FMO

21/11


2019

Túlio apresenta emendas para “tentar conter retrocesso”

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou, hoje, 38 emendas ao texto da Medida Provisória 905/2019, que institui um novo tipo de contrato laboral, o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”, e que retira 86 itens da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Segundo Gadêlha, essas medidas apresentadas pelo Executivo podem provocar um verdadeiro desmonte nos direitos dos trabalhadores brasileiros.

A MP 905 cria a modalidade de contrato de trabalho precário; intensifica a jornada de trabalho, que pode resultar em aumento do desemprego, enfraquece os mecanismos de registro, fiscalização e punição às infrações; fragiliza as ações de saúde e segurança no trabalho, além de reduzir as atividades rotineiras de fiscalização. 

“Minha posição é pela rejeição desta Medida Provisória. Mas para tentar conter o retrocesso, apresentamos 38 emendas verdadeiramente verdes e amarelas. Porque o verdadeiro patriotismo está na defesa do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras de um país”, declara Gadêlha.

As emendas foram elaboradas em conjunto com entidades com foco no Direito do Trabalho, como o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR).

“Lembro que na reforma trabalhista em 2017, comemorada por setores empresariais e conservadores, falava-se na expectativa de criação de 6 milhões de vagas. Passados dois anos da implantação das medidas, os empregos não foram gerados e o mercado de trabalho continua se deteriorando, com crescente informalidade e precarização das condições de trabalho”, recorda o pedetista.   


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Moro manda, e o porteiro que sabe que milicianos estão na área, obedece por amor à vida!

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Esse imbecil vai na contra mão do mundo moderno. Com essas medidas, ninguém vai querer ter uma empresa. Não temos mais emprego por sermos um país sem segurança jurídica, uma \"burrocracia\" que emperra qualquer empresário para abrir e fazer o negócio funcionar, além dos inúmeros órgãos estatais para infernizar os proprietários. Esse deputado, assim como todos \"socialistas\" e esquerdistas, vivem a querer aparecer com o dinheiro dos outros. Reduzir suas mordomias com nosso dinheiro....nada. Sem empresas o estado vai a falência. São uns aproveitadores que vivem a iludir o pobre e os trabalhadores. Quero ver qual direito o trabalhador vai ter no trabalho se ele não tem emprego. Eleger esses tipos é o que faz nosso País ser o atraso que é.


Governo de PE

21/11


2019

Governadores divulgam oportunidades na Alemanha

Governadores dos estados nordestinos desembarcaram em Berlim, hoje, como parte da articulação internacional do Consórcio Nordeste para atrair investidores e ampliar o fluxo de negócios na região. Em evento na sede da Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), eles apresentaram a empresários do país o mapa de oportunidades no Nordeste.

Os alemães também tiraram dúvidas com os gestores brasileiros sobre diversas questões, como participação de empresas estrangeiras em licitações.

“A formação desse consórcio oferece muitas vantagens, como a participação em licitações internacionais e a atração de investimentos estrangeiros. A condição mais importante para os alemães continuarem investindo no Brasil é a recuperação da confiança no país”, comentou Mark Heinzel, diretor de Relações Econômicas da DIHK.

"O Nordeste tem oportunidades para se investir no longo prazo. Isso tem feito um diferencial muito grande dado a nossa capacidade de discutir projetos e de fazer pactuações. Em todos as nossas reuniões na nossa missão, esses elementos estão sendo destacados pelos empresários europeus, que demonstram muito interesse em aprofundar a discussão para a consolidação de novos investimentos", frisou Paulo Câmara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

21/11


2019

MPPE deflagra Operação Papel Timbrado V

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco-PE), deflagrou, na manhã de hoje, a Operação Papel Timbrado V, no bairro das Graças, Região Metropolitana do Recife (RMR), em cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão expedido pela 6ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa.

A ação busca coletar evidências físicas e digitais relacionadas à fraude licitatória, delito contra a administração pública e lavagem de dinheiro. O objetivo principal é recolher documentos como boletins de medição de obras públicas, comprovantes de recebimento, celulares, entre outros. Com o emprego de dez profissionais da área de segurança pública do próprio MPPE, a Operação Papel Timbrado V aconteceu em apoio ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Gaeco-PB.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e Lima

21/11


2019

Fundaj intensifica contatos e parcerias internacionais

As cidades americanas de Nova Iorque e Washington estiveram na agenda desta semana do presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, para o estreitamento de vínculos internacionais e a formação de novas parcerias. Dentre as instituições visitadas estiveram a faculdade Berkeley College, a Universidade Columbia, o Instituto Smithsoniano, a Biblioteca Oliveira Lima, a Congregação Shearith Israel, a Biblioteca Brasileira de Nova Ioque, José Domício Coutinho, entre outras.

A primeira etapa da viagem, na cidade de Nova Iorque, resultou em uma parceria da Fundaj com o Berkeley College na formação de jovens. Em busca de cooperações, exposições e acessibilidade, Antônio Campos visitou também o Museu de Arte Moderna (MoMa), o Museu Metropolitano de Arte (MET), o Museu do Brooklyn e a exposição Superfícies, do artista plástico Vik Muniz, cuja capacidade de recriar obras das cinzas inspirou a redação de um artigo, publicado nesta quinta-feira no Diario de Pernambuco. O presidente conheceu também o centro de treinamento para professores na mais antiga escola de pós-graduação dos Estados Unidos, o Teacher’s College da Universidade de Columbia.

Também levando o título de mais antiga do país, dessa vez, conversando com a história pernambucana, a Congregação Shearith Israel foi a instituição seguinte no roteiro. A congregação judaica foi criada em 1654 por judeus que desembarcaram na antiga Nova Amsterdã, atual Nova Iorque, vindos do Brasil após a derrota na Batalha dos Guararapes. A chegada dos povos que migraram do Recife foi o que configurou na primeira comunidade judaica norte-americana.

Uma visita ao doutor em Literatura Comparada, Domício Coutinho, e sua Biblioteca Brasileira de Nova York, também fizeram parte da agenda. O paraibano, natural de Caaporã, é responsável pela criação da primeira – e única – biblioteca do tipo nos Estados Unidos, referência para comunidades brasileira e brasilianista em estudos e pesquisa nas artes, história e cultura do Brasil. O escritor já chegou a promover um seminário sobre a personalidade histórica do abolicionista Joaquim Nabuco, primeiro embaixador do Brasil nos Estados Unidos e grande patrono da Fundaj. Domício comunicou também a concessão da medalha Machado de Assis a Antônio Campos, que é outorgada pela Universidade Brasileira de Nova Iorque por trabalhos relevantes no campo cultural. A ocasião será realizada em solenidade com data a ser definida. Outros nomes agraciados com o mérito são Rachel de Queiroz, Sérgio Paulo Rouanet e Nélida Piñon

A etapa seguinte da agenda, realizada em Washington D.C. teve início com a visita à BIblioteca Oliveira Lima, que resultou na assinatura de um protocolo de intenções prevendo um projeto de pesquisa e edição da correspondência entre Oliveira Lima e Joaquim Nabuco, em que a Fundaj entra como porta de acesso digital para o Brasil. O protocolo também analisa a realização um seminário internacional sobre Joaquim Nabuco, Manoel de Oliveira Lima e Gilberto Freyre. O evento terá módulo em Washington D.C. e deverá ser realizado durante o festival Folklife do Smithsonian Institute, que homenageia o Brasil em 2020 dentro das comemorações de 120 anos de Freyre.

Representantes do festival Folklife estiveram na Fundaj na última quinta-feira (14) para firmar possíveis parcerias entre as instituições, com o direcionamento voltado para a cultura e educação. Esta semana, foi a vez da equipe do instituto recepcionar o presidente Antônio Campos em uma visita no Museu Nacional de Arte Africana, cujas exibições e coleções conversam com temáticas abordadas pelo equipamento cultural da Casa, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), além de ter um reconhecido programa de acessibilidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/11


2019

Aprovado projeto que obriga motorista a ressarcir o SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto determinando que a pessoa que provocar acidente com dolo (quando há intenção) ou culpa grave, além de indenizar as vítimas, responderá pelos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com atendimento e tratamento de todos os acidentados.

Trata-se do Projeto de Lei 362/19, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que recebeu parecer favorável da relatora, deputada Marília Arraes (PT-PE). O texto altera o Código Civil.

Em relação à redação original, ela fez apenas uma mudança: cortou os dispositivos que também obrigavam o responsável pelo acidente a pagar por auxílios e pensões gastos em decorrência do acidente. Para ela, a medida “vai além da questão da responsabilidade civil por ato ilícito”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

21/11


2019

Danilo cobra explicação do MEC sobre cortes

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentará um pedido de informação ao Ministério da Educação sobre a execução orçamentária de 2019. Apesar de o ministro Abraham Weintraub ter divulgado o total descontingenciamento de recursos da pasta, há a informação de que, para a recomposição de R$ 1,1 bilhão das universidades federais, retirou recursos de outras áreas.

Do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), foram bloqueados R$ 480 milhões do orçamento do Fies e R$ 230 milhões do ensino médio em tempo integral. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sofreu um congelamento de R$ 120 milhões. As informações foram publicadas no UOL.

“Estamos concluindo o exercício financeiro de 2019 e ainda não sabemos qual será o orçamento do MEC para este ano. Precisamos desse esclarecimento para acabar com angústia de toda a sociedade”, disse Danilo Cabral. Ele lembra que o governo Bolsonaro chegou a contingenciar R$ 6,1 bilhões do Ministério da Educação de um orçamento inicial de R$ 25 bilhões.

Para o orçamento de 2020, há a garantia na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de que os recursos reservados ao MEC não poderão ser inferiores ao valor destinado neste ano, corrigido pela inflação. O dispositivo foi assegurado graças à emenda apresentada por Danilo Cabral ao texto, que foi sancionado nesta semana. “Será proibido realizar cortes na educação como os que foram vistos neste ano”, disse Danilo Cabral.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

21/11


2019

A confraria das quintas em Brasília

Existem dados não oficiais que moram em Brasília cerca de 150 mil pernambucanos. Gente dos mais variados níveis da pirâmide econômica e social da corte. Já participei, na década de 90, dos alicerces da Casa de Pernambuco em Brasília, para copiar o pioneirismo dos cearenses com a Casa do Ceará, na 610 Norte.

Nunca prosperou, apesar da boa vontade de muitos pernambucanos que por aqui aportaram a partir da década de 80. Brasília é, na verdade, uma cidade cosmopolita, com sotaques arrastados de nordestinos e cantados de goianos e mineiros.

Eu vivi isso de perto quando repórter do Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Hoje, o nosso embaixador em Brasília, Aristeu Plácido Junior, carimbou comigo e os amigos Armando Monteiro Bisneto, Alex Campos, José Meriderval e o famoso Zé da Perua, da sua nação de Limoeiro, o passaporte da criação da Confraria das Quintas-feiras.

O restaurante, escolhido pelo embaixador, não é uma Brastemp, mas já aprovamos em assembleia que a escolha do próximo restaurante caberá a Armando Bisneto, batendo continência aos seus 20 anos de alma candanga.

Em tempo: as inscrições estão abertas para a colônia pernambucana no DF. Mas copiando a Abin, a ficha passará pelo crivo do embaixador.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

21/11


2019

“Aliança” defende Deus, armas e oposição ao comunismo

O partido Aliança pelo Brasil, que o presidente Jair Bolsonaro trabalha para tirar do papel, realizou, hoje, a sua convenção de lançamento, sob forte discurso de respeito a Deus, a religiões e de oposição a movimentos de esquerda. Bolsonaro assinou, na última terça-feira, a desfiliação do PSL, partido pelo qual se elegeu em 2018.  Em discurso, o presidente disse querer que a nova legenda "reze nossa cartilha". "Assim atingiremos de verdade os nossos objetivos", explicou.

A fala de Bolsonaro foi feita a uma plateia inflamada, com seus apoiadores participando, aos gritos, em apoio ao presidente. Não faltaram também críticas da plateia a parlamentares vistos pelos bolsonaristas como "traidores", como o deputado federal por São Paulo Alexandre Frota, agora no PSDB. Aos apoiadores, o presidente Bolsonaro disse que críticas ao governo são bem-vindas, mas pediu comedimento. "Vamos fazer críticas, mas moderadas."

Em um auditório lotado de um hotel de luxo de Brasília, a advogada Karina Kufa fez, antes do discurso de Bolsonaro, a leitura dos princípios do partido. “O povo deu norte da nova representação política. Em 2019, novo passo precisa ser dado. Criar partido que dê voz ao povo brasileiro”, afirmou.

Karina Kufa afirmou que o partido é conservador, comprometido com a liberdade e ordem, soberanista e de oposição às "falsas promessas do globalismo".

O programa tem os seguintes princípios:

  • Respeito a Deus e à religião
  • Respeito à memória e à cultura do povo brasileiro
  • Defesa da vida
  • Garantia de ordem e da segurança

O programa afirma que o partido "reconhece o lugar de Deus na vida, na história e na alma do povo brasileiro". Há ainda defesa da posse de armas.

Karina Kufa disse que o partido "se esforçará para divulgar verdades sobre crimes do movimento revolucionário, como comunismo, globalismo e nazifascismo". Ainda segundo a advogada, a sigla estabelecerá relações com partidos e entidades de países que "venceram o comunismo", como do Leste Europeu.

"O Aliança pelo Brasil repudia o socialismo e o comunismo", afirmou Karina Kufa. A frase foi bastante aplaudida pelos presentes. A plateia começou a gritar: "A nossa bandeira jamais será vermelha".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

O nome Bolsonaro já é um palavrão.

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Somente em repudiar o câncer do socialismo e comunismo, já é de bom tamanho.


Shopping Aragão

21/11


2019

Sicredi inaugura agência em Senhor do Bonfim

O município baiano de Senhor do Bonfim, a 375 quilômetros da capital Salvador, passa a contar a partir de agora com mais de 300 produtos e serviços da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Foi inaugurada, na noite de ontem, na Praça Nova do Congresso, 275, a mais nova agência do Sicredi Vale do São Francisco.

A solenidade de entrega das novas instalações reuniu um grande público e teve início com as bênçãos religiosas do padre Elielton Santos e do pastor Josimário João. O prefeito do município, Carlos Alberto Lopes Brasileiro, destacou a chegada do empreendimento e a perspectiva de mais desenvolvimento para todos os segmentos produtivos da comunidade. “Recentemente a nossa cidade vem sendo contemplada com a implantação de diversos investimentos e hoje vivemos um momento histórico com a inauguração deste importante instrumento de desenvolvimento econômico e social”, ressaltou. Senhor do Bonfim tem uma população de aproximadamente 81.330 mil habitantes.

O presidente do Sicredi Vale do São Francisco, Antônio Vinícius Ramalho Leite, recordou o tempo em que viveu na cidade, atuando como médico, e enfatizou os objetivos da cooperativa que cresce em todo país contando hoje com mais de 4 milhões de associados em 1.711 agências distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal. “A nossa expectativa é a melhor possível e esperamos gerar um impacto positivo com os diferenciais de gestão participativa onde os associados são mais do que clientes, são os donos do negócio”, frisou o presidente, citando ainda as linhas de crédito e os benefícios com as taxas diferenciadas e redução de tarifas nos serviços. Falaram ainda durante a solenidade o superintendente do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena e o gerente da nova agência, Edson Alves Costa. O capitão Samuel Sampaio representou na oportunidade o tenente coronel Jaime Malvár, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Após a entrega da unidade de Senhor do Bonfim, o Sicredi Vale do São Francisco dá continuidade ao plano de expansão com o início da construção de mais uma agência em Petrolina, em terreno já adquirido na avenida da Integração. O Sicredi Vale do São Francisco começou há 18 anos com o nome de Unicred Vale do São Francisco, atingiu a marca histórica de 120 milhões de ativos totais e hoje, com cerca de 5 mil associados, quer chegar a 200 milhões em 2020.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/11


2019

Governo mantém benefício para produtores rurais

O decreto do Governo do Estado que retirava o benefício de isenção de ICMS para produtores rurais foi alterado. Após cobrança do vice-líder da bancada de oposição, deputado Antonio Coelho (DEM), a governadora em exercício Luciana Santos (PCdoB) atendeu ao pleito. Hoje, foi publicado no Diário Oficial do Estado um novo decreto, derrubando a iniciativa anterior e mantendo o benefício para a categoria.

Em março, o governador Paulo Câmara assinou um decreto em que limitava a concessão do benefício para produtores rurais que consumissem até 300 quilowatts/hora por mês na conta de energia. Essa medida entraria em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020.

“É uma vitória para todos os trabalhadores rurais. Parabenizo a sensibilidade da governadora em exercício Luciana Santos, que entendeu a situação, que percebeu que mesmo os pequenos trabalhadores consomem até mais que esses 300 quilowatts/hora, e que eles teriam um peso muito grande no orçamento caso não tivessem a isenção. Cobramos publicamente essa questão na tribuna da Assembleia, e fica a lição de que é importante manter a altivez da Casa, que devemos manter a fiscalização dos atos do Executivo e contribuir para aperfeiçoá-los ou até derrubá-los, como foi o caso com a decisão que o governo queria para arrecadar o imposto, mas não vai mais”, afirmou Antonio Coelho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/11


2019

Bolsonaro lança fundação do partido Aliança pelo Brasil

O presidente Jair Bolsonaro deu hoje, em Brasília, o primeiro passo para criação do partido Aliança pelo Brasil.

A nova legenda ainda depende da coleta de assinaturas e de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No evento, a advogada da legenda, Karina Kufa, fez a leitura do programa fundador da Aliança pelo Brasil.

O evento aconteceu em um hotel de Brasília e reuniu diversos apoiadores, que lotaram a capacidade do local.

A maior parte da imprensa não teve acesso ao evento e teve que assistir aos discursos por um telão instalado do lado de fora, sob o sol, em um gramado cercado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Vai abrigar muitos milicianos.


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores