Após cancelamento por chuvas, Prefeitura de Camaragibe confirma shows de Pablo e Xand Avião nesta quinta

A Prefeitura de Camaragibe confirmou, nesta quinta-feira (15), a realização dos shows de Pablo e Xand Avião na Praça de Eventos, como parte das comemorações pelos 43 anos de emancipação do município. As apresentações, que também incluem o cantor PV Calado, foram mantidas após reunião do gabinete de gerenciamento de crise, realizada pela manhã com representantes das secretarias municipais e da Fundação de Cultura. O show de Pablo havia sido cancelado no dia anterior devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife. “Vamos torcer que o tempo ajude e seja uma linda festa para todos”, afirmou o prefeito Diego Cabral.

Antes da decisão, o prefeito e secretários visitaram bairros e áreas de risco, como Tabatinga, Areeiro, Alto de Santo Antônio, Córrego da Andorinha, Córrego do Desastre e Timbi. A vistoria constatou que, mesmo com o acúmulo de mais de 90 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, não houve ocorrências graves e as áreas monitoradas permanecem seguras. “Temos mais de 200 mil metros quadrados de lonas instaladas em encostas que apresentam risco. Esses locais continuam sob monitoramento da Defesa Civil”, informou o secretário da pasta, coronel Luciano Fonsêca.

A Secretaria de Infraestrutura destacou que os canais e córregos da cidade seguem desobstruídos, graças a ações preventivas iniciadas em janeiro. “Com os trabalhos de zeladoria, não tivemos nenhuma ocorrência ontem”, disse o secretário Fernando Martins. Já a presidente da Fundação de Cultura, Rosa Santana, ressaltou o compromisso com a segurança da população: “A produção do cantor Pablo foi sensível à situação. Agora, com o tempo estável, teremos dois shows históricos”.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O Núcleo de Prevenção à Cegueira do Araripe, recém-inaugurado em Ouricuri, começou a atender a população oferecendo cirurgias oftalmológicas gratuitas, graças a uma emenda de R$ 2 milhões do deputado federal Augusto Coutinho. O vereador Jaécio (União), de Trindade, visitou o centro e destacou a importância da iniciativa para pacientes que não teriam condições de arcar com o custo dos procedimentos ou de se deslocar até Recife.

Agentes da Polícia Ambiental e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) suspenderam neste sábado (16) a derrubada de árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e aplicaram multa de cerca de R$ 500 mil contra a gestão do prefeito João Campos. A ação ocorreu após denúncias de moradores e envolveu a retirada de vegetação em área destinada à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na antiga Vila dos Sargentos.

Segundo a Polícia Ambiental, a obra possui autorização da Prefeitura, mas não apresentou a licença ambiental emitida pela CPRH, documento necessário para validar a legalidade do corte. Diante da irregularidade, os fiscais suspenderam imediatamente a derrubada das árvores. Com informações do Portal de Prefeitura.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), explicou que o Estado apoia a construção de moradias populares, mas que é necessário cumprir a legislação ambiental. “Em um dos terrenos, a Prefeitura tem a licença e a documentação; nos demais, não. Os equipamentos que estão aqui estavam fazendo uma obra sem a correta licença. Por isso, os equipamentos estão apreendidos”, afirmou. Coelho acrescentou que apenas o lote com licença pode ter intervenções, mas sem o maquinário que estava sendo usado irregularmente, e que a CPRH já lavrou o auto, cabendo à Prefeitura se defender.

Do Diário de Pernambuco

Um trecho da rodovia PE-004, em Itambé, na Zona da Mata Norte, cedeu neste sábado (16). Imagens postadas em redes sociais mostram uma cratera em parte da pista.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), o trecho sofreu erosão devido ao acúmulo de chuvas neste período do ano. Além disso, as tubulações responsáveis pela drenagem se romperam, ocasionando o problema.

Em nota, o DER-PE informou que o serviço será executado de forma emergencial, por meio de contratação específica, com previsão de início das intervenções em até 10 dias. O local recebeu reforço na sinalização e permanece monitorado.

Uma equipe será enviada ao trecho ainda neste sábado (16) para avaliação técnica. O DER-PE também afirmou que não houve registro de acidentes ou vítimas em razão da erosão do asfalto. Segundo o órgão, é possível trafegar pelo trecho nos dois sentidos, mas os motoristas devem redobrar a atenção e a cautela. Interdições e desvios serão realizados apenas durante a execução da obra emergencial.