O vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, participou nesta sexta-feira (5) de uma reunião de planejamento do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, na sede da entidade. O encontro marcou o início da organização do evento, considerado o maior encontro municipalista do Norte e Nordeste, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril de 2026, no Recife Expo Center. Na pauta, foram discutidos a definição do tema central, a estrutura das salas temáticas, a programação de palestrantes e o formato da abertura oficial.
Durante a reunião, foi debatida a proposta de um novo modelo para a cerimônia de abertura, que deve combinar uma palestra inicial de uma personalidade nacional com o momento institucional de participação das autoridades. “Estamos construindo um Congresso que contribua de forma prática para o dia a dia dos gestores, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências entre os municípios pernambucanos”, afirmou Pedro Freitas.
O vice-presidente também conheceu o funcionamento do recém-criado Setor de Arquitetura e Engenharia da Amupe, destinado a apoiar prefeituras na elaboração de projetos. No local, acompanhou a apresentação de uma proposta de praça enviada pelo município de Aliança, fez ponderações e sugeriu ajustes técnicos. A Amupe informou que segue recebendo projetos, que podem ser protocolados pelo site da entidade.



















