Durante agenda em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco, o deputado Sileno Guedes (PSB) criticou o fato de duas cozinhas comunitárias estarem fechadas em pleno horário comercial. Ambos os equipamentos exibem avisos afixados às portas com a informação de que permanecerão sem operação durante o mês de janeiro. Segundo o parlamentar, essa medida vai em direção contrária aos objetivos do programa de cofinanciamento estadual das cozinhas comunitárias, uma estratégia de combate à fome coordenada por ele na condição de secretário estadual de Desenvolvimento Social, em 2021.

“Para nossa surpresa, encontramos fechada esta cozinha, que é cofinanciada pelo Governo de Pernambuco em um programa que fomos nós que iniciamos, enquanto secretário de Desenvolvimento Social. O curioso é que tem um aviso na porta dizendo que, durante o mês de janeiro, a cozinha vai estar desativada. O estômago não tem férias. Janeiro é um mês como qualquer outro e é preciso que o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Lagoa de Itaenga deem uma posição sobre o porquê desse fechamento”, declarou o deputado, em frente à Cozinha Comunitária Lagoa de Itaenga I.
Leia maisEm outro momento da fiscalização, o parlamentar encontrou a Cozinha Comunitária Lagoa de Itaenga II na mesma condição. Ambos os equipamentos exibem a marca do Bom Prato, versão do Governo Raquel Lyra para o antigo programa Tá na Mesa PE, que, entre 2021 e 2022, iniciou o cofinanciamento de cozinhas comunitárias em todo o estado.
A premissa do programa se baseia no repasse de recursos estaduais para a instalação desses espaços nos municípios e de parcelas mensais para o custeio da operação. As cozinhas devem servir, no mínimo, 200 refeições, diariamente e de forma gratuita, a pessoas em situação de vulnerabilidade social, sem margem para interrupções prolongadas do serviço.
Leia menos
















