Henry ganha na justiça e reassume MDB

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios restabeleceu, de forma provisória, os efeitos da convenção estadual do MDB realizada em 24 de maio, permitindo que o atual presidente da legenda, Raul Henry, retome o comando do partido em Pernambuco.

A decisão, assinada pelo desembargador Arquibaldo Carneiro, suspendeu a liminar da 6ª Vara Cível de Brasília que havia anulado a eleição do diretório estadual após acusações de irregularidades feitas pelos diretórios municipais de Bodocó e Paulista.

Ao analisar o agravo apresentado pelo MDB estadual, o relator entendeu que não havia urgência suficiente para manter a suspensão da direção eleita, especialmente porque a ação contestando a convenção foi ajuizada seis meses após sua realização. Confira a íntegra do documento abaixo:

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul

O alinhamento político do ministro Silvio Costa Filho e o presidente Lula, bem como as ações do Governo Federal em Pernambuco, foram destaques da primeira inserção partidária do Republicanos de Pernambuco neste segundo semestre. Em exibição nas TVs e rádios do Estado, nesta sexta-feira, o programa traz os principais investimentos estruturadores e sociais da gestão do presidente Lula na região, reforçando o compromisso do Governo Federal e o ministro com os pernambucanos.

Na inserção, são lembradas ações que contaram com a articulação política de Silvio como a retomada das obras da Transnordestina, Arco-metropolitano e as duplicações e recuperações das BRs 104, 232 e 423. O vídeo também traz as conquistas para o povo de Pernambuco com a construção de novos institutos federais de ensino e a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida, que beneficiará milhares de pernambucanos.

Na ocasião, Silvio Costa Filho, que hoje é um dos principais auxiliares e interlocutores do Governo na atração de investimentos para o Estado, tem o seu trabalho reconhecido pelo presidente Lula na inserção partidária. “Eu quero parabenizar o companheiro Silvio Costa, que eu escolhi para ministro de Portos e Aeroportos, e ele tem, sinceramente, dado um show no trabalho dele. E é um companheiro que só trabalha para fazer as coisas acontecerem”, ressaltou Lula.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Um incêndio atingiu o Pavilhão Wenchang, que faz parte do complexo do Templo Yongqing, no leste da China, na última quarta-feira (12). As investigações preliminares apontam que as chamas foram, possivelmente, causadas pelo uso de incenso e velas por turistas. Apesar da grande proporção, não houve registro de vítimas. As informações são do portal Jovem Pan.

Vídeos do acidente mostram a estrutura histórica sendo consumida pelas chamas e partes da construção, uma das mais antigas da China, despencando. Contudo, não há informações sobre a extensão dos danos. As autoridades chinesas seguem com as investigações para apurar o ocorrido.

O Templo Yongqing, localizado em Zhangjiagang, província de Jiangsu, na China, foi fundado por volta do ano 536 d.C., período das dinastias do Sul, contabilizando cerca de 1.500 anos de história. A estrutura é patrimônio histórico e religioso importante da região.

Caruaru - Super Refis

A NeoGenomica promove, na próxima terça-feira, um café da manhã para jornalistas para conectar a imprensa às novidades do DNA. O CEO e imunologista, Dr. João Bosco, conduzirá o bate-papo sobre avanços em exames de DNA e o papel da genética na prevenção e no cuidado integral à saúde. O encontro acontece na sede da empresa, na Ilha do Leite.

Nos últimos anos, a genética vem se consolidando como uma das áreas mais estratégicas da medicina moderna. A análise do DNA tem permitido identificar predisposições, antecipar diagnósticos, orientar tratamentos personalizados e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, esse avanço também vem ganhando relevância no SUS e nas políticas públicas, reforçando o papel da testagem genética como ferramenta essencial de prevenção e precisão clínica. Ao integrar inovação, ciência e cuidado, a NeoGenomica fortalece esse movimento e amplia o acesso a soluções modernas de saúde.

“A genética nos permite enxergar além dos sintomas e atuar antes que a doença apareça. É uma revolução silenciosa, mas que impacta diretamente a forma como cuidamos das pessoas”, destaca o Dr. João Bosco, que tem liderado iniciativas voltadas à expansão da pesquisa e da educação em saúde no Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

O pernambucano João Gomes, aliado ao trabalho de Mestrinho e Jota.Pê, levantou a estatueta do Grammy Latino, na noite de ontem. Com o projeto “Dominguinho”, encabeçado pelo nome do piseiro, eles levaram o prêmio na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. As informações são do portal Diário do Nordeste.

O trio não conteve as lágrimas e a emoção ao subir no palco. As primeiras palavras de João Gomes ao pegar o microfone foram: “E agora?”, perguntou ele à plateia, que deu boas risadas. Em seguida, o pernambucano lembrou todos os envolvidos no projeto: “Só tenho a dizer muito obrigado a toda turma de onde sou e agradecer a todo mundo que fez a gente chegar até aqui, porque a gente tem uma galera que nos ajuda e a gente tem um sonho no nosso coração”, disse.

O diretor executivo do Coniape, o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, Raffiê Dellon, participou, ontem, em Brasília, do Encontro dos Consórcios e Prefeituras, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento reuniu gestores e dirigentes de consórcios de todo o País, tendo como temática a inovação, o fortalecimento do municipalismo e novos caminhos para a gestão pública.

Em seguida, na confraternização, Raffiê conversou com o embaixador de Pernambuco em Brasília, Aristeu Plácido, na foto com ele, reconhecido por sua destacada atuação na articulação política e institucional junto ao Governo Federal. Na pauta, temas centrais da política pernambucana e nacional, além de assuntos voltados para o desenvolvimento regional, às necessidades dos municípios consorciados e às estratégias para ampliar parcerias e investimentos para o Agreste.

Este vídeo, postado nas redes sociais do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), está gerando polêmicas. Aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), o gestor joga a culpa pelo excesso de multas no trânsito da cidade ao Governo do Estado – leia-se Detran.

A caminho de João Alfredo e Taquaritinga do Norte, para palestras e lançamentos de ‘Os Leões do Norte’, o primeiro às 15 horas, na Faculdade Vale do Pajeú, e o segundo às 19 horas, na Câmara de Vereadores, cumpri minha meta diária da corridinha de 8 km, hoje, na Via Parque, em Caruaru.

Após o sucesso dos lançamentos em Limoeiro, Surubim, Casinhas e Santa Cruz do Capibaribe, ‘Os Leões do Norte’ chega, hoje, a sua etapa final pelo Agreste Setentrional. Serão dois eventos, o primeiro, em João Alfredo, às 15h, com palestra e tarde de autógrafos no auditório da Faculdade Vale do Pajeú. O lançamento tem apoio do diretor-presidente da instituição, Cleonildo Painha, e do prefeito Zé Martins (PSD).

Ainda hoje, levo ‘Os Leões do Norte’ para a cidade de Taquaritinga do Norte. O lançamento será no plenário da Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Gena Lins (PP). “Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a decidir, hoje, a partir das 11 horas, se recebe ou não a denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução no processo da trama golpista.

Os ministros vão analisar, no plenário virtual, se a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) cumpre os requisitos para desencadear um processo criminal – o que se chama no jargão jurídico de “justa causa da ação penal”.

Neste momento, os ministros verificam se a PGR comprovou a materialidade dos crimes, ou seja, demonstrou que eles aconteceram e descreveu o contexto. O mérito das acusações só é analisado ao final do processo, se ele for aberto. A tendência é que a Primeira Turma abra uma ação penal contra o deputado. Participam do julgamento os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.