Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
As eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prometem ser de imensa disputa. Os que hoje ocupam uma cadeira na Casa terão que suar a camisa e gastar muita sola de sapato andando pelos municípios, se quiserem renovar seus mandatos.
Há dezenas de nomes extremamente competitivos que já lançaram suas pré-candidaturas, em todas as regiões do Estado. Ao menos 15 desses novatos e novatas contam com as estruturas das prefeituras, por pertencerem às famílias de vários prefeitos atualmente exercendo mandatos (confira abaixo os 15 nomes).
Leia maisÉ o caso da esposa do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Mano Medeiros (PL), Andréa Medeiros (PSD), ou da primeira-dama de Gravatá, no Agreste, Viviane Facundes, esposa do prefeito Padre Joselito Gomes (Avante). Ambas são pré-candidatas com boas chances de vitória.
Sem parentesco, mas com apoio
Há também aqueles que não são parentes de prefeitos, mas já receberam o aval público do gestor municipal para tentar uma vaga no Poder Legislativo, como no caso do secretário de Articulação Política de Caruaru, no Agreste, Anderson Luiz. Ele é o indicado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) para a disputa.
Câmara do Recife também oferece nomes
Existem também os candidatos oriundos da Câmara de Vereadores do Recife e que ganharam projeção estadual nos últimos anos, a exemplo do próprio presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), reeleito em 2024 para o quarto mandato com 20.264 votos, o mais bem votado do Recife.
Outro pré-candidato com chances reais de conseguir uma vaga na Alepe depois de passar pela Casa de José Mariano é Gilson Machado Filho, o vereador mais votado da história do Partido Liberal (PL) no Recife, com 16.095 votos, o segundo mais bem votado da capital em 2024.
Já o vereador Aderaldo Pinto (PSB), reeleito em 2024 para o quarto mandato no Recife, com 15.793 votos, também estuda a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia em 2026. Ele foi o terceiro mais bem votado do Recife ano passado.
Nichos específicos com votos em todo o Estado

A lista de possíveis novos deputados e deputadas inclui, ainda, pessoas com nichos específicos, como por exemplo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, com anos de militância na área da educação.
Além de conhecida e respeitada pela categoria dos professores e professoras, Ivete conta com um apoio de peso: ninguém menos do que a senadora Teresa Leitão (PT), eleita em 2022 com mais de dois milhões de votos.
Ex-deputados e ex-prefeitos
Veteranos na política, mas sem mandatos atualmente, algumas figuras do cenário pernambucano também já estão em campanha por uma cadeira na Alepe. É o caso do ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), que conta com o apoio da prefeita, Mirella Almeida (PSD), que o sucedeu.
Assim como ele, Sebastião Oliveira (Avante) também busca retornar à Casa, com extensa carreira na política. Foi deputado estadual, federal e secretário. Hoje, é presidente do Avante em Pernambuco.
Quatro vezes prefeito de Caruaru e cinco vezes deputado estadual, José Queiroz (PDT) é outro nome disposto a concorrer à Alepe em 2026. Em 2024, teve 66.253 votos na eleição para prefeito em Caruaru e ficou em segundo lugar, perdendo para Rodrigo Pinheiro.
Confira a lista dos 15 pré-candidatos e pré-candidatas à Alepe com estruturas de prefeituras, por região:
Região Metropolitana do Recife (RMR) – 7
- Jaboatão dos Guararapes – Andrea Medeiros (PSD). Esposa do prefeito, Mano Medeiros (PL). Ela é presidente municipal do PSD.
- Olinda – Professor Lupércio (PSD), que vai ser candidato no lugar do sobrinho, o vereador Felipe Nascimento (PSD), marido da prefeita, Mirella Almeida (PSD).
- Cabo de Santo Agostinho – Batista Cabral (sem partido). Irmão do prefeito, Lula Cabral (SD).
- Igarassu – Cesar Ramos (PSD). Filho da prefeita, Elcione Ramos (PSD). Ele é secretário de Governo no município.
- Paulista – Amanda Rodrigues. Filha do prefeito, Severino Ramos (PSD). Ela é secretária municipal de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.
- Abreu e Lima – Flávio Filho (PSB). Filho do prefeito, Flávio Gadelha (PSB). Ele é secretário municipal de Esportes e Lazer e também presidente do PSB na cidade.
- Moreno – Thierry Cupertino (PP). Filho do prefeito, Edmilson Cupertino (PP). Ele é secretário municipal de Governo.
AGRESTE – 4
- Gravatá – Viviane Facundes. Esposa do prefeito, Padre Joselito (Avante). Ela era secretária municipal de Obras e Serviços. Foi exonerada em agosto por determinação da Justiça. A nomeação foi considerada nepotismo e o prefeito foi condenado a pagar multa.
- São Caetano – Jobson Almeida (sem partido), irmão do prefeito, Josafá Almeida (PRD).
- João Alfredo – Fellype Martins (Podemos). Filho do prefeito, Zé Martins (PSD). Ele é secretário local de Assistência Social.
- Garanhuns – Cayo Albino (PSB), filho do prefeito, Sivaldo Albino (PSB).
ZONA DA MATA SUL – 1
- Vitória de Santo Antão – Túlio Arruda (MDB). Filho do prefeito, Paulo Roberto (MDB). Ele é secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife.
SERTÃO – 3
- Santa Maria da Boa Vista – Yuri Duarte (PP). Filho do prefeito, George Duarte (PP). Ele também é vereador.
- Petrolândia – Bruno Marques. Filho do prefeito, Fabiano Marques (Republicanos). Ainda sem partido, mas deve se filiar ao PSB.
- Serra Talhada – Breno Araújo. Marido da prefeita, Márcia Conrado (PT). Ele é o presidente municipal do PSB.


















