Moraes negou pedido da PF por prisão preventiva de Bolsonaro quando impôs tornozeleira

Veja outras postagens

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou, na segunda-feira (4), procedente ação da Coligação “Belo Jardim Para Todos” e condenou o prefeito Gilvandro Estrela e o vice Zé Lopes por abuso de autoridade ao utilizarem placas institucionais em obras públicas para promoção eleitoral, pratica vedada pela legislação. A decisão foi unânime entre os sete desembargadores, que rejeitaram totalmente as teses de defesa.

Eles foram obrigados a pagar, cada um, multa superior a R$ 45 mil, sujeita a juros e correção monetária em caso de inadimplência, e poderão ficar inelegíveis pelos próximos oito anos. Ainda respondem a outros quatro processos no TRE-PE, nos quais o Ministério Público já requereu a cassação de seus mandatos em três casos.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

Nos últimos dias, aconteceu no Congresso uma rebelião promovida pela oposição após a prisão de Jair Bolsonaro. Em resposta à prisão do ex-presidente, ordenada por Alexandre de Moraes, opositores decidiram travar as pautas da Câmara e do Senado até que se vote a anistia aos golpistas do 8 de janeiro. A colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, analisa esse “sequestro” do Congresso. Assista:

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Em vídeo divulgado ontem (6), o pastor Silas Malafaia acusou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) de “traição” por não assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. “Essa raposa velha, esse camaleão que muda de lado conforme o interesse para mamar nas tetas do poder”, declarou Malafaia, estendendo as críticas ao senador Romário (PL-RJ), a quem chamou de “vergonhoso” por ter “ficado calado e escondido” durante a mobilização bolsonarista, apesar de “ter ajudado a eleger” o ex-jogador.

O movimento bolsonarista intensificou a pressão para que o Senado tramite, pela primeira vez na história, um processo de impeachment de ministro do Supremo. Contudo, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), foi categórico: “Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”.

Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo

A Esfera Brasil reunirá ministros de Estado e governadores do Nordeste no seminário Esfera Infra, em Recife (PE), em 9 de agosto, para debater soluções para os gargalos de infraestrutura no país, investimentos que destravem o desenvolvimento do setor e exemplos de sucesso regional. Entre os painelistas já confirmados para o primeiro evento da Esfera no Nordeste estão os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Jader Filho (Cidades), e os governadores Raquel Lyra (Pernambuco), Rafael Fonteles (Piauí) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho.

Na ocasião, o Instituto Esfera de Estudos e Inovação, a frente acadêmica do think thank Esfera Brasil, divulgará o estudo “Contratos, riscos e flexibilidade: repensando a ponte aérea no Brasil”. A pesquisa integrará o debate para encontrar soluções práticas e impulsionar o setor aéreo no país.

SERVIÇO:
Data: 9 de agosto de 2025
Horário: 9h às 13h
Local: Recife Expo Center – Cais Santa Rita, 156 – São José, Recife – PE

Também estão confirmados no seminário o prefeito de Recife, João Campos (PSB), o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), o presidente de Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Bisneto, a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, além do CEO da JBS Terminais, Aristides Russi Junior, e do cientista político e escritor Antonio Lavareda.

Palmares - Forró Mares

A Prefeitura de João Alfredo reuniu nesta semana merendeiras da rede municipal e gestores escolares em um encontro para alinhar melhorias no cardápio da merenda, ouvir demandas da equipe e oferecer formação técnica. As nutricionistas Cecília e Juliete conduziram o treinamento, abordando boas práticas de manipulação de alimentos, princípios de alimentação saudável e a importância da merenda no processo educativo, reforçando o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar dos alunos.

Durante o evento, o prefeito Zé Martins entregou kits personalizados a todas as merendeiras — compostos por avental, bolsa, camisa e manual de instruções — como forma de valorizar o trabalho e padronizar os serviços nas escolas. “Nossas merendeiras são parte essencial da educação. Valorizar essas profissionais é reconhecer a importância de cada detalhe na construção de uma escola pública de qualidade”, afirmou o prefeito.

Dando continuidade à maratona de lançamentos do meu livro “Os Leões do Norte”, esta noite estarei em Arcoverde, cidade que me acolheu como cidadão honorário, onde tenho uma choupana com minha Nayla. A noite de autógrafos, iniciativa do presidente da Câmara, Luciano Pacheco (MDB), está marcada para às 19 horas, no plenário da Casa.

Todos os vereadores estão também envolvidos no evento, como Célia Galindo (Podemos), líder do Governo Zeca Cavalcante. Também meus amigos Rodrigo Roa e Luiza Margarida. Também na mobilização os amigos da Itapuama FM, à frente o diretor João Ferreira, emissora que retransmite o Frente a Frente no município, com repercussão em todo Sertão do Moxotó.

Há pouco, falei sobre a obra no programa “De primeira categoria”, da minha amiga Zalxijoane Ferreira, na Itapuama FM 92,7, de Arcoverde. No vídeo abaixo, confira a minha participação.