Juscelino deve escapar de punição da Comissão de Ética por voos da FAB

Igor Gadelha, do Metrópoles

Integrantes do Comissão de Ética da Presidência avaliam, nos bastidores, que dificilmente o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), será punido pelo colegiado por ter ido viajado em avião da FAB a São Paulo para participar de leilões de cavalos de raça.

Membros da comissão argumentaram à coluna que Juscelino deve escapar de punição pois cumpriu compromissos oficiais pelo ministério na capital paulista no mesmo período da viagem. Por esse motivo, dizem, o uso da aeronave oficial pelo ministro estaria justificado.

Segundo a agenda oficial de Juscelino, ele teve eventos em São Paulo nos dias 26 e 27 de janeiro, quinta-feira e sexta-feira, respectivamente. O ministro, então, emendou o fim de semana na cidade, período em que foi ao leilão de cavalos. Ele só retornou a Brasília na segunda-feira, 30 de janeiro.

O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão. O jornal revelou ainda que o ministro das Comunicações recebeu diárias pelos quatro dias de viagem. Após a divulgação da notícia, Juscelino devolveu os valores para os cofres públicos.

Veja outras postagens

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

O advogado Walber Agra, professor de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, é o convidado de hoje do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília. Autor do processo que resultou na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele vai analisar o julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal e seus desdobramentos.

Livre-docente pela USP e doutor em Direito, Agra é referência nacional em Direito Constitucional e Eleitoral. É autor de diversos livros na área jurídica, entre eles obras de destaque sobre Direito Constitucional e Direito Eleitoral, utilizados em cursos e referências acadêmicas em todo o país. Além da atuação acadêmica, participa de entidades jurídicas e contribui para o debate público em temas centrais da democracia. Em junho de 2025, elaborou parecer jurídico a convite do ex-presidente Evo Morales e relatou ter sido declarado “persona non grata” na Bolívia após questionar decisões do Tribunal Constitucional Plurinacional.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou

O senador Fernando Dueire (MDB-PE) esteve no município de Aliança, na Mata Norte, para participar da entrega da área que abrigará o futuro distrito industrial da cidade. O terreno tem mais de 70 mil metros quadrados e deverá ser preparado para atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar a economia local e regional.

Durante a solenidade, o senador destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma entrega que representa muito mais do que uma área física. É um projeto que nasce com foco no futuro, com potencial real de transformar vidas”, afirmou Dueire, ao lado do prefeito Pedro Freitas. O parlamentar ressaltou ainda seu posicionamento em defesa dos municípios: “Sou municipalista por convicção. Acredito que o desenvolvimento começa nas cidades. E ações como essa, que unem responsabilidade e visão estratégica, precisam do nosso apoio”.

O evento também reuniu lideranças políticas estaduais e federais. Estiveram presentes o senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Lula da Fonte (PP) e o deputado estadual Antônio Moraes (PP).