Na próxima segunda-feira (24), às 19h, a Faculdade de Direito do Recife (FDR) inaugura a exposição “Tradição que Representa: Diplomatas da FDR”. A abertura da mostra ocorre na presença do diplomata e ex-embaixador Alessandro Candeas (egresso da FDR), que ao lado do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e do Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, irá detalhar os bastidores da Operação Voltando em Paz, de resgate de brasileiros em Gaza, em 2023.
A exposição destacará a trajetória de ilustres egressos da FDR que desempenharam papéis cruciais nas relações internacionais do Brasil, reafirmando o legado da faculdade como um celeiro de talentos para a carreira diplomática. Serão homenageados alguns dos mais notáveis diplomatas formados pela FDR, cuja trajetória é apresentada cronologicamente, com base em suas datas de bacharelado.
Leia maisO primeiro destaque é José Maria da Silva Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco), bacharel em 1866 e Patrono da Diplomacia Brasileira, fundamental na definição das fronteiras do país. Segue-se Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, pernambucano formado em 1870, que uniu as carreiras de historiador, jurista, abolicionista e diplomata.
Em 1886, a faculdade formou dois nomes importantes: o paraibano Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, que foi jurista, político, diplomata e Presidente da República; e o maranhense José Pereira da Graça Aranha, intelectual de renome que serviu à diplomacia e contribuiu significativamente para a cultura brasileira.
A lista segue com Frederico de Castello Branco Clark, piauiense (bacharel em 1907), e Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, alagoano (bacharel em 1911), jurista e doutrinador de imensa influência que também teve atuação diplomática.
Já no século XX, a FDR formou o pernambucano Mário Gibson Alves Barboza (bacharel em 1937), que ocupou o cargo de Ministro das Relações Exteriores, e, mais recentemente, Geraldo Holanda Cavalcanti (bacharel em 1951), também pernambucano, diplomata e escritor com importante atuação internacional.
Leia menos



















