Por José Nivaldo Junior*
Oito anos separam os dois pioneirismos. Eduardo Monteiro criou antes a Folha de Pernambuco, uma espécie de último moicano da imprensa impressa, só que com vocação para vencer. Magno criou o primeiro blog de responsa no Nordeste. Vanguarda e liderança até hoje. Trata-se de dois ‘Valerosos Lucidenos’ na luta permanente pela liberdade, para parafrasear o primeiro biógrafo de grandes pernambucanos**
Magno foi nosso parceiro em ‘O Poder’. Responsável maior pelo sucesso na largada. Ainda hoje, quando falo em O Poder, muita gente comenta: “Não é o jornal do Magno?”. Impressionante a força desse nome. Já saiu há mais de dois anos do projeto. De boa. A divergência, com clareza, foi quanto à abordagem da governadora Raquel Lyra. Um dia, se MM autorizar, conto detalhes. Saiu de boa. Mas deixou sua assinatura indelével. A convivência divergente consolida as boas relações. Mantemos a amizade e o respeito mútuo.
Leia maisJá Eduardo, várias vezes abordei o seu perfil único de empreendedor. Eduardo é o único caso que conheço de alguém que teve muito, perdeu temporariamente em virtude da canalhice da política econômica e da indevida intervenção do governo FHC para dizimar os bancos regionais. Pois bem: do fundo do poço mais escuro, Eduardo acendeu sua luz própria e construiu uma potência econômica. O grupo EQM. Quando a reparação tardia chegou por vias judiciais (bilionária, registre-se) Eduardo já tinha construído um Império com suas iniciais. Tivemos divergências pontuais. A grandeza de espírito possibilitou uma convivência fraternal, eu mais velho, mas ainda assim, sinto-me irmão.
Foi muito feliz Magno ao escolher Eduardo Monteiro, parceiro de muitos empreendimentos, como o grande homenageado da festa. Só aplauso para os dois titãs.
“A festa em comemoração aos 18 anos de fundação do blog está bem próxima. Será no próximo dia 23, a partir das 20 horas, no belíssimo e aconchegante Mirante do Paço, nas imediações do Paço Alfândega, no Recife. E com um ingrediente muito especial: brindaremos, igualmente, com a mesma emoção, os 26 anos da Folha de Pernambuco”, afirma o jornalista.
Aos que ainda não se situaram quanto ao cenário da festa. O Mirante do Paço ocupa o mesmo espaço, agora reformulado, onde funcionou o Arcádia Recepções. O lugar é lindo, agora sob a batuta de um trio extremamente competente: os empresários Álvaro Jucá, Ronald Menezes e Toninho.
Prossegue Magno: “As datas, a primeira revestida na maioridade de uma ferramenta de comunicação marcada pelo meu pioneirismo, na época uma aposta incerta, um tiro no escuro, e a segunda por ser um jornal que chega aos 26 anos quebrando tabus, um novo paradigma de mídia no Estado, merecem serem festejadas em todo seu esplendor. Daí, a ideia de um baile dançante ao som da Super Oara, do meu amigo Beto, de Arcoverde, uma das melhores orquestras do País. E que é comandada, hoje, pelo talentoso e múltiplo Elaque, filho de Beto. Por si só, Elaque já uma atração à parte: enche os olhos da plateia no teclado e é o principal vocalista do grupo”.
“Alguns artistas amigos vão subir ao palco com a Super Oara para dar uma canjinha: Alcymar Monteiro, o rei do forró, cuja trajetória estou focado na sua biografia, é um deles. Meus amigos carnavalescos André Rio, Almir Rouche e J. Michillis vão trazer o frevo no pé, para animar ainda mais o ambiente”.
“Também se disponibilizaram para dar um recheio mais brilhante ainda meus amigos forrozeiros Josildo Sá Novinho da Paraíba e João Lacerda; o seresteiro Daniel Bueno, Walquiria Mendes, Cristina Amaral, Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, e, por último, Geraldo Maia, que ontem me confirmou sua presença”.
Prossegue MM: Nem sei como agradecer a essa gente tão talentosa e amiga. A amiga cerimonialista Branca Góes, ao lado da minha Nayla Valença, cuidam dos mínimos detalhes para o sucesso do evento, que terá o serviço do bufê Fiordes, da minha amiga Mariana Lucena.
Antecipando as palavras que deverá pronunciar no ato, Magno afirma: “Meu amigo Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, formado por três usinas no Nordeste e veículos de comunicação, como a Folha de Pernambuco e a Rádio Folha, integrou-se aos festejos dos 18 anos do blog desde o seu alicerce. É, sem dúvida, meu melhor parceiro, amigo de fé e camarada. Além de apoiar incondicionalmente, Eduardo é presença confirmada com todo seu elenco da Folha e das usinas. Uma alegria imensa comemorar juntos os 18 anos do blog e os 26 anos da Folha de Pernambuco, jornal que participo dele desde a sua fundação, atuando hoje na cobertura nacional, em Brasília”, finaliza.
*Publicitário e escritor
Leia menos