Na decisão sobre a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu um quadro que compara o local onde Bolsonaro estava e como será a nova cela. Ele terá mais espaço, mais refeições e mais profissionais de saúde.
O ex-presidente foi transferido nesta quinta-feira (15) da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, conhecido como Papudinha. As informações são do g1.
Leia maisA Papudinha fica a poucos metros das unidades da Papuda para presos comuns, no Jardim Botânico, com capacidade para 60 presos. O batalhão tem oito celas, todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.
Segundo o STF, a cela que será ocupada por Bolsonaro é igual a que Anderson Torres cumpre pena. A sala de Estado-Maior tem área total de 54,7 metros quadrados, além de 10 metros quadrados de área externa. Além disso, o local comporta a instalação de esteira e bicicleta ergométrica e viabiliza a realização de fisioterapia noturna para estabilização do sono, além de barras de apoio na cama para evitar quedas — rotina que era inviável na sede da PF por questões de segurança.
Veja as diferenças abaixo:
Tamanho da cela
- Antes: Na carceragem da Polícia Federal, o espaço disponível é de 12 metros quadrados.
- Depois: No Núcleo de Custódia da PM, a cela tem 64,83 metros quadrados no total — sendo 54,76 metros quadrados de área coberta e cerca de 10 metros quadrados de área externa.
Estrutura e mobiliário
- Antes: O local conta apenas com quarto e banheiro. Não há cozinha.
- Depois: A cela tem quarto, sala, banheiro, cozinha, lavanderia e área externa.
Refeições
- Antes: São três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).
- Depois: Passam a ser cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.
Banho de sol
- Antes: O banho de sol ocorria em um pátio externo improvisado.
- Depois: O banho de sol pode ser feito na área externa da própria cela, com privacidade e horário livre.
Local para exercícios físicos
- Antes: era usado um pátio externo improvisado.
- Depois: Há possibilidade de prática de exercícios na área externa da cela.
Visitas e atendimento
- Antes: As visitas ocorriam às terças e quintas-feiras, entre 9h e 11h, com duração máxima de 30 minutos por visitante. Além disso, era usada uma sala destinada à administração.
- Depois: As visitas podem acontecer de quarta e quinta-feira, por até seis horas, com permanência de até duas horas por visitante.
Atendimento médico
- Antes: O atendimento era feito por um médico da Polícia Federal, em regime de plantão 24 horas.
- Depois: No Núcleo de Custódia da Polícia Militar, há 1 médico de plantão 24 horas, além de uma equipe formada por 2 médicos clínicos, 3 enfermeiros, 2 dentistas, 1 assistente social, 2 psicólogos, 1 fisioterapeuta, 3 técnicos de enfermagem, 1 psiquiatra e 1 farmacêutico.


















