Arcoverde ganha parque verde no coração da cidade

Corri meus 8 km diários, hoje, no Parque Verde Urbano, prolongamento da Avenida Antônio Japiassu, na minha Arcoverde, 250 km do Recife. A pista está em obras, com previsão para inauguração em novembro. Pelo menos até o momento, é a maior obra da gestão Wellington Maciel (MDB).

Pelo seu traçado, quando a segunda etapa estiver pronta, serão 4 km de extensão entre árvores plantadas que, em breve, propiciarão sombra em meio a um cenário muito bonito. Funcionará 24 horas. As luminárias projetadas jogarão um facho de luz só comparável à luminosidade do sol.

Parque é vida, lazer e janela para pôr a saúde em dia com exercícios, cooper e corridas. Ao mesmo tempo que a gestão municipal abre esse cinturão verde na cidade, valoriza também os bairros próximos, como a Cohab. Há muito, Arcoverde estava carente de uma área para atividades físicas ao ar livre, longe de academias fechadas e caras.

Adorei correr na pista exclusiva do novo parque de Arcoverde. É ampla, um retão, sem nenhum declive. Parabéns ao prefeito. Soube que enfrentou muitas resistências, entraves burocráticos e má vontade, até de gente próxima, aliada à sua gestão.

Veja outras postagens

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Rodrigo Farias (PSB), levou à reunião plenária desta segunda-feira (22) a denúncia dos repasses milionários do governo estadual à Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hospital do empresário Jorge Branco, marido da vice-governadora Priscila Krause. O parlamentar detalhou na tribuna que só em 2025 a unidade recebeu mais de R$ 25 milhões, incluindo R$ 3 milhões em quinze dias em que Priscila Krause esteve no cargo de governadora em exercício.

Farias declarou, ainda, que vai encaminhar formalmente a documentação e os dados aos órgãos de investigação do Estado, solicitando apuração imediata sobre conflito de interesses e possíveis irregularidades nos contratos firmados e nos repasses realizados. O deputado também recordou o acidente recente no Hospital da Restauração, com a queda de um elevador, e o relatório técnico que revelou que o governo já sabia há seis meses da situação precária dos elevadores, mas não tomou providências.

“A saúde do Estado está em evidência negativa, e essa denúncia de repasses milionários para o hospital do marido da vice-governadora precisa ser investigada com rigor”, disse Farias. Ele afirmou ainda que a relação entre poder público e interesses privados deteriora a confiança da população e compromete o destino dos recursos públicos.

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O vereador do Recife, Thiago Medina (PL), ingressou nesta segunda-feira (22) com uma ação popular na Justiça Federal para anular o edital da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que abriu uma turma especial do curso de Medicina no campus de Caruaru, voltada a integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ação tramita na 9ª Vara Federal de Pernambuco.

No processo, Medina alega que o edital apresenta vícios que comprometem sua validade, violando princípios constitucionais e a finalidade do programa. Entre os pontos contestados estão os critérios de seleção, restritos a uma redação e à análise do histórico escolar, sem prova objetiva em disciplinas como biologia, química e matemática, consideradas essenciais para ingresso em Medicina.

O vereador sustenta que a iniciativa da UFPE “afronta a moralidade administrativa e coloca em cheque a formação dos médicos brasileiros”. Ele pede liminar para suspender imediatamente o edital e a sua anulação definitiva ao fim do julgamento. “A UFPE precisa preservar sua credibilidade. Não podemos aceitar um processo seletivo que visa beneficiar um grupo ideológico. A lei existe para ser cumprida”, afirmou.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta segunda-feira (22) que é ilegal a aplicação da Lei Magnistsky contra sua esposa, Viviane Barci de Moraes.

“A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnistsky à minha esposa, não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito Internacional, a Soberania do Brasil e a independência do Judiciário”, diz a nota. As informações são da CNN Brasil.