Morre Jean-Claude Bernardet, ícone do cinema nacional, aos 88 anos

Um dos mais importantes críticos do cinema nacional, o também ator, diretor, roteirista, escritor e professor Jean-Claude Bernardet morreu hoje, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo cineasta Eugênio Puppo, que trabalhou com o intelectual em projetos que exploram a relação entre cinema e jornalismo. Segundo informações de amigos, o cineasta teria sofrido um AVC e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.

A causa da morte não foi confirmada, mas Bernardet, que portador do vírus HIV, vinha com a saúde fragilizada por um câncer de próstata reincidente, que decidiu não tratar com quimioterapia, e a visão prejudicada por uma degeneração ocular. O velório deve ser na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e as informações sobre horário devem ser divulgadas em breve. Segundo Puppo, a filha do crítico, Lígia Bernardet está vindo dos Estados Unidos para velório. As informações são do jornal O Globo.

Nascido na Bélgica em 1936, Jean-Claude passou a infância em Paris na França, e veio para o Brasil com a família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. Em agosto de 2024, o cineasta, teve uma retrospectiva inédita de sua carreira no CCBB de São Paulo e do Rio de Janeiro, com filmes em que atuou como diretor, roteirista ou ator, como “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), dirigido por Luiz Sergio Person e escrito por Person e Bernardet, que conta a história real de dois irmãos presos e torturados durante o Estado Novo por um crime que não cometeram, com John Herbert, Juca de Oliveira e Raul Cortez, entre outros.

Na direção, ele assina “Eterna Esperança: sem pressa e sem pausa, como as estrelas” (1971), sobre a tentativa de construção em São Paulo um estúdio denominado Cia. Americana de Cinema; com Antônio Fagundes, Antônio Pedro e Gianfrancesco Guarnieri; e “São Paulo: sinfonia e cacofonia” (1994), feito a partir de fragmentos de 100 filmes rodados na capital paulista.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

Durante a plenária “Ouvir para Mudar”, realizada nesta quarta-feira (27) em Santa Cruz do Capibaribe, a governadora Raquel Lyra anunciou um pacote de ações para Toritama. Entre elas, a autorização para abrir licitação da Seção do Corpo de Bombeiros, orçada em mais de R$ 5 milhões, e a adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com investimento de R$ 1,7 milhão.

Segundo a Prefeitura, a obra na ETA deve beneficiar cerca de 40 mil moradores, reduzindo o regime de rodízio, melhorando a qualidade da água e enfrentando o colapso no abastecimento em bairros como Deus é Fiel, Colorado, Vila São Benedito, Oncinhas e Antão. A governadora também confirmou a contratação do projeto da Variante de Toritama, considerada estratégica para a mobilidade no Polo de Confecções, com expectativa de lançamento da licitação em setembro.

O prefeito Sérgio Colin (PP) afirmou que as medidas atendem demandas antigas do município e do Agreste. “O Corpo de Bombeiros é um sonho antigo e agora será realidade. A ampliação da Estação de Tratamento de Água vai dar mais qualidade de vida a milhares de famílias. E a confirmação da variante, com previsão de licitação em setembro, é uma notícia que muda o futuro da nossa cidade e do Polo de Confecções”, disse.

Petrolina - Destino

Cenas de uma confusão generalizada puderem ser vistas durante intervalo do show de Priscila Senna no Marco Zero. O tumulto foi observado pela reportagem da Folha de Pernambuco na avenida Marquês de Olinda, que dá acesso ao local do evento.

Nas imagens, é possível ver grupos correndo pela via, enquanto policiais militares se movimentam para identificar os causadores. As informações são da Folha de Pernambuco.

Camaragibe - Refis 2025

A Prefeitura de Paudalho realizou, nesta quarta-feira (27), um dia de atividades para estudantes da rede municipal que integram o público-alvo da Educação Especial. A ação, promovida pela Secretaria de Educação e Juventudes e pela Gerência de Desenvolvimento Educacional (GDE), integrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência e valorizou a inclusão por meio de vivências educativas.

O encontro ocorreu na Fazenda Sol Nascente e, segundo a gestão municipal, ofereceu experiências sensório-motoras, contato com animais e momentos de socialização. As práticas foram acompanhadas por profissionais de apoio escolar, garantindo a segurança e estímulos adequados ao desenvolvimento dos alunos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

No programa A História da Foto, pilotado pelo meu amigo Santana, de Brasília, na TV Gazeta News, de Maceió, um recorte preciso da minha entrevista sobre a euforia do ex-deputado Fernando Lyra quando soube que Marco Maciel havia decidido apoiar a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República contra Paulo Maluf, em 1985. O relato está na biografia O Estilo Marco Maciel, de minha autoria.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para dar início às obras da PE–145, rodovia que liga Brejo da Madre de Deus ao município de Jataúba. A solenidade aconteceu na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, durante a realização do evento “Ouvir para Mudar”.

O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, esteve no evento celebrando esse momento tão importante para o município. “Eu, como prefeito do Brejo da Madre de Deus, e embaixador dessa obra, agradeço à governadora por trabalhar incansavelmente pelo nosso Estado e pelo nosso município”, destacou.