“As pessoas têm que ficar onde podem ficar, onde emocionalmente ou ideologicamente se identificam”. Foi com essa frase que a deputada federal Heloísa Helena se esquivou da iminente saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. Fundadoras da legenda, ambas disputaram o controle nos últimos anos, com o grupo da parlamentar se saindo vencedor nas últimas disputas. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, Heloísa lembrou que, ainda enquanto dirigente do PSOL, ajudou Marina a coletar assinaturas para criar a sigla e não perdeu a oportunidade de alfinetar o grupo adversário.
“Eu não sei quem vai deixar ou quem vai ficar na Rede. Eu só sei que estou com a consciência absolutamente tranquila de que fiz tudo o que tinha que fazer, sem negligenciar absolutamente nada na disputa interna. E as pessoas têm que se acostumar também a perder. Eu já perdi tanto e nem por isso fui para a imprensa esculhambar quem ganhou de mim. Já perdi e já ganhei. Infelizmente ou felizmente, nos dois últimos congressos da Rede, o nosso agrupamento ganhou. Eu simplesmente tenho que ter tranquilidade, não vou me ajoelhar para beijar a mão de ninguém. Fizemos a luta correta internamente e a vida é assim”, disparou Heloísa Helena.
Leia mais“Quando a gente perde, a gente tenta ganhar na próxima. Porque senão é a concepção bolsonarista de que você não aceita o resultado das urnas, não aceita o resultado da disputa interna. E aí fica eternamente nessa confusão e nessa briga. Não sei quem vai sair do partido, não sei quem vai ficar. As pessoas que quiserem sair sairão, as pessoas que quiserem ficar ficarão, espero com tranquilidade, e as disputas internas são assim mesmo”, complementou.
A deputada disse que não ouviu de Marina nenhum relato de que deixaria a legenda e que não viu recentes posições do grupo da ministra divulgadas pela imprensa. “Eu não sei, porque eu não vi ela falando. As pessoas têm que estar no lugar onde se sintam bem e no lugar onde possam fazer o debate das suas convicções programáticas e ideológicas. Então eu não tenho como falar de uma pessoa; não conversei com ela. Ela não conversou comigo. Eu não vi a declaração, realmente eu não sei, porque, se soubesse, eu diria”, concluiu.
Leia menos
















