Jutiça garante participação de delegações municipais em conferência estadual da Rede

Após uma ação arbitrária por parte da presidência estadual do Rede e Sustentabilidade em Pernambuco que, alinhada ao deputado Túlio Gadêlha, anulou a participação das delegações de vários municípios pernambucanos para participar, amanhã, da conferência estadual do Rede, os diretórios municipais têm recorrido à Justiça para participar do evento. Até o momento, as cidades do Cabo de Santo Agostinho e Paulista já tiveram decisões judiciais favoráveis. Até amanhã, outras comarcas municipais, como as de Amaraji, Escada e Ipojuca, devem seguir a mesma linha.

“Para garantir a democracia interna do partido, estamos recorrendo à instância judicial para que os processos internos possam ser respeitados, pois já recorremos ao diretório nacional do partido, mas não tivemos resposta”, comentou uma fonte sob reserva ao Blog.

Na prática, ao anular a votação das conferências municipais, que ocorreram até o mês de fevereiro, a intenção nada mais é do que impossibilitar a entrada de delegados municipais de cidades que não estão alinhadas ao deputado Túlio Gadêlha e que podem interferir no resultado do processo que vai eleger, amanhã, durante a conferência estadual do Rede, o novo presidente da sigla em Pernambuco e formatar a delegação que vai participar do congresso nacional da legenda.

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau

O advogado Walber Agra, professor de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, é o convidado de hoje do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília. Autor do processo que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele vai analisar o julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal e seus desdobramentos.

Livre-docente pela USP e doutor em Direito, Agra é referência nacional em Direito Constitucional e Eleitoral. É autor de diversos livros na área jurídica, entre eles obras de destaque sobre Direito Constitucional e Direito Eleitoral, utilizados em cursos e referências acadêmicas em todo o país. Além da atuação acadêmica, participa de entidades jurídicas e contribui para o debate público em temas centrais da democracia. Em junho de 2025, elaborou parecer jurídico a convite do ex-presidente Evo Morales e relatou ter sido declarado “persona non grata” na Bolívia após questionar decisões do Tribunal Constitucional Plurinacional.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou