Presidente da Alepe ressalta criação de novo ambiente de negócios em PE

Homenageado na festa que comemorou, ontem, o Dia Nacional do Supermercado, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou, em discurso, que a criação de um novo ambiente de negócios no estado é uma das grandes preocupações do seu mandato.

Recorrendo ao tema do evento – “Fortalecendo relacionamentos” – destacou que ampliar e reforçar relações é, sem dúvida, a senha para qualquer ação voltada para o desenvolvimento. “Nosso compromisso tem sido trabalhar para que a iniciativa privada se fortaleça cada vez mais. Afinal, é da iniciativa privada que partem os impostos que propiciam as obras públicas que, por sua vez, correspondem à realização dos anseios e das necessidades do povo brasileiro e especialmente dos pernambucanos”, disse.

Para o parlamentar, não existe desenvolvimento sustentável sem uma iniciativa privada forte. “Neste sentido, é importante frisar que não existe dinheiro público. Todo dinheiro, como se sabe, é privado. Passa a ser público, na medida em que entra nos cofres governamentais e se transforma em obras de saúde, educação, saneamento e segurança”, completou.

O deputado ressaltou que não por acaso tem voltado seus mandatos para a atração de empresas para o Estado. De acordo com ele, este é o único caminho para que Pernambuco possa crescer e, assim, voltar a ter o protagonismo na região. “Este protagonismo, como temos observado, foi perdido para estados vizinhos, que assumiram essa supremacia, colocando Pernambuco numa posição extremamente difícil”, avaliou.

Ainda neste contexto, Porto afirmou que tem se mantido empenhado na reinstalação de uma competição saudável entre os estados. “Para isso, é fundamental que seja criada uma isonomia fiscal e tributária, principalmente no setor de supermercados e atacadista. É preciso que seja estabelecida uma disputa justa, com mesmo nível de paridade e condições de igualdade”, enfatizou.

O deputado disse ainda que o trabalho pela instalação de um cenário propício ao crescimento de Pernambuco tem se dado a partir da ampliação de relações. “Na presidência da Alepe, temos buscado apoio junto ao Executivo, ao Judiciário e, principalmente aos órgãos de classe, como a Fiepe e a própria Apes, além de entidades como o Sebrae. Estamos agindo para formar parcerias e fortalecer as relações entre os diversos atores dos setores público e privado. Seguimos neste caminho”, disse.

No discurso, Porto destacou a solidez e a importância do segmento dos supermercados, que conta com mais de 15 mil e 400 estabelecimentos e gera milhares de empregos no Estado. Lembrou que, segundo dados da Secretaria da Fazenda, o setor arrecadou, apenas entre janeiro e agosto deste ano, mais de R$ 660 milhões, o representa 4,7% da arrecadação total do ICMS pernambucano.

Promovido pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), o evento foi marcado pelas premiações do Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque 2023. Para o deputado, a grandiosidade da comemoração, que reuniu de empresários, fornecedores, autoridades só confirma a relevância do setor para o Estado.

Porto disse ainda que se sentia privilegiado em poder falar da sua atuação parlamentar e afirmou estar honrado com a homenagem. No discurso, agradeceu ao presidente da Apes, João Alves Cavalcante, e a todos que compõem a entidade e a rede supermercadista do Estado.

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Por Rodrigo Rocha
Do Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou nesta terça-feira (18) a saída de Fred Amâncio da Secretaria Municipal de Educação, destacando a trajetória e as contribuições do gestor para a área educacional da cidade. Amâncio, que ocupou a liderança da pasta, está deixando o cargo para assumir um novo desafio em uma instituição do terceiro setor voltada para o fortalecimento da educação no Brasil.

“Hoje é um daqueles dias que nos toma de emoção”, iniciou o prefeito em seu comunicado. Ele ressaltou que a saída de Fred Amâncio foi planejada com cuidado e responsabilidade, desde dezembro do ano passado, para garantir que a transição fosse realizada da forma mais tranquila possível. O objetivo, segundo João Campos, foi assegurar a continuidade dos avanços conquistados ao longo de sua gestão, além de preparar o terreno para novas conquistas.

A transição será marcada pela nomeação de Cecília Cruz, até então adjunta de Amâncio na Secretaria de Educação, para assumir a liderança da pasta.

João Campos expressou total apoio à nova secretária, destacando a vasta experiência de Cecília, que ocupou importantes cargos na gestão pública e na iniciativa privada, sempre com uma atuação de destaque.

“Tenho a certeza de que fará um grande trabalho. Ela tem muita experiência na área, tendo ocupado importantes cargos e postos na gestão pública e na iniciativa privada. Sempre com uma atuação muito destacada”, afirmou o prefeito.

Fred Amâncio também recebeu agradecimentos públicos de João Campos, que reconheceu seu trabalho incansável pela educação do Recife. “Fred, a você o nosso muito obrigado por tudo aquilo que foi possível fazer pela educação do Recife. Tenho a certeza de que, de onde você estiver, seguirá contribuindo com o desenvolvimento do ensino da nossa cidade”, concluiu o prefeito.

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O aplicativo TJPE+ passa a contar, a partir desta terça-feira (18/03), com uma nova funcionalidade que facilita o trabalho dos advogados e das advogadas de Pernambuco. A ferramenta representa mais um canal de diálogo com a categoria, pouco meses depois de o TJPE também permitir o pagamento de alvarás via Pix, outro pleito da advocacia.

Os tipos de atendimento disponíveis agora por meio do app são: agilização de alvarás, solicitação de conclusão e habilitação de advogados. O novo serviço foi lançado pelo no gabinete da Presidência do TJPE, no Palácio da Justiça, às 10h.

“O nosso objetivo é atender ao cidadão (ã) da melhor forma possível, e auxiliar os operadores do direito, que já estão também empenhados nessa missão. Os advogados e as advogadas representam a população com os pedidos que são feitos ao Poder Judiciário. Agilidade, transparência, segurança jurídica, são pré-requisitos essenciais para isso. E estamos trabalhando com afinco para alcançar nossas metas. É uma nova funcionalidade que atende alguns pleitos dos advogados da população”, destacou o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, que, desde o início de sua gestão vem aproximando o Tribunal de entidades de classe, inclusive a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A coordenadora do Núcleo de Agilização Processual e conselheira estadual da OAB Pernambuco, Emanuele Shinozaki, falou sobre o que representa essa nova funcionalidade do aplicativo TJPE+ para os advogados.

“Um grande pleito da advocacia pelo acesso mais efetivo dos advogados ao Judiciário está sendo atendido hoje. O advogado ou a advogada de onde estiver vai poder registrar com um celular a expedição de alvará, conclusão de processo e a sua habilitação de uma forma mais célere. Com isso, conseguimos mais agilidade processual que é um anseio que temos em comum com o Judiciário”, pontuou.

Após a exibição de um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação do TJPE (Ascom) explicando o serviço recém-instalado, a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Juliana Neiva, destacou a relevância da nova funcionalidade do aplicativo TJPE+.

“A nossa ideia para o aplicativo TJPE + é a de concentrar, ao longo do tempo, todos os serviços digitais oferecidos pelo Tribunal, facilitando o atendimento a todos. Hoje nós vamos ter o lançamento de um serviço muito importante para a advocacia, que é o autoatendimento de advogados. Ao invés de entrar em contato com outros canais de atendimento processual do TJPE, o advogado pode cadastrar ele mesmo essas demandas diretamente no aplicativo para a resolução das suas solicitações automaticamente”, enfatizou a chefe da unidade que desenvolveu a nova funcionalidade.

Juliana destacou que o trabalho foi realizado em parceria com os profissionais da Central Judiciária de Processamento Remoto do 1º Grau, cujo coordenador é o desembargador Francisco Bandeira de Mello, e a secretária, a servidora Danielle Christine Nobre de Almeida, ambos presentes à solenidade.

Como usar – Para utilizar a funcionalidade de autoatendimento, o profissional da advocacia deverá se cadastrar no aplicativo, informando nome, e-mail, telefone, CPF, os dados de sua OAB e registrar uma senha. Apenas usuários com dados de OAB cadastrados poderão acessar a funcionalidade.

Caso já possua cadastro no aplicativo sem as informações da OAB, o advogado deverá entrar em contato com a central de serviços e abrir um chamado solicitando a atualização dos dados.

Após entrar no aplicativo, o usuário deverá selecionar a opção de autoatendimento advogados e informar os dados de sua solicitação.

Para solicitar agilização de alvará, por exemplo, o advogado deve informar o ID do ato judicial (despacho, sentença ou decisão) que determinou a expedição do alvará para o processo informado. A mesma sistemática é usada para solicitar a conclusão do ato judicial.

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Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos, vai participar do Congresso do PSB em Afogados da Ingazeira, município do Sertão pernambucano. O encontro está marcado para o dia 30 e acontecerá no Cine São José, a partir das 9h. João Campos é o nome do partido que deverá disputar o Governo de Pernambuco nas eleições do próximo ano.

A programação está sendo vista como um dos passos para a campanha ao Palácio do Campo das Princesas. E deve reunir líderes não apenas do Sertão do Pajeú. O PSB está realizando os encontros municipais desde o dia 10. Pelo calendário, poderá estender-se até o dia 31.

Na próxima terça-feira, dia 25, o evento será no Recife, e o prefeito deve participar também. O congresso na capital pernambucana está previsto para acontecer a partir das 14h, na sede do Diretório Estadual do partido, no bairro do Espinheiro, Zona Norte da cidade.

Tradição
Afogodos da Ingazeira é uma cidade-polo onde as famílias Arraes e Campos são historicamente fortes. Foi administrada duas vezes por José Patriota, que morreu em setembro do ano passado. Ex-vereador, ex-vice prefeito e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por dez anos, Patriota será homenageado no XVI Congresso Estadual do PSB-PE, marcado para o próximo mês.

Dulino Sistema de ensino

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, hoje, da abertura oficial da 39ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco, destacando um projeto estratégico para o setor: a criação do novo Polo Têxtil de Caruaru. A iniciativa, que será enviada à Câmara de Vereadores nos próximos dias, tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da confecção e impulsionar a geração de empregos no município.

De acordo com Pinheiro, antes do envio do projeto à Câmara, ele se reunirá com a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, para apresentar o projeto e consolidar a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado na estruturação do polo. A iniciativa busca unir esforços para ampliar a competitividade do setor têxtil de Caruaru e garantir ainda mais investimentos para a cidade.

Além dessa grande novidade para o setor, Rodrigo também ressaltou o impacto positivo do programa Caruaru Moda Mundo (CMM), desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae. O projeto oferece mentoria e suporte para pequenas empresas, permitindo que participem da Rodada de Negócios e adquiram experiência para crescer no mercado. “A gente dá a oportunidade para empresas de pequeno porte participarem da rodada através de uma mentoria realizada pelo Sebrae, dando toda a estrutura e, claro, toda essa experiência essas empresas levam para sua vida empresarial”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que muitas empresas que começaram no Caruaru Moda Mundo conseguiram se estruturar e hoje dividem espaço no evento com grandes marcas do Brasil. “É um projeto que dá resultados e se preocupa em fazer o melhor, com as melhores parcerias, sempre pensando no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda em nossa cidade”, concluiu Pinheiro.

Ipojuca No Grau

O Governo da Paraíba concluiu, ontem, a negociação com as entidades policiais, garantindo o maior reajuste salarial do Brasil para as forças de segurança em um único ano. O acordo prevê um aumento de 20%, que será concedido de forma escalonada ao longo de 2025. As informações são do blog do Maurílio Júnior.

O reajuste será aplicado da seguinte forma:

  • 5% em janeiro (já implantado)
  • 11% em setembro
  • 4% em dezembro

Além do aumento salarial, o governo manteve a proposta de implementar o pagamento por subsídio a partir de janeiro de 2026. Atualmente, os servidores da segurança pública recebem vencimentos acrescidos de gratificações, que não são incorporadas à aposentadoria. Com a adoção do modelo de subsídio, os profissionais não sofrerão perdas salariais ao se aposentarem, garantindo maior estabilidade financeira na inatividade.

Caruaru - IPTU 2025

Idealizado pelos cantores e compositores Maciel Melo, Xangai, e Jessier Quirino, o projeto “Palavra em Cantoria” chega para celebrar a rica e vibrante cultura nordestina, em um encontro de vozes, de poesia e de histórias que se entrelaçam como fios de uma rede, tecendo a trama das tradições nordestinas com maestria e paixão. O evento acontece no dia 28 de março, às 20h30, no Teatro Guararapes. Os ingressos estão sendo vendidos no site: https://cecontickets.com.br/palavra-em-cantoria-xangai-jessier-quirino-e-marciel-melo__2341

Camaragibe Cidade do Trabalho

Do G1

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou, hoje, que vai se licenciar do mandato parlamentar. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo afirmou que vai morar nos Estados Unidos – onde está atualmente – para não ser “perseguido”. Eduardo fez o anúncio em uma rede social, uma semana antes do julgamento, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode tornar Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado.

Eduardo era o escolhido do PL para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Ele afirmou que a função que almejava deve ficar com o líder da oposição na Casa, o deputado Zucco (PL-RS). “No meu lugar, será nomeado o deputado federal gaúcho Zucco para a comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Ele irá me ajudar institucionalmente a manter a essa ponte com o governo Trump e o bom relacionamento com países democráticos e desenvolvidos”, disse.

Eduardo Bolsonaro atua como secretário nacional e Relações Internacionais do PL. Parlamentares que defendiam a indicação dele ao comando da Comissão de Relações Exteriores citavam o cargo no partido e uma suposta aproximação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como argumentos.

A possibilidade de Eduardo Bolsonaro presidir o colegiado foi contestada por parlamentares da base governista e abriu uma disputa interna na Câmara. O PL passou a dizer que não abria mão do cargo. Por trás da indicação, estava um pedido feito pelo PT ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte apreendesse o passaporte do parlamentar por suposto atentado à soberania nacional.

Para adversários políticos, Eduardo poderia utilizar a Comissão de Relações Exteriores como palanque para críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito do golpe e outras investigações.

‘Perseguição’ e temor de prisão

Na postagem que fez no Instagram, Eduardo Bolsonaro disse que a licença do mandato será temporária para “focar em buscar as justas punições a Alexandre de Moraes e a sua gestapo da Polícia Federal”. O parlamentar, que disse temer ser preso por ordem do STF, não sinalizou por quanto tempo permanecerá fora do país.

“Não irei me acovardar, não irei me submeter ao regime de exceção e aos seus truques sujos. Da mesma forma que assumi o mandato parlamentar para representar minha nação, eu abdico temporariamente dele, para seguir representando esses irmãos de pátria que me incumbiram dessa nobre missão. Irei me licenciar, sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos”, afirmou o parlamentar.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025

O prefeito de Gravatá, Padre Joselito (Avante), terá que pagar multa de R$ 10.495,92 por empregar duas sobrinhas como comissionadas na Prefeitura. A decisão foi tomada pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que considerou irregular o objeto de uma auditoria na prefeitura da cidade para investigar as práticas de nepotismo e acúmulo ilegal de cargos. A ex-secretária de Educação do município, Iranice Lima, também terá que arcar com multa no mesmo valor, por ter tido um sobrinho comissionado na gestão municipal.

Além disso, Iranice terá que devolver R$ 256.097,80 aos cofres públicos, por acúmulo ilegal de cargos entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023. Conforme a auditoria, ela desfrutava simultaneamente dos salários de secretária municipal, professora efetiva em escolas locais e de servidora do município de Chã Grande, o que é proibido pela Constituição Federal. As informações são do Diário de Pernambuco.

O processo foi analisado, na última quinta-feira (13), pelo conselheiro Marcos Loreto. A decisão acompanhou o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PE) e o relatório da auditoria sobre o caso. Os interessados ainda podem recorrer. A decisão do TCE-PE levou em consideração a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede a contratação de familiares de agentes públicos até 3º grau para funções de confiança ou cargos comissionados. Na auditoria do TCE-PE, as sobrinhas do Padre Joselito foram identificadas como Thayse Millena Gomes da Silva e Camila Facundes de Souza.

A reportagem apurou que Thayse ingressou na prefeitura como comissionada no dia 1º de março de 2022 e foi exonerada no dia 1º de março de 2024. Nesse ínterim, ela ocupou dois cargos de diretora e um de assessora especial da prefeitura. Por sua vez, Camila ocupava o cargo de gestora de núcleo da prefeitura, mas foi afastada de suas funções em 25 de setembro de 2023. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Padre Joselito reforçou que ainda cabe recurso da decisão. O posicionamento também reitera que Iranice Lima não é mais secretária da prefeitura.

Toritama - Prefeitura que faz

O secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, será o presidente do Comitê Gestor do São João. A programação oficial será lançada amanhã, no Centro Cultural e Artístico, no Alto do Moura. Anderson é o homem de confiança do prefeito da Capital do Agreste, Rodrigo Pinheiro (PSDB).

A confirmação do nome de Anderson Luiz foi feita ao blog do Wagner Gil pelo próprio prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Economia Criativa, Jaime Anselmo.

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Estadão

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processo administrativo para apurar possíveis irregularidades na nomeação de três ministros de Luiz Inácio Lula da Silva para cargos em conselho de empresa privada. No entendimento do órgão, que regula o mercado de capitais no País, os titulares da Previdência, Carlos Lupi, da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, deveriam ter realizado consulta formal sobre eventual conflito de interesses antes de assumirem cadeiras no Conselho de Administração da Tupy, uma metalúrgica multinacional com ações negociadas na Bolsa de Valores.

Os mandatos deles na empresa tiveram início em 2023 por indicação da BNDES Participações (BNDESPar), estatal que detém 28,19% das ações da Tupy, mas seus casos só foram enviados para análise da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência no fim do ano passado, após a CVM enviar ofício à companhia com questionamentos.

Após a consulta, a CEP emitiu parecer favorável à participação dos ministros no conselho da Tupy, mas o assunto não se encerrou. A comissão ainda vai decidir, em reunião no próximo dia 24, se deve ser aberto processo por violação ética pelo fato de os ministros não terem feito consulta prévia à CEP antes de assumir a função no conselho da empresa privada.

Procurada, a Casa Civil informou que a CEP irá deliberar “sobre a instauração, ou não, de procedimento ético em face dos referidos ministros”. Esse tipo de processo pode resultar em aplicação de “censura ética”, uma penalização válida por três anos e que funciona como uma “mancha” no currículo de servidores do Executivo.

A Tupy afirmou que a eleição para membros do conselho, segue as políticas internas da companhia e “é baseada na autodeclaração do candidato sobre o cumprimento da legislação aplicável”. Por meio de suas assessorias, os ministros disseram ter se submetido ao processo realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em que não se identificou risco de conflito de interesses.

Em documento enviado à Tupy em outubro do ano passado, a CVM destaca que a Lei de Conflito de Interesses prevê que pessoas com cargos ou empregos na administração pública federal só devem exercer atividade privada mediante autorização da Comissão de Ética. Também recomenda que a empresa passe a exigir dos agentes públicos a comprovação de consulta formal e parecer de inexistência de conflito de interesses antes de nomeá-los a postos executivos.

Após a reprimenda da autarquia e com atraso de mais de um ano, os três ministros formularam consulta e obtiveram, no início deste ano, pareceres favoráveis à sua atuação na Tupy e que serão submetidos aos demais integrantes da Comissão de Ética.

O presidente do colegiado, Manoel Caetano Ferreira Filho, relator dos processos relacionados aos ministros, considerou que a indicação deles para os cargos é legítima, pois garante à União “representação qualificada e vinculada ao interesse público nesses órgãos de governança, contribuindo para a supervisão estratégica e para a proteção do patrimônio estatal”.

A Tupy é privada, mas sofre ingerência do governo devido à participação da BNDESPar e dos fundos de pensão do Banco do Brasil, a Previ, e da Petrobras, a Petros, que também estão entre os principais acionistas.

As indicações de ministros a empresas nas quais entidades ligadas à administração pública têm influência direta não são só um mecanismo para assegurar o papel da União como investidora. Servem também para garantir a eles complementação ao salário de R$ 44 mil que recebem dos cofres públicos e para equiparar seus vencimentos aos de executivos da iniciativa privada, ainda que não tenham qualificação condizente com a posição.

A ministra Anielle Franco, por exemplo, é formada em letras e jornalismo e fez mestrado em relações étnicorraciais. No currículo, tem experiências profissionais como professora de inglês em escolas do Rio de Janeiro e como diretora do Instituto Marielle Franco, ONG ligada à pauta de direitos humanos.

Nenhuma dessas atividades guarda relação direta com a área finalística da Tupy, que tem foco na produção de componentes estruturais em ferro fundido.

A remuneração paga pela Tupy aos membros do seu Conselho de Administração em 2024 foi de R$ 4,28 milhões, o equivalente, na média, a um salário de R$ 39 mil por mês para cada um deles.

Houve ainda proventos de R$ 1,77 milhão por participações em comitês. Os ministros de Lula foram incluídos na repartição destes valores. Anielle faz parte do Comitê de Pessoas, Cultura e Governança, Marques de Carvalho é membro do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário e Lupi, coordenador do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade.

Com base nesses valores, é possível afirmar que, somados os ganhos pelo cargo público e pela posição na empresa privada, os ministros receberam valores mensais acima de R$ 83 mil, quase o dobro do teto do funcionalismo público federal, de R$ 46 mil.

Em outubro do ano passado, o chefe de gabinete de Marques de Carvalho, Flávio Rezende Dematté, enviou um email ao presidente da CEP, Manoel Caetano Ferreira Filho, em que menciona a cobrança da CVM e pergunta se, no entendimento do colegiado, era necessário a realização de consulta formal.

A resposta só foi enviada um mês depois pela secretária-executiva da CEP, Renata Almeida D’ávila, que corroborou a posição do órgão regulador. “Assim sendo, no exercício do cargo, a autoridade somente poderia exercer atividade privada após devidamente autorizada pela CEP.”

Ela ainda citou cinco processos analisados pela comissão em que ministros e executivos de estatais pediram autorização para ocupar cargos em conselhos de empresas.

O que diz a CGU

O processo de indicação do ministro-chefe da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, para uma vaga no Conselho de Administração da Tupy foi conduzido pelo BNDES. Concluído o referido procedimento e realizado o due diligence (diligência devida), não se identificou risco de conflito de interesse, não acarretando a necessidade de consulta à CEP-PR. Consequentemente, o processo foi levado adiante para a assunção do ministro como conselheiro da empresa.

Tão logo a Tupy S.A. comunicou sobre diligência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), feita em 04/10/2024, uma mensagem foi encaminhada à CEP-PR em 16/10/2024 buscando a orientação devida sobre como proceder nesta situação. Em 26/11/2024, a diretriz da CEP-PR foi de que fosse formalizada consulta acerca da participação do ministro no conselho da referida empresa, assim como da Brasilcap, o que prontamente foi executado por meio de formulário eletrônico em 13/12/2024.

A CEP-PR se manifestou em 27/01/2025 pela inexistência de conflito de interesses na atuação do ministro como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutários da Tupy S.A., e como membro do Conselho Fiscal da Brasilcap Capitalização S.A. no exercício do cargo de Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União (CGU).

Caso as ações da CGU abarquem as companhias das quais o ministro é conselheiro, aplicam-se as regras de impedimento constantes no Código de Processo Civil. Além disso, para que não se estabeleça conflito de interesse, o agente público não pode divulgar ou fazer uso em proveito de entes privados de informação considerada privilegiada, obtida em razão das atividades exercidas. Também é vedada qualquer atuação em assunto que diga respeito a interesses privados perante órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O que diz o Ministério da Igualdade Racial

O BNDES conduz os processos de indicação de seus conselheiros e conselheiras, como na Tupy. O procedimento praxe de verificação de impedimentos utilizado é o due diligence (diligência devida), cumprido adequadamente na indicação da ministra Anielle Franco e resultando na não identificação risco de conflito de interesse. Com a etapa concluída positivamente, o BNDES não vislumbrou a necessidade de consulta à Comissão de Ética da Presidência da República (CEP) no caso e prosseguiu com o expediente para que a ministra Anielle Franco assumisse como conselheira da Tupy S.A.

Em outubro de 2024, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) demandou à Tupy informações sobre a consulta de conflito de interesse feita diretamente à CEP. A partir da orientação, foi formalizada a consulta de nº 00191.000055/2025-86 no sistema CEP-PR, que atestou a inexistência de conflito de interesse na atuação da ministra na função de conselheira da Tupy.

O que diz o Ministério da Previdência

O Ministério da Previdência Social informa que a indicação do ministro Carlos Lupi foi feita pelo BNDES. Concluído o procedimento de indicação e realizado o due diligence pelo BNDES quanto ao ministro, não se vislumbrou a necessidade de que se consultasse a CEP no tocante à sua indicação e se prosseguiu com os trâmites para que assumisse como conselheiro da Tupy S.A.

Contudo, após ser informado da solicitação da CVM a respeito foi feita consulta à Comissão no último dia 31 de janeiro deste ano. Aguardamos a devida tramitação e resposta.

O ministro da Previdência Social reforça que a CEP já tem ciência e total acesso à sua declaração patrimonial, inclusive quanto aos rendimentos que recebe da Tupy S.A. Que não vê nenhuma hipótese de conflito de interesses e que não passou por nenhuma situação de eventual suspeição ou impedimento nos atos dos quais participou até o momento na condição de conselheiro da Tupy S.A.

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), confirmou que a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 será realizada na próxima sexta-feira (21). Segundo Arcoverde, o principal motivo para o Orçamento ainda não ter sido votado foram os constantes pedidos de alteração enviados pelo governo ao longo da última semana.

De acordo com ele, cinco ofícios foram encaminhados nos últimos dias, sendo o mais recente na manhã de hoje, solicitando mudanças no repasse de R$ 150 milhões ao Banco Central para o desenvolvimento do sistema PIX. “O atraso se deve aos inúmeros ofícios enviados desde a última sexta-feira pelo Ministério do Planejamento sugerindo mudanças no PLOA [lei do Orçamento]. Para se ter uma ideia, hoje pela manhã, às 09h30, chegou mais um ofício do governo pedindo mudanças”, afirmou Arcoverde.

Mesmo com os impasses, o deputado garantiu que os técnicos da consultoria orçamentária já finalizaram as revisões e que a votação não será mais postergada.

Em uma eleição histórica, os médicos e médicas pernambucanos escolheram, pela primeira vez, uma chapa composta por duas mulheres para os cargos de presidente e vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A chapa “União, Juventude e Experiência”, liderada pela médica Carol Tabosa, como presidente, e Jamilly Leite como vice, obteve ampla maioria dos votos, conquistando 60,07% dos votos válidos para a diretoria executiva e 59,97% dos votos para o conselho fiscal.

Além do marco inédito de representatividade feminina, a vitória de Carol Tabosa também se destaca por ser a primeira vez que uma médica do Agreste de Pernambuco assume a presidência do sindicato. A Chapa 1 é composta por 142 médicos que atuam nos serviços de saúde do Estado, fortalecendo a integração entre profissionais de diferentes regiões.

A eleição aconteceu de forma online, ontem, garantindo a participação de médicos associados adimplentes de todo o território estadual. O resultado simboliza um avanço significativo na representatividade da categoria e reforça a importância da pluralidade e da diversidade de vozes dentro do Simepe.