Por Américo Lopes*
Neide, Bela e Tassinha,
Era uma vez um menininho nascido antes da Curva Branca, na Fazenda Cachoeira Seca. Ou nasceu no Riacho do Mel? Se foi assim, nasceu depois da Curva Branca.
Aniversário, ele tem dois. Dias 18 e 20 de outubro. Dezoito da mãe dele, 20 dele. Seu irmãozinho, muy aleijado, foi muito carregado por ele numa caixa de sabão. O cabresto era um barbante forte e eles viveram grandes aventuras, o Indiana Jones e o aleijadinho.
Leia maisEles desbravaram todas as tocas, roças, caatingas, açudes e pedras, onde descobriram cavernas gigantescas e tesouros, muitos tesouros, de ouro, prata e diamantes. Herdeiros, esses tesouros só o aleijadinho sabe onde estão escondidos. Ou me dão leitinho na boca ou não descubro nunca! Não apresento o feinho a ninguém. O segredo morrerá comigo e ele.
O aleijadinho teve jeito nas poderosas mãos de Frei Damião de Bozzano e na extraordinária fé da mãe na misericordiosa Virgem Maria. E ele nunca mais andou em caixa de sabão. A mãe do aleijadinho registrou, para a posteridade e eternidade, que o Santo Frei disse que o menino era muito bonitinho e gordinho. Fui a fundo nessa história e soube que o Santo Frei tinha perdido os óculos. Ufa, aí ele poderia crescer enganado que era bonitinho, tanto é que as meninas de seu Sobreira e de Dona Lourdes de Seu Zé Moisés não quiseram namoro com ele.
Crescemos e fomos muito felizes, melhor período da vida eu tive com ele. Esse irmão amado é minha carne e meu espírito, em 18 e 20 eu também aniversario. Ele foi um grande e inesquecível amor na minha vida.
Sua ausência, tão profundamente sentida, é como se eu tivesse perdido o rumo. Sou cristão e, como tal, espero o reencontro quando também me encantar. Que saudade, tá louco, seu!
Que alegria saber que esse aniversário será de saudade, orações, mas de enorme felicidade para todos nós.
Lembrete, meu irmão viveu entre as anáguas, ali gostava de mulher. Viver entre as anáguas é tão bom. Os homens só vieram na segunda geração, através de seus lindos netinhos.
Um beijo, queridas.
*Diretor da Folha de Pernambuco
Leia menos