ArcoVerde

13/02


2019

Roberta Arraes é reconduzida à presidência da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe

A deputada estadual Roberta Arraes (PSB) foi reconduzida, ontem, à presidência da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A vice-presidencia ficou com o deputado Isaltino Nascimento, também do PSB.

A parlamentar agradeceu a confiança dos colegas deputados e afirmou que vai continuar trabalhando com afinco na busca sempre por melhorias e pela interiorização da saúde pública aos que mais precisam.

"Sabemos dos desafios que enfrentaremos, mas estaremos unidos, com muita responsabilidade e respeito ao povo, trabalhando com dedicação, na busca incessante por investimentos, melhorias e interiorização dos serviços em saúde pública", finalizou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

13/02


2019

Fernando Bezerra Coelho no Frente a Frente de hoje

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) será um dos entrevistados de hoje do programa Frente a Frente pela Rede Nordeste de Rádio.

Entre os principais assuntos, o parlamentar vai falar sobre possibilidade de liderar o governo Bolsonaro no Senador Federal.  O programa começa logo mais às 18h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

Mulheres poderão usar spray de pimenta e armas de eletrochoque

A Câmara dos Deputados irá analisar o projeto de lei, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que prevê a liberação de spray de pimenta e armas de eletrochoque.

Segundo o projeto, “fica autorizada, somente para mulheres, acima de 18 anos, a posse do porte de spray de pimenta e armas de incapacitação neuromuscular (armas de eletrochoque) em todo o território nacional, para utilização como arma não letal, destinada à proteção pessoal das mulheres”.

O autor da proposta argumenta que o número de estupros e agressão a mulheres aumentou nos últimos anos. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018 revelam que, em 2017, foram registrados mais de 60 mil estupros, um aumento de 8,4% em comparação a 2016. Feminicídios e homicídios com vítimas mulheres foram de 1.133 e 4.539, respectivamente. Em 2017, mais de 220 mil mulheres foram agredidas em seus lares a cada dia durante o ano de 2017.

Eduardo da Fonte protocolou projeto e solicitou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, urgência na tramitação da matéria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

Moro tenta impedir FBC na liderança do Senado

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, vem tentando convencer o Palácio do Planalto a não nomear o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (MDB), enrolado na Lava Jato, como líder do governo no Senado. Um dos principais defensores de Bezerra Coelho é Onyx Lorenzoni.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

Deputado questiona Governo por não executar emendas

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM), vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, anunciou que enviará, ainda esta semana, um ofício ao secretário estadual da Casa Civil, Nilton Mota. O parlamentar questiona o governo do estado por não executar as emendas dos deputados estaduais, o que seria um descumprimento da constituição estadual.

“Esse deve ser o governo que menos executa emendas parlamentares, apesar destas terem sido tornadas impositivas pelo mesmo grupo político que continua no governo do estado. Desde 2013, o governo é obrigado a executar as emendas indicadas pelos deputados estaduais ao orçamento anual. No entanto, isso não vem ocorrendo, nem com deputados da base governista, e muito menos com deputados da oposição”, afirmou Antonio Coelho, em entrevista à Rádio Folha FM.

O deputado cita a Emenda Constitucional 36, de junho de 2013, oriunda de um projeto de emenda constitucional feito pelo então governador Eduardo Campos e aprovado na Alepe. A matéria tornou obrigatória a execução de créditos constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA) oriundos de emendas parlamentares.

“Cada deputado tem aproximadamente R$ 1,5 milhão para indicar na LOA. No entanto, a Casa Civil tranca esses números. Eles inviabilizaram a criação de uma comissão para acompanhar a execução das emendas parlamentares no ano passado. Será que tem uma diferença de quanto o governo executa das emendas de deputados governistas para oposicionistas? Basta ver o caso da deputada Socorro Pimentel. Das emendas de 2017 que deveriam ter sido executadas em 2018, foram executados apenas R$ 500. Tem emenda do ex-deputado Miguel Coelho de 2016 que não foi executada até hoje, em 2019. Por que isso está acontecendo? Imagine se isso acontecesse com um deputado federal, com um senador. Seria coisa de crime de responsabilidade, de impeachment de um presidente”, completou Antonio Coelho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

Instalada a Frente Parlamentar da Bacia Leiteira de Pernambuco

Foi instalada ontem, no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Frente Parlamentar da Bacia Leiteira de Pernambuco. O colegiado terá como objetivo propor medidas que melhorem a situação dos produtores de leite, diminuindo os custos com o rebanho e aumentando o valor do produto para a venda.

Outro tema de relevante importância para a cadeia produtiva é a utilização pelas indústrias de laticínios instaladas em Pernambuco e beneficiadas pelo Prodepe do leite em pó na sua produção em detrimento do leite vendido pelos pequenos produtores locais. O deputado Claudiano Filho (PP) coordenará o grupo que terá como membros efetivos os deputados Roberta Arraes (PP), Fabrizio Ferraz (PHS), Clovis Paiva (PP), Henrique Queiroz Filho (PR), Aglailson Victor (PSB), Antonio Fernando (PSC) e Priscila Krause (DEM).

Ainda foi discutida a questão das empresas que desejam entrar no estado e serem beneficiadas pelo Prodepe. Os produtores acham justo que se avaliem os requisitos e o rigor da fiscalização para que não haja prejuízo às empresas pernambucanas e aos produtores locais que compõem a cadeia leiteira. Para tentar solucionar essa questão, o deputado Claudiano apresentou a Indicação n° 0080 na Alepe, publicada hoje no Diário Oficial, solicitando ao governo que seja realizada fiscalização nas indústrias de lácteos beneficiadas pelo Prodepe.

Também se definiu a volta da Câmara Setorial do Leite, tendo ficado na agenda uma reunião para a próxima semana na Ad-Diper com o objetivo de definir a formação do grupo.

Estiveram presente na solenidade de instalação o secretário de Agricultura do Estado, Dilson Peixoto; o presidente da Adagro, Paulo Lima; o presidente da Ad-Diper, Roberto Abreu; representando o governo, o diretor de política tributária da Secretaria da Fazenda, Abílio Xavier; além de produtores de Águas Belas, Itaíba, Bom Conselho, Saloá, Venturosa, Afogados da Ingazeira e Garanhuns.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

“Nem Humberto, nem Marília! Sigo a minha própria ala”, diz João da Costa

Por Fernando Douradoespecial para o blog

O ex-prefeito do Recife e agora vereador da capital, João da Costa (PT), afirmou, ontem, durante entrevista ao programa Frente a Frente da Rede Nordeste de Rádio, que não segue a tendência de Humberto nem a de Marília Arraes dentro do partido dos trabalhadores, mas reconheceu que ainda há divisões dentro da própria legenda. 

O vereador ainda acrescentou que o PT precisa discutir no tempo certo sobre ter ou não postulante à prefeitura do Recife em 2020. 

“O PT vai precisar discutir no tempo certo se vamos ter candidato à Prefeitura do Recife. Isso tem que ser fruto de uma avaliação interna do partido. Eu não sigo nenhuma tendência. Não sou da ala de Humberto nem da deputada Marília Arraes. Sigo a minha própria ala dentro da legenda. Há questões que concordo com as posições do senador Humberto e em outras me alinho com o que pensa a deputada Marília”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

Coluna da quarta-feira

Sagrado x Profano

Por Arthur Cunha – especial para o blog

O imbróglio que virou a escolha da nova presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa é um reflexo da sociedade; um microcosmo das redes sociais. O debate foi reduzido ao “Sagrado” versus o “Profano”. Virou elementar demais para o tamanho de um Parlamento estadual. De um lado, Clarissa Tércio representando a bancada evangélica, o discurso e a temática que esse segmento defende. Do outro, as codeputadas Juntas, vindas do movimento social, empunhando a bandeira LGBTQIA, a igualdade de gêneros e outras pautas. Ou seja, ideologicamente, os dois opostos. O que seria um excelente argumento para o bom debate, que é da natureza do Legislativo, contudo, virou uma briga de menino birrento sem ninguém ceder. Se prolongado, o impasse pode apequenar a Alepe frente aos desafios que o colegiado em questão e a própria Casa têm pela frente. 

Um acordo entre as lideranças de governo e oposição, praxe regimental na composição das comissões, acabou não sendo cumprido na instalação da de Direitos Humanos, ontem. Pelo acertado, as Juntas presidiriam o colegiado com um deputado da bancada evangélica na vice. Clarissa, então, reivindicou a Presidência com a justificativa de que as colegas são independentes do ponto de vista político e não pertencem à oposição. Como a vaga estava reservada a um parlamentar oposicionista, ela decidiu concorrer com o aval da sua bancada. A reunião, que estava lotada com claques dos dois lados, foi muito tensa, e, por pouco, não acabou em bate-boca. O desconforto nos semblantes dos parlamentares era visível. 

Depois das tentativas frustradas frente às câmeras de se alcançar um consenso, os deputados resolveram jogar para a amanhã, às 11h30, a escolha. Até lá, vão tentar chegar a um denominador comum. Uma das sugestões era a opção por um tertius; no caso, o deputado João Paulo, que, apesar de ter a experiência de uma vida pública extensa, é do governo. Durante a sessão, o ex-prefeito fez discurso, pediu que os colegas pensassem no drama de milhares de pessoas que precisam do trabalho da comissão e também na Casa. Em vão; nem as Juntas e nem Clarissa retrocederam.

À tarde, como este colunista noticiou com exclusividade, correu nos bastidores uma versão de que, na verdade, o movimento de Clarissa seria o pano de fundo de uma disputa entre dois pastores fortes no estado: o pai da deputada, Francisco Tércio, da Novas de Paz; e o Pastor Ailton José, da poderosa Assembleia de Deus Convenção Recife. Clarissa e Francisco Tércio são aliados dos irmãos Ferreira. Esses, por sua vez, teriam brigado com Ailton, que tem no seu time os deputados Cleiton Collins e Presbítero Adalto. O embate, então, seria por espaço e visibilidade. Se a versão realmente se comprovar, o problema é ainda maior porque uma briga de cunho político-religioso estaria contaminando o Parlamento. E as Juntas, que não têm nada a ver, estariam sendo usadas nessa “Guerra Santa”.

Alternativas – Apesar dos apelos dos colegas, nem as Juntas e nem Clarissa Tércio devem abrir mão de bater chapa pela Presidência da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe. Uma das opções, nesse caso, seria que o escolhido saísse dos três outros integrantes do colegiado: João Paulo, Cleiton Collins ou Presbítero Adalto. Como Collins e Adalto são de um segmento evangélico contrário ao de Clarissa, e João não foi aceito de imediato, outra alternativa seria a liderança do governo trocar um dos nomes da bancada por outro deputado que viesse a ser o eleito.  

Habilidade – A sessão plenária na Alepe pegava fogo, ontem, com Wanderson Florêncio discursando na Tribuna e um grupo de populares da Brasília Teimosa vaiando o parlamentar das galerias, gritando por acesso à moradia. Após o deputado terminar a fala, os protestantes continuaram fazendo barulho, o que motivou a interrupção da reunião por alguns minutos. Foi quando João Paulo, habilidoso que só ele, subiu às galerias, e, em cinco minutos de conversa, desarmou a turma toda. E ainda saiu aplaudido.

Levitação – Por falar em João Paulo, quem o viu conversar com o deputado Tony Gel, ontem, no Buraco Frio, sobre meditação, teve a certeza que os dois ex-prefeitos são especialistas no assunto – também, para aguentar as broncas do Recife e de Caruaru só sendo zen mesmo. Tony falou sobre a sua experiência com a prática, citando uma visita à Índia, quando João Paulo perguntou se o colega já tinha levitado. Diante da negativa do parlamentar, o comunista, então, contou suas vivências com a levitação. Pense que são duas figuras!

Posse – Também na sessão de ontem, o deputado estadual Diogo Moraes tomou posse para seu novo mandato. O socialista, em discurso emocionado, explicou que voltará a se afastar por um tempo para tratar da saúde. A coluna deseja toda sorte ao parlamentar e torce para que ele se reestabeleça o quanto antes. Diogo, que foi escolhido líder do PSB na Assembleia, esteve com o governador Paulo Câmara pela manhã, no Palácio do Campo das Princesas.

CURTAS

EXCELENTE NOME – Excelente escolha a do governador pelo ex-deputado Zé Maurício para a Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Casa Civil. Muito querido entre os deputados, Zé é uma unanimidade na Casa; tem trânsito livre entre os parlamentares e vai poder ajudar muito o governo na nova função.

MEIO AMBIENTE – Estreante na Câmara do Recife, o vereador e ex-prefeito João da Costa é cotado para presidir a Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano. O colegiado – que terá papel fundamental na discussão de projetos importantes da cidade, a exemplo do novo Plano Diretor – ainda é formado por Augusto Carreras, Goretti Queiroz e Ricardo Cruz.

LARANJAS DO PSL – Mesmo no hospital se recuperando de uma cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro responsabilizou o ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência) pela já denominada crise dos Laranjas do PSL – o auxiliar comandava o partido durante a campanha. Aliados de Bolsonaro já querem a cabeça de Bebianno como uma forma de estancar a sangria. E Luciano Bivar?

Perguntar não ofende: Quem é a sua preferida para a Comissão de Direitos Humanos da Alepe: as Juntas ou Clárissa Tércio? Resposta pelo WhatsApp Cidadão da Coluna: (81) 99198-0838.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Laranjal do Bolsonaro

Boechat tinha relatado sobre o desvio de mais de 200 milhões de Reais da família Bolsonaro. Essa família do Bozo tá com tudo e não tá prosa.

Laranjal do Bolsonaro

Carlucho: Bebiano é um mentiroso! Bebiano: Não vou me demitir! J. Hasseelmann: Carlucho quer gerar crise! Mourão: O PSL que se explique! Frota: Quero Queiroz na cadeia!

marcos

Mas afinal, quem mandou matar Celso Daniel?

Laranjal do Bolsonaro

O Exército brasileiro virou um puxadinho das Forças Armadas dos EUA.

Laranjal do Bolsonaro

Conselho útil: Quando você for perseguido por um burrominion, se esconda numa biblioteca, ele jamais entrará ali!


Bm4 Marketing 2

13/02


2019

Lula quer Haddad dentro da cela. Como advogado

Lula já assinou nova procuração para que Fernando Haddad volte a advogar para ele —tendo acesso livre à sala em que está preso.

A ideia é que o ex-prefeito represente o petista na execução penal.

A juíza Carolina Lebbos decidiu, em janeiro, que a procuração para Haddad defender Lula já tinha perdido a eficácia, pois se destinava à representação na área eleitoral.  (Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/02


2019

Projeto engenhoso: cena para facilitar estupro

O deputado estadual Frederico D’Ávila (PSL-SP) diz que membros do partido de Bolsonaro em SP querem se concentrar em pautasconservadoras no início da legislatura.

Um dos projetos, afirma, vai pregar a proibição de banheiros unissex, chamados por ele de sanitários “trans”.

A PUC-SP e a USP, por exemplo, têm sanitários unissex. De acordo com D’Ávila, esses espaços impulsionam “a promiscuidade e a facilitação do estupro”.

Integrantes da cúpula do MEC indicaram a entidades da área que não pretendem abrir novos editais do programa de incentivo às escolas de ensino médio de tempo integral. (Painel)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores