G1/PE
Câmeras de segurança flagraram o momento em que o carro do vereador do Recife Joselito Ferreira (PSB) foi atingido por tiros no Barro, na Zona Oeste. O veículo tem uma bandeira política e um adesivo da candidata ao governo de Pernambuco pelo Solidariedade, Marília Arraes, junto com Lula, candidato do PT à presidência.
O caso aconteceu na madrugada da quarta (19). De acordo com a Polícia Civil, o autor dos disparos foi detido, autuado por dano ao patrimônio e liberado em seguida. A polícia não informou como o homem foi localizado, se houve flagrante ou se ele se entregou na delegacia.
Leia maisAinda segundo a polícia, o homem usou uma arma de pressão (airsoft) parta atirar contra o veículo da vítima, que estava estacionado em via pública. O vídeo mostra o veículo do autor dos disparos, um Celta prata, se aproximando do automóvel do vereador. O homem, que segundo a polícia tem 49 anos, pega uma arma e atira pelo menos seis vezes. Depois, vai embora.
No bairro do Ipsep, na Zona Sul, uma casa com a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e um carro com bandeira de Lula foram alvo de tiros. Uma testemunha afirmou que os disparos foram efetuados por uma pessoa que estava em um Celta, por volta das 0h15 da quarta.
O vereador emitiu uma nota nas redes sociais sobre o caso. No comunicado, ele confirma que o carro dele foi alvo de seis tiros, diz que “passa bem” e que foi com o advogado até a Delegacia do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, prestar depoimento.
Por telefone, Joselito Ferreira disse que percebeu o que aconteceu quando acordou e que outros dois carros e algumas casas também foram alvo de disparos. Segundo o vereador, o autor dos tiros disse, na delegacia, que crime teve motivação política.
“O acusado declarou na delegacia que atirou no meu carro porque viu uma bandeira vermelha, que não é militante de nenhum partido, mas que é contra a esquerda. E sou um cidadão, tenho o direito de votar e eu apoio Lula e Marília Arres”, afirmou.
Joselito Ferreira afirmou que a casa da irmã dele também foi alvo. “Fui informado que não só foi meu carro, mas também mais dois carros alvejados com esse tipo de arma. E algumas casas, entre elas a casa de uma irmã minha que estava lá com uma bandeira vermelha”, disse.
O vereador afirmou que o autor dos tiros foi preso, pagou a fiança de um salário-mínimo e foi solto. “O delegado interpretou como crime político, que ele mesmo declarou na delegacia que não era simpatizante da cor vermelha e da esquerda”, declarou.
Leia menos