O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE Márcio Pochmann abriu, na manhã de hoje, o II Seminário de Gestão Governamental de Pernambuco. Com o tema “Fortalecendo a Gestão Governamental em Pernambuco: Inovação, Eficiência e Integridade para o serviço público do futuro”, o evento é realizado no Empresarial JCPM Trade Center, reunindo gestores, especialistas e líderes para discutir caminhos e soluções para modernizar e fortalecer a administração pública no estado.
A programação contará com palestras e debates sobre crescimento econômico, governança, inovação, liderança e transparência no setor público. Entre os convidados estão Tânia Bacelar, economista e sócia da Ceplan, além de autoridades estaduais. Também participam especialistas da Universidade de Pernambuco, como Eduardo Gonçalves, gerente de Prospecção e Monitoramento de Inovação, e o professor Djalma, diretor da Agência de Inovação da UPE.
Leia mais
O evento, promovido e organizado pelo SindGestor (Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Pernambuco), reúne gestores, especialistas, líderes do setor público e privado, além de acadêmicos, em um espaço dedicado à troca de conhecimentos, experiências e boas práticas de gestão pública. Com o compromisso de transformar o serviço público pernambucano, o II Seminário é direcionado a uma ampla gama de atores do setor público, incluindo: Gestores Governamentais e servidores públicos estaduais e municipais; Líderes de entidades privadas; Acadêmicos e pesquisadores da área de administração pública e políticas públicas; Profissionais interessados em inovação e governança no setor público. Além disso, o evento busca fortalecer a colaboração entre os diversos níveis governamentais, estimulando o diálogo transparente entre os setores público e privado.
“Está se rediscutindo em vários lugares o papel da administração pública na inovação tecnológica e na modernização dos países. Esse momento é bastante feliz, é a oportunidade do diálogo procurando reconhecer as possibilidades e desafios que temos nesse momento, quando o Brasil passa para o segundo quarto do século XXI, com grandes desafios a serem enfrentados”, destaca o presidente do IBGE.
Em sua análise, Tania Bacelar enfatiza a importância de cada vez mais se realizar eventos como esse. “Tivemos uma fragilização da gestão pública no Brasil nas décadas recentes e Pernambuco dá um bom exemplo retomando essa iniciativa, de dialogar”.
Representando o SINDGESTOR, a Gestora Governamental Vivianne Gueiros ressaltou o momento de diálogo e avanço para a gestão governamental no estado. “Inovação, eficiência e integridade, uma tríade que nos guia enquanto Gestores Governamentais que olham para o futuro. Em breve teremos um novo concurso para nossa carreira, com gente nova chegando para atender aos novos desafios do serviço público do futuro”, registra.
O Seminário propõe-se a ser muito mais do que um espaço de troca. A expectativa é de que o encontro gere insights práticos para transformar a gestão pública em Pernambuco e alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado; Promova networking qualificado entre gestores e especialistas que possam cooperar em projetos inovadores; Seja um marco para o engajamento transversal em pautas de interesse coletivo, como ética, inovação e sustentabilidade no setor público. Ao final, o objetivo central do evento é criar soluções colaborativas e eficientes, alinhando o setor público às demandas crescentes da sociedade moderna.
Além das palestras, logo mais o evento sediará a segunda edição do Prêmio “Aqui Tem GGOV”, que reconhece iniciativas de destaque lideradas por gestores governamentais de Pernambuco, quando os vencedores terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante o seminário e premiados.
Após a abertura, a programação prosseguirá com palestras e debates sobre crescimento econômico, governança, inovação, liderança e transparência no setor público. Entre os convidados também estão autoridades estaduais como Ana Maraíza (Secretária de Administração – SAD) e Marcelo Bruto (Secretário Executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos – SEPE). Também participam do evento Gestores Governamentais e especialistas da Universidade de Pernambuco, como Eduardo Gonçalves, gerente de Prospecção e Monitoramento de Inovação, e o professor Djalma, diretor da Agência de Inovação da UPE.
Leia menos