Por José Adalbertovsky Ribeiro*
MONTANHAS DA JAQUEIRA – A invasão da Venezuela faz parte da geopolítica de influência da América, para afugentar os tentáculos da Rússia e da China no Continente. A América Latina é nossa e o boi não lambe, avisou Tramp.
VENEZUELA E NICARÁGUA – Um pouco de história não faz mal a ninguém. Em 1989 os Estados Unidos invadiram o Panamá, na América Central, e prenderam o ditador-general narcotraficante Manuel Noriega. Em 1992 o bicho foi condenado a 40 anos de prisão. Também foi dito na época que os EUA violaram a soberania da boca de fumo do Panamá. Noriega foi para as profundas em 2017 aos 83 anos. Nicolas Maduro foi preso agora por violar a soberania humanitária de mais de 7 milhões de compatriotas. Patriotas são mais importantes que a Pátria. Meu colega o poeta Fernando Pessoa falou: “Prefiro rosas, meu amor, à Pátria, e antes magnólias amo que a glória e a virtude”.
Leia maisOs vermelhos estão chorando desde sábado, dia e noite sem parar.
Almas pequenas revogam a lei do poeta Fernando Pessoa
Os clarins anunciam: estamos na alvorada do Ano Novo. Todo ano é novo. O livro As viagens de Gulliver, do escritor inglês Jonathan Swift, descreve o reino imaginário de Lilipute, habitado por criaturas minúsculas de seis polegadas de tamanho e almas igualmente minúsculas. Meu colega, Sua Excelência o poeta Fernando Pessoa dizia: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. A lei do poeta foi substituída pela lei de Gerson: “O importante é levar vantagem em tudo, certo?!”
Almas liliputianas que infestam o reino de Pindorama castigam a humanidade brasileira com o escândalo bilionários no INSS; calotes de mais de 22 bilhões no Ministério da Cultura; sangria acima de 50 bilhões de denários em emendas parlamentares do Congresso Nacional. O governo federal registrou no final de 2025 o maior déficit de estatais da série histórica desde 2002, de R$ 6,3 bilhões.
Estes são dados de realidade. Os Correios, em situação falimentar, fizeram o L para contrair empréstimos de 10 bilhões e vão demitir 15 mil funcionários. Estes são dados de realidade. Os ladravazes da Previdência dizem que são vítimas dos aposentados. Almas liliputianas trabalham para vulcanizar os ladrões da Previdência na CPMI do Senado.
Assim como se dizia antigamente sobre 1968, por conta do AI-5, 2025 foi um ano que ainda não acabou. A dosimetria foi proposta como alternativa da Anistia, tipo uma black friday da anistia. Está suspensa no ar. Nem anistia nem dosimetria. Os generais de estrelas gemadas não roubaram, não mataram nem desertaram da guerra. Não são apenas CPF da Receita Federal.
Em qualquer lugar onde estejam, generais transportam o brasão das Forças Armadas no peito e certamente no coração. São homens com mais de 70 anos. Condena-los à prisão perpétua ou trancafia-los na cadeia por mais de 20 anos seria uma crueldade sem limites.
Os calotes bilionários revelam a existência de uma caixa de Pandora, uma caixa mal-assombrada no Ministério da Cultura. Sumidades, nulidades e caboclos mamadores são estrelas cadentes das artes que hoje recitam “sem anistia” para mamar verbas oficiais.
Nosso Brazil está sendo governado por almas liliputianas, almas pequenas, do tamanho de um pé de coentro. Deus do céu, concedei-nos a ventura de ser abençoados por grandes almas, almas do tamanho de um bonde, ou almas do tamanho do pão-de-açúcar. Amém!
*Periodista, escritor e quase poeta
Leia menos





















