Mulheres são maioria dos beneficiários contemplados pelo Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, as famílias chefiadas por mulheres representam 81,6% dos beneficiários do Auxílio Brasil, ou seja 16,85 milhões de famílias. Na divisão por regiões, é no Centro-Oeste que o percentual de lares chefiados por mulheres é maior. Lá, 86,8% das famílias são lideradas pelo sexo feminino. Na sequência aparecem o Norte (83,2%), o Sul (83,1%), o Sudeste (81,7%) e o Nordeste (80,4%).

As mulheres serão protagonistas no gerenciamento de R$ 10,19 bilhões dos 12,47 bilhões que serão repassados este mês, pelo governo federal, para o programa.

Com a inclusão de mais 450 mil beneficiários no mês de setembro, o Auxílio Brasil alcançou a marca de 20,65 milhões de famílias contempladas. É o maior número da história do Programa.

O valor médio do benefício repassado para as famílias é de R$ 607,52 e começou a ser pago na última segunda-feira (19) para os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. O cronograma escalonado de repasses segue de acordo com o calendário oficial até 30 de setembro.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

O ator Maurício Silveira, de 48 anos, morreu ontem em decorrência de complicações após uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. Ele estava internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde tratava um tumor agressivo que havia sido descoberto recentemente e que avançou de maneira muito rápida. A informação foi confirmada pela família em uma publicação no Instagram do artista.

Maurício, que teve trabalhos na televisão, cinema e no teatro, chegou a passar por três procedimentos cirúrgicos. Após a última cirurgia, devido a uma infecção, foi colocado em coma induzido. O velório foi realizado neste domingo, às 9h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. As informações são do jornal O Globo.

Na TV, o ator participou de novelas como Cobras & Lagartos e Insensato Coração, na TV Globo, e também de produções da Record, como a novela Balacobaco e a série Reis.

Petrolina - Destino

Por Estadão Conteúdo

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul determinou o fim das cotas para pessoas transexuais na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Segundo a decisão, da qual ainda cabe recurso, os alunos que entraram na universidade por meio dessa política de cotas, que começou em 2023, devem ter suas matrículas canceladas ao fim deste ano letivo. Ao todo, 30 vagas foram destinadas a esse público: 10 em 2023, 10 em 2024 e mais 10 em 2025. 

Em todo o Brasil, outras 17 universidades públicas oferecem cotas para transexuais. Na decisão, o juiz substituto da 2.ª Vara Federal do Rio Grande, Gessiel Pinheiro de Paiva, diz que “as pessoas trans podem (e devem) ser objeto de ações estatais (inclusive ações afirmativas) que visem a reduzir e eliminar a transfobia e possibilitar o exercício pleno da cidadania (…) Por outro lado, essa identidade também não justifica toda e qualquer vantagem que lhes seja atribuída”.

A Furg alegou que tem autonomia para estabelecer regras sobre acesso à universidade.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança

A tradicional Festa de Julho de Parnamirim, no Sertão Central de Pernambuco, terminou marcada por uma briga generalizada envolvendo secretários e aliados do prefeito Múcio Angelim, a maioria parentes próximos. O episódio, registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais, ocorreu em uma das últimas noites do evento e aumentou a insatisfação popular, já alimentada por críticas à organização e à baixa participação do público.

A confusão acentuou denúncias de nepotismo e aparelhamento na gestão municipal, diante da concentração de cargos estratégicos nas mãos da família do prefeito. Até o momento, Múcio Angelim não se pronunciou oficialmente, o que tem ampliado o desgaste político e a cobrança por medidas concretas de responsabilização.

Toritama - Tem ritmo

Do Diário de Pernambuco

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro vão às ruas neste domingo (3) em mais uma mobilização em seu favor. As manifestações vão ocorrer em várias cidades brasileiras, mas, desta vez, sem a presença do próprio Bolsonaro, que segue com tornozeleira eletrônica e impedido de deixar sua residência durante os finais de semana, em decisão do ministro Alexandre de Moraes referendada pelo colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF).

No Recife, de acordo com os líderes da direita em Pernambuco, a concentração acontecerá na Avenida Boa Viagem, a partir das 14h, com o ponto de partida na Padaria Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

A manifestação faz parte do movimento “Reaja Brasil” e é pautada pelo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, relator da investigação contra Bolsonaro e sua relação com a trama golpista, que o manteria no poder após as eleições de 2022.

Nas suas redes sociais, o deputado estadual coronel Alberto Feitosa convocou a direita para o ato. “O movimento é em defesa da nossa liberdade de expressão, da nossa democracia, da nossa constituição. Todo mundo sabe o que nós estamos passando, principalmente políticos e simpatizantes da direita”, disse o parlamentar em vídeo.

Palmares - Forró Mares