No almoço de confraternização de fim de ano com jornalistas, há pouco, no JCPM, no Recife, o empresário João Carlos Paes Mendonça lamentou a política do filhotismo e do apadrinhamento familiar que se expande hoje no País de forma desenfreada e sem critérios. “Não há mais vocação para o ingresso na vida pública no Brasil. Ser político virou uma obsessão familiar, de pai para filho, mulher e agregados. A senha é o poder”, disse.
Paes Mendonça ressaltou que esse fenômeno, antes restrito à política do coronelismo no Nordeste, se expandiu para o centro-sul, citando o caso de um ministro que se licenciou do mandato de deputado federal por São Paulo e já lançou a esposa para candidata à sua vaga na Câmara dos Deputados. “O mandato parece ter virado um negócio. E onde fica a pauta do povo brasileiro, tão necessitado por políticas estruturais e reformuladoras?”, perguntou.

Durante o encontro, Paes Mendonça explicou as mudanças na estrutura organizacional do grupo, recentemente anunciadas, no ano em que celebra nove décadas de existência. As decisões estratégicas passam a ser concentradas na holding JCPMPar – Participações e Empreendimentos S.A., que terá um Conselho de Administração formado por seis integrantes.
Fazem parte dos negócios liderados pela holding empresas dos segmentos de shopping centers, Construção, Incorporação e Ativos Imobiliários, Comunicação, com o Sistema Jornal do Commercio (TV, rádio, jornal e digital), e Compromisso Social (Instituto JCPM e Fundação Pedro Paes Mendonça).
Hoje, o grupo ocupa a liderança no Nordeste no segmento de shoppings e se posiciona como a quarta maior do Brasil. Participa de 11 empreendimentos que somam 640 mil m² de ABL geral, das quais 500 mil m² são próprias, com cerca de 3,2 mil lojistas presentes. Na capital pernambucana, estão Shopping Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e RioMar Recife; em Fortaleza, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy. Em Sergipe, o RioMar Aracaju e o Jardins; em Salvador, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping.
O Conselho, presidido por João Carlos Paes Mendonça, é integrado por João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, Marcelo Tavares de Melo Filho, Renato Paes Mendonça Tavares de Melo, Jaime Queiroz Filho, vice-presidente do Conselho, e Marcelo Silva, conselheiro independente.
Os negócios relacionados ao setor de shoppings, segundo ele, ficaram concentrados na empresa JCPM Shopping Centers, que passa a contar com um CEO dedicado integralmente à operação do segmento, consolidando um modelo de gestão mais focado no negócio e proporcionando maior padrão nas operações nos diferentes estados de atuação (Pernambuco, Sergipe, Bahia e Ceará).
Para a função de CEO da Shopping Centers, o grupo escolheu Sérgio Moraes Vieira Filho, 43 anos, pernambucano, que iniciou sua carreira em 2002 na Coca-Cola Solar, com atuação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A partir de 2016, passou a atuar fora do Brasil, na Coca-Cola Hellenic, na Nigéria, passando pela Multon, uma joint venture da The Coca-Cola Company, com sede na Rússia e abrangência em 12 países da região. Na Multon, exerceu a presidência e foi membro do Conselho.
Sérgio deixou a vice-presidência da The Coca-Cola Company, na África do Sul, função que exercia desde 2023, e retornou ao seu estado de origem.
HISTÓRIA
O Grupo JCPM nasceu em 1935, na Serra do Machado, interior de Sergipe, em uma pequena mercearia fundada por Pedro Paes Mendonça. Ano a ano, foi consolidando os negócios e, na década de 60, lançou a marca Bompreço, no Recife, rede de supermercados que chegou a ocupar a terceira posição nacional, mesmo atuando apenas no Nordeste.
Atualmente, desenvolve um sofisticado e inovador empreendimento imobiliário, o Condomínio Praia de Guadalupe, com 1,2 milhão de metros quadrados, no município de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, com terrenos e casas altas, e se prepara para lançar projetos de empresariais.
Leia menos


















