FMO janeiro 2020

08/08


2020

Dona da Ricardo Eletro pede recuperação judicial

UOL 

A Máquina de Vendas, dona da marca Ricardo Eletro, pediu hoje recuperação judicial na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo. Todas as lojas da rede também serão fechadas.

As dívidas somam R$ 4 bilhões e entre os maiores credores estão o Itaú, Bradesco, Santander e a Whirlpool (dona das marcas Brastemp e Consul).

Além da Ricardo Eletro, a empresa também detém as marcas Lojas Salfer, CityLar, Lojas Insinuante e Eletroshopping no segmento de eletrônicos e eletrodomésticos. "A Máquina de Vendas entende que está no caminho certo e vê a recuperação judicial como um momento transitório na jornada de reconstrução do seu negócio", diz a empresa, em nota enviada ao UOL. 

Em vídeo, o presidente da companhia, Pedro Bianchi, informou que todas as lojas foram fechadas e que a varejista irá se concentrar em um novo modelo de negócio, baseado numa rede virtual de parceiros e colaboradores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Jaboatão

08/08


2020

O Sertão é minha paixão

No Sertão, onde estou desde ontem para abraçar fortemente o meu pai Gastão Cerquinha, 98 anos, amanhã, Dia dos Pais, não se acorda. É acordado pelo canto dos pássaros, pelo alertar do galo, o relinchar do jumento, que dá as horas, como descobriu Luiz Gonzaga com a sua ciência sertaneja. Abre-se a janela e o rouxinol nos dá bom dia, o bezerro muge no curral nos convidando a tomar o leite quente jorrando das tetas da vaca juriti.

O descortinar do Sertão é um arco-íris de beleza, criação divina. Contempla-se como uma bela mulher, uma Iracema dos lábios de mel. Toda mulher bonita tem um pouco da beleza da paisagem sertaneja. É uma lua que nos ilumina o chão que a gente bate estradas em busca de um amor ardente feito a flor do mandacaru. É aqui que retiro  em meio às flores e o cheiro da caatinga a minha fonte do latejar da inspiração.

Não nasci brasileiro nem pernambucano. Nasci sertanejo. É aqui que busco e encontro as forças onde não existem em lugar algum. Busco sorrisos em meio de lágrimas.Tenho esperança mesmo no final do túnel.

Levanto ainda que seja para cair de novo. Amo inclusive aqueles que me odeiam, que só gostam do elogio fácil e da bajulação inútil. Prefiro o sorriso sincero do sertanejo bafejado pelas intempéries da seca e do abandono secular do poder público ao político hipócrita. A simplicidade é a verdadeira beleza da humanidade, aprendi com meu pai, um homem extremamente cordato, que trata todos iguais com o seu "oi, beleza".

Sertão é Guimarães Rosa, pedaço de chão, segundo ele, onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Foi também o mesmo Guimarães que disse que sertão é uma espera enorme. Quem sabe dele é urubu, gavião, gaivota, esses pássaros: eles estão sempre no alto, apalpando ares com pendurado pé, com o olhar remedindo a alegria e as misérias todas.

A vida é ingrata no macio de si; mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero. Tão amante sertanejo foi Luiz Gonzaga, rei soberano da caatinga. Deixou patenteada essa belíssima frase: "Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o Sertão, que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor".

Catulo da Paixão Cearense cantou: " Coisa mais bela/ Neste mundo não existe/Do que ouvir-se um galo triste/No sertão, se faz luar

Parece até que a alma da lua é que descanta/Escondida na garganta/Desse galo a soluçar". 

Estou deserdado do Sertão desde os 17 anos de idade. Meu pau de arara até Recife e depois a Brasília foi ônibus sem leito. Eu deixei a minha terra, mas dela meu espírito e alma nunca deserdaram. Meu frasear é oxente, sou vaqueiro valente, como cuscuz com carne seca, sou da terra semente de felicidade. 

Meu gostar é diferente. Gosto de moda de viola e das coisas do sertão; gosto de pessoas simples, cuidar da natureza; gosto de mulher bonita, de falar de amor e das coisas do coração.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

08/08


2020

Coluna do sabadão

Estado reage, mas com tapa-buracos

Quinze dias após este blog denunciar, com a colaboração de leitores, a dramática situação da malha viária do Estado, o Governo do Estado, finalmente, acordou. Mas, ao invés de reconstruir ou fazer novas estradas, diante da tragédia da maioria dos trechos, faz apenas operações tapa-buracos, serviços que não resistem à primeira chuva ou ao crescimento do movimento de automóveis, principalmente pesados, como caminhões.

O despertar do Estado é visto a olho nu a partir da mais importante estrada, a BR-232, ligando Recife a Caruaru. Ali, muitos buracos, verdadeiras crateras, já foram fechados em apenas dois ou três dias. Também há grupos do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) atuando no Agreste. Sai de Recife ontem em direção a Afogados da Ingazeira e não encontrei nenhum outro trecho, entretanto, em recuperação. E as piores estradas estão justamente no Sertão.

Uma das piores liga o município de Sertânia ao distrito de Albuquerquené, um pedaço de pouco mais de 15 km, mas que está completamente abandonada, uma buraqueira infernal, sem a mínima sinalização. Não dá para trafegar numa velocidade acima de 30 km, pois se corre o risco de danificar o automóvel. Andar nessa velocidade, porém, é dar bandeira para assaltos que vêm ocorrendo de forma periódica em toda a sua extensão.

A população já fez protestos e chegou a bloquear em dias de muito movimento. O Governo não se sensibilizou e continua ignorando o clamor dessa gente sofrida. Reclamações semelhantes chegam de todos os recantos do Estado. Em duas semanas – e até ontem recebemos contribuições – este blog chegou a postar mais de 30 vídeos enviados por leitores indignados. Relatos, inclusive, dramáticos, de pessoas que perderam familiares acidentados.

Incompreensível as estradas em todas as regiões do Estado chegar a tal estágio, até porque, há menos de seis meses, o Governo anunciou um programa de recuperação da malha estadual orçado em meio bilhão de reais. O dinheiro acabou e ninguém sabe como, enquanto piorou bastante os acessos rodoviários. Um drama que o governador não tem coragem nem sensibilidade para enfrentar.

Só uma nova – Operação tapa-buraco é o mesmo que tapar o sol com a peneira, jogar dinheiro fora. Trata-se de um paliativo que se dissolve rapidamente feito Sonrisal. O Governo tem que se conscientizar que existem estradas que não dão para recuperar mais e que precisam de um recapeamento radical, uma estrada nova. É o caso, por exemplo, do trecho que liga o distrito de Cruzeiro do Nordeste, onde foram feitas tomadas para o filme Central do Brasil, até a cidade de Sertânia. Ali, um retão, historicamente o Estado só faz tapar buraco e quanto mais tapa mais precário fica. Um horror!

Pesquisa Recife – Sai na próxima segunda-feira, com divulgação pelo diretório nacional do DEM, em Brasília, mais uma pesquisa sobre a sucessão municipal no Recife. O levantamento é do Instituto Conecta, de um grupo que trabalhou no Ibope. Mas antecipo, com exclusividade, que não traz novidades em relação aos números da Potencial, postada no meu blog, apontando a petista Marília Arraes na frente e o segundo lugar embolado entre Mendonça, Patrícia, Daniel e João Campos. A sondagem foi feita entre os dias 3 e 6 deste mês e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rejeição crescente – A pesquisa traz novidade, sim, em relação à avaliação da gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB), em queda livre. Se continuar assim, vai se transformar num péssimo cabo eleitoral para o pré-candidato socialista, João Campos, que no levantamento da Potencial ficou em quinto lugar. A desaprovação de Geraldo está associada aos escândalos de desvios dos recursos federais da Covid-19, conforme atestaram cinco operações seguidas da Polícia Federal. Enquanto Geraldo despenca, ACM Neto, prefeito de Salvador, sobe às alturas. De acordo com pesquisa do Poder360, o gestor baiano é apontado como o mais popular entre os prefeitos de capitais, com 78% de ótimo e bom.

CURTAS

ELE VOLTOU... – O Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu, ontem, uma liminar que determina a suspensão do afastamento do prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB). A decisão foi publicada 16 dias após o seu afastamento durante a deflagração de operações policiais para investigar crimes como peculato e lavagem de dinheiro. Na decisão, o ministro Dias Toffoli afirma que o afastamento de prefeito, via de regra, "não deve ocorrer por tempo indeterminado, sob pena de a medida acautelatória se configurar antecipação dos desdobramentos de um suposto juízo condenatório".

COM CONFUSÃO – A secretária de Saúde de Paulista, Terezinha Mousinho, foi flagrada, ontem, tentando sair do centro administrativo da Prefeitura com documentos públicos, segundo relato de uma fonte, que enviou ao blog um vídeo com registro do momento. Vereadores aliados do prefeito Junior Matuto (PSB), afastado de suas funções desde 21 de julho, foram informados sobre o que estava ocorrendo e se deslocaram para lá. Ainda de acordo com a fonte, a situação se acalmou após diálogo com os legisladores. A Guarda Civil chegou a fechar o centro administrativo durante a ação. Tudo isso horas depois de o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, autorizar o retorno de Junior Matuto à Prefeitura.

BOA NOTÍCIA – Um grupo de oito empresas e fundações vai investir R$ 100 milhões para contribuir com a montagem da fábrica para produção de vacinas contra a covid-19 na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A previsão é de que a unidade entre em operação até o começo do ano que vem, com capacidade de produzir até 30 milhões de doses por mês. A doação é uma iniciativa conjunta de Ambev, Americanas, Itaú Unibanco, Stone, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behring Family Foundation.

Perguntar não ofende: Cadê o dinheiro para recuperação das estradas, governador?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Deus liberte o Brasil dessa família Bolsonaro de todos esses bandidos milicianos, e todos vermes e vírus. Amém!

marcos

Feliz Dia das Pais a todos.

marcos

Sérgio Moro o novo ídolo da esquerda e dos idiotas úteis.

Fernandes

Deus liberte o Brasil dessa família Bolsonaro de todos esses bandidos milicianos, e todos vermes e vírus. Amém!

Fernandes

Moro responsabiliza Bolsonaro por 100 mil mortes por Covid-19. O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro, pelo Twitter, culpou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas mais de 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil. “Não podemos nos conformar, nem apenas dizer Cem Mil E daí?


Prefeitura de Serra Talhada

07/08


2020

Jorge Carreiro vai à Justiça para evitar posse de Matuto

EXCLUSIVO

Houldine Nascimento, da equipe do blog

O prefeito em exercício de Paulista, Jorge Carreiro (PV), informou à nossa reportagem que recorreu da decisão do Supremo Tribunal Federal que beneficiou Junior Matuto (PSB). Por meio do secretário de Assuntos Jurídicos do município, Kaio Cesar Damasceno, apresentou, agora à noite, um agravo regimental ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, sobre a suspensão de liminar que afastou Matuto.

“Merece reforma a decisão que concedeu a suspensão das liminares proferidas nos inquéritos policiais nº 0002765-95.2020.8.17.900 e 0000578-17.2020.8.17.9000, em trâmite no Eg. Tribunal de Justiça de Pernambuco, com vistas a reconduzir o investigado à função de Prefeito do Município do Paulista/PE”, traz um trecho do documento.

Jorge Carreiro falou sobre a decisão proferida por Dias Toffoli. “Do ponto de vista jurídico, é uma anomalia. Porque o prefeito afastado tinha entrado com uma ação no Superior Tribunal de Justiça desde o dia 24 de julho e, até o momento, a matéria não foi apreciada. Antes mesmo de o STJ se pronunciar, ele entrou com a mesma reivindicação no Supremo Tribunal Federal. Isso é inadmissível, sob o viés jurídico. Não é possível ir à justiça para requerer um direito com dois juízes, de instâncias diferentes ao mesmo tempo. Talvez o ministro não tenha conhecimento dessa atitude, mas é uma tentativa de burlar a lei”, avalia.

O prefeito em exercício também acusa Junior Matuto de cometer diversas irregularidades na administração de Paulista. “Ele foi afastado no mesmo dia por duas decisões. Neste período em que ocupamos a Prefeitura, encontramos diversas informações que apontam para indícios de improbidade e desvios. Estamos remetendo todo esse material para o Ministério Público, a Draco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e o Tribunal de Contas do Estado”, revela.

“Em tempos de pandemia, a Secretaria de Saúde fechou 15 PSFs. Havia 15 mil testes de Covid-19 estocados na central de abastecimento farmacêutico, sem programação de uso. Já estavam para vencer e a população precisa fazer a testagem. Na Educação, encontramos cestas básicas armazenadas de forma indevida, com produtos vencidos, e o recurso do contrato da merenda já foi todo utilizado. Nas políticas sociais, outros absurdos: até campeonato nacional de futebol de salão está contratado ao custo de R$ 3 milhões. A Casa de Acolhimento para Crianças estava sem alimentos, muitas delas recebendo comida por meio de doações”, acusa.

Desde que assumiu a Prefeitura de Paulista, no último dia 21, Jorge Carreiro exonerou 1.093 comissionados, promovendo a troca de todo secretariado. Ainda segundo o prefeito em exercício, sua equipe está sem acesso às redes sociais e site da Prefeitura porque não foram repassadas as senhas pelo grupo do gestor afastado. Até então vice-prefeito, Carreiro rompeu politicamente com Junior Matuto em 2017.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/08


2020

Queiroz depositou 21 cheques para Michelle Bolsonaro

Extratos bancários de Fabrício Queiroz mostram que o ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos) depositou 21 cheques na conta de Michelle Bolsonaro, no valor total de R$ 72 mil, de 2011 a 2016.

Os documentos divergem da versão apresentada por Jair Bolsonaro (sem partido) de que Queiroz estava pagando um empréstimo. Não há nenhum sinal na conta bancária de Queiroz de que ele tenha recebido dinheiro de Jair antes disso – o que configuraria o empréstimo. As informações são da Revista Crusoé.

A “Crusoé” teve acesso ao extrato bancário de Fabrício Queiroz – cujo sigilo foi quebrado pela Justiça – e revelou mais depósitos em cheque do ex-assessor de Flávio Bolsonaro na conta de Michelle Bolsonaro do que se tinha conhecimento até agora.

Em dezembro de 2018, com base em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou que Queiroz havia depositado cheques no valor de R$ 24 mil na conta da primeira-dama.

Na época, o presidente Jair Bolsonaro justificou as transferências: disse que havia emprestado dinheiro a Queiroz, que os depósitos eram parte do pagamento dessa dívida e que o valor era ainda maior, chegando a R$ 40 mil.

“Não foi por uma, foi por duas vezes que o Queiroz teve dívida comigo e me pagou com cheques. E não veio para a minha conta esse cheque, porque simplesmente eu deixei no Rio de Janeiro. Não estaria na minha conta. E não foram R$ 24 mil. Foi R$ 40 mil”, explicou Jair.

Segundo a reportagem da “Crusoé”, “os extratos mostram que a conta da primeira-dama começou a ser abastecida por Queiroz em 2011. E pelo menos 21 cheques foram depositados entre 2011 e 2018”.

2011: três cheques de R$ 3 mil (R$ 9 mil);

2012: seis cheques de R$ 3 mil (R$ 18 mil);

2013: três cheques de R$ 3 mil (R$ 9 mil);

2016: nove cheques no total de R$ 36 mil.

Não constam depósitos em nome de Jair Bolsonaro na conta do ex-assessor. Nem mesmo os R$ 40 mil que o presidente afirmou ter emprestado a Queiroz.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

07/08


2020

Geração Chesf é destaque

A excelência do desempenho operacional das usinas do Complexo de Paulo Afonso, na Bahia; de Boa Esperança, no Piauí; de Luiz Gonzaga, em Pernambuco; e de Xingó, em Sergipe, foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ciclo 2020/2021 de revisão tarifária.

Com isso, a Chesf obteve aumento da Receita Anual de Geração (RAG) em torno de R$ 75 milhões, oficializada pela Resolução Homologatória nº 2.746/2020. Essa avaliação aconteceu apenas para as usinas que estão em regime de cotas, ou seja, aquelas em que as empresas são remuneradas para operar e manter as instalações disponíveis.

A cada processo de estabelecimento da receita dos geradores em regime de cotas, a norma em vigor prevê o acréscimo (positivo ou negativo) da Parcela Ajuste por Indisponibilidade Apurada ou Desempenho Apurado à receita de cada usina, como forma de verificar o atendimento ao padrão de qualidade exigido, que é aferido por indicadores específicos.

"Os resultados obtidos de disponibilidade acima da referência mostram os investimentos da Chesf na modernização das suas usinas e melhoria nos processos de operação e manutenção, de modo a prestar um serviço cada vez melhor aos seus clientes e à sociedade", avaliou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.

Ele destacou, ainda, a importância do trabalho de todas as equipes para o alcance desses resultados que beneficiam o Nordeste e todo o País.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

07/08


2020

Valdir Teles perto de virar patrono do repente

O saudoso poeta Valdir Teles está perto de se tornar patrono do repente e da cantoria de viola de Pernambuco. A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1282/2020, de autoria do deputado Waldemar Borges (PSB), que versa sobre a honraria.

O PL está na Secretaria Geral da Mesa Diretora. Filho da Paraíba, Valdir Teles fincou raízes no Sertão do Pajeú, onde tornou-se referência cultural. Foi vitimado por um infarto fulminante, no último mês de março, aos 64 anos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

07/08


2020

Editorial analisa prorrogação do auxílio emergencial

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre o anúncio feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, da prorrogação até dezembro do auxílio emergencial para os trabalhadores informais. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

07/08


2020

Em Paulista, presidente da Câmara se nega a dar posse a Matuto

Houldine Nascimento, da equipe do blog

O prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), marcou para esta segunda-feira (10), às 8h, na Câmara de Vereadores, a recondução ao cargo. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, atendeu a defesa do gestor, ontem, ao suspender uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que o afastava da Prefeitura por 180 dias em razão de suspeita de irregularidades em sua administração, entre 2012 e 2017. Tudo isso após a deflagração das operações Chorume e Locatário, ambas da Polícia Civil, em 21 de julho.

Hoje, o presidente da Câmara Municipal de Paulista, Fabio Barros (PDT), declarou que não dará posse a Matuto, mesmo após decisão favorável do STF. “Não vou participar e não vou dar posse. Nesse momento, a população tem clareza do que está acontecendo, e é algo inaceitável. Ele vai ter que buscar uma solução jurídica, já que é um ato político. A população está revoltada com tudo o que foi apresentado pela Polícia Civil nestas duas investigações. Uma delas aponta desvio de R$ 900 mil e outra, que aponta R$ 21 milhões na questão do lixo. Essa decisão [do STF] demonstra claramente que o município corre risco de ter um gestor que foi afastado por tais acusações”, comentou, em entrevista à CBN Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/08


2020

Live da quarta trata de segurança nos presídios

A advogada criminalista carioca Maíra Fernandes é uma das mais credenciadas defensoras dos direitos humanos no País. É a convidada da live da próxima quarta-feira, às 19 horas, pelo Instagram deste blog. Ninguém conhece como ela alternativas para melhoria da política prisional, investimento pelos estados em modelos de apoio aos detentos, como associações de proteção e assistência a condenados e colônias agrícolas.

É grande estudiosa das legislações sobre drogas. Acha que deixar que o policial decida se a quantidade de droga apreendida configura tráfico ou uso, sem tabela de quantidades, dá margem a arbitrariedades e defende a criminalização das drogas no País.

A advogada também é favorável à adoção de novas políticas para reduzir a superlotação dos presídios, com medidas que levem à diminuição de prisões preventivas e temporárias.

Outro tema sobre o qual ela possui uma visão crítica é a Operação Lava Jato. Já afirmou, sobre a operação que “desnudou um empreendimento criminoso multifacetado, com a participação de inúmeras pessoas, durante muitos anos”.

E alerta para o fato de que “nem sempre as provas apresentadas contra um dos réus podem ser as mesmas para todos os demais, como se eles seguissem acorrentados numa acusação comum”. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/08


2020

Joaquim faz abertura do projeto 100 DIAS–Eleições 2020

“Em uma eleição marcada pela calamidade pública e pela necessidade do isolamento social, a comunicação digital será fundamental na vida dos candidatos. E preciso ter cuidado com o demônio que são as fake news, que, com o advento das redes sociais, trazem um arsenal de mentiras”, comentou o ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, durante palestra de abertura do projeto 100 Dias – Eleições 2020, iniciativa do PSDB Pernambuco para capacitação de pré-candidatos em todo o estado.

O encontro on-line, na manhã desta sexta, foi aberto pela presidente do partido, deputada estadual, Alessandra Vieira. “Essa iniciativa surge nessa nova realidade que estamos vivenciando há meses. Tivemos que readaptar o nosso dia a dia e a nossa forma de realizar as nossas atividades, por isso o projeto visa disponibilizar um conteúdo de qualidade e estimular o debate e a troca de experiências entre os nossos pré-candidatos”, enfatiza a presidente.

A programação continua na sexta-feira, 14, com palestra de Renato Hayashi, advogado eleitoral, professor e mestre pela UFPE, que vai falar sobre legislação eleitoral e prazos. Já no dia 21 de agosto, o encontro terá como palestrante o vereador André Régis, advogado, administrador, mestre em direito pela UFPE, mestre e PhD em Ciência Política e professor da UFPE, que vai falar sobre Marketing Político.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha