O sábio Gilvan da Malhadinha

Gilvan da Malhadinha (de camisa azul ao meu lado) é vereador na pequena Cumaru, próxima a Caruaru, no Agreste pernambucano. Já perdi as contas do tempo que o conheço e do número de mandatos que emplacou para a Câmara Municipal. Só uma coisa não perdi: a certeza de que é um político vocacionado, que se dedica ao mandato e que é muito esperto.

Ontem, a caminho do estúdio do podcast, no Brasília Shopping, no final da tarde, o encontrei com a caravana de Cumaru, que está em Brasília para a Marcha dos Prefeitos. Quando soube que eu ia entrevistar o ministro da Integração, Waldez Góes, que cuida de ações hídricas e do desenvolvimento do Nordeste, ele não teve dúvida: foi assistir o programa ao vivo para conhecer o ministro.

Ágil e desenrolado, ganhou a simpatia de Waldez e ainda teve um tempinho para uma audiência extra, no próprio estúdio, ao final do podcast, na qual fez reivindicações para Cumaru na área hídrica. Simpático, simples e atencioso, o ministro anotou o contato de Gilvan e prometeu ajudar seu município.

A política, quando se tem espírito público, é feita de oportunidades.

Veja outras postagens

A multinacional russa Rosatom é uma das principais participantes da NT2E 2025 (Nuclear Trade & Technology Exchange), que começou nesta terça-feira (20), no ExpoMAG, no Rio de Janeiro. O evento, considerado o maior da América Latina voltado ao setor nuclear, reúne especialistas, representantes de governos e empresas para discutir os desafios da transição energética e da segurança energética global. Na plenária de abertura, o diretor da Rosatom América Latina, Ivan Dybov, apresentou as contribuições da empresa para o avanço da energia nuclear na região.

A programação inclui ainda a participação de Elena Vesna, vice-reitora da Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear MEPhI, que participa do painel sobre formação de novas gerações para o setor. Já na quarta-feira (21), o diretor técnico da Rosatom Energy Projects, Ruan Souza, discute os reatores modulares de pequeno porte, considerados promissores para levar energia limpa a áreas remotas. No mesmo dia, Alexander Boytsov, da subsidiária Tenex, participa de painel sobre o mercado de urânio no Brasil e no mundo.

Além das palestras, a Rosatom marca presença na feira com um estande institucional onde expõe reatores avançados, soluções para o ciclo do combustível, aplicações médicas e iniciativas de responsabilidade social. O espaço também funciona como ponto de encontro para representantes de governos, universidades e empresas interessados em parcerias técnicas e comerciais.

Câmara do Recife - Nova Sede

Diante da crise provocada pela gripe aviária e do apelo feito pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu antecipar a sabatina do médico veterinário Moshe Dayan, indicado para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro). A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça realiza a sabatina e a votação nesta quarta-feira (21), às 9h30, em reunião extraordinária. À tarde, a indicação será apreciada no plenário.

A decisão foi tomada após reunião com o presidente da Avipe, Giuliano Malta; o vice, Carlos Henrique Albuquerque; e o próprio Moshe Dayan. O grupo foi recebido pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, e pelos deputados Francismar Pontes, Coronel Alberto Feitosa, Rodrigo Farias e Mário Ricardo. Álvaro Porto afirmou que o cenário exige urgência. “A crise vivida pelo setor avícola culminou, nesta terça, com o cancelamento de importações de aves brasileiras por parte de mais de 30 países, gerando, inclusive, prejuízo, na balança comercial”, afirma. “Diante da gravidade deste contexto, nos reunimos com o presidente da CCLJ, deputado Coronel Alberto Feitosa, e avaliamos que é fundamental agilizar o processo”, completa.

Feitosa destacou que, por se tratar de uma questão de saúde pública, a Casa decidiu acelerar os trâmites. “Tomamos a decisão eu, o colegiado da Comissão de Constituição de Legislação e Justiça e o presidente Álvaro Porto de fazermos isso de forma imediata”, frisou.

Moshe Dayan Fernandes de Carvalho tem 57 anos e experiência nas áreas de produção, gestão e políticas públicas agropecuárias. Produtor de leite e especialista em laticínios, atuou por 18 anos no Sebrae, incluindo seis como gerente da unidade de Garanhuns. Também foi secretário de Agricultura de Pedra e atualmente é assessor parlamentar da deputada Débora Almeida, com foco no setor agro.

Jaboatão dos Guararapes - Empreendedora

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o depoimento prestado nessa segunda-feira pelo ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes à Primeira Turma da Corte confirmou que Jair Bolsonaro arquitetou um plano para continuar no poder mesmo tendo sido derrotado nas urnas em 2022. O general não só relatou que viu uma minuta golpista no Palácio da Alvorada como também disse que alertou o ex-presidente de que o Exército não apoiaria uma investida antidemocrática.

— Se ele saísse dos aspectos jurídicos, além dele não poder contar com o nosso apoio, ele poderia ser enquadrado juridicamente — afirmou Freire Gomes. As informações são do Jornal O Globo.

Ao ouvir a declaração do general, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que o militar não teria feito tal advertência a Bolsonaro se não tivesse percebido no contexto das conversas a possibilidade de o plano golpista ser implementado. Em resposta, o general disse que deixou claro ao ex-presidente que o Exército somente atuaria dentro das quatro linhas da Constituição:

— O principal aspecto é justamente que naquilo que competiria às Forças Armadas, em particular no caso do Exército, nós não vislumbrávamos como poderíamos participar disso, a parte o problema político que estava fora do nosso escopo — disse Freire Gomes, acrescentando: — Então, o que foi alertado ao senhor presidente é justamente que ele deveria atentar para todos estes aspectos. Ele concordou que não havia o que fazer nesse aspecto e que no caso do Exército nós não teríamos e não iríamos participar de um assunto que extrapolasse a nossa competência constitucional.

Essa resposta de Freire Gomes, segundo ministros do STF, reforça a tese de que havia uma tentativa de colocar em prática um plano golpista, que acabou sendo esvaziado pela negativa do ex-comandante Exército em apoiar uma ruptura institucional.

Em seu relato à Corte, o general disse que o brigadeiro Baptista Júnior, então comandante da Aeronáutica, também rejeitou participar de um complô para reverter o resultado das eleições. O general reforçou ainda o que havia dito à Polícia Federal: que somente o almirante Garnier Santos, então chefe da Marinha, ficou ao lado do ex-presidente.

— Eu e o Brigadeiro Batista Júnior nos colocamos contrários no assunto (…) e que o Almirante Garnier tomou essa postura de ficar com o Presidente. Eu não posso inferir o que ele quis dizer com estar com o Presidente — disse Freire Gomes, após ser confrontado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, com a versão do seu depoimento à PF.

O relato de Freire Fomes foi corroborado pela delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro — que disse que o ex-comandante do Exército deu uma bronca em Garnier após uma discussão sobre a minuta do golpe apresentada pelo ex-presidente.

— E o almirante Garnier, como eu já tinha comentado, falou: ‘A Marinha está pronta.’ E, aí, o general Freire Gomes ficou irritadíssimo: ‘Pô, você não tem efetivo e você quer botar na minha conta’ — relatou Cid em uma audiência em novembro de 2024 com Moraes e Gonet.

Em depoimento à PF, em fevereiro de 2024, Garnier optou por permanecer em silêncio. O almirante deverá dar a sua versão dos fatos ao STF nesta sexta-feira.

Freire Gomes foi ouvido na condição de testemunha de acusação no primeiro dia de audiência da ação penal que julga réus acusados de terem arquitetado uma trama golpista. Todos os ministros da Primeira Turma participaram da sessão nessa segunda-feira. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que nega as acusações, acompanhou o depoimento do general por meio de videoconferência.

Dulino Sistema de ensino

EXCLUSIVO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) abriu hoje um processo de medida cautelar sobre a “Autorização de Inexigibilidade de Chamamento ao Público para a contratação de novo Termo de Fomento” promovida pela Seretaria Estadual de Educação com a Associação do Nordeste de Distribuidores e Editoras de Livros (Andelivros), para realizar o “Projeto CLIPE – Circuito Literário de Pernambuco 2025, através da realização de quatro feiras em Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina”. A relatoria ficará com o conselheiro Rodrigo Novaes. O pedido de medida cautelar partiu do deputado estadual Waldemar Borges (PSB).

A governadora Raquel Lyra (PSD) aproveitou o feriadão do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, para formalizar contrato sem licitação com a Andelivros. O projeto é o mesmo que, ano passado, foi denunciado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e alvo de auditoria especial do TCE. Desta vez, em 2025, Raquel quer transferir R$ 3.131.400,00 para a Andelivros.

Além disso, a Andelivros ganhará com o bônus dado aos professores para comprar livros. “O valor de R$ 35 milhões pago à entidade em 2024 supõe que todos os profissionais da educação compareceram ao CLIPE e gastaram o valor máximo do bônus, o que é inaceitável”, disse Waldemar Borges, em discurso na Assembleia. A contratação sem licitação foi formalizada pelo secretário Gilson Monteiro, da pasta da Educação.

Em 2024, Raquel Lyra também contratou sem licitação a mesma Andelivros, para fazer o mesmo projeto. O Governo foi denunciado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa no TCE. O TCE expediu uma medida cautelar, em 29 de maio de 2024, suspendendo os pagamentos milionários para a Andelivros, que foi contratada sem licitação para o projeto em 2024. O pedido de cautelar em 2024 partiu da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

A relação entre Raquel Lyra e a Andelivros é antiga. A entidade privada também foi contratada várias vezes, sempre sem licitação, pela gestão de Raquel Lyra quando prefeita de Caruaru. Segundo o site do TCE TomeConta, entre 2017 e 2022, exatamente os anos de gestão municipal de Raquel, foram 10 empenhos da Prefeitura de Caruaru com a Andelivros, sempre por inexigibilidade de licitação, como feito agora com o Governo do Estado. Na Prefeitura de Caruaru, durante a gestão Raquel, a Andelivros recebeu mais de R$ 6 milhões.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Governistas têm reforçado a ideia de adiar a sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para ocorrer no dia 27 de maio (terça que vem), segundo interlocutores. Na ocasião, há a expectativa de ser instalada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar fraudes em aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS, chamada de “CPMI do INSS”.

O temor da base do governo é que a investigação no INSS ganhe força e desgaste ainda mais a gestão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o adiamento da sessão conjunta, a instalação ficaria para o segundo semestre e, até lá, a investigação já teria avançado muito. As informações são do portal G1.

A oposição cobra celeridade para que o requerimento – que já possui as assinaturas necessárias – seja lido para oficializar a investigação. Esse movimento pelo adiamento vem sendo costurado, principalmente, pelos líderes do partido no Senado, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e, na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

Ipojuca - No Grau 2025

Blog da Folha

O deputado Waldemar Borges (PSB) fez, ontem, novo pedido de informação ao governo do estado sobre o destino dos recursos das operações de crédito já aprovadas pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e contratados pela governadora Raquel Lyra (PSD).

“Para aprovar o novo empréstimo solicitado pelo Executivo estadual, tenho dito desde que o projeto chegou à Alepe que não me sentiria confortável de votá-lo sem saber o que foi feito com os empréstimos anteriores”, disse o parlamentar.

O pedido anterior, feito no dia 6 de maio, ainda não foi respondido. Nele o deputado solicita o detalhamento das ações, projetos ou programas executados com os recursos já autorizados pela Alepe.

“Estou aguardando a resposta para poder me posicionar, como relator da matéria, em relação ao novo empréstimo. Então, ninguém venha dizer que é a Alepe que está protelando a aprovação do empréstimo”, ressaltou.

O deputado pediu novas informações porque houve movimentação orçamentária publicada no Diário Oficial do Estado no dia 14 de maio de 2025. O Decreto nº 58.605 remaneja valores a partir do contrato nº 0620.946-63, referente à operação de crédito firmada com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1,7 bilhão.

O decreto autoriza a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 124.201,01 para adequações nas instalações físicas do gabinete da governadora. O valor é remanejado da verba destinada à transformação digital do governo.

“Se isso for comprovado pelos órgãos de controle, é um fato muito grave. E reforça a necessidade de respostas ao primeiro pedido de informações que fizemos. Não é nenhum absurdo os deputados quererem saber o que foi feito com os empréstimos já autorizados”, declarou.

Caruaru - São João na Roça

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a sua participação, no próximo dia 26 de julho, no Fórum Estadual do FENASP – Fórum Evangélico de Ação Social e Político de Pernambuco. O evento acontecerá durante a posse do Conselho Estadual de Pastores e Líderes de Pernambuco, uma iniciativa que visa fortalecer a união e o cuidado com os pastores e suas famílias em todo o estado.

O evento contará com a participação de mais de mil pastores e líderes de Pernambuco e estados vizinhos, como Bahia, Fortaleza, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, entre outros.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Portal MaisPB

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, projetou na noite desta terça-feira (6), um “salto na produção” na Paraíba com o avanço das obras de infraestrutura hídrica do Estado, a partir dos projetos complementares dos eixos da Transposição do Rio São Francisco.

Durante entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’, do jornalista Magno Martins, transmitido ao vivo pelo Programa Hora H, da Rádio POP FM 89,3 e Rede Mais Rádios, o ministro enfatizou a importância de uma política de planejamento para o uso da água no Nordeste, destacando que a Paraíba tem condições de dar “saltos gigantes” na agricultura e no abastecimento de água com a conclusão dos projetos em andamento.

“Acho que a Paraíba vai dar saltos gigantes em relação à produção. Vou falar da Vertente Litorânea. Visitei toda a Vertente, fui a pé em alguns trechos, de carro, sobrevoei toda a área, mais de 100 km de obra, toda com água dentro. É uma área agricultável de um lado e do outro, com muitos assentamentos, muitos projetos econômicos. Então agora, com o Governo do Estado, vamos começar a fazer todo o trabalho de liberação dessa água para a produção. O primeiro objetivo é garantir água para as pessoas, para o consumo humano. Uma vez garantido o consumo humano, todo o excedente, se houver, deve ser utilizado para a produção de alimentos de baixas emissões. Esse é interesse do presidente Lula, é isso que ele recomenda”, completou Góes.

O ministro também ressaltou os desafios impostos pelas mudanças climáticas e a importância do planejamento hídrico para enfrentar períodos de escassez.

“Hoje estamos lidando com eventos extremos, muita enchente, muita seca. Então, tendo uma política pública mais arrojada em relação à melhor utilização dessa água, com reservação no período de excesso e melhor uso no período de estiagem, de escassez, você não só garante o consumo humano, mas também a produção de alimentos”, afirmou.

Góes ainda mencionou o avanço das obras do sistema Apodi, com conclusão prevista até o final de 2026, que beneficiará não apenas a Paraíba, mas também estados vizinhos. “O Apodi, já vamos liberar a primeira etapa do Apodi. Ele deve ser concluído até o final do ano que vem. É uma obra muito significativa, que abrange a Paraíba, o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Eu sou um grande defensor de se trabalhar a inclusão de um subeixo de irrigação. O que nós não podemos é colocar em risco o consumo humano”, finalizou.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Ontem, o vereador de Timbaúba Fellipe Vasconcelos (PP) protocolou, em regime de urgência, o Requerimento nº 070/2025, com o apoio da bancada de oposição na Câmara. O pedido propõe a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar graves denúncias feitas por servidores ativos e aposentados do município.

Segundo as denúncias, a Prefeitura de Timbaúba estaria descontando regularmente dos salários e benefícios os valores referentes a empréstimos consignados, mas deixando de repassá-los às instituições financeiras responsáveis. A prática, se confirmada, pode configurar crime de responsabilidade e prejudica diretamente a situação financeira dos servidores. A proposta de instalação da CPI será apreciada na próxima sessão da Câmara, marcada para o dia 26 de maio. A expectativa é que, uma vez instaurada, a comissão inicie seus trabalhos nas semanas seguintes.

Olinda - A cada dia, uma nova conquista

O fundador da Corrida das Pontes do Recife e ex-atleta olímpico, José João da Silva (na foto de camisa vermelha ao lado da prefeita), bi-campeão da Corrida de São Silvestre, desembarcou no Recife, no fim de semana, e seguiu direto para a sua terra natal, Bezerros, no interior do Estado. Lá ele participou das festividades dos 155 anos de emancipação política do município pernambucano.

Foi a convite da prefeita, Lucielle Laurentino, prestigiar a comemoração do aniversário da cidade onde nasceu e que sempre faz questão de visitar. A família do ex-atleta, que deixou a cidade em busca da realização profissional, reside na localidade e, por isso, ele sempre está de volta. “Foi um evento lindo e me senti honrado pelo convite para participar da solenidade ao lado dos meus conterrâneos. Fico muito feliz em ver o desenvolvimento da minha cidade”, comemora.

Zé João, como é carinhosamente conhecido por todos, está em Beserros para organizar os preparativos finais da 20ª Corrida das Pontes do Recife Drogasil, que será realizada no dia 1º de junho, às 6h30, com largada e chegada no forte do Brum, no bairro do Recife. Este ano, a prova que completa duas décadas, traz novidades no percurso. Além dos 5Km e 10Km já tradicionais nos anos anteriores, a competição tem a rodagem da categoria profissional ampliada para 15Km.

Toritama - FJT 2025

Por Luiz Barreto*

Prezados colegas, vocês que fazem as várias instituições do Memorial da Medicina de Pernambuco, hoje, 20 de maio de 2025, deveria ser um dia muito feliz para a comemoração, às 16 horas, da colocação da “Pedra Fundamental” do início da construção do palacete da Faculdade de Medicina do Recife, no Derby.

Nos separam daquela data, 20/05/1925, 100 anos, em que o Dr. Octávio de Freitas, o governador Sérgio Loreto, o prefeito do Recife, o secretário de Saúde do Estado, Dr. Amaury de Medeiros, e muitas outras autoridades, os professores e alunos da Faculdade de Medicina, e de outras unidades universitárias, e o povo em geral, estavam presentes e aplaudindo essa iniciativa, do lançamento da “Pedra Fundamental”, iniciando a construção da Faculdade de Medicina do Recife.

No entanto, hoje, somente temos a lamentar que a nossa Faculdade, transfigurada em Memorial da Medicina, mesmo construída, esteja cercada e aprisionada por muros metálicos, nos separando do seu convívio.

Nem quero imaginar-me vendo o Dr. Octávio de Freitas presenciando esse espetáculo dantesco. Vendo o Dr. Amaury de Medeiros apreciando o seu birô, amigo de tantas noitadas, desmanchando-se debaixo dos aguaceiros das chuvas, no salão Octávio de Freitas do Museu da Medicina.

Eu, baixando a cabeça e o olhar para o chão, para não ver o “aperreio” do Dr. Salomão Kelner vendo a madeira do seu birô se deteriorando, do seu companheiro, servidor bondoso, que sobre ele escrevia as suas pesquisas, discursos e até contos, como os publicados.

Perceber o olhar lânguido e distante do Prof. Jorge Lobo, observando as suas peças em cera, uma arte de descrever as doenças dermatológicas, sendo destruídas. E o alvoroço de todos os catedráticos de Medicina procurando entender por que as suas fotografias tão bem emolduradas e elegantes, agora retirada dos seus pedestais, fincadas em um canto escuro, úmido, repletos dos fungos, traças e cupins, sem que ninguém os venham acudir.

Que pena comemorar 100 anos de lançamento da “Pedra Fundamental” da Faculdade de Medicina do Recife, e agora observar aquele templo sendo destruído pelo descaso.

*Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritos – Regional de Pernambuco

Palmares - IPTU 2025

Não bastasse ter passado a semana inteira em Nova York enquanto fortes chuvas atingiam Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) vem sendo alvo de comentários negativos por sua ausência na única reunião interinstitucional feita pelo Governo do Estado sobre o assunto que poderia contar com a sua participação. Na noite do sábado (17), coube à vice-governadora Priscila Krause (PSD) conduzir um encontro virtual para tratar dos impactos das precipitações, o que, segundo prefeitos ouvidos pelo blog, provocou incômodo.

A situação causa ainda mais perplexidade diante da informação de que Raquel foi vista, por volta das 21h do sábado, em um refinado restaurante português na Zona Sul do Recife. Mais cedo, ela havia postado um vídeo falando sobre seu retorno a Pernambuco, o que reforça os indícios de que, à noite, já de volta, preferiu socializar enquanto sua vice e prefeitos tratavam de um assunto sério. Somente na manhã do domingo (18), em uma reunião sem os prefeitos, a governadora apareceu.

Na segunda-feira (19), mal tendo voltado de viagem, Raquel pegou outro avião, desta vez, para Brasília. Dedicou-se a postar vídeos da decoração do escritório de representação de Pernambuco na capital federal e esquivou-se novamente dos problemas reais que afetam o estado que lhe elegeu. Na contramão dela, os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), e de Olinda, Mirella Almeida (PSD), cancelaram a participação na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e estão em suas cidades coordenando ações de mitigação dos impactos das chuvas.

O incômodo revelado por prefeitos ao blog tem fundamento. Como fez ontem em Brasília, a governadora parece gostar de reuni-los apenas para tirar fotos e tentar demonstrar uma força política que até as paredes do Palácio do Campo das Princesas sabem que é fluida como água. Se a reunião é virtual e não rende volume de pessoas em uma foto, resta a cada um tratar de seus próprios problemas. Que o digam os prefeitos das cidades mais atingidas pelos temporais dos últimos dias.