Acumulado de chuvas passa dos 100 mm no Recife e em Jaboatão

O acumulado de chuvas passou dos 100 milímetros em 24 horas em bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, hoje. No bairro da Muribeca, em Jaboatão, os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) mostram um total de 119,51 mm nas 24 horas contabilizadas até 8h50.

Já no Recife, o local onde mais choveu foi o bairro do Pina, na Zona Sul, com índice de 111,27 mm. O índice representa aproximadamente 34% da média histórica para o mês de maio, que é de 328,90 mm. A cidade está em estágio de alerta máximo. As informações são da Folha de Pernambuco.

As chuvas devem continuar ao longo desta quarta-feira, segundo a Apac e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiram nível de alerta laranja. Veja onde mais choveu:

  • Muribeca, Jaboatão – 119,51 mm
  • Pina, Recife – 111,27 mm
  • Centro, Jaboatão – 109,68 mm
  • Curado II, Jaboatão – 95,38 mm
  • Ibura, Recife – 92,93 mm
  • Barra de Jangada, Jaboatão – 91,59 mm
  • Torreão, Recife – 88,50 mm
  • Jardim Primavera, Camaragibe – 87,53 mm
  • Timbi, Camaragibe – 87,14 mm
  • Areias, Recife – 86,80 mm

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025

O advogado Walber Agra, professor de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, é o convidado de hoje do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília. Autor do processo que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele vai analisar o julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal e seus desdobramentos.

Livre-docente pela USP e doutor em Direito, Agra é referência nacional em Direito Constitucional e Eleitoral. É autor de diversos livros na área jurídica, entre eles obras de destaque sobre Direito Constitucional e Direito Eleitoral, utilizados em cursos e referências acadêmicas em todo o país. Além da atuação acadêmica, participa de entidades jurídicas e contribui para o debate público em temas centrais da democracia. Em junho de 2025, elaborou parecer jurídico a convite do ex-presidente Evo Morales e relatou ter sido declarado “persona non grata” na Bolívia após questionar decisões do Tribunal Constitucional Plurinacional.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) esteve no município de Aliança, na Mata Norte, para participar da entrega da área que abrigará o futuro distrito industrial da cidade. O terreno tem mais de 70 mil metros quadrados e deverá ser preparado para atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar a economia local e regional.

Durante a solenidade, o senador destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma entrega que representa muito mais do que uma área física. É um projeto que nasce com foco no futuro, com potencial real de transformar vidas”, afirmou Dueire, ao lado do prefeito Pedro Freitas. O parlamentar ressaltou ainda seu posicionamento em defesa dos municípios: “Sou municipalista por convicção. Acredito que o desenvolvimento começa nas cidades. E ações como essa, que unem responsabilidade e visão estratégica, precisam do nosso apoio”.

O evento também reuniu lideranças políticas estaduais e federais. Estiveram presentes o senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Lula da Fonte (PP) e o deputado estadual Antônio Moraes (PP).