Quando comecei a correr, por volta de 6h, meus 8 km diários de hoje, em Triunfo, o termômetro registrava 16 graus. Além do frio, neblina e ventos. Assim é Triunfo, a nossa Gramado nordestina, neste período entre junho e julho.
Vim pernoitar por aqui, na companhia da minha Nayla e da minha equipe, depois de uma noite de autógrafos bastante concorrida em Flores, cidade vizinha, logo abaixo da serra de Triunfo. Lá, o prefeito Gilberto Ribeiro e o ex-prefeito Marconi Santana, candidato a deputado estadual, promoveram uma grande noitada de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, na Câmara de Vereadores.
Em declaração hoje, o presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, afirmou que “o Brasil não parou, andou para trás”, ao comentar o atual contexto político, econômico e social do país.
Para o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, o Governo Federal tem falhado em apresentar respostas concretas aos problemas reais da população, enquanto a economia segue estagnada e o debate político se torna cada vez mais polarizado e improdutivo. “Estamos presos em uma guerra sem fim entre narrativas. Lula, o PT, o governo e até mesmo o STF parecem mais preocupados em perseguir Bolsonaro. A direita reage, e não poderia ser diferente”, disse.
Segundo Anderson, quem paga o preço por esse embate constante é o povo brasileiro. Ele também apontou o recente caso de corrupção envolvendo o INSS como exemplo de retrocesso. “A corrupção voltou. Está aí o caso do roubo aos aposentados”.
Ele alertou ainda para o risco de isolamento do país no cenário internacional e criticou a falta de diálogo e de foco no desenvolvimento. “Até no BRICS vemos países avançando em acordos com os Estados Unidos, enquanto o Brasil se perde em disputas políticas que não levam a lugar algum”, destacou.
Apesar das críticas, Anderson citou como exemplo positivo a gestão de estados como São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais, que, segundo ele, têm mantido o foco em soluções concretas. “Há bons gestores que seguem firmes, mesmo enfrentando dificuldades, em busca de caminhos para avançar.”
Por fim, o dirigente do PL reforçou a necessidade de separar responsabilidade de ideologia e reconstruir as instituições. “O Brasil precisa de mais trabalho e menos palco. Precisa de respeito, equilíbrio e compromisso com o que realmente importa: melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Já estou em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a 412 km do Recife, para dar continuidade à agenda de lançamentos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. A noite de autógrafos, que será precedida por uma minipalestra minha, acontece logo mais, às 18h, na Fundação Cultural (antigo CIST), em evento promovido pela prefeita Márcia Conrado (PT).
‘Os Leões do Norte’ reúne 22 minibiografias de ex‑governadores pernambucanos, iniciando em 1930, com Carlos de Lima Cavalcanti, e chegando até 2022, último ano da gestão de Paulo Câmara, e reflete quase um século de história política do Estado. A obra nasceu de uma extensa investigação jornalística e historiográfica, oferecendo um panorama acessível e crítico da política pernambucana.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, anunciou, hoje, a autorização do reajuste de 12,52% nos vencimentos base dos enfermeiros da rede municipal de saúde. A medida reforça o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.
O novo valor já será incluído na folha de pagamento deste mês e os profissionais receberão o reajuste no próximo dia 30, juntamente com os demais pagamentos da Secretaria Municipal de Saúde. “É mais um passo no reconhecimento do trabalho essencial que os nossos enfermeiros realizam todos os dias. Valorizá-los é valorizar a saúde pública do nosso município”, destacou o prefeito Roberto Asfora.
Negociador brasileiro para tentar uma solução, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, tem agora menos de uma semana para evitar a ameaça de tarifaço imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O prazo dado por Trump para sobretaxar em 50% os produtos brasileiros se inicia na próxima sexta-feira (1).
A tarefa de Alckmin é dura, uma vez que o governo dos EUA não deu até agora nenhuma sinalização no sentido de que possa mudar de ideia. Mas Alckmin, como comenta um interlocutor que tem acompanhado de perto o seu trabalho, se declara “um eterno otimista”. O vice-presidente trabalha a tentativa de reversão por duas frentes: a política e diplomática e a empresarial.
Se os canais políticos parecem complicados, Alckmin aposta muito no segundo caminho: a pressão feita pelos empresários, tanto os daqui como os norte-americanos. Ele tem se reunido diariamente com os diversos setores prejudicados, exportados e importadores.
Na semana passada, por exemplo, o vice reuniu-se com a maior empresa de um dos setores mais próximos do bolsonarismo: o armamentista. Grande exportadora de revólveres para os Estados Unidos, a Taurus foi a Alckmin negociar ajuda para evitar o tarifaço.
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) ajudou a mediar conversas com os empresários dos Estados Unidos. Os que importam tentam evitar o prejuízo. Por exemplo, os importadores de suco de laranja tentam lá nos EUA na Justiça evitar que o tarifaço os atinja. Naturalmente, caso consigam, abrem uma porteira para que outros setores também consigam o mesmo. Mas mesmo as empresas norte-americanas que exportam para o Brasil estão preocupadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem nas mãos a Lei da Reciprocidade. Em tese, pode retaliar. E abrir espaço para negociar com outros países.
Há ainda a pressão política. O trabalho que Eduardo Bolsonaro vem fazendo nos EUA no sentido de tentar sabotar os trabalhos da comissão de senadores que vai ao país esta semana provoca irritação no Congresso. Há na comissão aliados de Jair Bolsonaro.
Estão na comissão dois ex-ministros de Bolsonaro, que são representantes de setores que serão prejudicados pelo tarifaço. Tereza Cristina (PP-MS) representa o agronegócio. E o Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) ligado, por exemplo, à aeronáutica, à Embraer.
Outra pressão que cresce vem dos governadores. Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, por exemplo, um oposicionista e presidenciável, declarou na quinta-feira (24) que o que a família Bolsonaro está fazendo ao apoiar o tarifaço é “imperdoável”.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), embora tenha criticado Lula no processo, sugeriu uma reunião de governadores para tratar da ameaça de Trump. Ainda que não se alinhe ao governo, naturalmente Caiado não deseja que o tarifaço seja um sucesso.
O velório da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), é realizado hoje, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro. Centenas de fãs acompanham a cerimônia e enaltecem a artista com cartazes e outras homenagens.
A preparação começou três dias após a morte com interdições em diversas vias no entorno do local do evento, que tem acesso aberto ao público, onde os fãs da artista podem se despedir junto com amigos e familiares.
Além disso, a despedida conta com a presença de diversas personalidades como os cantores Thiaguinho, Ivete Sangalo e Péricles e os atores Marcelo Serrado e Alice Wegmann. Coroas de flores foram enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela primeira-dama Janja.
Após o velório, o corpo da cantora será levado até o Cemitério da Penitência, no Caju, em cortejo a bordo de um carro do Corpo de Bombeiros.
O trajeto seguirá parte do novo Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado pela Prefeitura como homenagem à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta durante o Carnaval carioca.
O corpo chegou ao Rio de Janeiro na quarta-feira (23). A primeira escala da viagem foi o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, de onde partiu antes das 9h rumo ao Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.
Atendendo a um pedido da própria artista, a cremação será realizada após uma cerimônia de despedida restrita a familiares e amigos próximos, prevista para ocorrer até as 17h.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) homologou medida cautelar que suspende os pagamentos do contrato firmado entre a Prefeitura de Arcoverde e o escritório Machado & Guimarães S/S Ltda., para prestação de serviços de auditoria e recuperação de créditos previdenciários. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Corte de hoje.
A contratação direta, feita por inexigibilidade de licitação, previa um valor estimado de R$ 18,6 milhões. O Ministério Público de Contas apontou possíveis irregularidades na formalização do contrato, especialmente quanto à cláusula de pagamento por êxito.
Segundo o relator do processo, conselheiro Carlos Neves, embora tenham sido afastadas dúvidas sobre a natureza jurídica do contrato e a sobreposição com outras contratações, persistem “graves imprecisões” na cláusula que estabelece os honorários da empresa contratada. A principal preocupação é a ausência de uma vinculação expressa à homologação definitiva dos créditos pela Receita Federal, o que, na prática, pode gerar pagamentos à empresa mesmo sem a efetiva entrada de recursos para o município.
“O risco de pagamento antecipado à contratada, antes da consolidação do benefício financeiro ao erário, configura potencial violação à legalidade e à economicidade”, destacou o conselheiro em seu voto.
A Primeira Câmara do TCE, presidida pelo conselheiro Rodrigo Novaes, acompanhou por unanimidade o voto do relator. A medida cautelar não impede a continuidade dos serviços contratados, mas determina a suspensão dos pagamentos até nova deliberação, condicionando a remuneração à homologação e compensação efetiva dos créditos previdenciários.
O conselheiro determinou ainda o aprofundamento das investigações pela Diretoria de Controle Externo do Tribunal, no âmbito de um outro processo (TCE-PE nº 25101173-2), para apurar possíveis irregularidades sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e eventual responsabilização dos envolvidos.
A decisão reforça o entendimento da Corte de que a remuneração por êxito em contratos desse tipo deve estar claramente vinculada à comprovação do benefício real e efetivo aos cofres públicos, como estabelece a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) anunciou, durante agenda em João Pessoa, capital da Paraíba, hoje, aliança do Partido Liberal com o senador Efraim Filho (União) visando a sucessão estadual do próximo ano. Em pronunciamento a aliados, Michelle disse que Efraim será o candidato do bolsonarismo ao Governo do Estado, compondo a chapa com o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), que disputará o Senado Federal.
“A Paraíba vai mudar a sua história com Efraim no Governo do Estado e com Marcelo Queiroga senador. Precisamos de vocês, homens que entendem que a política é uma ferramenta de transformação”, disse Michelle.
Ao discursar, Efraim citou a identidade com pautas voltadas ao bolsonarismo, como voto contra o aborto e defesa da família. “Eu me alinho a essa luta, irei junto com Marcelo, junto com PL e agradeço o apoio do PL que nos dá hoje, para disputar o Governo da Paraíba. Agradeço o chamado. Hoje estou no União, estamos na disputa pelo comando da federação, uma aliança do bem para que a gente possa vencer as eleições, na minha chapa de governador tem Marcelo como senador, pra gente andar por toda Paraíba”, disse Efraim, prosseguindo com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo Lula.
“Abusos e excessos do STF devem ser combatidos. Eu já tive a coragem de votar no impeachment de presidente Dilma Rousseff, não tenho medo de enfrentar qualquer tema. Essa aliança, PL e União, que vai chegar cada vez mais longe, voar mais alto. Defender o Brasil que pensa à direita, que hoje luta por liberdade. Hoje a nossa luta é por liberdade, temos que ganhar essa luta por liberdade. Será pela mão dessa aliança que ganharemos no Brasil e ganharemos na Paraíba”, declarou o parlamentar.
O ex-ministro Marcelo Queiroga apostou na aliança para levar ao Palácio da Redenção um governo de direita. “Efraim Filho é um jovem parlamentar, mas já fez quatro mandatos excepcionais. Para romper com 16 anos da esquerda, esse atual governo [João Azevêdo] completa oito anos à frente do poder. Não queremos mais isso. Precisamos trazer uma nova história para esse estado. Tenho certeza que o Governo da Paraíba terá uma nova era para nosso estado”, projetou Queiroga.
Uma ação conjunta e eficaz entre a Polícia Militar de Caruaru e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU de Toritama, resultou na prisão de dois indivíduos, na última quarta-feira. A detenção ocorreu graças à agilidade da Central de Videomonitoramento da cidade, que no início do mês havia flagrado a dupla furtando uma motocicleta no município.
Os dois indivíduos foram encaminhados à delegacia de plantão, juntamente com o produto do furto. Na delegacia, a equipe de monitoramento da CTTU de Toritama apresentou mídias de diversos outros delitos que a dupla já vinha cometendo na cidade, sempre com o mesmo modus operandi.
“Parabenizo a Polícia Militar e a CTTU pela agilidade e eficiência. Nossa Central de Videomonitoramento é uma ferramenta poderosa na segurança pública, permitindo que a CTTU e as polícias atuem em conjunto para coibir o crime”, disse o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (MDB).
Tão logo cheguei ao hotel em Floresta, após a minha corridinha diária de 8 km, a surpresa de reencontrar um filho ilustre da terra: o ex-deputado e agora conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Novaes.
Uma boa oportunidade para atualizar a nossa conversa. Rodrigo me contou, aliás, que está construindo uma igreja numa comunidade rural que será inaugurada no próximo mês com a missa pela passagem do primeiro ano da morte do seu pai, o ex-deputado Vital Novaes.
O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, esteve no Palácio do Campo das Princesas, ontem, onde se reuniu com a governadora Raquel Lyra (PSD) para tratar de temas importantes para o município. Entre os assuntos discutidos, o destaque foi a recuperação das rodovias estaduais PE-145 e PE-160, que enfrentam há anos problemas estruturais e colocam em risco a mobilidade e o desenvolvimento da região.
Na ocasião, o gestor foi comunicado que as obras foram autorizadas pelo Governo do Estado e já se encontram em fase de licitação. “Essa conquista é fruto de muito diálogo, persistência e parceria com o governo do Estado, na pessoa da querida governadora Raquel Lyra. Estamos acompanhando de perto cada etapa para garantir que essa obra tão esperada saia do papel o quanto antes. O Brejo precisa e merece estradas dignas e seguras”, destacou o prefeito Roberto Asfora.
Em audiência pública, realizada na Câmara dos Vereadores de Moreno, o deputado estadual Nino de Enoque (PL) ressaltou a precariedade do transporte coletivo na cidade e defendeu a necessidade urgente de soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores. O evento, proposto pela vereadora de Moreno Marília Rufino teve como tema “Transporte Público e Qualidade de Vida”.
Na ocasião, o deputado fez questão de externar sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pela população morenense, que há décadas sofre com a deficiência do transporte público e cobrou resposta do poder público. “O povo está cansado. Precisa de uma resposta concreta porque quem sofre com essa situação é quem utiliza o transporte público, que é um direito e portanto, precisa ser garantido. Como deputado da cidade, os morenenses sabem que podem contar com a minha voz. Meu gabinete está aberto para ouvir os pernambucanos”, afirmou o parlamentar, reafirmando seu compromisso em lutar por melhorias.
Segunda etapa da minha peregrinação pelo Sertão, levando conhecimento, como disse, ontem, em sua fala, a vice-prefeita Bia Numeriano (Rede), Floresta, a 435 km do Recife, me proporcionou uma noite de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, carregada de muita emoção.
Em razão de compromisso inadiável no Recife, a prefeita Rorró Maniçoba (PP) e seu marido, Dário Gatão, não puderam comparecer ao evento, que teve como cenário o espaço Cultural João Boiadeiro, no belíssimo centro histórico da cidade, com seus casarios coloniais do século passado.
Rorró, no entanto, nos recepcionou com um almoço na sua residência. Cardápio, aliás, irresistível, tendo como carro-chefe um maravilhoso arroz de bode. No lançamento, a prefeita, que deu todo apoio para o seu sucesso, foi representada pela vice-prefeita Bia Numeriano, que fez uma fala mostrando amplo conhecimento da história de Pernambuco, com destaque para o ex-governador Marco Maciel.
“Magno, aprendi a admirar Marco Maciel lendo a biografia dele escrita por você”, afirmou. Em seguida, o geólogo João Luiz, na condição também de historiador, fez uma minipalestra abordando Floresta e seus grandes personagens no contexto da cultura estadual.
Na plateia, vereadores, como a jovem Ana Alice Numeriano (PP), filha do ex-vereador Betinho Numeriano, irmã da vice-prefeita, e Péricles Ferraz, do PP. Ainda presentes secretários municipais, diretores de escolas, professores e formadores de opinião, como o blogueiro Elvis.
‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. ‘Os Leões do Norte’ homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
Hoje à noite, cumpro mais uma agenda de lançamentos em Serra Talhada, a partir das 18 horas, no Espaço Cultural, o antigo Cist, atendendo a convite da prefeita Márcia Conrado (PT).