Por Isabel Cesse
Cerca de 1,5 milhão de advogados foram mobilizados com as eleições que têm sido realizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em suas seccionais. Conforme balanço divulgado pelo seu Conselho Federal até agora, já foram definidos para o triênio 2025-2027 novos dirigentes em 17 das 27 existentes, localizadas (cada uma) no Distrito Federal e nos 26 estados brasileiros.
O pleito é para escolha dos novos dirigentes para o triênio 2025-2027, em chapas escolhidas pelos advogados associados que elegem, além dos presidentes, vice-presidentes, diretores, conselheiros e lideranças das subseções regionais. E segundo muitos advogados e até magistrados, poucas vezes foi tão disputado.
Iniciadas no domingo (17), as eleições regionais estão previstas até 30 de novembro e é obrigatório para os associados da OAB: quem não votar estará sujeito a multa correspondente a 20% do valor da anuidade, que varia entre R$ 799 e R$ 1.276, dependendo da seccional.
Leia maisNeste ano, 11 seccionais optaram por votação presencial, enquanto outras 16 aderiram ao modelo online ou híbrido. Os mandatos das diretorias eleitas terão duração de três anos, com possibilidade de reeleição.
Resultados e cronogramas
Já foram realizadas as eleições nas seccionais de Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins, Roraima, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Sergipe e do Distrito Federal.
Estão programadas para acontecer amanhã (22) eleições nas seccionais da OAB do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O pleito na seccional da OAB de São Paulo acontece hoje (21).
Na próxima segunda-feira (25) serão realizadas eleições para as seccionais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte. E no dia 30, do Piauí.
Leia menos