Hospital Santa Efigênia suspende atendimento do Sassepe em Caruaru

Funcionários do Governo de Pernambuco, assim como seus dependentes legais, estão desde hoje sem contar com o atendimento médico de urgência em Caruaru.

Diante do quadro de inadimplência constante do executivo estadual, que se arrasta desde a gestão Paulo Câmara e culmina na de Raquel Lyra, o diretor do hospital Santa Efigênia, Milton Chaves Ferreira, foi obrigado a suspender o atendimento dos servidores atendidos pelo Sassepe.

Em nota, ele afirma que ” a inadimplência atual impossibilita a manutenção do atendimento, considerando o aumento exponencial das despesas e custos que a empresa já suporta para manter o acolhimento pleno dos beneficiários do Sassepe”.

Com isso, quem mora em Caruaru e precisar de atendimento, tem que se deslocar até a capital pernambucana em busca de assistência médica.

Candidato a deputado estadual não eleito, mesmo com o apoio do prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), o vereador Luciano Pacheco (Patriota) entregou, há pouco, a liderança do Governo Municipal e deve romper com o prefeito nos próximos dias.

Uma catedral da Igreja Episcopal Carismática do Brasil será instalada em Petrolina. No próximo domingo, haverá celebração de instalação, a partir das 10h, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 925. A sede em Petrolina terá como Bispo Diocesano, o REVMº Dom Tony Bello. Ele explicou que a Igreja Episcopal faz a ligação entre as Tradições Reformadas, o Catolicismo Ocidental e a Ortodoxia Oriental.

“Definitivamente, a IECB não é uma cisma ou um grupo dissidente de outra denominação. É um trabalho sem igual que Deus dispôs nos corações de clérigos dedicados e fiéis de várias denominações (pentecostais, batistas, anglicanos, luteranos, presbiterianos, carismáticos independentes, wesleyanos, etc.) que, por meio de uma reflexão e oração, perceberam a necessidade de se ter um lugar de convergência. Eles foram impelidos à formação de uma Igreja que não só exercitasse a autoridade apostólica dentro de um vigamento litúrgico, mas que operasse debaixo da inspiração e unção do Espírito Santo”, disse.

Bispo Tony ressaltou a preocupação da Igreja em unir diferentes vertentes das religiões. “Hoje, clérigos e leigos da IECB compartilham da mesma herança. Evangélicos, tradicionais e carismáticos, anglicanos, católicos romanos e ortodoxos, tem a visão comum de fazer o Reino de Deus visível para as nações do mundo agora”, afirmou.

O deputado federal Mendonça Filho (UB) pediu a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia, numa audiência hoje, reforço no policiamento para o Agreste pernambucano para reduzir a violência e insegurança na região. “Estou dando voz aos pedidos que tenho recebido de moradores e comerciantes da região. A população vive hoje o resultado de 16 anos de abandono da segurança pública nas gestões do PSB, com medo de sair de casa, de ficar nas praças, de abrir seu comércio no final de semana. Além do alto número de homicídios e mulheres vítimas de violência”, afirmou Mendonça, destacando que acredita que a nova gestão vai mudar essa realidade.

Na audiência, Mendonça disse à secretária que a violência e a insegurança atingem fortemente o Polo de Confecções, afetando a economia de municípios que geram renda e milhares de empregos como Vertentes, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. A secretária informou que o cuidado com a segurança pública é prioridade do Governo e vai marcar um encontro com os prefeitos da região, incluindo Belo Jardim, Bezerros, Cupira, para tratar do assunto. “A nossa reunião foi muito produtiva. A secretária foi muito receptiva e destacou que ouvir os problemas de cada cidade é o perfil da gestão de Raquel Lyra”, detalhou o deputado.

Segundo os dados da própria SDS, de janeiro a dezembro de 2022, um município como Belo Jardim apresentou números assustadores de violência. Foram 30 casos de mortes por Crimes Violentos Letais Intencionais, os CVLI; 24 casos de estupros e 241 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “Com a nova gestão, tenho certeza de que o descaso com a segurança será coisa do passado. Pernambuco conta hoje com uma governadora Raquel Lyra e uma secretária que conhecem de perto a questão da segurança pública e comprometidas com políticas públicas que garantam tranquilidade ao cidadão em todo o estado”, destacou o deputado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, hoje, que os pais vacinem os filhos e disse que o programa Bolsa Família voltará a exigir a vacinação de crianças para a manutenção do benefício. Lula deu a declaração durante a inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva; da ministra Nísia Trindade, da Saúde; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e do governador do estado, Cláudio Castro (PL).

“O Bolsa Família está voltando e volta com uma coisa importante, volta com condicionantes. Quais são? Primeiro, as crianças de até 6 anos de idade vão receber R$ 150 reais a mais. Segundo, as crianças têm que estar na escola. Se não estiverem na escola, a mãe perde o auxílio. Terceiro, as crianças têm que ser vacinadas. Se não tiverem atestado de vacina, a mãe perde o benefício”, afirmou Lula.

Uma quarta condição, segundo o presidente, é que a mulher beneficiária, se estiver grávida, “tem que fazer todos os exames que a medicina exige para que ela possa ter uma criança que nasça robusta, forte e bonita como eu”, completou.

Durante o discurso, Lula também criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid. Para Lula, o governo anterior foi responsável por “350 mil, 400 mil mortes”.

“Agora vai começar a campanha do Zé Gotinha. A gente não pode vacilar, não pode brincar. É uma questão da ciência. Eu, se tiver dez vacinas da Covid, cinquenta, para tomar, eu tomo quantas forem necessárias, porque eu gosto da minha vida. Eu acho que cada um tem que gostar da vida dos seus filhos, levar as crianças [para vacinar] na idade certa”, alertou presidente.

Mais três corpos foram encontrados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, hoje, elevando para seis o número de mortos no naufrágio de uma traineira nas proximidades da Ilha de Paquetá, no fim da tarde de ontem. Duas pessoas seguem desaparecidas. O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil atuam nas buscas.

Um dos corpos localizados nesta manhã estava dentro dos destroços da embarcação afundada. O outro boiava na altura do vão central da Ponte Rio-Niterói. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal (IML) para identificação. As informações são do portal CNN.

A traineira levava um grupo de 14 pessoas, entre amigos e parentes, e voltava de um passeio a Paquetá quando foi surpreendida por uma tempestade com fortes ventos. A embarcação virou. Seis pessoas foram resgatadas por um barco que passava pela região no momento do acidente e levadas para o 19º Grupamento dos Bombeiros, na Ilha do Governador, onde receberam os primeiros socorros e estão fora de perigo.

Paquetá é uma popular atração turística do Rio, atraindo visitantes por sua tranquilidade e opções de lazer. Passeios de barco pela baía, com passagem pela ilha, são comuns.

A defesa do ex-ministro Anderson Torres pediu, hoje, que o Supremo Tribunal Federal (STF) revogue a prisão preventiva decretada contra ele pelo ministro Alexandre de Moraes.

Os advogados alegam que não há motivos que justifiquem a prisão e que Torres está disposto a entregar seu passaporte e colocar à disposição da Justiça seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Moraes decretou a prisão em razão de indícios de omissão nos atos de vandalismo contra os Três Poderes no dia 8 de janeiro. Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando bolsonaristas golpistas invadiram os prédios do Congresso, do Supremo e o Palácio do Planalto. Antes, foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro.

Entre a meia-noite e as 12h de hoje, o Recife registrou 158 milímetros de chuva, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Isso, segundo a prefeitura, equivale a 128% do volume de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro. As informações são do portal G1/PE.

Ontem, a Apac emitiu um alerta para chuvas fortes no Grande Recife e na Zona da Mata. O aviso foi reforçado nesta segunda. Ele deixou de ser amarelo, que indica estado de observação, para virar laranja, que se refere a estado de atenção, mais grave.

De acordo com a prefeitura do Recife, a Defesa Civil da cidade recebeu, até o meio-dia, 207 chamados para ocorrências de chuva. Todas sem gravidade. Foram solicitações de lonas e pedidos de vistorias em barreiras e outros locais de risco.

Ao menos nove árvores caíram na cidade, segundo a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Uma delas caiu na Avenida Dom João VI, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Outra caiu na Rua Alfredo de Castro, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. Uma imagem enviada para o WhatsApp da TV Globo mostra que a queda bloqueou a via.

A prefeitura informou que a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24h. Na rede municipal de ensino, a prefeitura não suspendeu as aulas. Somente as escolas em locais de alagamento não tiveram expediente pela manhã.