O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou nesta terça-feira (23) um processo contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar.
O processo foi aberto a partir de uma ação apresentada pelo PT. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo tem outras três representações no colegiado que miram sua cassação e ainda não foram pautadas. As informações são da CNN.
A representação da bancada do PT questiona a atuação de Eduardo nos Estados Unidos e solicita a possível perda de mandato do parlamentar.
Para a escolha da relatoria da representação contra Eduardo, foram sorteados os deputados: Paulo Lemos (PSOL-AP), Delegado Marcelo Freitas (União-MG) e Duda Salabert (PDT-MG). A partir da lista tríplice, o presidente do Conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC), definirá o relator.
Nesta terça, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), indeferiu o pedido da oposição que indicou Eduardo como líder da minoria. A manobra mirava salvar o mandato dele ao permitir justificativas da sua ausência na Casa.
Eduardo Bolsonaro reside nos Estados Unidos desde fevereiro e afirma que não pode voltar ao país por ser alvo de “perseguição política”. O parlamentar chegou a se licenciar, mas o período venceu e ele não pode solicitar um novo afastamento formal.
Na segunda-feira (22), a PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou Eduardo por coação no curso do processo, devido à atuação fora do país com ações voltadas a intervir nos processos judiciais para beneficiar Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo.
Na ação no Conselho, o PT questiona a permanência de Eduardo nos Estados Unidos e afirma que o congressista “tem se dedicado de forma reiterada a difamar instituições do Estado brasileiro, com especial virulência contra o Supremo Tribunal Federal e seus ministros”.
A ação também destaca que o deputado busca “influenciar autoridades do governo estadunidense a imporem sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal, da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal, em represália às investigações que envolvem seu pai e correligionários”.
Com troca de 22 secretários em menos de três anos, Raquel Lyra implanta “estado de mudança em Pernambuco”
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
A saída de duas figuras importantes do governo de Raquel Lyra (PSD) na mesma semana não deixa de ser mais um desgaste para a gestão, por dois motivos principais. Primeiro, porque já são 22 nomes substituídos em menos de três anos de administração — quase um secretariado inteiro. Isso demonstra dificuldades da governadora em montar time e gerir equipes. Pernambuco realmente vive um “estado de mudança” desde 2023.
É natural que, em uma gestão de quatro anos, haja algum ajuste aqui ou ali, trocas pontuais, às vezes por motivos pessoais daqueles que deixam os cargos. Mas 22 pessoas em menos de três anos é, no mínimo, curioso.
Segundo, porque Raquel Lyra está em um momento de baixa nas pesquisas de intenção de voto ante o seu provável oponente, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Por essa razão, a gestora tem um adversário ainda mais duro do que o socialista: o tempo.
Se quiser buscar a reeleição, Raquel não tem muito tempo para convencer os pernambucanos e pernambucanas de que seu governo deu certo e merece mais quatro anos. Faltam praticamente três meses para a governadora entrar em seu último ano como chefe do Poder Executivo — justamente o ano eleitoral.
O momento é de Raquel tentar reverter a desvantagem para João e entrar em 2026 competitiva para a disputa. Mas, com gente saindo do governo e sempre deixando a imagem de que o problema foi na relação interna — ou com a própria governadora, ou com pessoas próximas a ela —, fica difícil dizer que a gestão está no rumo certo.
Há informações de bastidores de que o ex-secretário da Fazenda, Wilson de Paula, de uma das pastas mais importantes, e a secretária da Controladoria-Geral, Érika Lacet, responsável pela auditoria interna do governo, deixaram a administração para não lidar com a vice-governadora, Priscila Krause, nos 15 dias de licença de Raquel, em outubro.
Independentemente das razões, são mais duas baixas, justo em uma fase da gestão Raquel Lyra de busca pela transformação da imagem de governo atrapalhado e ruim de diálogo para governo que vai bem e merece continuar — ou seja, momento de evitar desgaste.
Discurso para as mulheres cai por terra – Também complicou para Raquel Lyra manter o discurso feminista. A 22ª mudança no secretariado da gestora, com a saída de Érika Lacet da Controladoria-Geral, marcou o encolhimento da participação de mulheres auxiliares diretas da primeira mulher eleita governadora de Pernambuco. Ao assumir o cargo, em 2023, Raquel prometeu protagonismo feminino nomeando 13 secretárias e 14 secretários. Dois anos e oito meses depois, das 30 secretarias atuais, apenas dez têm mulheres como titulares. Um encolhimento de 48% para 33% de participação feminina no primeiro escalão.
Homenagem a José Múcio – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi agraciado pela Universidade de Pernambuco (UPE) com o título de Doutor Honoris Causa, em decisão do conselho superior da instituição. A homenagem, anunciada na mesma semana em que o pernambucano celebrou aniversário, reconhece sua longa trajetória política e as contribuições prestadas ao desenvolvimento do estado e do país, marcando um gesto de respeito e valorização à sua dedicação ao serviço público.
Troca-troca dos prefeitos – O prefeito de João Alfredo, Zé Martins, oficializou sua saída do PSB e a filiação ao PSD, presidido por Raquel Lyra. O movimento representa mais uma baixa para os socialistas e reforça a sigla da governadora, que já concentra o maior número de prefeitos em atividade no estado. A mudança ocorre um dia após o PSB ter comemorado a adesão do prefeito de Xexéu, Thiago de Miel (PSD), ao palanque de João Campos para o Governo de Pernambuco em 2026.
Crise interna no MDB de PE – Membros do Diretório Estadual do MDB em Pernambuco se manifestaram em oposição à decisão tomada pela Executiva estadual da legenda de passar para a oposição ao governo Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Por meio de nota assinada por 17 integrantes da sigla, divulgada ontem, o grupo questiona a legitimidade da escolha. O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) já havia se manifestado contrário à mudança e declarou que o presidente da agremiação em Pernambuco estaria descumprindo decisões judiciais ao realizar o encontro.
Janja em Caruaru – De olho na importância do voto evangélico, a primeira-dama do Brasil, Janja, estará em Caruaru, no Agreste, na próxima terça-feira (30), para participar de um culto com mulheres evangélicas em uma igreja da cidade. A programação está sendo organizada pela esposa do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), Thania Queiroz. O casal se organiza para receber Janja em sua residência, à noite, junto a outras mulheres caruaruenses.
CURTAS
Celso Sabino entrega cargo 1 – O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), entregou uma carta de demissão ao presidente Lula (PT), ontem. A renúncia veio depois que o União Brasil determinou que todos os filiados com cargos federais saíssem do governo sob pena de expulsão do partido.
Celso Sabino entrega cargo 2 – Apesar de entregar o cargo, Celso Sabino seguirá na pasta até a próxima quinta-feira (2), a pedido do presidente Lula, para acompanhar inaugurações ligadas à COP30, em Belém, no Pará. As informações são do portal Poder360.
Motta pegando carona no momento de Lula – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (RP-PB), afirmou, ontem, que Lula caminha para “sua quarta eleição”. Motta comentava desafios da Câmara com a polarização e citou indiretamente o presidente. “Nós temos, pela primeira vez, o presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse.
Perguntar não ofende: Quantos membros do primeiro escalão de Raquel Lyra estarão no governo até o final?
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quinta-feira (25) seus votos em dois processos de réus acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
No primeiro caso, Fux defendeu a absolvição de Cristiane Angélica Dumont Araújo, acusada de participar das invasões ao Palácio do Planalto e ao Congresso.
Para o ministro, as imagens não mostram qualquer indício de que a ela tenha danificado bens públicos. Fux destacou ainda que os elementos colhidos no processo contradizem a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que apontou os crimes de crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de bem tombado. As informações são do g1.
Já no segundo processo, Fux votou para condenar Lucimário Benedito Decamargo Gouveia a 1 ano e 6 meses de prisão por deterioração de patrimônio tombado. A PF encontrou vídeos dele invadindo o Palácio do Planalto.
O ministro votou contra a condenação nos demais crimes, por entender que não há provas de que o réu tenha aderido a um plano golpista.
Apesar das divergências de Fux, a Primeira Turma do STF já formou maioria para condenar os dois réus a 14 anos de prisão, nos termos do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Os demais ministros entenderam que os dois réus cometeram os crimes apontados pela PGR.
A posição jurídica de Fux nesses casos é a mesma que ele adotou no julgamento do núcleo crucial da trama golpista, quando a Primeira Turma decidiu condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus por pelos cinco crimes. Fux votou para condenar o ex-ministro Braga Netto e o delator Mauro Cid pelos crimes contra o Estado, mas não os demais réus.
Em julgamentos anteriores do 8 de Janeiro, pelo contrário, Fux havia votado para condenar os réus pelos crimes de ataque à democracia.
Na madrugada desta sexta-feira (26), o cantor Natanzinho Lima teve o show invadido por uma fã.
A situação aconteceu durante a Festa de Setembro de Tavares, no Sertão da Paraíba, quando uma mulher invadiu o palco, furou a segurança e chegou a morder o braço do artista, além de rasgar a camisa do artista. As informações são do Diario de Pernambuco.
Depois da tempestade, a bonança. É o que diz o ditado, mas não é o caso da Toyota. A montadora deve deixar de fabricar 30 mil carros no Brasil em 2025. A culpa da queda na expectativa de produção é o temporal que aconteceu na segunda-feira (22).
O mau tempo causou danos severos à unidade, que deve ficar com a produção parada até, pelo menos, janeiro de 2026. “Dessa forma, a Toyota terá perda de 10 mil carros por mês de produção. São veículos que atendem ao mercado brasileiro, além de destinados a exportação à Argentina e outros países do Mercosul”, diz David Wong, sócio da consultoria Alvarez & Marsal. As informações são do Estadão.
Em Porto Feliz é fabricado o motor 2.0 flex de até 175 cv de potência que abastece as linhas de montagem da Toyota em Indaiatuba, onde é feito o Corolla sedã, e em Sorocaba, que produz o SUV Corolla Cross. Essa última unidade estava prestes a iniciar a montagem do Yaris Cross, cujo lançamento estava confirmado para outubro, mas foi adiado.
Toyota adia Yaris Cross e deixa de exportar motores “Com isso, eles perdem a oportunidade de fazer o lançamento do carro no último trimestre do ano”, diz Wong, lembrando que esse é um período tradicionalmente aquecido para as vendas.
Como se não bastasse, caso as linhas de Porto Feliz fiquem mesmo paradas por três meses, o especialista estima que a montadora deixará ainda de exportar 12 mil motores para os Estados Unidos.
O vendaval que acompanhou a chuva causou estragos consideráveis à fábrica de motores da companhia em Porto Feliz. Telhas de zinco, por exemplo, foram arrancadas e encontradas a quilômetros de distância. Relatos indicam ainda danos sérios à estrutura do empreendimento.
Além disso, equipamentos de alta precisão foram comprometidos tanto pela água quanto pelo impacto de estruturas que desabaram. Como se trata de uma planta com ambiente controlado e máquinas extremamente sensíveis, o processo de recuperação será longo e complexo.
“Se fizermos a comparação com um carro, deu perda total na fábrica”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, em entrevista à Reuters após reunião com a montadora.
Passageiros do voo 8003 da Azul Linhas Aéreas, que sairia do aeroporto da cidade do Porto, em Portugal, com destino a Recife, denunciam uma série de problemas após o cancelamento da viagem, que deveria ter ocorrido na manhã da última quinta-feira (25). Segundo os relatos, o atraso ultrapassa 30 horas e a companhia aérea não ofereceu assistência adequada durante o período de espera.
Entre os afetados está o brasileiro Pablo Passos, que viajava com a esposa e o filho de apenas sete meses. A família relata momentos de tensão e desgaste físico e emocional enquanto aguardava a reacomodação em outro voo. A decolagem estava prevista para às 10h45, mas acabou sendo cancelada por “questões técnicas”, de acordo com a Azul. As informações são do JC.
Apesar disso, passageiros afirmam que não receberam informações claras sobre o motivo do cancelamento, tampouco suporte básico para alimentação, hospedagem e transporte. “O voo começou a atrasar sem qualquer previsão. Passaram-se horas sem informação, sem respeito e sem suporte por parte da companhia aérea”, conta Pablo.
Segundo os relatos, a situação foi agravada pela falta de estrutura da Azul no aeroporto português. Não havia agentes de solo disponíveis ou balcões de atendimento. Apenas uma funcionária, identificada como Bianca, tentava atender centenas de passageiros sozinha.
O voo foi inicialmente remarcado para às 9h da manhã desta sexta-feira (26). A família se organizou, acordou de madrugada e seguiu para o aeroporto. No entanto, pouco antes do horário previsto para o embarque, recebeu um e-mail informando uma nova mudança: o voo havia sido remarcado novamente, desta vez para as 21h — mais uma vez, sem qualquer assistência adequada por parte da companhia.
Em nota enviada ao Jornal do Commercio, a Azul afirmou que “os clientes impactados estão recebendo assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”. A empresa lamentou os transtornos e reforçou que “medidas como essas são necessárias para garantir a segurança das operações, valor primordial para a companhia”.
Fundada em 1948 pela Sociedade Amigos da Instrução de Jatinã (SAIGI), a Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF) consolidou-se como uma das principais instituições de ensino superior do Sertão pernambucano. Localizada em Belém do São Francisco, a faculdade oferece cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, atraindo estudantes de diferentes municípios e contribuindo para a formação profissional e o desenvolvimento regional. No vídeo abaixo, conheça mais sobre a história da
Em meio a discussões no governo brasileiro sobre como seria uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder dos EUA, Donald Trump, Mar-a-Lago tem sido considerado como uma boa opção para um encontro presencial entre os líderes.
Segundo fontes ligadas ao governo brasileiro, o resort do presidente americano — localizado em Palm Beach, na Flórida — oferece vantagens em comparação a uma reunião na Casa Branca.
Por se tratar de uma propriedade privada, o acesso a Mar-a-Lago é mais restrito inclusive à mídia — o que seria um ponto positivo diante do receio de que Trump tente colocar Lula em uma situação como a que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, passou no Salão Oval em fevereiro deste ano. As informações são da CNN.
A avaliação do governo brasileiro é que o local pode oferecer um ambiente mais leve para a conversa entre os líderes. Além disso, republicano já recebeu outros chefes de Estados no resort, como o presidente argentino Javier Milei em novembro de 2024.
Apesar de ventilar a possibilidade, o Itamaraty ainda estuda qual seria o melhor formato para o encontro. Segundo fontes, até o momento, ainda não há convites oficiais.
Lula e Trump se encontraram brevemente na Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23) e combinaram de se encontrar na próxima semana.
O líder dos EUA disse que abraçou Lula e que eles tiveram uma “química excelente”.
Trump discursou logo após o mandatário brasileiro, que mandou recados a Casa Branca após o governo americano anunciar sanções contra exportações e autoridades brasileiras, incluindo familiares de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Posteriormente, Lula demonstrou entusiasmo com o possível encontro entre os líderes, afirmando que a conversa por colocar um ponto final no “mal-estar” na relação EUA-Brasil.
A CNN questionou a Casa Branca sobre a reunião entre os chefes de Estado e aguarda resposta.
Equipes de fiscalização da Prefeitura de Arcoverde estiveram no centro da cidade, na manhã desta sexta-feira (26), e retiraram comerciantes ambulantes que trabalhavam principalmente na região da Praça do Livramento.
Os fiscais chegaram informando que os trabalhadores não poderiam permanecer no local, o que gerou questionamentos e indignação entre os ambulantes. As informações são do Panorama PE.
Vídeos da ação começaram a circular em grupos de mensagens, enviados tanto pela população quanto pelos próprios trabalhadores, que denunciaram a medida da gestão municipal.
Diante da repercussão, a Prefeitura divulgou uma nota oficial informando que recebeu a Recomendação nº 01/2025, expedida pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Arcoverde, dentro do Inquérito Civil nº 02291.000.122/2022. O documento orienta o município a adotar providências para a desocupação de áreas e equipamentos públicos — como calçadas, praças, ruas e avenidas — que estejam sendo ocupados de forma irregular, comprometendo a mobilidade urbana e o uso comum da população.
Seguindo essa recomendação, a Prefeitura explicou que iniciou, em setembro, um trabalho de abordagem educativa nas ruas, orientando os ambulantes a procurarem a Secretaria da Receita Municipal para efetuar seus cadastros. Além disso, informou que já foram disponibilizados boxes no Cecora (Centro Comercial Regional de Arcoverde), a fim de oferecer um espaço adequado, seguro e legalizado para os trabalhadores.
Ainda na nota, a gestão municipal reafirmou que seguirá as orientações do Ministério Público e que buscará conciliar a organização da cidade com o respeito aos trabalhadores informais e comerciantes, dentro do que estabelece o Código de Posturas do município e a legislação vigente.
Por fim, a Prefeitura destacou que seu compromisso é garantir uma cidade mais segura, acessível e organizada para toda a população.
Em Arcoverde, meu pedacinho de céu, a corridinha de 8 km, há pouco, foi no Parque Verde, a grande e maravilhosa obra do ex-prefeito Wellington Maciel (MDB). Ficando em forma para uma nova maratona de lançamentos de Os Leões do Norte pelo Sertão na próxima semana em Belém do São Francisco, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a homenagem o cantor e compositor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto do eterno Rei do Baião, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
A Ambipar divulgou comunicado nesta sexta-feira (26) para esclarecer questionamentos sobre o contrato de gestão de resíduos sólidos, limpeza urbana e manutenção de áreas verdes em Fernando de Noronha. A empresa destacou a legalidade do processo licitatório e reafirmou seu compromisso com a transparência, o compliance e a preservação ambiental no arquipélago. Confira o comunicado na íntegra:
A Ambipar esclarece que o processo licitatório para os serviços de gestão de resíduos sólidos, limpeza urbana e manutenção de áreas verdes em Fernando de Noronha foi conduzido de forma legítima, transparente e em total conformidade com a lei. O procedimento foi validado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e confirmado pelas instâncias do Poder Judiciário, assegurando sua regularidade. Todo o processo seguiu rigorosos critérios de compliance e governança, reforçando a integridade da contratação.
A Ambipar iniciou oficialmente suas operações em Fernando de Noronha em 26 de agosto de 2025 e encontra-se em período de mobilização, conforme previsto em contrato. Desde então, a empresa vem implementando ações para aprimorar a coleta, a destinação e a reciclagem de materiais, incluindo a modernização da frota, a instalação de ecopontos e o envio de resíduos para cooperativas em Recife (PE), promovendo a destinação ambientalmente adequada e incentivando a economia circular.
É importante esclarecer que o volume de resíduos atualmente observado na área corresponde a um acúmulo histórico de resíduos deixado por gestões anteriores. Em parceria com a Administração de Fernando de Noronha e o ICMBio, a Ambipar atua de forma integrada para superar esse passivo e implantar padrões de excelência na coleta, no tratamento e na destinação final dos resíduos.
A Ambipar reafirma sua capacidade técnica e seu compromisso com a preservação ambiental, a transparência e a responsabilidade socioambiental, trabalhando em conjunto com órgãos públicos e parceiros estratégicos para transformar Fernando de Noronha em referência em gestão ambiental e garantir à população local e aos visitantes um ambiente mais limpo, saudável e sustentável.
O jornalista José Maria Trindade, âncora da Jovem Pan em Brasília, entrevista hoje, às 22h, no seu programa, o deputado Coronel Meira (PL-PE). A entrevista terá como foco o avanço do crime organizado e a violência no Brasil, tema em que o parlamentar defende, assim como a recriação do Ministério da Segurança Pública como estratégia para enfrentar o problema.