Mulher que espancou sua filha de 11 anos leva um tapa de policial militar

Por Cláudio Soares* 

Uma situação polêmica envolvendo uma policial militar veio à tona após ela ser acusada de agredir uma mulher suspeita de violência contra uma criança de apenas 11 anos. Segundo relatos, a policial não se conteve ao ver os hematomas e lesões no corpo da criança, supostamente causados pela mãe, e acabou desferindo um tapa no rosto da suspeita antes de prendê-la.

A advogada Luciana Vidal, especializada em Direito Militar, já se pronunciou, afirmando que conversou com a policial militar e está pronta para oferecer toda a defesa necessária. Além disso, o movimento de advogados de direita do Brasil, liderado pela presidente Dra. Géssica Almeida, confirmou seu apoio à policial.

Apesar da comoção pública em favor da policial, especialmente nas redes sociais, onde ela recebeu apoio maciço, a corporação militar anunciou que abrirá um procedimento administrativo para apurar o caso.

O episódio levanta questões sobre o limite entre o dever de um policial de intervir em casos de violência e o uso da força física. Enquanto alguns defendem a atitude da policial como um ato de justiça, outros questionam se a violência empregada foi necessária e proporcional à situação.

Agora, cabe às autoridades competentes investigar e esclarecer os fatos para que a justiça seja feita, tanto em relação à suspeita de violência contra a criança quanto à conduta da policial militar.

*Advogado e jornalista

Veja outras postagens

O PSB reelegeu, neste sábado (5), o deputado Sileno Guedes como presidente do partido em Pernambuco. A recondução ocorreu durante o XVI Congresso Estadual da sigla, realizado no Auditório da Unibra, no Recife, e contou com a participação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do prefeito do Recife, João Campos, que deve ser alçado à direção nacional da legenda no fim de maio. O evento também rendeu homenagens ao deputado José Patriota, falecido em 2024.

“Agradeço às nossas lideranças e à nossa militância pela confiança no nosso trabalho. Terei a missão de presidir o partido em um período decisivo da nossa história, momento em que o PSB se preparará para oferecer a Pernambuco uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos. Assim como trabalhamos para fazer com que o PSB saísse como a maior força política das eleições de 2024, mesmo estando na oposição, vamos fazer o mesmo em 2026, com a força do povo e da nossa militância”, declarou o dirigente, que preside o PSB em Pernambuco desde 2011.

Além de Sileno, outros membros do diretório e da comissão executiva estadual do PSB foram eleitos no XVI Congresso Estadual do partido em Pernambuco. A militância também escolheu as comissões executivas dos sete segmentos organizados da legenda – Mulher, Juventude, Negritude, LGBT, Pessoa com Deficiência, Movimento Popular e Movimento Sindical. Por fim, foram eleitos os delegados e as delegadas que representarão Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília.

Comissão Executiva do PSB de Pernambuco

Presidente: Sileno Guedes
1º vice-presidente: Pedro Campos
2º vice-presidente: Tadeu Alencar
3º vice-presidente: Felipe Carreras
4ª vice-presidente: Ana Célia Farias
Secretário-geral: Tarcísio Ribeiro
1º secretário: Adilson Gomes Filho
2º secretário: Rodrigo Molina
1ª secretária de Finanças: Maria Isabel Suassuna
2º secretário de Finanças: Doglas Bezerra
Secretário de Comunicação Social e Propaganda: Gilberto Prazeres
Secretária de Direitos Humanos: Ana Rita Suassuna
Secretária de Formação Política e Coordenação dos Segmentos: Dora Pires
Secretário de Ação Parlamentar: Lucas Ramos
Secretário de Articulação: Diogo Moraes
Secretário de Organização Partidária: Rodrigo Farias
Secretária de Meio Ambiente e Política Agrária: Maria Oliveira

Segmentos do partido

Secretária estadual de Mulheres: Camila Barros
Secretário estadual de Juventude: Vinícius Pequeno
Secretário estadual do Movimento Sindical: Evaldo Costa
Secretário estadual do Movimento Popular: Luciberto Xavier
Secretária estadual da Negritude: Mãe Lúcia de Oyá
Secretário estadual do Movimento LGBT: Poliny Aguiar
Secretário estadual da Pessoa com Deficiência: Paulo Fernando

Jaboatão dos Guararapes - UBS Pet Massangana

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi aclamado neste sábado (5) como a maior liderança do partido durante o XVI Congresso Estadual do PSB, realizado na capital pernambucana. Pré-candidato à presidência nacional da sigla, Campos afirmou que pretende levar o partido a “dar passos ainda mais largos” e defendeu que o PSB se torne “o maior partido da centro-esquerda brasileira”. O evento contou com a presença do atual presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, além de prefeitos, parlamentares e lideranças políticas de todo o estado.

“Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou o prefeito. Campos também reforçou o apoio ao presidente Lula (PT) e ao vice Geraldo Alckmin (PSB): “Estaremos juntos em um projeto nacional com o presidente Lula e com o vice Alckmin. O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral”.

Durante o congresso, Carlos Siqueira foi homenageado com o título de cidadão recifense, entregue por João Campos, pelo presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá, e outros vereadores. Emocionado, o dirigente afirmou que encerra seu mandato com a sensação de dever cumprido.

“Da mesma forma que foi uma surpresa receber este título de cidadão aqui hoje, também não esperava ser alçado à condição de presidente nacional do partido em 2014, depois daquele momento duro para todos nós, que foi o falecimento do ex-governador e nosso presidente nacional, Eduardo Campos. Estou praticamente encerrando meu mandato no lugar certo, no meu país Pernambuco. Estou encerrando no momento certo, porque tem alguém que vai orgulhar todos nós para continuar essa luta, para transformar o nosso partido em um grande instrumento de luta política em nosso país”, declarou.

O deputado Sileno Guedes foi reconduzido à presidência estadual do PSB por mais três anos. “Terei a missão de presidir o partido em um período decisivo da nossa história, momento em que o PSB se preparará para oferecer a Pernambuco uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos”, disse. Também foram eleitos os membros do diretório estadual, da comissão executiva e das comissões dos segmentos organizados.

O congresso também definiu os cerca de 70 delegados que representarão Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que acontece nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. É nesse evento que João Campos deverá ser oficializado como novo presidente nacional do partido, dando início a uma nova fase na história do PSB.

O encontro foi marcado ainda por homenagens ao ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, falecido em 2024, que deu nome ao congresso. Um vídeo destacou sua trajetória política e ligação com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. A viúva, Madalena Leite, participou da cerimônia ao lado de familiares. Também estiveram presentes representantes de outros partidos, como a senadora Teresa Leitão (PT), o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), e os presidentes estaduais do PSDB e Republicanos, Álvaro Porto e Samuel Andrade.

Dulino Sistema de ensino

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) gosta de pegar na enxada para arar o mato que cresce na sua fazenda em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, onde começou na vida pública como vereador. Confira neste trecho do meu podcast de estreia Direto de Brasília em parceria com a Folha de Pernambuco.

Petrolina - O melhor São João do Brasil

Na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Arcoverde realizou a edição do projeto Sexta-feira Cultural, que marcou o retorno de uma iniciativa criada em 2011, durante a primeira gestão do vereador Luciano Pacheco como presidente da Casa Legislativa. Com nova roupagem e um olhar ainda mais atento à valorização da cultura local, o evento aconteceu no Centro de Gastronomia e Artes (CGA), reunindo um público expressivo. O projeto será realizado mensalmente, sempre com foco em diferentes manifestações culturais

A noite foi dedicada à classe musical de Arcoverde, com homenagens a grandes nomes que contribuem e já contribuíram para o cenário artístico da cidade. Entre os homenageados, o destaque foi para o empresário Beto da Oara, reconhecido pelo incentivo à música e por sua trajetória de apoio aos artistas locais.

Ipojuca - IPTU 2025

O prefeito de Goiana, Eduardo Batista (Avante), esquentou o clima da disputa suplementar no município ao desafiar seu adversário para um debate em praça pública, transmitido ao vivo, sobre os rumos da cidade. A provocação foi feita ontem, durante a inauguração do comitê de campanha, diante de uma multidão estimada em mais de 10 mil pessoas. “Mas venha sem padrinhos. Vamos debater frente a frente, com transparência e propostas”, alfinetou o gestor.

Batista quer transformar o debate em palco para defender sua principal bandeira: o Acelera Goiana, programa que promete investir R$ 800 milhões em obras estruturadoras. O pacote inclui reurbanização das praias de Ponta de Pedras e Carne de Vaca, pavimentação de 400 ruas, construção de um hospital infantil e de uma central de hemodiálise, além de mutirões de consultas e exames.

Localizado na PE-75, ao lado do Arreio de Prata, o comitê inaugurado é mais que um ponto de campanha. A proposta é que o espaço funcione como centro de escuta e participação popular. “Aqui não tem gabinete fechado. Tem povo opinando, participando e ajudando a construir o futuro de Goiana”, afirmou Eduardo.

As eleições suplementares em Goiana acontecem no dia 4 de maio, após a Justiça Eleitoral cassar o mandato do ex-prefeito Osvaldo Rabelo Filho. Eduardo Batista assumiu interinamente em janeiro e tenta se consolidar no cargo. Aposta na força da gestão e no contato direto com a população para seguir à frente do Executivo municipal.

Caruaru - São João na Roça

Após a baixa adesão registrada no ato realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que a manifestação marcada para amanhã, na Avenida Paulista, em São Paulo, será um verdadeiro termômetro para medir a capacidade de mobilização da direita bolsonarista. O evento tem como foco a defesa da anistia aos presos pelos ataques de 8 de Janeiro. As informações são do portal Metrópoles.

O ato também será observado como um teste para avaliar se Bolsonaro ainda consegue levar multidões às ruas, mesmo após virar réu no Supremo Tribunal Federal (STF), junto com outros sete aliados, por tentativa de golpe de Estado. A leitura entre seus apoiadores é de que uma manifestação esvaziada poderia reforçar a percepção de enfraquecimento político do ex-presidente, em meio ao avanço das investigações sobre a trama golpista.

Lideranças bolsonaristas ouvidas pelo portal Metrópoles afirmam que o eventual sucesso do evento em São Paulo daria fôlego para novas mobilizações em outras regiões do país. Por outro lado, um novo fracasso de público seria visto como arriscado, com potencial de expor ainda mais a perda de apoio popular sofrida por Bolsonaro desde que deixou o Palácio do Planalto.

No Rio de Janeiro, a manifestação organizada em março foi marcada pela baixa adesão. Segundo levantamento do Monitor do Debate Político, do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), cerca de 18 mil pessoas estiveram em Copacabana. Já a Polícia Militar do estado chegou a divulgar uma estimativa de 400 mil pessoas, número amplamente contestado por pesquisadores. Um dos principais defensores do ato, o pastor Silas Malafaia, atribuiu o baixo comparecimento à coincidência com a final do Campeonato Carioca, que envolveu Flamengo e Fluminense.

Apesar do revés, o pesquisador da USP e integrante do Cebrap, Pablo Ortellado, pondera que não é possível, por ora, cravar uma tendência de desmobilização do bolsonarismo. Segundo ele, atos públicos têm oscilações e a falta de coordenação pode ter impactado o evento do Rio. “Acredito que Bolsonaro quer corrigir os erros da manifestação anterior e mostrar que ainda tem força para mobilizar uma grande quantidade de pessoas”, afirmou.

Após o ato na Paulista, o ex-presidente tem viagem marcada para o Rio Grande do Norte no dia 10 de abril. Acompanhado por aliados como o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, Bolsonaro deve desembarcar em Natal e seguir até Pau dos Ferros, no interior do estado, para participar de agendas políticas em apoio à pré-candidatura de Rogério Marinho (PL) ao governo potiguar.

Camaragibe Cidade do Trabalho

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu, neste sábado (5), o Título de Cidadão do Recife. A honraria foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e entregue no XVI Congresso Estadual do PSB, que aconteceu no auditório da Unibra. O evento reuniu lideranças e militantes do partido.

“Ao lado de figuras históricas, como Miguel Arraes, Siqueira ajudou a reconstruir o partido logo após o fim da ditadura. Aqui no Recife, sua presença sempre foi constante, não apenas fisicamente, mas politicamente. Ele nunca se afastou das lutas da nossa cidade”, disse o vereador em seu discurso.

Carlos Siqueira, que é de Bom Conselho, Agreste do Estado, recebeu o título com profunda emoção e destacou a sua intensa conexão com Recife, cidade que considera fundamental em sua trajetória política. “É uma honra imensa receber essa homenagem. O Recife foi sempre uma cidade acolhedora e decisiva em minha caminhada. Agradeço por essa homenagem, que reforça a minha gratidão e o meu compromisso com a cidade e seus cidadãos”, afirmou Siqueira.

Cabo de Santo Agostinho - IPTU 2025 prorrogado

Um dos momentos mais descontraídos do meu podcast de estreia “Direto de Brasília”, com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), quinta-feira passada, foi quando o presenteei com a biografia de Marco Maciel, de minha autoria. O podcast é uma parceria do meu blog com a Folha de Pernambuco.

Confira!

Toritama - Prefeitura que faz

Da Folha de S.Paulo

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comprou uma mansão de R$ 10 milhões em Brasília em 31 de janeiro, na véspera de deixar o comando da casa. A informação foi revelada pelo site Metrópoles e confirmada pela Folha.

De acordo com o registro da propriedade, o deputado pagou uma entrada de R$ 3 milhões e financiou os outros R$ 7 milhões com o BRB (Banco de Brasília).

Lira informou possuir um total de R$ 5,965 milhões em bens sua última declaração à Justiça Eleitoral, nas eleições de 2022.

Questionado, o parlamentar afirmou que a transação é compatível com sua renda.

“O montante da transação é absolutamente compatível com os rendimentos de mais de 30 anos de atividade rural amplamente reconhecida. Trata-se de operação de compra e venda absolutamente legítima, transparente e devidamente registrada em cartório, sendo certo que qualquer mínima insinuação de irregularidade será objeto das medidas judiciais cabíveis”, diz ele, em nota.

Também afirmou: “A casa onde presentemente vivo com toda minha família estava colocada em mercado e foi por mim adquirida no início desse ano. Grande parte do valor foi objeto de financiamento bancário regular e as parcelas mensais respectivas são debitadas diretamente em minha conta corrente”.

Em simulações de operações semelhantes, e considerando um prazo de 300 meses para pagamento (25 anos), a parcela mensal seria superior a R$ 100 mil, o que exige uma renda mínima de cerca de R$ 270 mil.

O salário de um deputado federal é de R$ 46 mil brutos. Além dos ganhos como parlamentar, o deputado afirma que tem outras fontes de recursos. Entre seus bens estão duas empresas e quatro propriedades rurais.

O BRB, também procurado, afirmou que “não discute casos de clientes específicos em função do sigilo bancário”.

“Todas as operações de crédito imobiliário no Banco são submetidas a avaliação e consideram renda individual ou composição de renda, seguindo práticas do mercado bancário brasileiro”, acrescentou.

De acordo com o documento, o terreno total é de 833 metros quadrados. O imóvel fica no Lago Sul, bairro nobre da capital federal, e conta com piscina.

A casa foi adquirida do empresário Leonardo Nogueira Valverde de Morais, dono de empresas de publicidade e segurança, entre outras. Ele era o dono do imóvel desde 2011, quando o comprou por R$ 3,6 milhões.

Valverde tem diversas conexões políticas. Uma delas é a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), que é próxima de Lira. Leão afirmou não ter nada a declarar sobre a negociação do imóvel. A reportagem não conseguiu contato com Valverde.

O BRB é controlado pelo governo do Distrito Federal. Foi nele que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) financiou, em 2022, uma mansão de R$ 6 milhões em Brasília. Na ocasião, ele fez um financiamento de R$ 3,1 milhões, pagos em três anos.

Para justificar a renda necessária para arcar com as parcelas do empréstimo, o senador apontou renda extra como advogado e empresário.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Da CNN Brasil

A equipe de comunicação do governo federal, comandada pelo ministro Sidônio Palmeira, pode soltar fogos após o resultado da pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (5), segundo avaliação do cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, apresentador do programa CNN Eleições 2026.

“O Sidônio, a área de comunicação do governo, pode estar soltando fogos neste sábado”, afirmou Lavareda à CNN hoje.

A pesquisa divulgada na sexta-feira mostrou uma melhora na popularidade da administração federal, após o levantamento anterior do instituto, de fevereiro, apontar o pior resultado de avaliação positiva entre os três mandatos de Lula.

Segundo a sondagem, aqueles que consideram o governo “ótimo” ou “bom” são 29% dos entrevistados (eram 24% em fevereiro). Já os que o consideram “ruim” ou “péssimo” são 38% (41% em fevereiro).

Essa tendência, de que o governo estaria “deixando de piorar”, foi antecipada por Lavareda em sua coluna no site da CNN, publicada no último dia 30. “Ao que parece, como o Datafolha revela, de fato, o governo estava parando de piorar naquele momento e veio melhorando desde então”, afirmou.

“O movimento da avaliação positiva foi de +5, o movimento da avaliação negativa foi de -3. Então você tem um movimento combinado de oito pontos, isso é muito expressivo, muito significativo”, destacou.

Para o especialista, um dos fatores que ajudam a explicar esse resultado é a “vantagem do incumbente”, ou seja, o presidente em exercício é quem tem “o controle da agenda, a iniciativa de políticas públicas, a capacidade de articulação com outros Poderes”.

Além de medir a avaliação da gestão, o instituo também sondou — pela primeira vez em sua história — a aprovação do Executivo.

Neste quesito, o governo é desaprovado por 49% e aprovado por 48% dos entrevistados, o que representa um empate técnico, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na avaliação de Lavareda, a diferença numérica de 1 ponto percentual entre os dois indicadores “é uma coisa, como eu disse, para o Sidônio comemorar muito”.

“Do ponto de vista de projeto eleitoral, o presidente Lula também tem muito a comemorar com essa pesquisa do Datafolha, sobretudo com a força da marca do instituto”, acrescentou o cientista político.

Veja a íntegra da entrevista:

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) participou da cerimônia de criação do Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF), nesta semana, no Palácio da Justiça de Pernambuco. A iniciativa faz parte do programa Moradia Legal Pernambuco e tem como objetivo acelerar a entrega de títulos de terra no estado. Durante o evento, foi assinado um acordo para capacitar engenheiros e agrônomos, com apoio de universidades e entidades ligadas à área fundiária.

O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, participou hoje do programa institucional De Mãos Dadas com o Povo, transmitido pela Rádio Cultura FM. Durante a entrevista, conduzida pelo radialista Fabrício Ferreira, o gestor fez um balanço das principais ações dos seus quase 100 primeiros dias à frente da Prefeitura, destacando avanços nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e valorização do servidor público.

Entre os anúncios, Fredson celebrou o reajuste salarial de 7% para servidores ativos e inativos, percentual superior ao recomendado pelo Ministério da Educação, além da regularização da folha de pagamento, que agora é quitada dentro do mês trabalhado. Na saúde, destacou a reestruturação do hospital municipal, com a volta dos partos normais e cesarianas, ampliação do quadro médico, atendimento até às 22h na unidade de Riacho do Meio e a chegada de um novo ônibus para o TFD, além de uma nova Casa de Apoio na capital pernambucana.

Na educação, o prefeito comemorou a implantação de uma escola de ensino integral, o destravamento de recursos para concluir a Escola Graça Valadares, a conquista de um novo Centro Esportivo e a reforma do Ginásio de Esportes, que volta a sediar os Jogos Escolares. Na zona rural, destacou o inédito Programa de Aração de Terras e as obras de abastecimento de água nas comunidades do Buquê e do Papagaio, ampliando o acesso à água potável.

Fredson também ressaltou o fortalecimento das ações sociais, como a implantação do Bom Prato, que transformou a antiga cozinha comunitária em um espaço que oferece almoços completos à população. Ao fim da entrevista, convidou os moradores para um evento no próximo sábado (12), onde fará uma prestação de contas detalhada sobre as conquistas desses primeiros 100 dias de gestão.