Junior Matuto acusa governo Raquel de esvaziar sabatina da Adagro e travar pautas na Alepe

O deputado estadual Junior Matuto (PSB) denunciou, nesta quarta-feira (21), a articulação do Governo de Pernambuco para esvaziar a sabatina de Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, indicado à presidência da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco). Segundo o parlamentar, mesmo com as fortes chuvas no Recife, os deputados da oposição compareceram à Assembleia Legislativa, mas a sessão não teve quórum por ação de integrantes do governo.

Em discurso no plenário, Matuto afirmou que houve uma interferência direta do secretário executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano, que teria orientado deputados governistas a não participarem da sessão. “Esse governo, quando a gente acha que sabe das respostas, muda as perguntas, em um desencontro total. Iríamos hoje sabatinar e aprovar o nome do novo presidente. Mas aí sabemos de ligações do senhor Yuri Coriolano mandando os deputados esvaziarem a sessão”, disse. Ele também questionou se o governo repetiria a estratégia utilizada na nomeação da gestão em Fernando de Noronha, indicando Moshe como vice-presidente da Adagro.

O parlamentar classificou a gestão estadual como desorganizada e atribuiu ao governo de Raquel Lyra a responsabilidade por travar as pautas na Assembleia. “Não quero escutar pela imprensa que a casa é quem vem travando o estado. Não é isso que está acontecendo. Quem faz o Governo do Estado não andar é a própria gestão da governadora Raquel Lyra”, afirmou.

Veja outras postagens

A Justiça afastou do cargo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por seis meses. Ele é alvo de operação da Polícia Federal, hoje.

A decisão do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será levada para análise especial da Corte.

Além do afastamento, a PF realiza a 2ª fase da Operação Fames-19, que apura desvios de recursos durante a pandemia de Covid-19 no estado. São realizados 51 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, com 200 policiais em atuação na capital Palmas.

A PF apura fraudes em contratos de fornecimento de cestas básicas e frangos congelados financiados por emendas parlamentares. O prejuízo estimado seria superior a R$ 73 milhões.

Os recursos desviados, segundo a PF, teriam sido ocultados em empreendimentos de luxo, na compra de cabeças de gado e em despesas pessoais dos envolvidos no esquema criminoso.

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), esteve nesta terça-feira (2) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, onde se reuniu com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, André Teixeira. A agenda tratou de pautas estratégicas para o desenvolvimento da cidade, entre elas o abastecimento de água, a duplicação da BR-104, o andamento das obras da rodovia e a finalização do projeto da variante e da travessia urbana.

Segundo o gestor, os temas são prioritários para garantir mais infraestrutura, mobilidade e segurança hídrica e viária em Toritama e em municípios vizinhos. “Estamos atentos em cada detalhe que impacta o dia a dia da nossa gente. Trabalhamos em sintonia com a nossa governadora Raquel Lyra, para que Toritama continue crescendo com planejamento, obras estruturadoras e soluções que melhorem a vida da população”, afirmou Sérgio Colin.