Motorista de aplicativo economiza com instalação de painéis solares

Luciana Di Giacomo, moradora de Indaiatuba, no interior de São Paulo, tornou-se motorista de aplicativo recentemente e há sete meses decidiu comprar um carro elétrico. Como já tinha experiência sobre energia solar, quando instalou painéis em sua propriedade em Embu das Artes, teve uma ideia: adquirir um sistema fotovoltaico para gerar a própria energia para seu carro. Foi assim que Luciana colocou um “posto de combustível” em cima do seu telhado e instalou um sistema com 18 painéis solares. Atualmente, a motorista comenta que tem gasto praticamente zero para abastecer o carro e economizou cerca de R$ 3 mil, que era a despesa mensal que ela tinha com combustível.
“Como tenho a energia solar, gero o “combustível” para o carro, pois desde de que instalei os painéis, digamos, pago apenas o mínimo da conta, que é um valor de R$ 130”, comenta. Além da economia, Luciana diz que optou por ter energia solar, um carro elétrico e um carregador por ter mais comodidade. “Meu carregamento total é na minha casa, na minha garagem. Faço com tranquilidade e sem pressa. Na minha rotina, saio bem de manhã para trabalhar e retorno na hora do almoço. É aí que aproveito pra carregar por umas três horas, e saio novamente, voltando apenas a noite”, diz Luciana.
A energia gerada pelo sistema fotovoltaico também alimenta o aquecedor elétrico da piscina e o fogão de indução da sua casa. “Toda a minha casa funciona à base da eletricidade, desde o fogão até a lareira. Tudo mesmo na base de energia. Por esse motivo, optei por adquirir desde o início a energia fotovoltaica. Hoje, posso dizer, que além da economia, estou contribuindo para o meio ambiente, evitando a emissão de gases poluentes, com um trabalho 100% sustentável”, afirma a motorista de aplicativo.
Leia maisTendência em alta – O caso de Luciana exemplifica uma tendência que já virou realidade no Brasil: a migração dos motoristas de aplicativo para veículos elétricos. Pesquisa da Uber afirma que o Brasil já apresentou um crescimento de 500% de carros elétricos cadastrados na plataforma no último ano. Já outra empresa de mobilidade urbana, a 99, conta com mais de 10,5 mil eletrificados, o que corresponde a 3% da frota total de 350 mil veículos no Brasil, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O modelo de carregador instalado pela Solarprime na casa da Luciana é do modelo mais básico e tem um tempo médio de carregamento de 6h a 10h, dependendo do tipo de bateria de cada veículo. Os carregadores são alimentados pela energia gerada por um sistema fotovoltaico de 10.26 kWp, instalado antes dos carregadores. O diretor comercial da Moby, Lincon Souza explica que essa é uma tendência que veio para ficar, em que os consumidores estão buscando cada vez mais por soluções integradas.
“As soluções energéticas estão ficando cada vez mais integradas e hoje você pode instalar um sistema de energia solar para suprir todas as suas necessidades, que não só de mobilidade. Sem contar que o motorista pode carregar seu veículo em sua casa, sendo que, atualmente, o Brasil não conta com muitos pontos de recarga públicos”, comenta Lincon. Apesar da infraestrutura de recarga ter avançado, o Brasil conta apenas com 25% de cobertura nas cidades. De acordo com Pesquisa da Tupi Mobilidade, realizada em fevereiro deste ano, há um total de 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos no Brasil.

Vem aí a Multistrada V4S – A Ducati confirmou o lançamento da nova Multistrada V4S para setembro de 2025. A big trail touring traz atualizações no painel, em conectividade, na motorização, ciclística e sistemas de segurança. O motor não muda: é V4 Granturismo de 1.158 cm³, com potência de 170 cv e torque de 12,7 kgfm. Uma das novidades é a ampliação do sistema de desativação dos cilindros traseiros, que agora atua também durante a condução em baixa carga.
O objetivo é reduzir o consumo de combustível em até 6%. O sistema é automático e adaptado a todos os modos de pilotagem, com calibração específica por marcha. A motocicleta também conta com quick-shifter bidirecional. A motocicleta incorpora ainda o Dispositivo de Rebaixamento Automático, que reduz eletronicamente a pré-carga do amortecedor traseiro em baixas velocidades, facilitando o apoio dos pés ao solo. O sistema Easy Lift atua nas válvulas hidráulicas das suspensões para suavizar o curso por até três minutos após a ignição ser acionada. A Multistrada V4S 2025 é equipada com radar frontal e traseiro, com controle de cruzeiro adaptativo e do detector de ponto cego.
A nova versão também inclui alerta de colisão frontal. Outros sistemas eletrônicos incluem ABS com atuação em curvas, controle de tração, controle de empinadas, freio motor ajustável e freio combinado com estratégias de atuação dianteira-traseira e traseira-dianteira, adaptando-se à carga transportada. A motocicleta oferece cinco modos de pilotagem: Sport, Touring, Urban, Enduro e Wet (para piso molhado). No modo Enduro, a potência é limitada a 114 cv, com ajustes específicos nos sistemas de tração, controle de empinadas e desativação do ABS na roda traseira.

Yamaha lança nova XMAX 300 Connected – A japonesa Yamaha começa a vender em agosto a nova XMAX 300 Connected. A scooter atualizada chega com novo motor, agora com mais potência e torque, novo design do painel duplo, conectado com o aplicativo Garmin StreetCross integrado, e nova bolha com ajuste elétrico. O modelo tem preço sugerido de R$ 38 mil (além de frete e seguro) a partir de agosto, com quatro anos de garantia. A nova Scooter vem carregada de tecnologia de ponta.
O novo motor é um monocilíndrico de 300cc com arrefecimento líquido e controle de tração. Este motor, em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT, entrega 27,9 cv de potência e 2,9kgfm de torque, garantindo retomadas vigorosas na cidade e tranquilidade para viagens mais longas e ultrapassagens. O painel com conectividade da nova XMAX 300 Connected, composto por uma tela de LCD e outra de TFT, apresenta novo design, agora com as telas dispostas lado a lado. Destaque também para a chave presencial e a tomada USB Tipo-C, que oferecem mais praticidade no dia a dia.
Bronco Sport fica mais equipado – O Ford Bronco Sport acaba de ganhar uma reestilização, com a inédita versão Badlands. Ela vem com mais equipamentos – e, acreditem, o mesmo preço cobrado no lançamento do modelo por aqui, em 2021: R$ 260 mil. O SUV médio ganha detalhes sutis: novos alargadores de para-lamas, para-choque frontal reestilizado (com um novo anteparo de metal, incluindo ganchos para reboque), nova grade frontal, frisos laterais redesenhados e barras longitudinais presas ao teto. Na traseira, só um novo spoiler e mínimas mudanças no formato do para-choque.
Por dentro, destaque para a nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e o novo quadro de instrumentos digital de 12,3’’. A tela principal ainda incorporou uma nova câmera com visão 360°, que permite ver o trajeto à frente do veículo em trilhas sinuosas. Bem, o modelo leva motor 2.0 turbo com 253 cv e 38 kgfm. O câmbio automático tem oito velocidades e traz paddle-shifters para trocas de marcha atrás do volante, e a tração é integral. Segundo a Ford, o SUV vai de zero a 100 km/h em 8,3 segundos
Bateria com 3.000 km de autonomia? – A Huawei, a gigantesca fabricante de equipamentos de telecomunicações da China, surpreendeu no fim do mês passado o mundo automotivo. Segundo o site InsideEVs, ela mostrou baterias de estado sólido com autonomia de até 3.000 km e capacidade de recarga completa em apenas 5 minutos. A tecnologia usa uma composição química baseada em sulfeto. Segundo os documentos da patente, a densidade energética dessas novas baterias varia entre 400 e 500 Wh/kg — de duas a três vezes superior à das baterias de íons de lítio mais comuns atualmente. Por exemplo: a Blade da BYD tem 160 Wh/kg. Além disso, elas também ofereceriam maior estabilidade eletroquímica, mais segurança e uma vida útil mais longa.

Novo Nissan Leaf – O elétrico Leaf, da Nissan, foi o pioneiro no mercado brasileiro. Era um carro bonito, mas não sofisticado, e caro: em 2019, eram cobrados R$ 178 mil; em 2921, chegava aos R$ 293 mil. Com tantas opções mais completas e mais baratas, ele não resistiu. Agora, chega aos EUA a terceira geração do Leaf – um SUV elétrico com design renovado, nova motorização e promessa de maior eficiência.A Nissan quer reposicionar o Leaf como um SUV familiar de entrada, com apelo mais amplo e conjunto mecânico atualizado. O Leaf será vendido nos EUA em quatro versões, sendo três delas com motor de 214 cv e autonomia de até 488 km.

Modo Abbey Road no EX90 – A Volvo Cars acaba de lançar globalmente o Modo Abbey Road Studios, uma tecnologia de som criada para reproduzir a assinatura acústica do icônico estúdio de gravação britânico. Ele estreia no modelo Volvo EX90 equipado com o sistema de som opcional Bowers & Wilkins High Fidelity Audio. Desenvolvida em parceria com a Bowers & Wilkins e os engenheiros do Abbey Road Studios, a tecnologia foi inspirada nos espaços acústicos característicos do estúdio e na assinatura sonora dos equipamentos usados para criar alguns dos álbuns mais importantes da história da música. O resultado é uma experiência sonora única a bordo do EX90.
O Modo Abbey Road Studios conta com diversas pré-configurações sonoras, otimizadas para diferentes estilos. Para quem deseja explorar novas formas de curtir suas músicas favoritas, o Producer Mode permite personalizar totalmente o som. Entre os ajustes possíveis estão a transição entre uma acústica com estilo retrô e vintage para um som mais profundo e moderno, a expansão ou redução do campo estéreo e o ajuste do ambiente acústico, exatamente como faria um produtor ou engenheiro de som em estúdio. O EX90 tem uma das cabines mais silenciosas já criadas pela Volvo e conta com 25 alto-falantes estrategicamente posicionados. Com o sistema de áudio da Bowers & Wilkins, o carro oferece potência de 1610 watts.
Fake news na CNH Social – E os golpistas não param. Agora, eles estão espalhando mensagens falsas sobre inscrições abertas para o programa CNH Social, prometendo habilitação gratuita. As via WhatsApp e redes sociais, porém, levam o interessado direto para sites fraudulentos. Lá, os bandidos solicitam dados pessoais e, em alguns casos, até pagamentos. Por isso, vale lembrar: a CNH Social é gerenciada exclusivamente pelos Detrans e suas informações oficiais são divulgadas apenas nos sites institucionais. Enfim: desconfie de links suspeitos e de ofertas, principalmente se forem “boas demais para ser verdade”. Verifique sempre se o site possui o domínio oficial do Detran do seu estado, duvide de mensagens que exigem compartilhamento com contatos para concluir inscrições e nunca forneça dados pessoais ou efetue pagamentos em sites não oficiais.

Caminhonetes: recomendação de pneus que trafegam no asfalto e na terra – As picapes são feitas, claro, para trafegar em diferentes terrenos e condições. Por isso, escolher adequadamente os melhores pneus para elas é essencial para garantir um desempenho confiável e seguro – seja em vias pavimentadas quanto em estradas irregulares. A seleção correta dos pneus influencia diretamente a segurança, a eficiência, o conforto na condução e a capacidade de carga e tração da caminhonete. Fatores como o tipo de terreno, condições climáticas e o uso pretendido devem ser considerados. Por isso, é importante seguir todas as especificações do fabricante e consultar um profissional pode ajudar a garantir a melhor escolha para suas necessidades.
Quais os melhores pneus para caminhonete? – Na hora de escolher pneus para picapes que trafegam tanto no asfalto quanto na terra é preciso equilibrar durabilidade, tração e conforto.
Durabilidade – Os melhores pneus para caminhonete devem ser robustos o suficiente para resistir ao desgaste do asfalto e às condições adversas da terra, como pedras e detritos.
Tração – Boa tração é essencial nos pneus para caminhonete, pois garante segurança e desempenho em diferentes superfícies, especialmente em terrenos irregulares e escorregadios.
Conforto – Pneus que oferecem uma condução suave e silenciosa são importantes para o conforto dos ocupantes do veículo, especialmente em estradas pavimentadas e para percorrer longas distâncias.
Pneus preparados para os terrenos mais desafiadores – Escolha um modelo que entregue força e resistência, permitindo à picape explorar os terrenos mais difíceis em diferentes condições, com design pensado para uma direção confortável com tração confiável em terrenos secos e molhados, sem esquecer da alta durabilidade.
Sempre preciso de pneus grandes para a caminhonete? – Muitas pessoas pensam que o uso de pneus grandes é imperativo, mas a escolha do tamanho depende, na verdade, de vários fatores. Entre eles, o uso do veículo e a capacidade de carga. A caminhonete será usada para condução em estradas pavimentadas, off-road ou ainda transporte de carga? Pneus grandes para caminhonete oferecem melhor tração e capacidade em terrenos difíceis, impactando no desempenho. Para as caminhonetes que frequentemente transportam cargas pesadas, os pneus devem ser capazes de suportar o peso adicional sem comprometer a performance e a segurança ao rodar.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.
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