Em sua estreia, Chico José provoca Heloísa sobre crise de representação no Congresso no podcast Direto de Brasília

Em sua estreia como um dos novos reforços do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, o jornalista Francisco José levantou um dos principais debates do cenário político atual ao perguntar à deputada federal Heloísa Helena (Rede-AL) se o país ainda tem condições de eleger parlamentares efetivamente comprometidos com os interesses públicos. A intervenção abordou o descrédito em relação ao Congresso Nacional e a permanência de políticos que, segundo ele, ocupam mandatos sem cumprir suas funções institucionais.

Na resposta, Heloísa Helena afirmou que segue movida pela esperança e defendeu a participação política como caminho para mudanças estruturais no país. Segundo a deputada, decisões centrais da vida nacional passam pelas instâncias de poder, apesar das distorções do sistema. “Embora a gente não viva numa democracia de fato, porque democracia sem justiça social não é democracia, é na política que se decide tudo”, afirmou, ao criticar a impunidade e a relação entre governos e setores do Congresso. Assista:

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com a deputada federal e ex-senadora Heloísa Helena (Rede), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Ipojuca - No Zap

A ex-senadora Heloísa Helena é a convidada do no meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’, de hoje. De volta ao Congresso Nacional após 18 anos fora do Legislativo, agora na condição de deputada federal pela Rede de Alagoas, substituindo por seis meses o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), ela vai falar sobre a sua proposta de uma CPI sobre o escândalo do Banco Master e os desdobramentos da política nacional com foco nas eleições deste ano.

Recentemente, ao tomar posse na Câmara, Heloisa prometeu incomodar os congressistas durante seis meses. “Quem me odeia vai se ver livre de mim rapidamente e eu espero dar motivos para que me odeiem mais ainda”, disse em entrevista ao Brasil de Fato. Enfermeira e professora, Heloísa foi a terceira mulher que recebeu mais votos em uma campanha rumo à presidência da República, atrás apenas de Marina Silva e Dilma Rousseff.

Caruaru - IPTU 2026

Os policiais civis de Pernambuco anunciaram uma paralisação de 24 horas a partir das 7h desta quarta-feira (4), após, segundo as entidades representativas, não haver avanços em tentativas de diálogo com o Governo do Estado. O movimento, convocado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) e pelo Movimento pela Valorização dos Policiais Civis, aponta que as reivindicações estão relacionadas à valorização profissional, às condições de trabalho e à política salarial, e têm como objetivo chamar a atenção da sociedade e do poder público para as demandas da categoria.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Após a repercussão da abertura de investigação pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o ex-prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, divulgou nota pública para esclarecer informações relacionadas a pagamentos realizados durante sua gestão, incluindo contratos artísticos e despesas com energia elétrica. Segundo o ex-gestor, não houve quebra da ordem cronológica de pagamentos nem atraso injustificado de obrigações financeiras, conforme apontado em publicações recentes.

Em relação à contratação da banda Calcinha Preta, Wellington Maciel afirmou que parte do valor foi paga ainda em 2023, em razão de limitações financeiras do município naquele exercício, e que o saldo remanescente foi quitado em 2024 antes de qualquer pagamento referente às atrações do São João daquele ano. “A quitação do saldo ocorreu respeitando a ordem cronológica das obrigações financeiras”, afirmou, acrescentando que todos os desembolsos seguiram os trâmites legais de empenho, liquidação e autorização formal.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Sala do Empreendedor de São José do Egito recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento, certificação concedida pelo Sebrae às unidades que se destacam pela qualidade, organização e eficiência no apoio aos empreendedores. O reconhecimento ocorre durante a gestão do prefeito Fredson Brito e está relacionado às ações estruturadas a partir da criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da implantação do espaço voltado ao atendimento de pequenos negócios no município.

Segundo o prefeito, a certificação reflete o planejamento adotado pela administração municipal. “Esse Selo Ouro mostra que quando a gestão trabalha com seriedade e organização, os resultados aparecem. A Sala do Empreendedor foi criada para estar perto de quem produz, gera renda e movimenta a economia da nossa cidade”, afirmou. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob coordenação de Pedro Lira, a Sala do Empreendedor já realizou mais de 600 atendimentos, inseriu 37 pessoas no mercado de trabalho e promoveu a capacitação de mais de 750 pessoas no município.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), usou a tribuna nesta terça-feira (3) para repercutir o início da auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSus) na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, hospital que tem como um dos sócios o marido da vice-governadora Priscila Krause.

A inspeção começou nesta manhã, após denúncia e pedido de auditoria apresentados por Farias em outubro do ano passado, com foco em suposto superfaturamento e uso irregular de recursos do Sistema Único de Saúde. “A nossa denúncia, feita em outubro do ano passado, está rendendo frutos. O DenaSus chegou a Pernambuco para investigar os mais de 14 milhões de reais de superfaturamento do hospital do marido da vice-governadora”, afirmou o parlamentar.

O Ministério Público Militar pediu nesta terça-feira (3) ao Superior Tribunal Militar (STM) que declare a perda dos postos e das patentes do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto.

O posto é o grau hierárquico dos oficiais (como capitão e general) e representa o nível de autoridade que aquele militar ocupa na estrutura de comando. A patente é o documento que garante esse posto.

Com isso, na prática, caso o STM acolha as representações e condene os militares, eles serão expulsos das Forças Armadas. As informações são do g1.

Por Letícia Lins – Oxe Recife

Na semana passada, o jornalista João Alberto escreveu uma reportagem bem nostálgica, lembrando os tempos áureos do Bal Masqué, que  até o final do século 20 era uma das prévias carnavalescas mais disputadas do Recife e tida como uma das mais luxuosas do Brasil. As mulheres usavam vestidos longos, plumas e brilhos, enquanto os homens usavam traje smoking completo.

“Todos precisavam usar máscaras e estas, também eram bem luxuosas”, segundo lembra o jornalista Mucíolo Ferreira. “As máscaras dos homens eram presas com elástico, mas as mulheres seguravam as delas com uma varetinha, um luxo!”, completa.  O Bal Masquê ocorria sempre no Clube Internacional. Havia concurso de fantasias e os looks usados pela alta sociedade e  convidados eram esperados com tanta expectativa, que quem não ia para o Baile ficava no meio da rua, vendo os famosos chegarem. Era a chamada turma do sereno.

Coluna do Paulo Capelli – Metrópoles

Ministros do STF relutam em conceder prisão domiciliar a Bolsonaro por temer que o ex-presidente volte a violar a tornozeleira eletrônica.

Sob reserva, magistrados relataram à coluna que tudo estava encaminhado para Bolsonaro seguir o mesmo caminho do também ex-presidente Fernando Collor, que, condenado pela Suprema Corte a regime fechado, obteve o benefício de poder ficar preso em casa devido a problemas de saúde.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou nesta terça-feira que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Banco Master entraria na fila das CPIs da Câmara, que tem ao menos 15 requerimentos.

Motta disse também que não vê nem participa, de uma movimentação parlamentar para não prorrogar a CPMI do INSS como moeda de troca para não haver a instalação de uma CPI que investigue o banco de Daniel Vorcaro, liquidado pelo Banco Central em novembro de 2025.

— Essas CPIs são tratadas na ordem cronológica. No ano passado, tivemos aí algo em torno de 15, 16 CPIs protocoladas, acabamos não instalando nenhuma e agora vamos fazer o debate sobre essas CPIs. A Câmara tem que obedecer essa ordem cronológica, tem que obedecer regimentalmente o funcionamento de cinco CPIs ao mesmo tempo, se for decisão da Presidência. Está lá e nós vamos, no momento certo, estar tratando dessa pauta — disse Motta a jornalistas. As informações são do jornal O GLOBO.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, encaminhou à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (3), o Projeto de Lei nº 004/2026, que institui o Programa de Apoio à Convivência com a Seca no Campo. A proposta autoriza a concessão de auxílio financeiro emergencial a agricultores familiares durante períodos de estiagem oficialmente reconhecidos no município e foi entregue pessoalmente pela gestora na abertura dos trabalhos legislativos.

Segundo a prefeita, o objetivo do programa é oferecer suporte imediato às famílias que dependem da agricultura familiar. “Esse projeto nasce da necessidade de amparar quem vive da agricultura familiar e sofre diretamente com os efeitos da estiagem. Nosso compromisso é garantir condições mínimas para a permanência dessas famílias no campo”, afirmou Márcia Conrado.

De acordo com o texto do projeto, o auxílio mensal será de R$ 126, destinado à aquisição de milho para alimentação animal, podendo atender até 300 famílias por mês, dentro de um limite financeiro global de R$ 100 mil. O procurador-geral do município, Cecílio Tiburtino, destacou que a proposta foi elaborada com base em critérios legais e fiscais. “O projeto estabelece regras claras de elegibilidade, controle e execução, respeitando a legislação vigente e a responsabilidade fiscal”, explicou. O projeto segue agora para análise e votação no Legislativo municipal.

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu em entrevista ao Bastidores CNN a necessidade de o Partido dos Trabalhadores (PT) ampliar alianças com partidos de centro para garantir apoio à reeleição de Lula. Segundo ele, esta estratégia é fundamental para fortalecer a base de sustentação do governo no Congresso Nacional.

“Sem dúvida, a prioridade do nosso partido é a reeleição de Lula. E para isso é preciso ampliar cada vez mais os apoios nos Estados, ampliar as alianças”, afirmou Santana, que disse defender esta posição não apenas internamente, mas também publicamente.

O ministro destacou que, embora o PT priorize manter o governo em estados onde já administra, é necessário ceder em determinadas disputas estaduais para garantir o apoio à candidatura presidencial. As informações são da CNN.

A CPI do Crime Organizado cancelou a sessão de hoje, depois da ausência dos governadores do Rio, Cláudio Castro (PL), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Os dois seriam ouvidos como convidados, e o comparecimento não é obrigatório. As informações são do portal Estadão.

O presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), decidiu que pautará a convocação do governador do DF. Ibaneis tinha dito que enviaria o secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. No fim, compareceu ao colegiado o número 2 da pasta, Alexandre Patury.

Em tempos em que boas notícias parecem raras, atitudes como as do empresário Antonio Souza, um dos patrocinadores do podcast ‘Direto de Brasília’, reacendem a esperança e mostram que ainda existem pessoas que fazem a diferença de verdade.

Reconhecido por todos como um grande ser humano, Antonio sempre esteve ao lado de quem mais precisa, ajudando de forma simples, sincera e sem esperar nada em troca. Sua trajetória é marcada por gestos de solidariedade, empatia e respeito ao próximo.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), comandou, ontem, a cerimônia de abertura do ano letivo de 2026 no município. O encontro reuniu professores, gestores escolares e profissionais do magistério, além do secretário de Educação, Edmar Júnior, e da secretária executiva da pasta, Luana Fernandes.

Durante o evento, Márcia Conrado destacou os investimentos realizados pela gestão na área educacional e os avanços alcançados nos últimos anos. “Pela primeira vez na história de Serra Talhada, estamos garantindo a entrega de kits escolares para os nossos alunos, investindo em estrutura, planejamento e valorização de quem faz a educação acontecer. Esses esforços já refletem em resultados positivos no IDEPE e no IDEB, mostrando que estamos no caminho certo para oferecer uma educação cada vez mais forte e transformadora”, afirmou a prefeita.

O momento também reforçou os avanços educacionais conquistados pelo município nos últimos anos. Serra Talhada tem apresentado crescimento em indicadores oficiais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que em 2024 alcançou a nota 6,3, superando as médias estadual (6,2) e nacional (6,0). O município também se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), obtendo posição de destaque na categoria “Desempenho Escolar” do 5º ano do Ensino Fundamental entre os municípios de médio porte do Estado.

Está marcada para amanhã, a partir das 19h, a missa de sétimo dia em memória do ex-prefeito de Petrolina Diniz de Sá Cavalcanti. A celebração será realizada na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no município sertanejo. Seu Diniz, como era conhecido, faleceu no último dia 29, aos 99 anos. Ele teve sua trajetória marcada pela vida pública e pela atuação política na cidade. Familiares convidam os amigos, autoridades e a população em geral para participarem da celebração e unirem-se em orações em sua homenagem.