O Jornal do Poder

08/05


2012

Grupo faz pressão por aprovação da PEC do Trabalho Escravo

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo formado pelo ministro do Trabalho, Brizola Neto, a ministra da Secretaria de Direito Humanos, Maria do Rosário, artistas e integrantes de movimentos socais entregaram hoje um manifesto ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pela votação da PEC do Trabalho Escravo. A informação é do portal Folha.com.

A proposta tramita na Câmara desde 2001. A previsão é que ela seja votada hoje no plenário em sessão extraordinária. Em visita ao Senado, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que a proposta conta com o apoio do governo.

Apesar do apoio e da iniciativa do grupo liderado pelos ministros, Marco Maia lembrou que ainda é preciso buscar um acordo com os demais deputados para que haja o quórum mínimo no plenário para que a proposta possa ser votada. ''Não é garantido que ela seja aprovada, uma vez que é necessário um quórum qualificado de 308 deputados'', disse Marco Maia. Segundo ele, mesmo sem a certeza de aprovação, a proposta permanecerá na pauta de hoje.

Presente no ato, a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, fez um apelo aos deputados. ''O que nós queremos hoje, sobretudo, não é apenas discurso, mas o voto favorável e a presença no plenário'', afirmou Rosário. O texto da PEC prevê a expropriação das áreas rurais e urbanas onde for constatado uso do trabalho em condições análogas à escravidão. Essa regra já é implantada para as propriedades em que há o cultivo de plantas psicotrópicas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

08/05


2012

Agricultores de Igarassu promovem Caminha pela Terra nesta quarta

Agricultores e agricultoras familiares de Igarassu participarão, amanhã (9), da Caminhada pela Terra, uma mobilização que tem como objetivo exigir do poder público, principalmente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a vistoria e a desapropriação do Engenho Congaçary. A área, que pertence ao Grupo Votorantim, está há mais de 30 anos improdutiva e sem cumprir seu papel social.

 

O ato está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Igarassu, com o apoio da Diretoria de Política Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura de Pernambuco (Fetape). A concentração será às 9h, no início da rua  Hiamã, às margens da BR 101. De lá, os manifestantes seguirão até o Engenho Congaçary. Essa é mais uma ação do Movimento Sindical Rural pela Reforma Agrária.

 

Segundo o secretário de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do STTR, Valmir Cruz, além de improdutivo, o Engenho se transformou num espaço para a criminalidade. “As terras, onde antes havia plantação de coqueiros, hoje, não chegam a 10% de aproveitamento. O mato já tomou conta do local e lá ocorrem muitos assaltos”, acrescenta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

08/05


2012

João Paulo quer urgência na tramitação da Lei da Pedofilia

O deputado federal João Paulo (PT) está colhendo assinaturas com os líderes da Câmara Federal para encaminhar à mesa da Casa, ainda hoje, um requerimento com pedido de tramitação em caráter de urgência do projeto de lei Nº 6719/2009, de autoria do Senado Federal- CPI da Pedofilia.

O texto, proposto pela CPI da Pedofilia em 2009, garante às vítimas de abuso sexual mais tempo para denunciar o agressor. Pela nova lei, o tempo de prescrição passa a contar a partir da data em que a vítima de crime sexual completar 18 anos. Hoje, o Código Penal estabelece que a contagem do prazo tem início na data do crime.

De acordo com João Paulo, a medida vai reduzir a impunidade dos agressores. “O entendimento é que, alcançando a maioridade, a vítima ganha condições de agir por conta própria. Com a prorrogação do prazo, ela poderá levar o caso à Justiça”, afirma o parlamentar, acrescentando que em alguns casos, a ação deixa de ser proposta porque os pais da vítima ou responsáveis ignoram os fatos, ou são omissos, quando não são os autores do abuso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/05


2012

Prefeitura de Caruaru nega problemas no Hospital do Coração

A Prefeitura de Caruaru informa que as supostas denúncias feitas pela oposição em relação ao Hospital do Coração de Caruaru não correspondem à verdade. “É importante esclarecer à população que o perfil do HCC não é de atendimento de urgência e emergência, ou seja, não há demanda espontânea. Ou seja, só procuram a unidade pacientes com agendamento”, diz a nota enviado ao blog.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que só no último mês, mais de 120 pessoas receberam assistência médica no HCC. Em 2011, a unidade superou a marca dos 1.500 procedimentos. Diz ainda que, "quanto às possíveis falhas no atendimento, a direção do Hospital recebeu a notícia com estranhamento, pois a unidade tem uma competente equipe de profissionais da saúde e médicos”. E garante que não há, junto à Ouvidoria da Saúde, reclamações da população neste sentido. A Secretaria Municipal de Saúde avisou que irá apurar o caso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Aldenes coutinho

pode ir lá nesse momento que qualquer um vai constatar a veracidade de todas as denúncias......



08/05


2012

Juventude do PSDB promove encontro em Limoeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Teve início no último final de semana, no Agreste do Estado, o projeto Caravana J45, um projeto da juventude do PSDB de Pernambuco. A primeira parada do grupo foi no município de Limoeiro, onde mais de 300 jovens participaram do debate que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. O presidente nacional do partido, o deputado federal Sérgio Guerra, foi a grande estrela do evento. “A renovação de quadros é uma das bandeiras do PSDB, e em Pernambuco o projeto da Juventude é mais que acertado”, comentou.

Para o vereador Thiago Cavalcanti, presidente da JPSDB de Limoeiro, o evento reforçou a capacidade de mobilização da Juventude e o desejo pela reeleição do prefeito Ricardo Teobaldo. Já Raffiê Dellon, vice-presidente nacional da juventude do PSDB, acredita que daqui pra frente a frequência de encontros desse tipo será intensificada. “Em Limoeiro demos o passo inicial de uma grande agenda 45 que faremos em todas as regiões do estado junto com o partido até as eleições municipais do próximo 7de outubro”, afirmou Dellon.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/05


2012

PRB de Palmares apoia reeleição de Beto da Usina

Em continuidade aos compromissos da Agenda 10, o PRB promoveu na última segunda-feira, dia 7, em Palmares, uma reunião com membros dos partidos aliados. O encontro aconteceu na Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) da cidade e reuniu lideranças políticas, autoridades e pré-candidatos a vereadores. Na ocasião, ficou decidido que o PRB irá apoiar a reeleição de Beto da Usina (PDT), atual prefeito da cidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Tiago Lima Carvalho da Silva

O PRB um partido nanico, nem influi nem contribui para re-eleição do prefeito Beto da Usina (PDT) Hoje Ficha Suja,não nome nem liderança de peso em Palmares pertencente ao PRB.



08/05


2012

Jungmann rebate informações da Prefeitura do Recife

O ex-deputado Raul Jungmann contestou as informações da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) sobre a Unidade de Saúde Vila do Sesi. Ele disse que a PCR mente ao informar que o posto foi desativado para possibilitar o avanço e a finalização das intervenções no local. Segundo Jungmann, as obras na unidade foram paralisadas há mais de seis meses e não há previsão para a conclusão.

Ele destacou que, ao contrário do que informou a gestão municipal, há falta de médicos e remédios para os pacientes. “A saúde do Recife é crônica e vamos apresentar provas disso, em breve”, avisou o pré-candidato a prefeito. Ainda de acordo com Jungmann, os utensílios e equipamentos da unidade estão entulhados e sujos, devido às intervenções.

Quanto ao uso do fardamento da Emlurb pelos funcionários da obra, destacou o seguinte: “O uso obrigatório por terceirizadas de fardamento da Emlurb ou é uma mentira ou configura crime. O fardamento de uma empresa pública apenas pode ser usado por servidores dessa empresa, sob pena de crime de responsabilidade. E os pedreiros corriam riscos de acidente por falta de segurança e equipamentos como a própria PCR reconhece”.

Por fim, Jungmann lembrou que o prefeito João da Costa não vem aplicando os percentuais obrigatórios da Saúde (15%) e Educação (25%), como o próprio TCE confirmou, recentemente. “A saúde do Recife é um caos, sabem todos os recifenses que precisam dela. Até ontem a PCR estava inadimplente no Cadastro Negativo da Saúde, por não aplicar as verbas previstas na Constituição Federal”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


08/05


2012

Humberto Costa pede a cassação de Demóstenes

Os integrantes do Conselho de Ética do Senado aprovaram por unanimidade, na manhã desta terça-feira, o relatório preliminar do senador Humberto Costa (PT-PE) que pediu abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. A ação poderá resultar na perda do mandato do senador, segundo o portal G1.

Demóstenes é suspeito de ter utilizado o cargo de parlamentar para beneficiar o bicheiro Carlos Augusto dos Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo. A instauração do processo disciplinar será oficializada com a publicação no ''Diário do Senado Federal'' da decisão do colegiado.

Na reunião desta terça, Humberto Costa apresentou um resumo do seu relatório preliminar de 64 páginas. O resumo, que foi lido por Costa, defendeu em seis páginas a abertura do processo disciplinar. ''O Senado precisa dar resposta à sociedade sobre como enxerga todos os indícios elencados que ligam o senador Demóstenes Torres ao contraventor Carlinhos Cachoeira'', disse o relator.

Com a abertura do processo, Humberto Costa precisa preparar um relatório final, que vai indicar qual penalidade pode ser aplicada ao parlamentar. A punição vai desde censura à perda do mandato. Nesta parte do processo, Demóstenes poderá se defender no conselho. Se indicar pela cassação, o parecer do Conselho de Ética será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para exame dos aspectos constitucional, legal e jurídico, o que deverá ser feito no prazo de cinco sessões ordinárias.

Concluída a tramitação no Conselho de Ética e na CCJ, o processo será encaminhado à Mesa Diretora e, depois de lido no expediente, será publicado no ''Diário do Senado'' e distribuído em avulsos para inclusão na ordem do dia. A cassação, se for indicada, precisa ser aprovada em plenário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

COM CERTEZA NÃO. NÃO ESTAVA HAVENDO NEM CPI.

milton tenorio

Humberto ao menos prstou um serviço dessa vez..Será que se fosse do PT faria o mesmo?



08/05


2012

Senado abre processo para cassar Demóstenes

O Conselho de Ética do Senado abriu nesta terça-feira processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), o que pode levar o parlamentar a perder o mandato. Com o início do processo, o conselho passa a investigar formalmente a ligação do senador com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Por unanimidade dos 16 membros, os integrantes do conselho acataram relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que pede a abertura do processo. O único a não votar foi o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que só opina em caso de desempate.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Êita que o falso moralista do Demostenes caiu...E caiu feio..



08/05


2012

Pernambuco abre escritório de representação na China

O governador Eduardo Campos se reuniu hoje com o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, e informou que o Governo do Estado vai abrir um escritório de representação na sede da Associação Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Pequim.

O escritório deve iniciar as suas operações em 60 dias e será administrado pela AD Diper. "A relação custo-benefício do empreendimento vai valer a pena. Vamos investir cerca de R$ 6 mil por mês com a locação do espaço e o pagamento de funcionários", explicou o presidente da agência, Márcio Stefanni, que acompanha o governador Eduardo Campos na viagem.

"A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil. Por isso, resolvemos ''vender'' permanentemente nosso Estado aqui. O escritório vai focar a divulgação de setores considerados estratégicos para a nossa economia como a indústria automobilística, a produção de energia renovável e os setores de petróleo, gás e off shore", explicou Eduardo Campos.

Durante o encontro na Casa Brasil, Eduardo também informou ao diplomata que Pernambuco sediará o primeiro Instituto Confúcio do Nordeste. Trata-se de centro de ensino da língua chinesa, de divulgação da cultura e de fomento ao intercâmbio cultural e acadêmico com o país asiático.

A Universidade de Pernambuco (UPE) já iniciou os entendimentos com a Embaixada da China no Brasil e aguarda a indicação da instituição chinesa de ensino que será parceira na iniciativa. Uma casa já está sendo preparada para receber o centro cultural, presente em mais de 90 países.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto lima

A grana para esse tal "escritório" sai de onde? Será que o governador ainda não descobriu os benefícios da "REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES", conhecida como Internet? Os funcionarios desse tal "escritórios" serão os madarins , em vez de marajás.

Alexandre Medeiros

Governador deve mandar Rands e seu cunhado para este escritório na China