Se não pagar os precatórios do Fundef devido aos professores, a governadora poderá ter implicações jurídicas, segundo o deputado Fernando Rodolfo (PL). Confira amanhã na edição impressa da Folha de Pernambuco.
Se não pagar os precatórios do Fundef devido aos professores, a governadora poderá ter implicações jurídicas, segundo o deputado Fernando Rodolfo (PL). Confira amanhã na edição impressa da Folha de Pernambuco.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou, hoje, que tenha negociado a votação de projetos com parlamentares da oposição em troca da desocupação do plenário da Casa. As informações são do portal G1.
Nesta quarta-feira (6), aliados de Jair Bolsonaro deixaram a Mesa da Câmara após quase dois dias de protestos contra a prisão domiciliar do ex-presidente – determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Leia maisO funcionamento da Câmara foi travado como parte de um movimento da oposição para pressionar pela discussão da pauta prioritária do bloco, que contempla anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado.
Para impedir os trabalhos na Casa, deputados ocuparam o plenário principal da Câmara – situação que só desmobilizada no início da noite de quarta, em meio a um empurra-empurra e a uma tentativa hesitante de Motta de demonstrar força.
Parlamentares da oposição deixaram a sessão da noite de quarta afirmando que Motta havia se comprometido a dar seguimento aos pleitos do grupo. Nesta quinta, o presidente da Casa negou a articulação.
“A presidência da Câmara é inegociável. Quero que isso fique bem claro. As matérias que estão saindo sobre a negociação feita por esta presidência para que os trabalhos fossem retomados não está vinculada a nenhuma pauta. O presidente da Câmara não negocia as suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo, nem com absolutamente ninguém”, declarou Hugo Motta à imprensa.
Leia menosDaqui a pouco, exatamente às 14h30, estarei no programa “De primeira categoria”, da minha amiga Zalxijoane Ferreira, na Itapuama FM 92,7, em Arcoverde, para falar sobre o lançamento do meu livro ‘Os Leões do Norte’.
A noite de autógrafos será hoje, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Arcoverde, iniciativa e apoio do presidente da Casa, Luciano Pacheco (MDB).
Terra de José do Rêgo Maciel, pai de Marco Maciel, um dos 22 governadores retratados na obra, Pesqueira foi palco, ontem, de uma noite memorável, que assinalou o lançamento do meu livro ‘Os Leões do Norte’. O prefeito Cacique Marquinhos (Republicanos), com agenda em Fortaleza, foi representado pelo secretário Serginho, de Obras.
Também presente, a vice-prefeita Silene Martins, o presidente da Câmara, Guilla Araújo (PDT), e os vereadores Alexandre do Sofá (Avante) e Mateus Leite (Podemos). Entre os secretários, Tata, ex-vereador, da pasta de Articulação Política, além de Priscilla Ferreira, publicitária, marqueteira e estrategista política. O cientista político e blogueiro Paulo Muniz também compareceu ao lançamento.
Leia maisO cantor, compositor e poeta Jorge do Sinal, extremamente talentoso, encheu os olhos do público presente com canções de sua autoria, como uma belíssima que fala da seca (clique no vídeo e veja).
Hoje, a peregrinação de lançamentos continua por Arcoverde, às 19h, na Câmara dos Vereadores. A iniciativa partiu do presidente da Câmara, Luciano Pacheco (MDB).
‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Leia menosMetrópoles
A oposição conseguiu as 41 assinaturas necessárias para entrar no Senado com um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em um esforço concentrado após Moraes determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição buscou nos últimos dias as assinaturas necessárias para protocolar o pedido. O 41º a concordar foi o senador Laércio Oliveira (PP-SE), que assinou hoje.
Com isso, os líderes da oposição anunciam nesta manhã o fim da obstrução aos trabalhos do Senado e da ocupação da Mesa Diretora. Agora, os parlamentares ligados a Bolsonaro vão se concentrar em pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a iniciar esse processo de impeachment contra Moraes. A decisão cabe a ele.
“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, declarou o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN).
Uma das pautas do motim dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados une esse grupo a deputados de centro e esquerda. As informações são do blog do Valdo Cruz.
A proposta do fim do foro privilegiado busca não só beneficiar Bolsonaro, mas também – e talvez principalmente – deputados que estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de desvio de emendas parlamentares.
Leia maisSão cerca de 80 políticos, praticamente de quase todos os partidos, no alvo de inquéritos da Polícia Federal.
Logo após o fim da ocupação da mesa da Câmara dos Deputados, os líderes dos amotinados disseram que foi feito um acordo para colocar em votação projetos sobre:
• anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023;
• fim do foro privilegiado para deputados e senadores.
Segundo parlamentares que participaram das negociações, a anistia dificilmente será votada, mas o fim do foro especial no STF tem grandes chances de prosperar.
Aprovado o fim do foro privilegiado, os processos contra parlamentares passariam a tramitar inicialmente na Justiça de Primeira Instância.
Ou seja, os casos de investigações em curso no Supremo Tribunal Federal, que tem vários ministros como relatores, desceriam para a Justiça de Primeira Instância, demorando tempo suficiente para que não sejam julgados totalmente ainda no mandato atual dos parlamentares.
“O fim do foro une quase todo mundo neste momento. A anistia, não. Na semana que vem poderemos observar a evolução do fim do foro e não da anistia”, confidenciou um líder que participou das negociações, destacando que deputados estão incomodados e amedrontados com as investigações da Polícia Federal sobre o desvio de verbas de emendas parlamentares.
Leia menosA partir deste mês, o francês passa a integrar os cursos de idiomas oferecidos aos alunos de escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho. A novidade é resultado de um convênio firmado em junho entre o prefeito Lula Cabral e o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. O Cabo é o primeiro município do Nordeste a incluir o aprendizado da língua francesa em sua rede de ensino.
As inscrições foram abertas ontem (06), pelo Núcleo de Línguas, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, para os cursos de francês, inglês, espanhol e libras. As matrículas serão presenciais, até o dia 15 de agosto, nos sete polos do núcleo.
Leia maisPodem se inscrever estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o 6º ano do Ensino Fundamental e população em geral interessada em aprender novo idioma. A língua francesa será ofertada em quatro turmas, sendo três no polo do NEAC e uma no polo do Centro de Formação de Professores, turma esta exclusiva para servidores municipais.
Para realizar a matrícula, é necessário apresentar as seguintes documentações: cópia do RG ou certidão de nascimento (para alunos menores de 18 anos); cópia do RG dos pais (para alunos menores de 18 anos); 2 fotos 3×4; e cópia de comprovante de residência. Para a realização da matrícula de estudantes menores de 18 anos, é necessária a assinatura de um responsável legal.
Leia menosQuem procura, acha, dizia meu pai Gastão Cerquinha, um sábio que me deu régua e compasso na vida. No segundo dia da minha agenda em Pesqueira me deparei, há pouco, nas proximidades do hotel, com o loteamento Colorado, verdadeiro pulmão verde, que virou a melhor pista de cooper da cidade.
Foi nela que cumpri meus 8 km nesta manhã chuvosa. Fiquei encantado com a área, já com algumas casas em construção, mas com a grande maioria dos lotes ainda à venda. Foi aberto recentemente. Quem gosta de correr e fazer caminhada já descobriu o local, por ser muito atraente e bucólico.
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã de hoje, a Operação Igarassu, que cumpre mandados em Pernambuco contra membros de uma organização criminosa suspeitos de se passar por mulheres para extorquir vítimas.
A Operação Igarassu conta com apoio da Polícia Civil de Pernambuco e cumpre um total de 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Os alvos são os investigados e beneficiários diretos dos valores obtidos de forma ilícita. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia maisAté agora, aponta a Polícia Civil do DF, mais de 30 vítimas foram identificadas. O prejuízo financeiro é estimado em mais de R$ 100 mil.
De acordo com a polícia, as investigações revelaram que o grupo criminoso usava sites e aplicativos de relacionamento. Nessas plataformas, os membros fingiam ser mulheres para atrair e enganar as vítimas.
“Após estabelecerem contato e obterem os números de telefone, os criminosos davam início às extorsões, ameaçando as vítimas e afirmando serem integrantes de uma facção criminosa atuante no DF. Os autores alegavam que as vítimas haviam se envolvido com mulheres ligadas a membros da facção e, para evitar represálias violentas, exigiam o pagamento de valores elevados”, explicou a Polícia Civil do Distrito Federal.
Durante as investigações, a polícia brasiliense identificou que os autores das extorsões atuavam em Pernambuco. Alguns, inclusive, de dentro do sistema prisional pernambucano.
Os alvos da operação estão sendo levados para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife.
“A Operação Igarassu representa mais um esforço integrado das polícias civis no combate à criminalidade interestadual e ao uso de meios virtuais para a prática de crimes graves, reafirmando o compromisso da PCDF e das instituições parceiras com a segurança pública e a justiça”, afirmou a polícia em comunicado.
Leia menosEm ato realizado ontem, em Brasília, o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, oficializou seu retorno ao Partido Progressistas, hoje integrante da União Progressista (UP). O momento marcou a reconexão com uma trajetória política que se estende por mais de dezesseis anos, período em que Colin foi filiado à legenda e consolidou importantes avanços na vida pública.
“Voltar ao PP é como voltar pra casa. É um partido que tem a minha cara, a minha história. Me filiei aos 18 anos, e sigo acreditando no trabalho sério, no diálogo e no compromisso com as pessoas. Hoje, com a federação, estamos mais fortes do que nunca. Tenho certeza de que vamos eleger Eduardo da Fonte para o Senado e conquistar as maiores bancadas federal e estadual”, destacou Sérgio.
Leia maisO ato de filiação contou com a presença do presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira; do deputado federal e presidente estadual do partido, Eduardo da Fonte; do segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte, entre outras lideranças políticas
“Eduardo sempre esteve ao nosso lado, ajudando Toritama a crescer. Tenho confiança nesse projeto político que ele lidera em Pernambuco e me somo a ele com disposição e vontade de continuar fazendo mais pelo nosso povo. Como sempre digo nas minhas entrevistas, estarei onde a nossa federação estiver”, afirmou o prefeito que apoia o nome de Edilson Tavares para representar o Polo das Confecções na Câmara dos Deputados.
O senador Ciro Nogueira também exaltou a atuação de Sérgio à frente da gestão municipal. “Tenho certeza de que Toritama vai continuar sendo uma cidade referência em gestão, para Pernambuco e para o Brasil. A gestão de Sérgio será um modelo do Progressistas para todo o país”, afirmou.
Sérgio Colin é reconhecido como um dos gestores mais dinâmicos da atual geração de prefeitos pernambucanos, imprimindo um ritmo acelerado e eficiente de trabalho à frente da Prefeitura de Toritama.
Leia menosFotos: Francisco Silva/DP Foto
Mesmo após desembolsar R$ 80 milhões para desapropriar o terreno do Colégio Americano Batista, no Recife, em fevereiro de 2023, o Governo Raquel Lyra passou dois anos e meio sem mover uma palha para dar uma destinação ao imóvel. A promessa de instalar um complexo escolar da rede estadual se perdeu na falta de projetos, a etapa mais básica de qualquer empreendimento desse porte. O descaso e o abandono cobraram seu preço. Na segunda-feira (4), cerca de 200 pessoas do Movimento Moradia Digna ocuparam o espaço, e a promessa é de que mais 300 se juntem ao grupo nos próximos dias.
Os manifestantes são de municípios como Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, todos, curiosamente, administrados por prefeitos aliados da governadora Raquel Lyra (PSD). Eles alegam que o terreno está abandonado e usam o movimento para chamar atenção para a falta de moradia.
Leia maisO Governo de Pernambuco não comentou o caso publicamente, mas, nos bastidores, interlocutores já falam que a ocupação agravou ainda mais o imbróglio em torno do imóvel, que já havia sido desapropriado em meio a demandas trabalhistas e tem problemas estruturais até mesmo em segmentos do muro externo, pondo em risco pedestres que circulam no entorno sem que qualquer ação emergencial tenha sido adotada pelo governo.
Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em abril deste ano, o secretário de Educação, Gilson Monteiro Filho, renovou a promessa de que o Americano Batista teria uma destinação voltada à rede estadual, mas evitou falar de prazos. Relatório da pasta que ele comanda, porém, indica que o próprio governo parece não saber o que fazer com o imóvel, que é alocado entre as despesas de manutenção da sede da secretaria, e não no item referente à modernização da rede escolar. Significa que nem mesmo a equipe da governadora Raquel Lyra trata o espaço como uma futura escola.
Os R$ 80 milhões empregados na desapropriação do imóvel também contrastam com outras despesas da área. Construir uma escola técnica, por exemplo, demanda entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, conforme dados da própria Secretaria de Educação. Ou seja, o mesmo recurso usado para deixar o Americano Batista parado por dois anos e meio poderia ter sido usado na construção de, pelo menos, quatro escolas técnicas, beneficiando mais estudantes em diferentes regiões do estado.
Agora, com a ocupação do terreno por pessoas sem teto, mais recursos públicos certamente serão demandados, já que o espaço está sujeito a sofrer alterações e depreciações que podem agravar suas condições estruturais em relação ao estado que tinha no momento em que foi desapropriado, em 2023, o que pode encarecer eventuais projetos feitos para o local.
Leia menosA eleição mais difícil de todos os tempos
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
A eleição para deputado federal de Pernambuco em 2026 será a mais difícil de todos os tempos. Os 25 parlamentares que hoje estão exercendo mandatos e devem buscar a reeleição enfrentarão pelo menos mais 25 nomes competitivos do Estado que hoje estão sem mandato federal.
No cenário posto, Pernambuco coleciona diversas opções não apenas viáveis, mas muito competitivas para uma cadeira na Câmara dos Deputados. Detalhe: são quadros dos campos progressista, conservador e de centro.
Leia maisSignifica que essas 25 pessoas, hoje sem mandatos federais, disputarão necessariamente uma vaga? Não. Nem todas estarão dispostas a entrar na disputa, mas são 25 nomes competitivos que, dependendo da conjuntura do ano que vem, podem lançar seus projetos com chances reais de vitória.
Pelo lado progressista, mais ligados ao PSB do prefeito João Campos, podem ser citados o ex-governador Paulo Câmara (embora com relação distante com João atualmente); o ex-gestor da Sudene, Danilo Cabral (PSB); o ex-deputado Gonzaga Patriota (PSB); os ex-secretários estaduais Milton Coelho e Tadeu Alencar (que estão na gestão do presidente Lula, do PT); e a ex-deputada Marília Arraes (SD). São seis nomes viáveis, independentemente de planejarem esse futuro ou não.
Mais alinhadas à pauta ideológica de esquerda e especuladas como possíveis candidatas a deputadas federais estão a deputada estadual Rosa Amorim e as vereadoras Liana Cirne e Kari Santos, todas do PT. São mais três nomes competitivos, que disputam votos de opinião e são radicalmente contrários ao bolsonarismo.
No campo oposto, abraçados ao conservadorismo, há o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL); o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL); e a ex-vereadora Michele Collins (PP). São outras três opções competitivas, que visam os votos bolsonaristas e evangélicos.
Apoiados pela governadora Raquel Lyra (PSD), Pernambuco também poderá contar com candidaturas de mais quatro nomes viáveis: o ministro da Pesca, André de Paula (PSD); o secretário estadual de Mobilidade, André Teixeira (PSD); o secretário de Meio Ambiente, Daniel Coelho (PSD); e a própria vice-governadora, Priscila Krause.
Na lista de prefeitos, ex-prefeitos e pessoas ligadas a ex-gestores municipais de cidades estratégicas, são cogitados seis nomes para uma vaga na Câmara dos Deputados: o prefeito de Toritama, Edilson Tavares (PP); o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (PRD); a ex-prefeita de Ipojuca, Célia Sales; o ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB); e os caruaruenses Wolney Queiroz (PDT) e Toninho Rodrigues (MDB), filhos dos ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, respectivamente.
Há ainda outros três quadros competitivos: o presidente estadual do MDB, Raul Henry; o senador Fernando Dueire (MDB), que pode desistir do Senado e buscar à Câmara; e Gabriel Porto (PSDB), filho do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB).
Estrutura e cenário — Com tantas opções de nomes viáveis à Câmara Federal em Pernambuco, alguns fatores serão decisivos para vencer a disputa, sendo o principal a estrutura que os partidos oferecerão aos postulantes. Mas há também a definição do cenário mais próximo da eleição: é preciso observar como estarão posicionados os principais candidatos ao Poder Executivo (hoje polarizados entre Raquel Lyra e João Campos) e a influência da polarização nacional entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).
Menos vagas — A disputa poderá ficar ainda mais acirrada se Pernambuco realmente perder uma das 25 vagas na Câmara, porque o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Congresso Nacional revise o tamanho das bancadas de cada Estado, com base no censo de 2022. O Congresso aprovou o aumento do número de deputados, mas o presidente Lula vetou a proposta. Ainda não se sabe se o Congresso vai derrubar o veto.
Quociente eleitoral — Dessa forma, além de mais adversários, os atuais deputados federais enfrentarão o aumento do quociente eleitoral. O cálculo é feito a partir do número de votos válidos dividido pelo número de cadeiras. Em 2022, os partidos precisaram de 199.574 votos para obter uma vaga na Câmara. Com um deputado a menos e o mesmo número de eleitores, as legendas elegeriam um deputado com 207.889 votos, ou seja, oito mil a mais.
Sem humilhação — O presidente Lula (PT) disse que não ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “porque ele não quer telefonema”. “Eu não tenho por que ligar para o presidente Trump porque, nas cartas que ele mandou e nas decisões, ele não fala em nenhum momento de negociação. O que ele faz são novas ameaças”, afirmou Lula, em entrevista à agência Reuters veiculada ontem (6). “Não vou me humilhar”, acrescentou. As informações são da CNN Brasil.
Efeito em PE — A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou ontem (6) que o Estado trabalha em conjunto com o governo federal para minimizar os impactos das tarifas sobre as exportações pernambucanas aos Estados Unidos, em especial açúcar e manga, cuja safra começou recentemente. “O que se concretiza é o desenho de uma política pública que impeça o escoamento da produção, de modo a suportar parte desses custos e manter empregos em Pernambuco”, destacou. As informações são do Blog da Folha.
CURTAS
PSB homenageia Arraes e Eduardo — Ontem, ao celebrar 78 anos de fundação, o PSB inaugurou a exposição “Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso” nos corredores da Câmara dos Deputados, reforçando o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos.
PSDB na TV — O PSDB de Pernambuco veiculou ontem propaganda de rádio e TV convidando cidadãos a se filiarem ao partido e criticando o governo de Raquel Lyra (PSD). Destacou também a participação feminina e a importância de fortalecer a autonomia da Alepe, sob a liderança de Álvaro Porto.
Presidente do TCU no Direto de Brasília — O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, será entrevistado no podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, na próxima terça-feira (12). À frente do TCU desde janeiro, Vital comentará as iniciativas do Tribunal para soluções consensuais e prevenção de conflitos.
Perguntar não ofende: Diante de tantos concorrentes, quem conseguirá uma vaga de deputado federal por Pernambuco em 2026?
Leia menosAcabou há pouco em Pesqueira, no Agreste pernambucano, a animada sessão de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, realizada na Câmara de Vereadores. O evento contou com o apoio do prefeito Marcos Cacique (Republicanos), que não pôde comparecer por estar em Fortaleza para participar de um congresso nacional de educação.
Prestigiaram a cerimônia a vice-prefeita Cilene do Sindicato (PT), o presidente da Câmara, Guila Araújo (PDT), representantes da Sociedade de Poetas de Pesqueira (SOPOESPE) e da Academia Pesqueirense de Letras e Artes (APLA), além do cantor Jorge do Sinal.
A programação continua amanhã (7) em Arcoverde, às 19h, na Câmara Municipal, etapa organizada pelo presidente da Casa, Luciano Pacheco (MDB). Para encerrar a semana, encontro marcado em Venturosa na sexta-feira (8), também às 19h, na Câmara de Vereadores, a convite do prefeito Kelvin Douglas (PSD), que mobilizou professores da rede municipal para destacar a importância da obra como recurso educacional.
“Os Leões do Norte” resulta de ampla pesquisa jornalística e historiográfica, reunindo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco entre 1930 e 2022. A obra resgata a memória política e institucional do Estado, evidenciando Pernambuco como celeiro de lideranças que marcaram a história nacional.
Leia menos