Nobel da Paz toma posse em governo temporário de Bangladesh

O economista Nobel da Paz Muhammad Yunus foi empossado como chefe do governo interino de Bangladesh no início da tarde de hoje, três dias depois de a primeira-ministra Sheikh Hasina ser forçada a renunciar e fugir do país após protestos violentos.

“Defenderei, apoiarei e protegerei a Constituição”, afirmou Yunis na cerimônia de posse em Daca, a capital do país asiático, acrescentando que desempenharia suas funções “com sinceridade”. Ele disse ainda espera ajudar a curar o país “convulsionado por semanas de violência”.

Ele chegou a Bangladesh, de Paris, horas antes de tomar posse. Assumir temporariamente o posto foi um pedido dos manifestantes que apoiaram seu nome para conduzir o país à escolha democrática de um novo chefe de governo. Ele afirmou que espera ter “eleições livres e justas” nos próximos meses.

Os líderes estudantis Nahid Islam e Asif Mahmud, que estiveram à frente das manifestações desde julho, farão parte do novo governo interino, informou o jornal Prothom Alo.

Para o economista de 84 anos, os manifestantes salvaram o país. “Qualquer caminho que nossos estudantes nos mostrem seguiremos adiante.”

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, congratulou o vizinho e disse ter esperança de um retorno antecipado à normalidade em Bangladesh, segurança e proteção dos hindus de de todas as outras comunidades minoritárias.

Da Folha de São Paulo.

Veja outras postagens

Pressionado pelo escândalo bilionário de fraudes no INSS, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, presta depoimento, nesta terça-feira, na Comissão de Previdência da Câmara. Ao falar das acusações envolvendo a pasta que comanda, o pedetista apelou para metáforas bíblicas e outras tiradas para tentar esquivar-se da responsabilidade de ter sido avisado das irregularidades e não ter acabado com as fraudes.

Segundo Lupi, o Brasil é “uma sociedade que tem a vocação da esperteza” e que seria impossível ele, “ser humano, falível” ter lidado com a fraude bilionária no INSS, dado o tamanho do órgão, com milhares de servidores, e o gigantismo do sistema previdenciário: “Nem Cristo tinha esse poder”, disse.

“Na verdade, nós temos uma sociedade que tem a vocação da esperteza. A Lei de Gerson, nosso grande meio de campo. Todo mundo quer levar vantagem em tudo. Coibir isso a gente tenta, a gente luta, mas é mentira dizer que isso se resolve num estalar de dedos. Nem Cristo, que era filho de Deus, que escolheu doze apóstolos — tinha um traidor lá –, ele não tinha como controlar. Era o Cristo, o Deus e não tinha esse poder. Quem sou eu? Ser humano, falível”, disse Lupi. As informações são da Revista Veja.

Dulino Sistema de ensino

Aproveitei a passagem pelo Salão Negro do Congresso Nacional para conferir a exposição “J. Borges: Poesia e Arte”, uma homenagem ao mestre pernambucano da xilogravura e do cordel. A mostra, de iniciativa do deputado federal Carlos Veras (PT), reúne mais de 80 obras, incluindo matrizes, xilogravuras e folhetos. Na visita, conversei com o curador da exibição, o meu amigo Romildo Gastão. Confira:

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) deram início agora ao ato de lançamento da federação União Progressista, realizado no Salão Negro do Congresso Nacional. A oficialização ocorre após meses de negociações entre os presidentes Antonio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), que comandarão a federação em regime de co-presidência até o final deste ano, com previsão de escolha de um novo presidente em janeiro de 2026.

Segundo comunicado divulgado na véspera, a federação reunirá 109 deputados federais, 14 senadores e quatro governadores. O acordo foi articulado por lideranças dos dois partidos e consolidado em reunião da bancada do União Brasil realizada na noite passada (28). Arthur Lira, um dos articuladores do acordo, também participa do evento de lançamento (PP-AL).

Ipojuca - IPTU 2025 - Vencimento 30 Abril

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reassumiu a presidência do Republicanos em Pernambuco, cargo do qual estava licenciado. Com isso, Silvio passará a acumular a função de dirigente partidário à atividade como ministro de Estado. O atual presidente do partido, Samuel Andrade, assumirá a primeira-secretaria da sigla.

“Vamos ao longo de 2025 andar Pernambuco buscando o fortalecimento do partido em todas as regiões. Vamos trabalhar ao lado dos deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro e Ossésio Silva; e ao lado dos deputados estaduais William Brígido e Mário Ricardo, para avançar no fortalecimento da chapa proporcional em 2026. Estou muito confiante que vamos eleger Dé quatro a cinco deputados federais e de cinco a seis estaduais”, destacou Silvio Costa Filho.

Caruaru - São João na Roça

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (29), o reajuste tarifário anual da Neoenergia Pernambuco. A partir de hoje, os consumidores atendidos pela concessionária passarão a pagar, em média, 0,61% a mais na conta de luz. Para os clientes de baixa tensão, como residências e estabelecimentos rurais, o aumento será de 3%. Já os consumidores de alta tensão, como grandes indústrias, terão redução média de 7,10% nas tarifas.

O processo de revisão tarifária considerou fatores como a queda nos custos de componentes financeiros e transporte, mas registrou alta nos custos de distribuição, encargos setoriais e compra de energia. A aprovação ocorreu por maioria de três votos a dois entre os diretores da Aneel. Parte da discussão tratou da inclusão de perdas não técnicas — como furtos de energia — na composição da tarifa, o que, na prática, faz com que consumidores regulares arquem com parte desses prejuízos.

Durante a reunião, a Neoenergia Pernambuco solicitou a exclusão da Energisa Acre como referência (“benchmark”) para definição das metas de perdas não técnicas, alegando diferenças nos desafios enfrentados. Os diretores Fernando Mosna e Ricardo Tili votaram a favor de uma medida cautelar, fixando provisoriamente a taxa de perdas em 16,31% sobre o mercado de baixa tensão até a conclusão de nova análise técnica, que deve ser realizada pela Superintendência de Gestão Tarifária da Aneel em até 180 dias.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

A cúpula nacional do PSDB aprovou por unanimidade, há pouco, a alteração no Estatuto da legenda para que seja viabilizada a fusão dos tucanos ao Podemos.

A decisão ocorreu durante uma reunião realizada na manhã desta terça-feira e capitaneada pela Executiva Nacional do partido, liderado por Marconi Perillo, presidente nacional dos tucanos. O encontro ainda acontece, neste momento, de forma híbrida (presencial, em Brasília, e on-line).

Segundo a legenda, o próximo passo é a realização da Convenção do partido, a fim de oficializar sua incorporação ao Podemos. As informações são da coluna Radar.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Por Ricardo Essinger*

O falecimento do empresário pernambucano Rafael Coelho, há um ano, ainda impacta sobre nós que fazemos a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, entidade da qual ele era vice-presidente e colaborador. Quando o convidamos para ocupar o cargo, ele aceitou, apesar das muitas dificuldades que sua nova agenda certamente impunha. Teria que se deslocar de Petrolina, base dos seus negócios, ao menos uma vez por mês, e conviver ainda menos com a família e com sua indústria.

Como em outras oportunidades, Rafael aceitou o desafio. Faria tudo o que estivesse ao seu alcance para colaborar com o desenvolvimento de sua região e do nosso Estado. Determinação, trabalho e conhecimento – valores que aprendeu cedo – não lhe faltavam. Rafael estava no auge de sua produtividade, no apogeu da vida.

Quando Rafael nasceu, Petrolina – e todo o imenso Sertão nordestino – ainda mantinha a imagem que corria o mundo, mostrando as terras secas, o gado faminto, pele e osso. Caveiras não sepultadas retratavam a face mais cruel da região. Ele sabia que precisaria ampliar seus horizontes, estudar, trabalhar, desenvolver seu talento e colher os frutos do esforço das gerações anteriores, para que sua Petrolina, seu Sertão, jamais revivesse aquelas cenas de pobreza absoluta, refletidas no gado.

Buscou o novo, a modernização, ampliando a empresa familiar de curtimento e outras preparações de couro – o Curtume Moderno. Sob sua gestão, a indústria se tornou uma das principais exportadoras do País. Melhorias nos processos produtivos levaram a sua empresa a conquistar a principal certificação ambiental para fabricantes de couro – o LWG (Leather Working Group), que reconhece as melhores práticas de produção no setor.

Quando, em 2022, foi homenageado na FIEPE com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial – a mais alta comenda da indústria brasileira, concedida pela Confederação Nacional da Indústria – estávamos também reconhecendo o papel que desempenhava na formação de novas lideranças e na renovação dos quadros dirigentes da nossa entidade. Rafael Coelho era a pessoa certa: antenado com as preocupações ambientais, com o consumo responsável e com a biodiversidade da sua região, ele também integrou o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – guardiã do desenvolvimento sustentável, do setor produtivo aliado ao consumo responsável dos recursos oferecidos pelo Rio São Francisco.

Líder nato, herdeiro de uma família que serviu ao país por meio de nomes como Nilo Coelho, Oswaldo, Augusto (seu pai), dona Josefa (a icônica avó sempre lembrada), Fernando e outros descendentes. A mesma visão empresarial e bom relacionamento com empresários do setor levaram Rafael à presidência do Sindicato das Indústrias do Curtimento de Couros e Peles e de Malas e Artigos de Viagem do Estado de Pernambuco – o Sindicouro-PE.

A oportunidade de levar a experiência adquirida para todo o segmento foi determinante. Dedicou-se à capacitação do empresariado local e à defesa da indústria do setor, conseguindo a sanção do Programa de Incentivo Fiscal para a Indústria Calçadista e Coureira. Voz ativa do Sertão pernambucano, Rafael passou a integrar a diretoria da FIEPE em 2008, como diretor adjunto por dois mandatos e, depois, como vice-presidente por mais oito anos. Foi um dos responsáveis pela implantação da sede da Federação na unidade de Petrolina, em 2014. Em 2020, assumiu a 1ª vice-presidência da FIEPE, exercendo por algumas vezes o cargo de presidente em exercício.

Ao lembrar de toda essa trajetória do sertanejo Rafael Coelho, vemos hoje a imensidão dessa perda. A ausência do companheiro proativo, sensato, ético, preparado, sempre pronto a colaborar com a FIEPE – nosso primeiro vice-presidente, presente e atuante – é sentida por todos. Vamos guardar sua memória entre os melhores dirigentes da FIEPE. E, para homenageá-lo, iremos inaugurar a Escola de Referência do Sesi em Petrolina com o seu nome, sugestão que obteve a aprovação unânime do nosso Conselho.

De Rafael Coelho, além da bem-sucedida trajetória, da dedicação à família e das preocupações com a educação, fica o exemplo. Nesta Petrolina de tantos bons exemplos, Rafael não é apenas mais um. É exemplo dos melhores pernambucanos.

*Ex-presidente da FIEPE e vice-presidente da CNI

Toritama - FJT 2025

Na noite de ontem, uma multidão vestida de azul tomou as ruas do bairro Gambá na “Onda Azul”, caminhada que marcou o início da reta final da campanha de Marcilio Regio (PP) e sua vice Lícia Maciel (PT), rumo à Prefeitura de Goiana. A caminhada arrastou apoiadores pelas principais vias e culminou com um ato público na Rua do Colégio, próximo à PE-049, onde Marcilio, Lícia, vereadores e lideranças locais discursaram diante de uma plateia entusiasmada.

Marcilio, que tem o apoio do ex-prefeito Eduardo Honório (UB), agradeceu o carinho do povo e reforçou seu compromisso com a comunidade do Gambá. “Essa onda azul linda, que vibra, que não vem aqui por emprego, não. Vem por amor a Goiana. Eduardo Honório fez tudo aqui no Gambá. Ficaram poucas coisas pra gente fazer. Mas eu vou fazer com vocês, meu povo do Gambá. Vou concluir o resto do calçamento, gramar o campo e fazer os vestiários, ajeitar essa área de festa, concluir a praça. Pode ficar certo: o povo do Gambá gosta de festa, de brincar e de futebol. E eu sou homem de palavra”. As eleições suplementares de Goiana acontecem no próximo domingo, dia 4 de maio.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Questão Animal – tratando sobre medidas de proteção dos cães e também de meios mais seguros de conduzi-los nas ruas da cidade – foi pauta de destaque na Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de Arcoverde, na noite de ontem. Um Projeto de Lei, do vereador Paulinho Galindo (PP); e duas Indicações, do vereador João Marcos (PDT), tiveram como foco os animais.

O Projeto de Lei de Paulinho Galindo, tem base nos inúmeros ataques de cães de grande porte a pessoas e outros animais, noticiados diariamente em Pernambuco e no Brasil. “Os ataques em ruas, praças e parques são frequentes e, muitas vezes, fatais. Pessoas são lesionadas e cães pequenos acabam até mortos. Com o projeto, as focinheiras passariam a ser obrigatórias para cães de grande porte nas ruas de Arcoverde”, explicou o vereador do PP. Ainda na questão animal, o vereador João Marcos solicitou ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal e a implantação de Campanhas de Adoção Responsável de Cães e Gatos.

Durante agenda em Brasília, o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve reunido com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), em mais uma articulação em busca de recursos e investimentos para o município. Reconhecido como um grande parceiro da gestão, Silvio tem colaborado ativamente para o desenvolvimento da Terra da Poesia. Segundo o prefeito, São José do Egito já colhe frutos dessa parceria, mas as solicitações continuam em prol de novos avanços.

“O ministro e deputado Silvio Costa Filho é um grande parceiro da nossa gestão. São José do Egito já colhe frutos dessa parceria. Mesmo assim, continuamos solicitando recursos para nossa cidade, e ele sempre nos atende da melhor forma. Gratidão ao deputado e ao governo Lula. Muitos avanços ainda virão para a Terra da Poesia”, afirmou Fredson.

Logo mais, a partir das 18h, o deputado federal e candidato à presidência da Executiva Nacional do PT, Rui Falcão, concede entrevista exclusiva ao meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. O programa acontece ao vivo, das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha e deste Blog.

Além da transmissão pelo Youtube, o ‘Direto de Brasília’ também é veiculado pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. A transmissão também será realizada no Instagram e no Facebook deste Blog.

Entram como parceiros na transmissão a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado. Os nossos parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza e a Água Santa Joana.

Filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, o jovem líder Bruno Marques vem ganhando cada vez mais espaço no cenário político de Pernambuco, consolidando seu nome para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. As informações são do portal Folha das Cidades.

Recentemente, Bruno esteve em Ilha de Itamaracá, ao lado do prefeito Paulo Galvão. Durante a reunião, discutiram novos projetos e ações que visam transformar a realidade da população local, reafirmando a importância da união de forças para o desenvolvimento da ilha. “Seguimos firmes! Nosso compromisso é com o povo, com o futuro e com o desenvolvimento de Itamaracá”, declarou Bruno em suas redes sociais.