Precisamos de um novo Código Civil?

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10

Durante o lançamento da 25ª ExpoSerra, Mary Rocha, representante da Home Telecomunicações – “o shopping da tecnologia” presente em Caruaru, Serra Talhada e Petrolina – destacou o impacto da feira para o desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços locais. Segunda ela, “a Expo Serra fortalece indústria, comércio, serviços” e consiste em um momento de confraternizar, reforçar e inovar a marca de cada participante. Confira!

Petrolina - Destino

A primeira edição do Moto Fest, realizada neste fim de semana em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, reuniu motociclistas de vários estados atrás de atrações que iam de exposições de motos a troféus e apresentações culturais. O público também contou com shows de Renato Marinho, Forró no Brilho e Banda Resíduos, além de comidas típicas como boi no rolete.

Segundo a Prefeitura, o evento movimentou a economia local e reforçou o turismo na região, promovendo a integração entre visitantes e moradores da chamada Terra da Paixão. Com o sucesso de público e estrutura, organizadores e autoridades avaliam que o Moto Fest tem potencial para crescer nas próximas edições.

O prefeito Roberto Asfora anunciou que o festival será incorporado ao calendário multicultural do município: “Vi essa idealização por parte dos Estradeiros da Paixão com muito bons olhos e demos total apoio para realização, e reforço que o Moto Fest vai fazer parte do nosso calendário municipal de eventos”.

Ipojuca - No grau

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União o Edital de Chamamento Público nº 1/2025, convocando hospitais públicos e filantrópicos habilitados na assistência oncológica a identificarem equipamentos obsoletos que necessitam de substituição. O documento estabelece prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há maior carência de tecnologia atualizada.

A iniciativa atende a pedidos do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que desde 2024 vem solicitando ao Ministério da Saúde o mapeamento da localização e da eficácia dos aparelhos de cobaltoterapia no SUS, reforçando em 2025 a necessidade de audiência pública para discutir a adoção de aceleradores lineares.

A medida responde a requerimentos apresentados pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) desde 2024, quando ele solicitou ao Ministério mapeamento da localização e efetividade dos aparelhos de cobaltoterapia no SUS. Em 2025, o parlamentar reforçou o tema com pedido de audiência pública para debater a adoção de aceleradores lineares como padrão na rede pública.

O edital integra o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS II (PERSUS II) e aponta como obsoletos os equipamentos com mais de 15 anos de uso ou sem suporte técnico do fabricante, além de incluir a substituição de “casamatas vazias” — salas preparadas para radioterapia, mas sem aparelhos instalados. “Essa é uma conquista concreta do nosso mandato e uma grande vitória para o povo brasileiro. Os equipamentos modernos representam mais qualidade de vida, mais precisão, menos sequelas e mais cura no tratamento de milhares de pessoas”, afirmou Eduardo da Fonte.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Locar Gestão de Resíduos e pela Trio Comunicação produziram um vídeo para homenagear os profissionais de limpeza urbana que atuaram durante o São João de Vitória de Santo Antão, assegurando a limpeza das ruas e a organização dos espaços públicos mesmo nos horários de maior movimento. Assista:

Caruaru - Cidade Americana
Toritama - Tem ritmo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou a ação “Cabo Bem Cuidado” para reforçar o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa prevê visitas domiciliares e escuta ativa, com planejamento individualizado para mapear e atender as demandas específicas de cada núcleo familiar.

O conjunto de benefícios inclui a entrega de cestas básicas, auxílio-natalidade e auxílio-moradia, entre outros. A iniciativa também visa aperfeiçoar critérios de seleção, garantindo foco em pessoas com deficiência, mães solo e demais grupos em maior risco social, e evitando a dispersão de recursos.

“Nosso pessoal técnico está preparado para fazer um trabalho completo e eficiente através de visitas domiciliares, escuta ativa, planejamento individualizado e concessão de benefícios. Nosso compromisso é responder efetivamente às necessidades reais das famílias cabenses que mais precisam do poder público”, afirmou o prefeito Lula Cabral.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Por Bela Megale – O Globo

Não são apenas os levantamentos do Palácio do Planalto que têm mostrado melhora na popularidade de Lula após o governo abraçar o discurso de “ricos contra pobres” e reagir ao tarifaço de Trump. As pesquisas eleitorais estaduais que têm chegado ao PL, partido de Jair Bolsonaro, também mostram o presidente crescendo cerca de dois pontos percentuais no último mês.

Para não criar pânico no partido, a leitura que vem sendo feita é que o movimento de crescimento não deve passar muito desses números.

No PL, no entanto, os reflexos do quanto o tarifaço de Trump pode recair sobre Jair Bolsonaro e seus aliados ainda são uma incógnita e despertam preocupação.