheiro, Lula foi incapaz de decidir e a compra dos caças ficou para o próximo governo, de Dilma Rousseff. Se é que haverá alguma compra. O cenário não é animador para a FAB, pois Dilma não entende e não gosta de Forças Armadas, mas entende e gosta de fazer contas. Uma conta que não fecha é querer comprar 36 aviões de caça em meio ao anúncio de um ajuste fiscal.

O que emperrou a decisão foi a divisão dentro do próprio governo: Jobim, Amorim e a área política do Planalto sempre preferiram o Rafale, francês, mas o relatório de 27 mil páginas da FAB indicou o Gripen NG, da Suécia, também apoiado pela Embraer e por setores sindicais ligados a Lula em São Paulo.

Com o impasse, nem o Rafale, nem o Gripen NG, nem o F-18 dos EUA conseguiu decolar. Ficaram todos em solo, com os brigadeiros a ver navios. Esse é o pior dos mundos para eles, que, a esta altura, queriam um avião, não importando mais se francês, americano ou sueco. Qualquer um servia. Pelo lado de Lula, a preferência pelos Rafale murchou na mesma proporção em que o encanto pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, se esvaiu. A opção pelos caças da Dassault se justificava no contexto da "parceria estratégica com a França". Mas que parceria é essa se Sarkozy se uniu aos EUA contra o Brasil na votação do programa nuclear do Irã na ONU? Lula magoou.

Ficou difícil explicar por que escolher o Rafale, se é o avião mais caro dos três, nunca foi vendido para ninguém (exceto o governo da própria França) e não se encaixa mais no contexto do casamento Lula-Sarkozy. O risco de Jobim, que vai continuar ministro, é ficar falando sozinho a favor do caça francês. Dilma tomou uma decisão correta, apesar da paúra dos militares. Como técnica, deverá tomar uma decisão também técnica.(Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

07/12


2010

Serra não deixa de pensar na Presidência; Aécio também no páreo

 Derrotado na disputa pela Presidência da República, o ex-governador paulista José Serra está como aquele lutador de boxe que foi nocauteado e se levanta ainda grogue querendo lutar. Nos últimos dias, o tucano intensificou as conversas políticas com os aliados e manifesta a intenção de se manter na liderança da oposição. Até prova em contrário, sua intenção é se candidatar à Presidência da República pela terceira vez. ''''Não vou pendurar as chuteiras e me aposentar'''', adverte.

Mineiro

O ex-governador mineiro Aécio Neves esteve ontem com o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Questionado sobre a sua candidatura em 2014, desconversou: ''''Eu acho que não podemos nos precipitar, teremos um encaminhamento natural a percorrer. Não dá para antecipar muito, essa é uma tática suicida e amadora. Hoje, talvez, eu seja uma alternativa, mas daqui a dois anos pode aparecer uma melhor.''''                                        (Coluna Brasília DF - Luiz Carlos Azedo)



 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

SERÁ?

Bruno Ferreira

Deixa ele se candidatar, em 2014 vai ser uma lapada de 60% dos votos validos no primeiro turno.


Prefeitura de Serra Talhada

07/12


2010

Bens brasileiros são alvos estratégicos "vitais" para os EUA

 Recursos minerais e redes de comunicação no Brasil estão na lista de itens estratégicos dos EUA. É o que revelam os telegramas de diplomatas americanos ao Departamento de Estado do país vazados ontem pelo WikiLeaks. De acordo com eles, reservas minerais em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul passaram a ser consideradas "locais vitais". Isso porque qualquer problema no suprimento das matérias-primas extraídas nesses lugares afetaria diretamente a indústria americana.

Hoje, o Brasil possui 98% das reservas de nióbio do mundo, e os EUA estão entre os maiores consumidores. O metal é usado na fabricação de peças de automóveis, aviões, obras de infraestrutura e até lâminas de barbear. Por isso, o governo americano incluiu duas minas brasileiras de nióbio como prioritárias. Uma delas pertence à CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e fica em Araxá, Minas Gerais. Sozinha, ela atende 80% do mercado mundial.

A outra jazida é explorada pela inglesa Anglo American no complexo mineral de Ouvidor e Catalão, em Goiás. A Vale tem duas jazidas na lista. Uma delas é a de minério de ferro em Corumbá (MS). Neste caso, o interesse se justifica pela alta concentração de ferro no minério, considerado um dos melhores do mundo. Outra é a de manganês, em Urucum (MS), usado em siderúrgicas.(Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

07/12


2010

Compra dos caças da FAB empurrada para o governo Dilma

 A presidente eleita Dilma Rousseff adiou para o próximo governo a decisão sobre a compra dos caças para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Conforme a Folha de S.Paulo apurou, Dilma se reuniu anteontem com o presidente Lula e ontem com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ocasião em que pediu tempo para estudar melhor a questão. ''É uma dívida muito grande, uma dívida de longo prazo com o Brasil. Se a Dilma disser que pode fazer naqueles termos que estavam acordados, eu farei. Mas se ela falar: ''Presidente, vamos deixar eu discutir no próximo ano'', eu a deixo fazer'', disse o presidente Lula. O processo de escolha foi iniciado ainda no governo Fernando Henrique (1995-2002), sob a sigla FX, mas acabou sendo suspenso e recomeçado no segundo mandato de Lula, já como FX-2.

Tudo o que a Aeronáutica não queria era um novo adiamento, por temer que Dilma, refratária a assuntos e a gastos relacionados à área militar, empurre a decisão mais uma vez com a barriga. Um dos problemas é que Jobim prefere o caça Rafale, da francesa Dassault, enquanto o relatório da FAB, com 27 mil páginas, indicou em primeiro lugar o Gripen NG, da sueca Saab. O outro concorrente é o americano F-18, da Boeing. O argumento político pró-Rafale se enfraqueceu bastante após o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se aliar aos EUA, contra o Brasil, na votação do acordo nuclear do Irã na Organização das Nações Unidas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/12


2010

Tensão pré-barraco no DEM

 É pesado o clima no DEM, que amanhã se reúne em Brasília na tentativa de resolver o impasse do "prazo de validade" de seu presidente. Os veteranos, Jorge Bornhausen à frente, oferecerão a Rodrigo Maia (RJ), cujo mandato havia sido prorrogado até o fim de 2011, algo entre três e seis meses para deixar o cargo, que seria então ocupado pelo senador José Agripino (RN). Tal movimento poderia, em tese, abortar ou pelo menos adiar a ida de Gilberto Kassab (SP), aliado de Bornhausen, para o PMDB. A reação de Maia é incerta. Defensores da mudança disporiam de documento capaz de constranger a atual cúpula do partido.        (Painel - Folha de S.Paulo - Renata Lo Prete)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

charlton augusto de araujo

EM CASA DE COBRA QUANDO FALTA O QUE COMER,DEVORA-SE OS PARENTES.

JANDILSON DE ALBUQUERQUE CORDEIRO

Esse Rodrigo Maia, é a ostilidade do DEM, esse idiota ´so cria problema e nada resolve, está na hora de mudar mesmo, Jandilson


Banco de Alimentos

07/12


2010

Europeus comemoram declarações de Dilma contra o Irã

 Países europeus e ONGs na ONU comemoram as declarações da presidente eleita, Dilma Rousseff, de que estaria disposta a mudar o padrão de votação do País em resoluções que tratem das violações aos direitos humanos no Irã. Para governos, os comentários de Dilma ainda mostram o crescente isolamento que vive o Irã.

No domingo, Dilma declarou em uma entrevista ao Washington Post que a decisão do Itamaraty de se abster em uma resolução na ONU que condenava o apedrejamento foi um erro. "O Brasil é uma democracia que tem um papel fundamental hoje nas relações internacionais. Estamos ansiosos para começar a trabalhar com a nova presidente", afirmou Bruxelas, em um e-mail enviado ao jornal O Estado de S.Paulo.

Para Bruxelas, a declaração brasileira vem em um momento em que se revela que o Irã estaria mais isolado que nunca. Uma mudança na posição do Brasil seria, portanto, um golpe ainda mais duro. Enquanto o mundo criticava a opressão contra os manifestantes que saíram às ruas para protestar em relação às eleições vencidas por Mahmoud Ahmadinejad, Lula preferiu apenas dizer que eram protestos de "torcedores" do time derrotado. Lula chegou a comparar o evento a um jogo do campeonato carioca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

UMA CABEÇA SEM ÁLCOOL PENSA MELHOR.


O Jornal do Poder

07/12


2010

Lula é vaiado por estudantes na Universidade de Brasília

 Ao participar da inauguração do Memorial Darcy Ribeiro, batizado de "beijódromo", Lula foi alvo ontem de protesto de alunos da UnB (Universidade de Brasília), informa a Folha de S.Paulo. Enquanto o presidente falava da biografia do antropólogo, os estudantes o chamavam de "demagogo". Lula pareceu irritado e o volume do microfone foi aumentado, abafando a voz dos manifestantes -que ficaram do lado de fora das grades que separavam o palco e os convidados dos alunos.

"Ô Lula, deixa a galera entrar", gritava o grupo. O presidente finalizou seu discurso em apenas oito minutos e meio -- normalmente suas falas duram 30 minutos. O memorial foi batizado de "beijódromo" pela UnB em homenagem a Ribeiro, que inventou o termo ao idealizar o projeto. Na definição dele, o espaço serviria para namorar e ouvir "serestas". O "beijódromo" custou cerca de R$ 8,5 milhões e ficou pronto em meio ano. Por conta da rapidez das obras, os alunos criticavam a falta de prioridades do governo federal e da reitoria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

LULA PENSA QUE TODO MUNDO É OS BOLSISTAS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

uilma

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

ercilio augusto de moraes junior

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Potencial Pesquisa & Informação

07/12


2010

Extinção do DEM: bobagem abandonada

 Parece abandonada a idéia de alguns tontos do DEM de extinguir o partido, incorporando-o a outro. Nem PMDB nem PSDB, porque apesar de sucessivas derrotas, a legenda que já foi Arena, PDS, Frente Liberal e PFL tem  seu lugar no cenário nacional. Não é preciso concordar com seus postulados, de resto muitas vezes reacionários e prejudiciais ao país. Mas seus integrantes tem o direito de existir, se vivemos um regime democrático. A fusão com outros partidos maiores só aumentaria a confusão. Graças ao seu ex-presidente, Jorge Bornhausen, o  DEM continuará. Quem quiser sair que saia.(Carlos Chagas)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

NÃO TENHO SIMPATIA POR PARTIDOS, MAIS ESSE É UM LIXO.



06/12


2010

Promotor continua perseguição a Tiririca

O promotor Maurício Lopes ajuizou neste segunda-feira recurso da decisão da Justiça Eleitoral, que absolveu o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, da acusação de falsidade ideológica. Recordista nas urnas, com mais de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve de passar por testes no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo para provar ser capaz de ler e escrever. Ele também era acusado de apresentar uma declaração de alfabetização falsa para concorrer nas eleições, segundo a Folhaonline.

Tiririca afirma que ainda não sabe ''bem'' o que faz um deputado
Tiririca se defende e afirma que foi a ''bola da vez'' da eleição
Promotor diz que vai recorrer da decisão que absolveu Tiririca
Justiça Eleitoral absolve Tiririca da acusação de falsidade ideológica

Como já havia afirmado na semana passada, Lopes apresentou ao TRE um recurso com os mesmos fundamentos.

Segundo a decisão do juiz Aloisio Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Tiririca comprovou que possui pelo menos noções básicas de leitura e escrita.

O magistrado declarou que na audiência de 11 de novembro, em que Tiririca passou por um teste de leitura e ditado, ele demonstrou "um mínimo de intelecção do conteúdo do texto, apesar da dificuldade na escrita".

A decisão também aponta que o deputado eleito, "com certo comprometimento de seu desenvolvimento motor, atestado por parecer técnico juntado ao ensejo da defesa, demonstrou disposição para a escrita."

Segundo o promotor, Tiririca entregou à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e a propriedade de bens. A lei prevê que a punição no caso pode ir de um a cinco anos de prisão.

Lopes chegou a pedir à Justiça que o deputado eleito fosse condenado a cinco anos de prisão. A atuação do promotor no caso já levou a Corregedoria do Ministério Público a abrir uma investigação para apurar eventuais excessos dele na busca por uma condenação do humorista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

O promotor Maurício Lopes está querendo a vaga do Tiririca, vaga de palhaço. Esse elemento deveria cuidar de polir o seu brinquinho, que está assim meio que precisando.

JANDILSON DE ALBUQUERQUE CORDEIRO

Eu não sei qual é mais o ANalfabeto, se é joao paulo, LULA ou tiriricca, ontem o CQC, perguntou ao joao paulo quais os dois paises da america do sull que não faz froteira com o BRASIL, resposta dele-chile e venezuela, vai estudar JOÃO. Jandilson



06/12


2010

Cabral dá apenas R$ 500 de gratificação aos policiais

Os cerca de 43 mil policiais civis e militares do Rio de Janeiro, além de inspetores da Administração Penitenciária, irão receber gratificação extraordinária de R$ 500. Segundo o governo fluminense, o dinheiro é um prêmio pelas operações de combate ao tráfico realizadas pelos funcionários de segurança pública.O governo informou que o pagamento será depositado no dia 22 de dezembro. O decreto sobre o pagamento da gratificação extraordinária para os agentes de Segurança deve ser publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro amanhã, segundo a Agência Estado.  


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

NIVALDO MELO

Minha gente, pra quem ganha R$ 950,00 de salário, a PM do Rio recebeu uma bom dinheiro, pois o valor corresponde a mais de 50% do seu salário. Que vergonha!!

uilma

É POR ISSO QUE POLICIA LEVOU ATÉ PERFUME DA CASA DOS FAVELADOS.KKKKKKKKKKKKKK.ISSO NÃO JUSTIFICA HONESTO É HONESTOKKKKKKKKKKKKK

BARTOLOMEU BUENO JOSE DE ALBUQUERQUE LINS

Puxa! Que esmola grande! É brincadeira. Será que o Governador se arrependeu de ter expulsado os traficantes? Deveria ser no mínimo um novo salário dos policiais. Seria um critério mais plausível. Qual o critério que foi adotado? O povo brasileiro quer saber.



06/12


2010

Guido diz que Bolsa-Família está preservado

O ministro Guido Mantega (Fazenda), anunciou nesta segunda (6) que o Governo Federal deverá cortar gastos em todos os ministérios para 2011. Segundo Mantega, somente programas prioritários, como o Bolsa Família, serão poupados do grande arrocho nas contas públicas do primeiro ano do Governo Dilma. "Essa redução abre espaço razoável para a redução dos juros.

O Brasil está muito defasado em juros no cenário internacional", afirmou após participar de seminário no Rio de Janeiro. A redução de gastos está sendo elaborada pelo Ministério do Planejamento em acordo com o Tesouro. Os cortes deverão afetar tanto as iniciativas em andamento, quando os novos projetos, segundo a Folhaonline.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

É CLARO QUE BOLSA ELEITOREIRA TEM QUE SER PRESERVADA. SE NÃO PT ESTÁ FERRADO.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.COM BANA E BOLO SE ENGANA OS TOLOSKKKKKKKKKKKKKK