Multidões solitárias 

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – Se multidões nas ruas, nas praças e quartéis mudassem o destino das nações, Argentina hoje seria um potência mundial. Desde as décadas de 1940 e 1950 os empobrecidos argentinos sonham com a ressurreição de Peron, Evita e Carlos Gardel para reinaugurar uma Europa dos Pampas. Os ídolos da Argentina ainda são os mesmos, incluindo Maradona, estrela do futebol e pobre figura humana merecedor de compaixão e que morreu de overdose.

Existe uma lenda de que os portugueses vivem a ver navios na esperança de retorno do Rei Dom Sebastião, o Desejado, figura messiânica que sumiu em 1578 na batalha contra os mouros. Ele seria o provedor de venturas e felicidades para seu País. Esta crença é chamada de Sebastianismo. O Peronismo é o Sebastianismo da Argentina. Portugal hoje é uma nação próspera e acolhedora. A Argentina é um reino de lágrimas por conta de governantes populistas, corruptos e demagógicos. Lady Madonna canta, com voz angelical: “Don’t cry for me, Argentina – Não chore por mim, Argentina”. As esquerdas cumprem sua vocação demolidora de prosperidades e liberdades na América Latina.

Multidão solitária, “The lonely crowd”, na expressão em inglês,  multidões solitárias são tigres de papel. As engrenagens do poder são movidas por canetas mágicas e não se comovem com gritos ou sussurros de multidões. “O capitalismo é um tigre de papel”, dizia, sem provas, o genocida comunista Mao Tzedong. É mentira de Vossa Excelência, grande timoneiro Mao, eu desafio você e seu pareceiro Xi Jinping a me provarem o contrário. O capitalismo engoliu o comunismo no Império chinês. O Império chinês fala em dois sistemas, um só País. O sistema econômico é capitalista, o sistema político é comunista.

O Sebastianismo no Brazil é ter saudades das cenas dos crimes de assalto aos cofres públicos no passado. Na Chuchulândia todos os pecados serão perdoados e convertidos em virtude. Povo nas ruas está mais ligado nos gols do campeonato de futebol. Os deputados de Pernambuco vão incrementar os auxílios-moradia, auxílio-paletó e auxílio-cueca. São chamados de auxílios-democráticos. Se alguém protestar no gradil da Assembleia Legislativa, poderá ser enquadrado por manifestação antidemocrática, censurado e desmonetizado. É assim que a banda toca atualmente.

Somente líderes com dimensão de estadistas redimem uma Nação. A história ensina que fantoches com rabos de palha e suas ideologias igualitárias arruínam as sociedades e levam as multidões solitárias aos caminhos do precipício, vide bula a Argentina, Cuba, Venezuela e Nicarágua. “As esquerdas radicais não esquecem jamais e não aprendem jamais”, diz a sentença.

Adios muchachos latino-americanos, Magnaneanos, troianos e gregos da Nova Lusitânia!

*Periodista e escritor

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

Em seu primeiro romance, ‘O Descobrimento da Terra’, Bruno Lago propõe uma reflexão sobre valores centrais da sociedade atual. O autor levanta questionamentos sobre fé, escolhas e lideranças espirituais: seguimos os deuses da forma correta? Estamos certos em nossas decisões? Quem são os nossos Messias?

Inspirado pelas referências históricas das Grandes Navegações, o livro apresenta uma narrativa distópica que remete à chamada “era do Descobrimento”. Após alcançar destaque na versão digital pela Amazon, a obra ganha agora edição impressa, publicada pela Editora Tagore. O lançamento será na próxima quinta-feira (14), em Brasília, na livraria Sebinho, a partir das 17h.

No enredo, a chegada de seres dourados com asas, vindos do espaço, remete à visão que os povos originários das Américas tiveram no século XVI ao confundir os colonizadores europeus com divindades. A trama convida o leitor a refletir sobre crenças, religião, fanatismo e os limites da humanidade diante do próprio ego. Assim como no passado, a população da Terra acolhe os novos visitantes. A dúvida que paira é: será que, novamente, haverá arrependimento?

Petrolina - Destino

O município do Cabo de Santo Agostinho, recentemente apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 como uma das cidades mais violentas do país, com uma taxa alarmante de 73,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2024, dá um passo decisivo em direção à segurança e à paz social. Hoje, a partir das 16h, será empossado o Conselho Municipal de Segurança, um órgão estratégico e permanente que vai auxiliar na adoção de políticas essenciais para a segurança pública na cidade. A determinação para implantação do conselho foi anunciada no último mês de maio pelo prefeito Lula Cabral.

Este conselho, composto por representantes do município, do estado e da sociedade civil organizada (incluindo Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselhos Comunitários, Ministério Público, Judiciário, OAB e entidades empresariais/comerciais), transcende a esfera municipal. Sua estrutura colaborativa visa promover a integração entre os diversos atores envolvidos na segurança, identificar problemas locais, propor soluções eficazes e acompanhar a execução das políticas públicas.

Em um cenário de crescente preocupação com a violência urbana, a iniciativa do Cabo de Santo Agostinho representa um modelo de governança participativa e um farol de esperança. O Conselho Municipal de Segurança não é apenas um fórum de discussões; é um catalisador para a implementação de ações concretas, como planos de prevenção e redução da criminalidade, indicação de prioridades para investimentos e sugestão de parcerias estratégicas.

Ipojuca - No grau

Corri meus 8 km diários, há pouco, em Pesqueira, no Agreste, a 200 km do Recife, onde faço, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores, uma noite de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’. Adoro Pesqueira, especialmente seu sítio histórico, formado por um conjunto de casas e prédios coloniais lindíssimos.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) antecipou seu retorno à Brasília e cancelou uma agenda que teria em Fortaleza (CE), hoje, depois de protestos e obstrução de deputados da oposição.

Além da ocupação do plenário da Câmara, presidentes de partidos de centro-direita se articulam para reagir à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL).

Motta participaria de um seminário sobre alfabetização na capital do Ceará. Mas, já na manhã da terça-feira (5), decidiu antecipar o retorno depois de participar das inaugurações de hospital em Patos (PB) e em João Pessoa, capital paraibana.

Palmares - Forró Mares

O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) enviou ofício ao superintendente regional do DNIT, Bruno Bittencourt, solicitando a execução de obras de triplicação das faixas e instalação de iluminação na Rodovia Governador Mário Covas (BR-101 – Pista Nova), no trecho que vai do bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho, até a Fábrica da Vitarella, em Jaboatão dos Guararapes.

A demanda abrange os dois sentidos da rodovia e atende à população que trafega diariamente pela região, onde há intenso fluxo de veículos e pedestres. O trecho é um importante corredor de acesso a serviços e atividades essenciais, como o Hospital Dom Helder Câmara, postos de combustíveis, fábricas e centros de distribuição de empresas como Amazon, Armazenna, Depósito Arco-Mix, Vitarella e indústrias de produção de pneus.

Segundo o deputado, a medida é fundamental para reduzir o risco de acidentes e garantir mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “A BR-101 é uma via estratégica para Pernambuco. A triplicação e a iluminação desse trecho não são apenas melhorias na infraestrutura, mas investimentos diretos na mobilidade, no desenvolvimento e na proteção de quem passa por lá todos os dias”, destacou.