Acompanhe ao vivo o debate de Marília e Raquel na TV Nova Nordeste

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

Em viagem de gratidão pelo Sertão pernambucano, o deputado Danilo Cabral voltou a criticar a ausência de discussão de propostas entre as candidatas ao governo do estado – Marília Arraes e Raquel Lyra – na reta final da campanha eleitoral. Ele chegou hoje a Salgueiro, no Sertão Central, onde foi recebido pelo prefeito Marcones Sá (PSB), vereadores e demais lideranças políticas da Frente Popular.

“A população pernambucana votou pela alternância de poder, decidiu que não queria a continuidade do governo da Frente Popular. Qual o debate que queremos daqui para a frente? É preciso que as duas candidatas olhem para o futuro, apresentem projetos que falem para o desenvolvimento do interior do estado”, destacou Danilo em entrevista para a rádio Salgueiro FM, ao se referir aos dois últimos debates protagonizados pelas ex-adversárias. 

O deputado cita, como exemplos, a falta de referências à conclusão da Transnordestina, da Transposição do Rio São Francisco, da duplicação da BR-232 durante as intervenções das candidatas. “Como dizíamos na nossa campanha, para Pernambucano avançar, é preciso olharmos para o interior. Mais do que isso, é preciso garantir a interiorização dos investimentos no estado. Quem assumir o governo receberá a casa arrumada, com as contas equilibradas, com recursos em caixa, obras para inaugurar e, pelo menos, R$ 3 bilhões para investimentos de recursos próprios”, enfatizou.

Ipojuca - No grau

A campanha em Pernambuco pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) vai contar com um reforço de peso na mobilização pelo voto do eleitor. Amanhã, a partir das 13h, no comitê central, no bairro da Imbiribeira, será realizado o “Juventude pelo Brasil”, um grande evento em apoio ao presidente e que contará com a presença de Nikolas Ferreira (PL), eleito deputado federal com o maior número de votos no país; e do deputado federal reeleito André Ferreira (PL), parlamentar mais bem votado do Nordeste.

Vice-líder do governo na Câmara Federal, André Ferreira destacou que o objetivo é mobilizar o eleitorado bolsonarista, com foco maior nos jovens, por seu poder de engajamento diante de um cenário no qual o país tem apresentado números positivos nos setores socioeconômicos, principalmente na geração de emprego e renda.

“O presidente Jair Bolsonaro conseguiu reunir um time de ponta para buscar o voto de quem entende que o país precisa continuar no rumo do desenvolvimento, dialogando com pautas que respeitam os valores da família, mas, acima de tudo, com compromisso com a abertura de novos postos de trabalho. E essa força que a juventude carrega é essencial para que possamos dar ao nosso presidente uma grande vitória neste segundo turno, em Pernambuco e em todo o Nordeste”, disse André Ferreira.

O movimento Juventude pelo Brasil conta ainda com a participação das lideranças Guilherme Batista e Jey Reis. A entrada é gratuita e haverá um ponto de coleta para doação de alimentos não perecíveis.

Camaragibe - Refis 2025

Do Poder360

O TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou em parecer técnico a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A interpretação da área técnica da corte de contas é que poderia interferir nas eleições presidenciais. O tribunal pede que a Caixa Econômica explique em 5 dias úteis, a partir de ontem (20), o motivo pelo qual começou a fazer o empréstimo consignado em outubro, durante o período das eleições.

O empréstimo é descontado automaticamente na conta do beneficiário e foi liberado na última terça-feira (18). O teto dos juros mensais é de 3,5%. Há ainda outras 11 instituições financeiras autorizadas a fazer o consignado com Auxílio Brasil.

O pedido de suspensão do consignado foi feito primeiramente pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União ainda na terça-feira com o argumento de que a medida do governo federal pode ter sido implementada para beneficiar eleitoralmente o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em seu pedido, Furtado diz, ainda, que a possível finalidade eleitoral do consignado pode caracterizar “crime de responsabilidade, por atentar contra a segurança interna do país e a probidade na Administração Pública”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Cidades do Agreste de Pernambuco têm procurado conhecer de perto como funciona na prática o modelo de arranjo produtivo adotado pelo município de Brejo da Madre de Deus na produção de fármacos extraídos de plantas medicinais cultivados na região.   

O mais recente exemplo veio de Caruaru, que enviou à cidade, ontem, representantes da Secretaria de Saúde com o objetivo de analisar e conhecer como funciona todo o processo, do cultivo à distribuição na farmácia, assim como quais as espécies cultivadas, estudo do solo e espaço para cultivação e manutenção.

Além dos técnicos de Caruaru, o exemplo de Brejo da Madre de Deus também é objeto de estudo entre os estudantes universitários da cidade. Na manhã desta sexta-feira, o município recebeu os alunos dos 4º e 6º períodos do Centro Universitário Tabosa de Almeida, que tiraram suas dúvidas sobre as plantas medicinais e aprenderam sobre o processo de cultivação e preparação dos medicamentos, pomadas, chás e lambedores fitoterápicos.

Caruaru - Primeira Infância

EXCLUSIVO

O blog teve acesso, com exclusividade, a um vídeo gravado e postado hoje, em uma rede social, por Irismar Vieira de Lima, mãe de Iuri Vieira de Lima, garoto que em 2012 foi assassinado e teve a cabeça decapitada e membros decepados durante uma rebelião no Centro de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima. A Funase é ligada a Secretaria da Criança e da Juventude do Governo do Estado, que, à época, era comandada por Raquel Lyra.

Indignada, a mãe de Iuri cobra respostas da candidata do PSDB que recentemente tentou jogar a responsabilidade do trágico episódio na atual prefeita de Surubim, Ana Célia, que foi gestora da Funase durante um período muito anterior ao crime. “Todo dia eu espero o meu filho chegar. Não durmo à noite esperando por ele. Raquel, agora você quer dar uma de boazinha, mas era para você ter me ajudado na época. Raquel, você viu o meu desespero e minha angústia. Você só falava coisas enganosas”, desabafa Irismar.

“Raquel, você me enganou tanto. Você falava comigo e via o meu choro, o meu desespero de querer saber o que tinha acontecido com o meu filho. Até hoje eu tomo remédio controlado e vivo no psiquiatra. Você sabia de tudo, estava por dentro de tudo. Sabia que não me deixaram ver meu filho, que me mostraram ele por um telão. Você sabia de tudo, Raquel. Eu nunca vou te perdoar, Raquel. Você me enganou. Quando te vejo na televisão, tenho crise de ansiedade”, complementa a mãe de Iuri.

“Como você pode fazer uma coisa dessas comigo, Raquel? Para tudo na vida tem volta. Quem planta ruim, colhe ruim. Quem planta o bom, colhe bom. O dia da sua colheita ainda vai chegar. Você não é uma boa pessoa. Por isso, Raquel, eu nunca vou te perdoar. No lugar de tratar o meu filho e os outros meninos de uma maneira boa, você os tratava como bichos”, finaliza.

Segundo Irismar, o seu filho Iuri deveria ter passado apenas 45 dias na detenção, mas terminou sendo transferido para Abreu e Lima, quando houve a rebelião. “Nessa rebelião, meu filho foi morto. Arrancaram o braço dele, estouraram a cabeça e me entregaram ele todo picotado”, contou a mãe de Iuri, que clama até hoje por justiça. Veja o vídeo!

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares