No carnaval, muitos turistas pousaram na capital pernambucana cantando “Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”, canção do cantor e compositor Luiz Bandeira. Parodiando o grande mestre de frevos, entre os quais “É de fazer chorar (Quarta-feira ingrata)”, cantei “Voltei, Bonito”. Fugindo do agito da folia, regressei, na verdade, ao hotel Refúgio do Rio Bonito, onde passei o carnaval do ano passado e adorei.
Tem de tudo que se busca para um relax completo em quatro dias: conforto na hospedagem, com chalés e suítes maravilhosos, uma paisagem campestre encantadora, friozinho de montanha, piscina aquecida, trilhas na mata atlântica e um jeito muito especial de acolher o hóspede, além de uma comida gostosa, a começar pelo café da manhã bem regional.

A noite, tem até fondue acompanhado de um bom vinho num espaço de quintal, em contato com a natureza, para apreciar a noite enluarada. O que mais gosto, na verdade, é a tranquilidade. O único barulho no hotel é o canto dos pássaros e das cigarras, com suas sinfonias.
O Refugio Do Rio Bonito Hotel fica a 17 minutos a pé da Cachoeira Barra Azul. O hotel apresenta solário e terraço ensolarado e os hóspedes podem desfrutar do restaurante à la carte. De lá, se alcança o centro de Bonito em 10 minutos. Também fica a 2 km de Toca da Coruja, outro lugar lindo e aconchegante.

O Refugio Do Rio Bonito Hotel está rodeado por piscinas naturais, como a Cachoeira Véu Da Noiva, a 20 minutos de carro. Já a estação do teleférico Governador Eduardo Campos, um dos equipamentos mais procurados pelos turistas, seguro e excelente para se avistar a cidade do seu ponto mais alto, está a 10 minutos, em estrada asfaltada.
O hotel dispõe de 23 chalés com controle de temperatura. Alguns deles oferecem TV de tela plana com canais via satélite e TV com vários canais, bem como mini frigobar. O dia no Refugio Do Rio Bonito começa com um café da manhã bem recheado: frutas, cuscuz, macaxeira, mungunzá, tapioca e muitas guloseimas.

Para o almoço, pratos da cozinha Braziliaanse no cardápio do restaurante Mameluco. Do hotel, o turista pode fazer um roteiro completo pelas cachoeiras de Bonito. São variadas opções, com boa estrutura de banho e restaurantes. Bonito fica a apenas 136 km de distância de Recife, no coração do Agreste. A região é perfeita para os apaixonados por natureza ou simplesmente para quem procura fugir dos grandes centros urbanos.

Bonito encontra-se cercado por uma vasta vegetação, dando origem às mais belas paisagens e desta forma, fazendo jus ao nome que recebe. São oito quedas d’água e riachos que ficam a cerca de 20 km do centro da cidade. Para quem se interessa por aventura ao ar livre, a cidade convida seus turistas à prática de esportes radicais como rapel, arvorismo e tirolesa.
Mas para os que preferem tranquilidade, passeios por trilhas na mata e visita à Colônia Japonesa, são uma ótima pedida. Com sua beleza e toda paz transmitida pela natureza que a cerca, a região de Bonito prospera ainda mais no mercado de turismo rural em Pernambuco.
Há dois anos, Bonito ganhou sua primeira vinícola: a Tangará, localizada na Colônia dos Japoneses. Foi inaugurada no final de 2024, oferecendo uma nova opção de enoturismo no Nordeste, incluindo plantios inéditos na região, visitação guiada, degustações e experiências no vinhedo.
Na visita guiada, há degustação de produção própria, incluindo vinhos e suco de uva. O local possui jardins, paisagens serranas e foco no turismo de experiência. Funciona de sexta a domingo, das 9h às 17h. A iniciativa começou a plantar videiras em 2018, desafiando o clima local para produzir vinhos de qualidade.
Serviço
Hotel Refúgio do Rio Bonito
Onde: Sitio Bonitinho, Colônia, s/z Zona Rural – Bonito/PE, 55680-000
Instagram: https://www.instagram.com/refugiodoriobonito/
Reservas através do whatsapp: (81) 99451-2690
Mais informações: https://www.refugiodoriobonito.com.br/

















