Por Marcus Prado*
Do Diário de Pernambuco
Vem da Cidade do México um exemplo de boa gestão cultural para a preservação da memória dos seus grandes artistas, poetas e escritores. O mais recente foi a criação do Museu Casa Frida Kahlo, dedicado à mulher mais famosa do país depois de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira de toda a América Latina. (A devoção à santa é um símbolo de fé e unidade em todo o continente. Há uma igreja em Olinda, única no Brasil, erguida em seu louvor). A paixão por Frida sente-se logo ao chegar à cidade, não só na capital, mas em outras regiões do México. Sua imagem circula em notas de 500 pesos e pode ser vista em numerosas marcas do mercado turístico, a começar nos aeroportos.
Outros museus, também dedicados a figuras femininas proeminentes no campo da literatura feita por mulheres famosas, serão lembrados pelo que existe de emoção especial em mergulhar no seu mundo de criação do belo. É uma oportunidade para explorar a vida e a obra de ícones da literatura, mergulhando na história e na inspiração por trás de suas obras-primas, como foi o caso também da casa onde nasceu Gertrud von le Fort, escritora alemã, autora de obras como “A Última no Claustro”, adaptada para o cinema.
Leia maisEla tornou-se conhecida por suas obras literárias, que muitas vezes abordam temas religiosos e históricos. Em colaboração com o museu da casa de Schiller, em Marbach (Alemanha), foi vista, recentemente, uma monumental exposição dedicada à sua vida e obra, retratadas por mim, em artigo neste jornal, como o “Goethe de saias”.
O Museu Emily Dickinson (Amherst, Massachusetts, EUA) é um complexo de duas casas históricas em Amherst, Massachusetts, onde a poeta viveu: a sua casa natal, que é de rara beleza arquitetônica. Preservar o ambiente onde Emily nasceu, viveu e escreveu a maior parte de seus poemas, oferecendo visitas guiadas que mostram o mobiliário, os objetos de época e detalhes da vida do século 19.
A antiga casa de veraneio de Agatha Christie, a famosa “Dama do crime”, em Devon, Greenway (sul da Inglaterra), hoje Museu, atrai fãs da escritora de numerosas procedências. A casa exibe nas suas estantes livros de Agatha Christie em mais de cem idiomas, inclusive em nossa língua. (Talvez seja a autora mais lida no Brasil, no seu gênero). A história de Agatha e sua família se espalha pelos demais cômodos da casa. Como nos livros que escreveu, a sua casa é cheia de detalhes saborosos.
Em busca de novos horizontes, Georgia O’Keeffe fez morada no coração do Novo México. Ali, sozinha, a artista pintou e viveu por quase quatro décadas em sua segunda Ghost Ranch, cravado na paisagem seca do deserto. “Adoraria que todos pudessem ver o que contemplo todos os dias da minha janela. Há uma espécie de encantamento no céu que me envolve”, escreveu, numa carta. Com o céu do deserto — que se transforma de lavanda, os penhascos ao longe, com o degradê de amarelos, roxos e rosas, e o verde tão singular dos cedros que pontuam a paisagem —, escreveu Georgia O’Keeffe a seu amigo, o pintor Arthur Dove, em 1942. Essa casa virou museu, imperdível para os amantes da pintora genial.
Se alguém batesse à porta do velho sobrado da Praça Maciel Pinheiro (Recife), onde a escritora Clarice Lispector viveu os “melhores anos da sua vida”, algum empregado (que não existe, nem jamais existiu, posto que se encontra fechado há décadas, parcialmente em ruínas) responderia com a voz rouca dos fantasmas: “Tudo neste sobrado, nesta hora, é como se o ‘eu quero’ paralisasse de imediato o ‘eu posso’.” Tudo ela desejou nesse sobrado, tema que se manifesta nos romances de Clarice Lispector como uma vocação existencial, muitas vezes inominável e insatisfeita. Faço esse registro para lembrar a passagem, neste mês, dos 365 dias da conclusão do “projeto” de revitalização do prédio.
*Jornalista
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